Vareta do óleo a meio

Responder
Avatar do Utilizador
maxkeeper
Rookie
Rookie
Mensagens: 195
Registado: 30 nov 2018, 15:30
Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
Localização: Setúbal

Vareta do óleo a meio

Mensagem por maxkeeper »

Boa tarde.

Em 23 de Janeiro do presente ano, fiz a revisão do óleo aos 20706km na VW de Portimão.
Nesta altura, acendeu-me a luz do óleo no painel.
A VW explicou que como o carro ainda era novo, o motor teve necessidade de se lubrificar mais do que o normal, dai o consumo do óleo...
Disseram também que não existiam fugas, portanto...Fiquei plenamente convencido de que era uma situação aparentemente normal.

Hoje, já conta com 31887 km. Verifiquei a vareta do óleo e está a meio (entre o mínimo e o máximo).

É normal?

Sinceramente, não sei qual a especificação do óleo que me foi metido, por isso não me perguntem...

Desde já, agradeço pela atenção dispensada.

Cumprimentos.
Golf VII White "Pure", 1.0 110
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Vareta do óleo a meio

Mensagem por smdp23 »

Normal, normal não é mas também não é nada que não aconteça em alguns blocos do grupo VAG. Se está a meio deixa ficar, que não tem qualquer problema. Se acender a luz do nível, aí sim, razão para atestar de óleo.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Avatar do Utilizador
maxkeeper
Rookie
Rookie
Mensagens: 195
Registado: 30 nov 2018, 15:30
Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
Localização: Setúbal

Re: Vareta do óleo a meio

Mensagem por maxkeeper »

smdp23 Escreveu: 09 out 2019, 14:55 Normal, normal não é mas também não é nada que não aconteça em alguns blocos do grupo VAG. Se está a meio deixa ficar, que não tem qualquer problema. Se acender a luz do nível, aí sim, razão para atestar de óleo.
Espero que não acenda...Mas, pela lógica, se daqui a 10.000 mil km acender...
Posso considerar isso normal ou o motor nem sequer era suposto beber assim tanto óleo?

É que o carro é novo...Portanto, se for para reclamar de algum possível problema, faço-o já...

O que pretendo agora é saber se encaro isto como uma "Avaria" ou algo normal...Até porque o carro não vai ser novo para sempre e se já agora, enquanto novo e sendo uma situação anómala, bebe assim...com o passar do tempo então presumo que vá ser pior...
Golf VII White "Pure", 1.0 110
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Vareta do óleo a meio

Mensagem por smdp23 »

Não tenho ainda feedback desses motores, eu considero algo normal mas nada como deixar lá uma reclamação, de futuro pode ser útil.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Avatar do Utilizador
maxkeeper
Rookie
Rookie
Mensagens: 195
Registado: 30 nov 2018, 15:30
Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
Localização: Setúbal

Re: Vareta do óleo a meio

Mensagem por maxkeeper »

smdp23 Escreveu: 09 out 2019, 18:39 Não tenho ainda feedback desses motores, eu considero algo normal mas nada como deixar lá uma reclamação, de futuro pode ser útil.
Pois... Eu agora vou controlando e deixar ir mesmo até ao limite.
Depois, quando for à revisão puxo esse assunto e logo vejo o que me dizem.

Uma coisa é certa...Até a data, não tenho qualquer fuga. O carro não deita fumo também portanto...
Ele é branco, no dia em que isso acontecer nota-se logo.
Golf VII White "Pure", 1.0 110
TSIXAMANE
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 10 set 2019, 17:24
Veículos: Golf 1.0 TSI

Re: Vareta do óleo a meio

Mensagem por TSIXAMANE »

Qual o motor em questão???
Angelo Abreu
Amateur
Amateur
Mensagens: 501
Registado: 17 jul 2017, 09:41
Veículos: VW EOS Top 2.0 TDI
Localização: Funchal

Re: Vareta do óleo a meio

Mensagem por Angelo Abreu »

smdp23 Escreveu: 09 out 2019, 18:39 Não tenho ainda feedback desses motores, eu considero algo normal mas nada como deixar lá uma reclamação, de futuro pode ser útil.
maxkeeper Escreveu: 09 out 2019, 17:29
smdp23 Escreveu: 09 out 2019, 14:55 Normal, normal não é mas também não é nada que não aconteça em alguns blocos do grupo VAG. Se está a meio deixa ficar, que não tem qualquer problema. Se acender a luz do nível, aí sim, razão para atestar de óleo.
Espero que não acenda...Mas, pela lógica, se daqui a 10.000 mil km acender...
Posso considerar isso normal ou o motor nem sequer era suposto beber assim tanto óleo?

É que o carro é novo...Portanto, se for para reclamar de algum possível problema, faço-o já...

O que pretendo agora é saber se encaro isto como uma "Avaria" ou algo normal...Até porque o carro não vai ser novo para sempre e se já agora, enquanto novo e sendo uma situação anómala, bebe assim...com o passar do tempo então presumo que vá ser pior...
Ora aí está... Vai armado em rato... Mete já a reclamação... De futuro não te vão poder dizer: "mas você não se queixou de nada!"... Bifes!

Aproveita a garantia, mete-os a ver tudo e mais alguma coisa, queixa-te do consumo de óleo, diz que tens conhecidos com quem discutiste isto e que os motores não têm o mesmo consumo de lubrificante de motor e que não consideras isso normal, que queres que eles verifiquem o problema, até porque um consumo de lubrificante de motor leva a ....mais gases...mais dores de cabeça a nível de DPF/SCR...isso vai tudo atrás...

É normal um pequeno consumo, depois acaba estabilizando, mas não é normal desaparecer meio litro (que penso ser o correspondente a meia vareta) em 10 mil...
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Vareta do óleo a meio

Mensagem por Golf_4_TDI »

Meio litro em 10.000 km tomara muitos motores não ultrapassarem isso. De ter em conta que antes os intervalos de serviço eram 15 mil km e agora podem ir até 30 mil km, acreditem naquilo que vos digo, fico mais contente e descansado quando consomem óleo do que quando ele começa a "subir"! Não se iludam que os motores novos não vão consumir óleo por serem novos e até mais que muitos dos velhinhos atuais com 10 ou 20 anos já em cima e os 200 ou 300 mil km sempre a rolar. É o padrão atual dos motores térmicamente e eficientes no consumo de combustível pedirem atestos de óleo com mais frequência. Como se pode ter mais economia de combustível? Fácil, uma gestão térmica mais rápida e eficiente. Ora bem isso já foi projetado e aplicado e mais que esmiuçado nos motores há quase uns 10 anos (bom exemplo é a geração atual diesel EA 288, Euro 6, 6+). Então e agora mais economia ainda? Fácil, reduzir as fricções internas do motor! Como? Aumentando as tolerâncias entre as suas peças móveis; traduz-se no quê? Em maior passagem de óleo pelos pistões e cilindros. E ainda mais em óleos de 10W40 e agora bem mais finos de 5W30 ou até o mais recente 0W20. Só a título de curiosidade, a VW considera atualmente consumo excessivo de óleo 0,5L em cada 1000 km. Naturalmente exagerado mas aí é claramente um caso de avaria ou falha mecânica do motor, agora não esperem grande receptividade das concessões com esses "consumos" de óleo porque raramente dá em algura coisa. É tempo que todos perdem, o cliente a concessão e, a fábrica não vai assumir nada, trocar umas peças aqui ou ali e tudo na mesma que é a grande maioria dos casos. O melhor conselho que vos dou é mostrarem a vossa preocupação óbvio nesse caso mas não entrem logo à "mau" a exigir isto e aquilo e como alguns fazem que querem logo um motor novo, que é logo meio caminho para vos mandarem à fava.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Angelo Abreu
Amateur
Amateur
Mensagens: 501
Registado: 17 jul 2017, 09:41
Veículos: VW EOS Top 2.0 TDI
Localização: Funchal

Re: Vareta do óleo a meio

Mensagem por Angelo Abreu »

Golf_4_TDI Escreveu: 12 out 2019, 15:58 Meio litro em 10.000 km tomara muitos motores não ultrapassarem isso. De ter em conta que antes os intervalos de serviço eram 15 mil km e agora podem ir até 30 mil km, acreditem naquilo que vos digo, fico mais contente e descansado quando consomem óleo do que quando ele começa a "subir"! Não se iludam que os motores novos não vão consumir óleo por serem novos e até mais que muitos dos velhinhos atuais com 10 ou 20 anos já em cima e os 200 ou 300 mil km sempre a rolar. É o padrão atual dos motores térmicamente e eficientes no consumo de combustível pedirem atestos de óleo com mais frequência. Como se pode ter mais economia de combustível? Fácil, uma gestão térmica mais rápida e eficiente. Ora bem isso já foi projetado e aplicado e mais que esmiuçado nos motores há quase uns 10 anos (bom exemplo é a geração atual diesel EA 288, Euro 6, 6+). Então e agora mais economia ainda? Fácil, reduzir as fricções internas do motor! Como? Aumentando as tolerâncias entre as suas peças móveis; traduz-se no quê? Em maior passagem de óleo pelos pistões e cilindros. E ainda mais em óleos de 10W40 e agora bem mais finos de 5W30 ou até o mais recente 0W20. Só a título de curiosidade, a VW considera atualmente consumo excessivo de óleo 0,5L em cada 1000 km. Naturalmente exagerado mas aí é claramente um caso de avaria ou falha mecânica do motor, agora não esperem grande receptividade das concessões com esses "consumos" de óleo porque raramente dá em algura coisa. É tempo que todos perdem, o cliente a concessão e, a fábrica não vai assumir nada, trocar umas peças aqui ou ali e tudo na mesma que é a grande maioria dos casos. O melhor conselho que vos dou é mostrarem a vossa preocupação óbvio nesse caso mas não entrem logo à "mau" a exigir isto e aquilo e como alguns fazem que querem logo um motor novo, que é logo meio caminho para vos mandarem à fava.
Falou e disse! Mais uma aprendizagem!
Avatar do Utilizador
maxkeeper
Rookie
Rookie
Mensagens: 195
Registado: 30 nov 2018, 15:30
Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
Localização: Setúbal

Re: Vareta do óleo a meio

Mensagem por maxkeeper »

Golf_4_TDI Escreveu: 12 out 2019, 15:58 Meio litro em 10.000 km tomara muitos motores não ultrapassarem isso. De ter em conta que antes os intervalos de serviço eram 15 mil km e agora podem ir até 30 mil km, acreditem naquilo que vos digo, fico mais contente e descansado quando consomem óleo do que quando ele começa a "subir"! Não se iludam que os motores novos não vão consumir óleo por serem novos e até mais que muitos dos velhinhos atuais com 10 ou 20 anos já em cima e os 200 ou 300 mil km sempre a rolar. É o padrão atual dos motores térmicamente e eficientes no consumo de combustível pedirem atestos de óleo com mais frequência. Como se pode ter mais economia de combustível? Fácil, uma gestão térmica mais rápida e eficiente. Ora bem isso já foi projetado e aplicado e mais que esmiuçado nos motores há quase uns 10 anos (bom exemplo é a geração atual diesel EA 288, Euro 6, 6+). Então e agora mais economia ainda? Fácil, reduzir as fricções internas do motor! Como? Aumentando as tolerâncias entre as suas peças móveis; traduz-se no quê? Em maior passagem de óleo pelos pistões e cilindros. E ainda mais em óleos de 10W40 e agora bem mais finos de 5W30 ou até o mais recente 0W20. Só a título de curiosidade, a VW considera atualmente consumo excessivo de óleo 0,5L em cada 1000 km. Naturalmente exagerado mas aí é claramente um caso de avaria ou falha mecânica do motor, agora não esperem grande receptividade das concessões com esses "consumos" de óleo porque raramente dá em algura coisa. É tempo que todos perdem, o cliente a concessão e, a fábrica não vai assumir nada, trocar umas peças aqui ou ali e tudo na mesma que é a grande maioria dos casos. O melhor conselho que vos dou é mostrarem a vossa preocupação óbvio nesse caso mas não entrem logo à "mau" a exigir isto e aquilo e como alguns fazem que querem logo um motor novo, que é logo meio caminho para vos mandarem à fava.
Para quem não entende assim tanto, ou mesmo nada, de motores..Parece-me interessante a sua explicação.

Se fosse consigo, o que faria?

A minha preocupação também passa por ai. O meu anterior carro bebia óleo até mais não, também já tinha cerca de 13/14 anos.
Praticamente de 2000 em 2000 km VAZAVA o óleo.

Este é semi-novo..Não quero que num futuro, ou até mesmo agora, me aconteça o mesmo.
Golf VII White "Pure", 1.0 110
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Vareta do óleo a meio

Mensagem por Golf_4_TDI »

Se fosse comigo só ia comecar a ficar preocupado quando atingisse mais de 2L em 30000 Km. Além disso não sou nada apologista dos serviços LongLife.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
maxkeeper
Rookie
Rookie
Mensagens: 195
Registado: 30 nov 2018, 15:30
Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
Localização: Setúbal

Re: Vareta do óleo a meio

Mensagem por maxkeeper »

Golf_4_TDI Escreveu: 14 out 2019, 13:56 Se fosse comigo só ia comecar a ficar preocupado quando atingisse mais de 2L em 30000 Km. Além disso não sou nada apologista dos serviços LongLife.
Então, nesse caso e pela lógica e se continuar a este ritmo, devo encarar com normalidade.
É isso?

Sim, eu também prefiro encortar as revisões. Mas também não as encortar a ponto de ficarem "encortadinhas".
Golf VII White "Pure", 1.0 110
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Vareta do óleo a meio

Mensagem por Golf_4_TDI »

É a "normalidade" dos motores atuais, intervalos de trocas de óleo e intervalos de atestos 😅
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
maxkeeper
Rookie
Rookie
Mensagens: 195
Registado: 30 nov 2018, 15:30
Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
Localização: Setúbal

Re: Vareta do óleo a meio

Mensagem por maxkeeper »

Golf_4_TDI Escreveu: 14 out 2019, 19:11 É a "normalidade" dos motores atuais, intervalos de trocas de óleo e intervalos de atestos 😅
Pois...Já entendi.

Esta semana vou à VW. Vou tirar isso a limpo e ver o que me dizem.
Depois partilho aqui o que me foi dito.
Golf VII White "Pure", 1.0 110
Avatar do Utilizador
maxkeeper
Rookie
Rookie
Mensagens: 195
Registado: 30 nov 2018, 15:30
Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
Localização: Setúbal

Re: Vareta do óleo a meio

Mensagem por maxkeeper »

ATUALZIAÇÃO DO TÓPICO

Palavras da vw.
Consumo do óleo, é perfeitamente normal nestes motores. Não existe qualquer registo de que estes sejam motores que dão problemas. Basta apenas cumprir com a revisão e com a mudança de óleo. Essa informação é mostrada no painel de cada viatura (em km ou em dias).
A justificação, no meu caso em concreto é que quando foi posto o óleo, ele não ficou até acima (coisa que nunca deve acontecer).
Portanto, é normal, posso ficar descansado.

Tenho que ir verificando. Se chegar a próxima inspecção com os níveis de óleo aceitáveis, é porque esta tudo ok.
Golf VII White "Pure", 1.0 110
Responder