Boa tarde.
Em 23 de Janeiro do presente ano, fiz a revisão do óleo aos 20706km na VW de Portimão.
Nesta altura, acendeu-me a luz do óleo no painel.
A VW explicou que como o carro ainda era novo, o motor teve necessidade de se lubrificar mais do que o normal, dai o consumo do óleo...
Disseram também que não existiam fugas, portanto...Fiquei plenamente convencido de que era uma situação aparentemente normal.
Hoje, já conta com 31887 km. Verifiquei a vareta do óleo e está a meio (entre o mínimo e o máximo).
É normal?
Sinceramente, não sei qual a especificação do óleo que me foi metido, por isso não me perguntem...
Desde já, agradeço pela atenção dispensada.
Cumprimentos.
Vareta do óleo a meio
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Re: Vareta do óleo a meio
Normal, normal não é mas também não é nada que não aconteça em alguns blocos do grupo VAG. Se está a meio deixa ficar, que não tem qualquer problema. Se acender a luz do nível, aí sim, razão para atestar de óleo.
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Re: Vareta do óleo a meio
Espero que não acenda...Mas, pela lógica, se daqui a 10.000 mil km acender...
Posso considerar isso normal ou o motor nem sequer era suposto beber assim tanto óleo?
É que o carro é novo...Portanto, se for para reclamar de algum possível problema, faço-o já...
O que pretendo agora é saber se encaro isto como uma "Avaria" ou algo normal...Até porque o carro não vai ser novo para sempre e se já agora, enquanto novo e sendo uma situação anómala, bebe assim...com o passar do tempo então presumo que vá ser pior...
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Re: Vareta do óleo a meio
Não tenho ainda feedback desses motores, eu considero algo normal mas nada como deixar lá uma reclamação, de futuro pode ser útil.
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Re: Vareta do óleo a meio
Pois... Eu agora vou controlando e deixar ir mesmo até ao limite.
Depois, quando for à revisão puxo esse assunto e logo vejo o que me dizem.
Uma coisa é certa...Até a data, não tenho qualquer fuga. O carro não deita fumo também portanto...
Ele é branco, no dia em que isso acontecer nota-se logo.
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Re: Vareta do óleo a meio
Qual o motor em questão???
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Re: Vareta do óleo a meio
Ora aí está... Vai armado em rato... Mete já a reclamação... De futuro não te vão poder dizer: "mas você não se queixou de nada!"... Bifes!maxkeeper Escreveu: ↑09 out 2019, 17:29Espero que não acenda...Mas, pela lógica, se daqui a 10.000 mil km acender...
Posso considerar isso normal ou o motor nem sequer era suposto beber assim tanto óleo?
É que o carro é novo...Portanto, se for para reclamar de algum possível problema, faço-o já...
O que pretendo agora é saber se encaro isto como uma "Avaria" ou algo normal...Até porque o carro não vai ser novo para sempre e se já agora, enquanto novo e sendo uma situação anómala, bebe assim...com o passar do tempo então presumo que vá ser pior...
Aproveita a garantia, mete-os a ver tudo e mais alguma coisa, queixa-te do consumo de óleo, diz que tens conhecidos com quem discutiste isto e que os motores não têm o mesmo consumo de lubrificante de motor e que não consideras isso normal, que queres que eles verifiquem o problema, até porque um consumo de lubrificante de motor leva a ....mais gases...mais dores de cabeça a nível de DPF/SCR...isso vai tudo atrás...
É normal um pequeno consumo, depois acaba estabilizando, mas não é normal desaparecer meio litro (que penso ser o correspondente a meia vareta) em 10 mil...
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Re: Vareta do óleo a meio
Meio litro em 10.000 km tomara muitos motores não ultrapassarem isso. De ter em conta que antes os intervalos de serviço eram 15 mil km e agora podem ir até 30 mil km, acreditem naquilo que vos digo, fico mais contente e descansado quando consomem óleo do que quando ele começa a "subir"! Não se iludam que os motores novos não vão consumir óleo por serem novos e até mais que muitos dos velhinhos atuais com 10 ou 20 anos já em cima e os 200 ou 300 mil km sempre a rolar. É o padrão atual dos motores térmicamente e eficientes no consumo de combustível pedirem atestos de óleo com mais frequência. Como se pode ter mais economia de combustível? Fácil, uma gestão térmica mais rápida e eficiente. Ora bem isso já foi projetado e aplicado e mais que esmiuçado nos motores há quase uns 10 anos (bom exemplo é a geração atual diesel EA 288, Euro 6, 6+). Então e agora mais economia ainda? Fácil, reduzir as fricções internas do motor! Como? Aumentando as tolerâncias entre as suas peças móveis; traduz-se no quê? Em maior passagem de óleo pelos pistões e cilindros. E ainda mais em óleos de 10W40 e agora bem mais finos de 5W30 ou até o mais recente 0W20. Só a título de curiosidade, a VW considera atualmente consumo excessivo de óleo 0,5L em cada 1000 km. Naturalmente exagerado mas aí é claramente um caso de avaria ou falha mecânica do motor, agora não esperem grande receptividade das concessões com esses "consumos" de óleo porque raramente dá em algura coisa. É tempo que todos perdem, o cliente a concessão e, a fábrica não vai assumir nada, trocar umas peças aqui ou ali e tudo na mesma que é a grande maioria dos casos. O melhor conselho que vos dou é mostrarem a vossa preocupação óbvio nesse caso mas não entrem logo à "mau" a exigir isto e aquilo e como alguns fazem que querem logo um motor novo, que é logo meio caminho para vos mandarem à fava.
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Re: Vareta do óleo a meio
Falou e disse! Mais uma aprendizagem!Golf_4_TDI Escreveu: ↑12 out 2019, 15:58 Meio litro em 10.000 km tomara muitos motores não ultrapassarem isso. De ter em conta que antes os intervalos de serviço eram 15 mil km e agora podem ir até 30 mil km, acreditem naquilo que vos digo, fico mais contente e descansado quando consomem óleo do que quando ele começa a "subir"! Não se iludam que os motores novos não vão consumir óleo por serem novos e até mais que muitos dos velhinhos atuais com 10 ou 20 anos já em cima e os 200 ou 300 mil km sempre a rolar. É o padrão atual dos motores térmicamente e eficientes no consumo de combustível pedirem atestos de óleo com mais frequência. Como se pode ter mais economia de combustível? Fácil, uma gestão térmica mais rápida e eficiente. Ora bem isso já foi projetado e aplicado e mais que esmiuçado nos motores há quase uns 10 anos (bom exemplo é a geração atual diesel EA 288, Euro 6, 6+). Então e agora mais economia ainda? Fácil, reduzir as fricções internas do motor! Como? Aumentando as tolerâncias entre as suas peças móveis; traduz-se no quê? Em maior passagem de óleo pelos pistões e cilindros. E ainda mais em óleos de 10W40 e agora bem mais finos de 5W30 ou até o mais recente 0W20. Só a título de curiosidade, a VW considera atualmente consumo excessivo de óleo 0,5L em cada 1000 km. Naturalmente exagerado mas aí é claramente um caso de avaria ou falha mecânica do motor, agora não esperem grande receptividade das concessões com esses "consumos" de óleo porque raramente dá em algura coisa. É tempo que todos perdem, o cliente a concessão e, a fábrica não vai assumir nada, trocar umas peças aqui ou ali e tudo na mesma que é a grande maioria dos casos. O melhor conselho que vos dou é mostrarem a vossa preocupação óbvio nesse caso mas não entrem logo à "mau" a exigir isto e aquilo e como alguns fazem que querem logo um motor novo, que é logo meio caminho para vos mandarem à fava.
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Re: Vareta do óleo a meio
Para quem não entende assim tanto, ou mesmo nada, de motores..Parece-me interessante a sua explicação.Golf_4_TDI Escreveu: ↑12 out 2019, 15:58 Meio litro em 10.000 km tomara muitos motores não ultrapassarem isso. De ter em conta que antes os intervalos de serviço eram 15 mil km e agora podem ir até 30 mil km, acreditem naquilo que vos digo, fico mais contente e descansado quando consomem óleo do que quando ele começa a "subir"! Não se iludam que os motores novos não vão consumir óleo por serem novos e até mais que muitos dos velhinhos atuais com 10 ou 20 anos já em cima e os 200 ou 300 mil km sempre a rolar. É o padrão atual dos motores térmicamente e eficientes no consumo de combustível pedirem atestos de óleo com mais frequência. Como se pode ter mais economia de combustível? Fácil, uma gestão térmica mais rápida e eficiente. Ora bem isso já foi projetado e aplicado e mais que esmiuçado nos motores há quase uns 10 anos (bom exemplo é a geração atual diesel EA 288, Euro 6, 6+). Então e agora mais economia ainda? Fácil, reduzir as fricções internas do motor! Como? Aumentando as tolerâncias entre as suas peças móveis; traduz-se no quê? Em maior passagem de óleo pelos pistões e cilindros. E ainda mais em óleos de 10W40 e agora bem mais finos de 5W30 ou até o mais recente 0W20. Só a título de curiosidade, a VW considera atualmente consumo excessivo de óleo 0,5L em cada 1000 km. Naturalmente exagerado mas aí é claramente um caso de avaria ou falha mecânica do motor, agora não esperem grande receptividade das concessões com esses "consumos" de óleo porque raramente dá em algura coisa. É tempo que todos perdem, o cliente a concessão e, a fábrica não vai assumir nada, trocar umas peças aqui ou ali e tudo na mesma que é a grande maioria dos casos. O melhor conselho que vos dou é mostrarem a vossa preocupação óbvio nesse caso mas não entrem logo à "mau" a exigir isto e aquilo e como alguns fazem que querem logo um motor novo, que é logo meio caminho para vos mandarem à fava.
Se fosse consigo, o que faria?
A minha preocupação também passa por ai. O meu anterior carro bebia óleo até mais não, também já tinha cerca de 13/14 anos.
Praticamente de 2000 em 2000 km VAZAVA o óleo.
Este é semi-novo..Não quero que num futuro, ou até mesmo agora, me aconteça o mesmo.
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Re: Vareta do óleo a meio
Se fosse comigo só ia comecar a ficar preocupado quando atingisse mais de 2L em 30000 Km. Além disso não sou nada apologista dos serviços LongLife.
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Re: Vareta do óleo a meio
Então, nesse caso e pela lógica e se continuar a este ritmo, devo encarar com normalidade.Golf_4_TDI Escreveu: ↑14 out 2019, 13:56 Se fosse comigo só ia comecar a ficar preocupado quando atingisse mais de 2L em 30000 Km. Além disso não sou nada apologista dos serviços LongLife.
É isso?
Sim, eu também prefiro encortar as revisões. Mas também não as encortar a ponto de ficarem "encortadinhas".
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Re: Vareta do óleo a meio
É a "normalidade" dos motores atuais, intervalos de trocas de óleo e intervalos de atestos
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Re: Vareta do óleo a meio
Pois...Já entendi.Golf_4_TDI Escreveu: ↑14 out 2019, 19:11 É a "normalidade" dos motores atuais, intervalos de trocas de óleo e intervalos de atestos
Esta semana vou à VW. Vou tirar isso a limpo e ver o que me dizem.
Depois partilho aqui o que me foi dito.
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Re: Vareta do óleo a meio
ATUALZIAÇÃO DO TÓPICO
Palavras da vw.
Consumo do óleo, é perfeitamente normal nestes motores. Não existe qualquer registo de que estes sejam motores que dão problemas. Basta apenas cumprir com a revisão e com a mudança de óleo. Essa informação é mostrada no painel de cada viatura (em km ou em dias).
A justificação, no meu caso em concreto é que quando foi posto o óleo, ele não ficou até acima (coisa que nunca deve acontecer).
Portanto, é normal, posso ficar descansado.
Tenho que ir verificando. Se chegar a próxima inspecção com os níveis de óleo aceitáveis, é porque esta tudo ok.
Palavras da vw.
Consumo do óleo, é perfeitamente normal nestes motores. Não existe qualquer registo de que estes sejam motores que dão problemas. Basta apenas cumprir com a revisão e com a mudança de óleo. Essa informação é mostrada no painel de cada viatura (em km ou em dias).
A justificação, no meu caso em concreto é que quando foi posto o óleo, ele não ficou até acima (coisa que nunca deve acontecer).
Portanto, é normal, posso ficar descansado.
Tenho que ir verificando. Se chegar a próxima inspecção com os níveis de óleo aceitáveis, é porque esta tudo ok.
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