Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Responder
ML Dany
Rookie
Rookie
Mensagens: 91
Registado: 02 nov 2019, 12:20
Veículos: Golf VII

Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por ML Dany »

Bom dia.
Tenho uma golf VII de 2014 com 105 000kms. Estou com um problema na sofagem k não emite calor. Visto isto fui a bosch car service e lá disse k tem o radiador de sofagem entupido e por sua vez também tenho um problema no permutador da EGR k está a emitir gases para o sistema de refrigeração do motor k provocou o entupimento do radiador de sofagem.
Mas como não fiquei convencido fui à vw e lá fizeram um diagnóstico à viatura. A conclusão k chegaram era também o radiador de sofagem entupido, mas não falaram em nada de permutador de EGR. Será k é só radiador de sofagem? Alguém já teve este problema? Obrigado
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por Golf_4_TDI »

Se o teu circuito de refrigeração estiver contaminado por corrosão ou outros corpos estranhos, é quase certo que o permutador de calor esteja entupido sim. Também é uma possibilidade que o permutador da EGR esteja com passagem e causado esse problema. Se for uma passagem considerável é possível testá-lo montado no carro. Agora a minha opinião. Na dúvida testar o radiador de EGR. Substituir o permutador de calor, executar uma limpeza rigorosa ao circuito de refrigeração e monitorizar depois o seu estado nas semanas consecutivas.
Cumprimentos
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
ML Dany
Rookie
Rookie
Mensagens: 91
Registado: 02 nov 2019, 12:20
Veículos: Golf VII

Re: Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por ML Dany »

Como faço para testar o permutador da EGR? O vaso da água de refrigeração tem um cheiro estranho e o líquido está com uma cor mais escura. A viatura pode circular desta forma sem k estrague mais alguma coisa. Obrigado pela vossa ajuda
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por Golf_4_TDI »

O procedimento conforme o manual de reparações Volkswagen necessita de ferramentas específicas e indicadas para tal. Caso contrário há que remover o radiador de EGR fora e mandar testar numa casa de reparação de radiadores. Não aconselho adiar por muito mais tempo essa contaminação do circuito de refrigeração de modo a não prejudicar outros componentes a ele associado.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
ML Dany
Rookie
Rookie
Mensagens: 91
Registado: 02 nov 2019, 12:20
Veículos: Golf VII

Re: Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por ML Dany »

Vou outra vez com ele a vw segunda. Na vw nem olharam para o reservatório da água. Só disseram k tinha o radiador de sofagem entupido mais nada.
ML Dany
Rookie
Rookie
Mensagens: 91
Registado: 02 nov 2019, 12:20
Veículos: Golf VII

Re: Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por ML Dany »

Já agora alguém sabe se esse permutador de egr pode ser anulado?
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por Golf_4_TDI »

Esse motor é térmicamente complexo assim como a sua gestão electrónica. Por outras palavras, não inventes ao tirar aquilo que faz falta ao carro. Não é como muitos pensam sem fundamentos que ao tirar certas peças ao carro que é um melhoramento porque não o é! Prejudica mais do que benefícios lhe traz.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
ML Dany
Rookie
Rookie
Mensagens: 91
Registado: 02 nov 2019, 12:20
Veículos: Golf VII

Re: Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por ML Dany »

Obrigado Telmo pela ajuda.
nelson pires
Beginner
Beginner
Mensagens: 27
Registado: 04 mai 2011, 19:09
Veículos: Seat Leon 5f

Re: Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por nelson pires »

Bom dia,eu infelizmente tive problemas na soufagem,só tinha ar quente no lado esquerdo,lado direito frio,e o carro mandou g13 fora pelo vaso expansão,como o carro estava em garantia do stand o carro foi colocado na marca,fizeram a limpeza do circuito de refrigeração,mas continuava sem ar quente,depois de vários testes foi detectado que o permutador da soufagem estava obstruido e era necessário substituir,que o circuito estava contaminado,o rapaz da oficina mostrou um papel da marca com os procedimentos a ter,é um problema que a marca sabe mas não quer aceitar a reparação a custo 0 para o cliente,este problema tive com 85 mil km(vergonhoso),500€ reparação pago pelo stand,e até agora o g13 está no mesmo sítio e com a cor normal,conta agora com 114 mil km
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por Golf_4_TDI »

A marca assume a reparação se o carro estiver na garantia como é lógico. Mesmo depois dos 2 anos ainda pode comparticipar alguns custos.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Xinesvsc
Expert
Expert
Mensagens: 910
Registado: 20 set 2015, 00:13
Veículos: Vw golf vi 1.6 tdi 105cv variant highline

Re: Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por Xinesvsc »

Golf_4_TDI Escreveu: 03 nov 2019, 11:05 A marca assume a reparação se o carro estiver na garantia como é lógico. Mesmo depois dos 2 anos ainda pode comparticipar alguns custos.
O problema da marca e não só, é que ao substituir ou repor liquido de refrigeração g12/g13 em vez de colocar água destilada, colocam água da torneira contaminando todo o circuito.
ML Dany
Rookie
Rookie
Mensagens: 91
Registado: 02 nov 2019, 12:20
Veículos: Golf VII

Re: Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por ML Dany »

Nelson só mudas te o radiador de sofagem? Ou também teve de mudar o permutador da EGR?
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por Golf_4_TDI »

Xinesvsc Escreveu: 03 nov 2019, 12:40 O problema da marca e não só, é que ao substituir ou repor liquido de refrigeração g12/g13 em vez de colocar água destilada, colocam água da torneira contaminando todo o circuito.
Isso é algo inadmissível nos dias de hoje em que não faltam meios e recursos oficinais. Felizmente já começam a haver muitas oficinas (concessões e não só por aí fora) que já usam água (destilada) desmineralizada. Só é preciso é saber quais são 😅
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
nelson pires
Beginner
Beginner
Mensagens: 27
Registado: 04 mai 2011, 19:09
Veículos: Seat Leon 5f

Re: Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por nelson pires »

ML Dany Escreveu: 03 nov 2019, 16:54 Nelson só mudas te o radiador de sofagem? Ou também teve de mudar o permutador da EGR?
Boa noite,no meu caso sei que limparam o circuito todo de refrigeração,viram os motores e flaps,e substituíram o permutador da soufagem onde tiveram que remover todo o interior desde volante tablier, bancos frontais etc...uma visão desmoralizante,e meteram também outra peça que está a seguir ao permutador,penso que era os dois tubos de ida e retorno,fizeram vácuo ao sistema de refrigeração e meteram g13 com água destilada,até agora manda um calor brutal e nunca mais levou g13,nem manda g13 fora pelo vaso expansão,carro sempre assistido na marca!
O mecânico chefe quando desmontou o radiador ele mostrou e fez uns testes à minha frente.
ricardo123
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 10 set 2019, 16:10
Veículos: VW Golf Variant VII

Re: Sofagem Golf VII tdi 1.6 2014

Mensagem por ricardo123 »

No meu caso tinha contornos semelhantes a esses, estava a enviar o líquido de refrigeração fora pela válvula do vaso de expansão, mas não tinha problemas na soufagem. Depois de testarem todos os componentes do sistema de refrigeração chegaram a conclusão que seria um problema de excesso de pressão exercido pelo motor. Cabeça e bloco testados em termos de estanquicidade concluindo se uma fissura no bloco. De referir que tem 5 anos e tem menos de 70 mil quilómetros. Bloco novo encomendado, ainda à espera que chegue, custo elevadíssimo, comparticipação da marca não deverá acontecer (ainda não totalmente fechado mas será o mais certo), pois referem que apesar da qualidade da VW podem por vezes acontecer avarias.

Ou seja, uma fissura no bloco de um motor com 70 mil quilómetros é uma "avaria". Inacreditável uma situação destas. E antes disto não tive qualquer tipo de problema ao longo destes 5 anos.
Responder