Bloco do motor - fissura (comparticipação VW - 0€)

Responder
ricardo123
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 10 set 2019, 16:10
Veículos: VW Golf Variant VII

Bloco do motor - fissura (comparticipação VW - 0€)

Mensagem por ricardo123 »

Boa tarde.

Sou proprietário de um VW Golf 1.6 TDi com 70 mil km e cinco anos.
Recentemente ocorreu um problema de perda de líquido de refrigeração que após vários testes e observações a vários componentes a oficina chegou à conclusão que está relacionado com o motor. Este terá que ser aberto e efetuados testes para avaliar se o problema é da cabeça ou se é do bloco.
O custa da reparação é avultado, já estava à espera que fosse elevado, mas não estava a contar que fosse dentro destes valores.
O que me deixa perplexo é um veículo com 5 anos e 70mil kms, sem qualquer tipo de problema anterior e sem qualquer diagnóstico de erros ou problemas, apresente problemas de motor.
Pelo que consigo constatar é algo que não acontece em motores VW.
Deve me ter saído a fava.
Alguém que tenha tido problemas semelhantes, com motor ou outros componentes com avultados valores de reparação que possa partilhar?
Será que tenho alguma forma de conseguir obter alguma comparticipação nas peças por parte da marca?
O que me transmitiram é que a marca dá 2 anos de garantia e depois até aos 5 anos pode ajudar na comparticipação das peças. Os cinco anos acabaram de passar, logo estarei fora dessa validade (por muito pouco). Agora tendo em conta que é um problema no motor, num veículo com tão poucos kms e com um período de vida ainda muito curto, será que eles ajudam. Se alguém teve alguma situação semelhante peço ajuda.
Obrigado.
Última edição por ricardo123 em 22 jan 2020, 11:45, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Problema motor - comparticipação nas peças pela marca?

Mensagem por smdp23 »

Eu não tenho conhecimento de um problema desse gênero nos Golf VII, deve ter saído mesmo a fava... De qualquer forma, se comprou a viatura e tem as manutenções todas efetuadas na marca, acredito que eles comparticiparão parte para não dizer quase a totalidade da reparação. Eu tenho a experiência numa Golf VI (2011), com 150000 km e a fazer os 6 anos, a Volkswagen comparticipar na totalidade na colocação da caixa DSG que avariou, a unica coisa que me "obrigaram" a fazer foi fazer a manutenção dos 150000 km que estava quase na hora da efetuar, onde levaram acerca de 250€. Por isso não custa nada tentar resolver o problema diretamente com eles.

OBS: Claro que não foi chegar lá e eles aceitaram logo, hoje acerca de semana e meia de negociações...
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
ricardo123
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 10 set 2019, 16:10
Veículos: VW Golf Variant VII

Re: Problema motor - comparticipação nas peças pela marca?

Mensagem por ricardo123 »

smdp23 Escreveu: 12 set 2019, 18:35 Eu não tenho conhecimento de um problema desse gênero nos Golf VII, deve ter saído mesmo a fava... De qualquer forma, se comprou a viatura e tem as manutenções todas efetuadas na marca, acredito que eles comparticiparão parte para não dizer quase a totalidade da reparação. Eu tenho a experiência numa Golf VI (2011), com 150000 km e a fazer os 6 anos, a Volkswagen comparticipar na totalidade na colocação da caixa DSG que avariou, a unica coisa que me "obrigaram" a fazer foi fazer a manutenção dos 150000 km que estava quase na hora da efetuar, onde levaram acerca de 250€. Por isso não custa nada tentar resolver o problema diretamente com eles.

OBS: Claro que não foi chegar lá e eles aceitaram logo, hoje acerca de semana e meia de negociações...
Comprei a viatura nova mas das duas revisões programadas apenas a primeira fiz na marca, a dos 30mil ou 2 anos. A segunda, dos 60 mil ou 4 anos fiz fora da marca. Utilizei o óleo por eles indicado.
Poderá constituir um problema não ter sido feita na marca?
Da conversa que tive hoje com o mecânico chefe e com um gestor de clientes, a informação da parte deles é que dificilmente iriam comparticipar, mas que teria que abordar a questão com a administração do concessionário.
Outra questão que poderá ser relevante. A oficina onde está o veículo não é o mesmo concessionário onde comprei o veículo. Seria melhor se fosse no local onde comprei ou é indiferente?

Quando negociou com eles foi antes da intervenção ou só após?

Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Problema motor - comparticipação nas peças pela marca?

Mensagem por Golf_4_TDI »

Se tiver comprovativo dessa revisão e se for numa oficina certificada e tudo mais, há partida devem de comparticipar alguma coisa. Caso contrário é muito difícil. Já vi comparticipações de motores recusadas por exceder 2 ou 3 mil quilómetros no intervalo de manutenções. Masss cada caso é um caso...
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
ricardo123
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 10 set 2019, 16:10
Veículos: VW Golf Variant VII

Re: Problema motor - comparticipação nas peças pela marca?

Mensagem por ricardo123 »

Golf_4_TDI Escreveu: 12 set 2019, 22:47 Se tiver comprovativo dessa revisão e se for numa oficina certificada e tudo mais, há partida devem de comparticipar alguma coisa. Caso contrário é muito difícil. Já vi comparticipações de motores recusadas por exceder 2 ou 3 mil quilómetros no intervalo de manutenções. Masss cada caso é um caso...
A revisão foi feita na Norauto seguindo o plano de manutenção da marca utilizando o óleo da Castrol Longlife indicado pela marca. Tenho o comprovativo do que foi feito nessa revisão.

Esta comparticipação terá que ser pedida após o trabalho realizado, correto? E será pedida à marca, ou seja, ao importador, nesta caso a Siva, ou será ao concessionário?
Pergunto isto em virtude de ter o veículo num concessionário que não é aquele onde o comprei. Seria melhor efetuar a reparação do motor no concessionário onde comprei?

Obrigado.
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Problema motor - comparticipação nas peças pela marca?

Mensagem por smdp23 »

Pode ser efetuada em qualquer concessionário oficial da marca mas por uma questão de conhecimento, possivelmente onde a viatura foi comprada seria a melhor opção, digo eu. No caso da Golf VI que falei, nenhuma das revisões tinha sido efetuada naquele concessionário, aliás a viatura nem sequer era minha propriedade em todas as manutenções anteriores e realização a reparação, isto tudo vai depender de quem apanhares pela frente.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
ricardo123
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 10 set 2019, 16:10
Veículos: VW Golf Variant VII

Re: Problema motor - comparticipação nas peças pela marca?

Mensagem por ricardo123 »

smdp23 Escreveu: 13 set 2019, 09:34 Pode ser efetuada em qualquer concessionário oficial da marca mas por uma questão de conhecimento, possivelmente onde a viatura foi comprada seria a melhor opção, digo eu. No caso da Golf VI que falei, nenhuma das revisões tinha sido efetuada naquele concessionário, aliás a viatura nem sequer era minha propriedade em todas as manutenções anteriores e realização a reparação, isto tudo vai depender de quem apanhares pela frente.
E essa abordagem para a comparticipação foi feita com a administração do concessionário ou com a Siva?
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Problema motor - comparticipação nas peças pela marca?

Mensagem por smdp23 »

Pela recepção do concessionário.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Problema motor - comparticipação nas peças pela marca?

Mensagem por Golf_4_TDI »

ricardo123 Escreveu: 13 set 2019, 09:13 ...
Esta comparticipação terá que ser pedida após o trabalho realizado, correto? E será pedida à marca, ou seja, ao importador, nesta caso a Siva, ou será ao concessionário?
...
Pede a comparticipação antes da reparação que for efetuada para resolver a avaria. Se for recusada terás de pagar o trabalho de diagnóstico naturalmente.
É trabalho da concessão submeter os pedidos de garantia/reparações comparticipadas. A SIVA trata de os processar depois de submetidos e aí já é outro problema que não o do cliente mais.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Jandre
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 21 nov 2018, 12:20

Re: Problema motor - comparticipação nas peças pela marca?

Mensagem por Jandre »

Só uma pergunta desses testes todos que fizeram , testaram o radiador da sofagem ?
ricardo123
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 10 set 2019, 16:10
Veículos: VW Golf Variant VII

Re: Problema motor - comparticipação nas peças pela marca?

Mensagem por ricardo123 »

Jandre Escreveu: 14 set 2019, 20:38 Só uma pergunta desses testes todos que fizeram , testaram o radiador da sofagem ?
Sim, dizem que sim.
Tinha inquirido por ter lido a situação semelhante e que tinha sido uma problema no radiador da soufagem. Mas disseram me que não, que o problema estará no motor.
Com todas as pessoas que tenho falado todas acham muito estranho ser um problema do motor, pela idade e kms.
Jandre
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 21 nov 2018, 12:20

Re: Problema motor - comparticipação nas peças pela marca?

Mensagem por Jandre »

ricardo123 Escreveu: 16 set 2019, 00:39
Jandre Escreveu: 14 set 2019, 20:38 Só uma pergunta desses testes todos que fizeram , testaram o radiador da sofagem ?
Sim, dizem que sim.
Tinha inquirido por ter lido a situação semelhante e que tinha sido uma problema no radiador da soufagem. Mas disseram me que não, que o problema estará no motor.
Com todas as pessoas que tenho falado todas acham muito estranho ser um problema do motor, pela idade e kms.

Acho estranho ser um problema do motor , disse me o funcionário da VW que era muito difícil ser do motor quando foi a minha situação.
Fiz o teste do radiador e era disso nunca mais deitou água fora
ricardo123
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 10 set 2019, 16:10
Veículos: VW Golf Variant VII

Re: Problema motor - comparticipação nas peças pela marca?

Mensagem por ricardo123 »

Pois isso também foi o que o mecânico me disse no início. O que é facto é que tiraram tudo o que podia estar relacionado com o sistema de refrigeração, testaram e tudo está a funcionar, daí partirem para o motor.
Agora vão avançar com testes (primeiro tirar o motor fora e é enviado para uma empresa que faz esses testes). Primeiro à cabeça do motor. Caso de negativo avançam para o teste ao bloco. Caso de ambos negativo (que por um lado seria bom sinal, que não seria um problema de motor e o avultado custo de substituição, por outro não saberiam qual seria o problema), não sei o que se segue.

Segundo o mecânico o problema deverá ser no bloco pois o carro nunca aqueceu, algo que poderia ser um sinal de problemas na cabeça do motor.

O outro cenário, ainda pior, é o problema ser na cabeça e no bloco. E aí então é que seria um custo muito, mesmo muito avultado.
Sendo que segundo consta a probabilidade é pouca, a verdade é que com a sorte com que ando já não digo nada. Mas espero bem que isso não aconteça. Mas supostamente um problema no motor com estes kms e idade também não deveria acontecer.
Daqui a uma semana já deverei saber mais em concreto qual a extensão do problema.

E continuo na expetativa que a VW considere o problema anormal e que possa ajudar comparticipando alguma coisa da substituição/reparação.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Problema motor - comparticipação nas peças pela marca?

Mensagem por Golf_4_TDI »

ricardo123 Escreveu: 17 set 2019, 21:15 ...
Caso de ambos negativo (que por um lado seria bom sinal, que não seria um problema de motor e o avultado custo de substituição, por outro não saberiam qual seria o problema), não sei o que se segue.
...
É perfeitamente válido que o problema possa ser só falta de estanqueidade na junta da cabeça do motor. Há que pensar também mas coisas mais simples... Até porque temos outros motores conhecidos por isso tanto por falha da junta ou até mesmo dos pernos "perderem" o seu binário de aperto da cabeça ao bloco...
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
ricardo123
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 10 set 2019, 16:10
Veículos: VW Golf Variant VII

Re: Problema motor - comparticipação nas peças pela marca?

Mensagem por ricardo123 »

Golf_4_TDI Escreveu: 17 set 2019, 22:40
ricardo123 Escreveu: 17 set 2019, 21:15 ...
Caso de ambos negativo (que por um lado seria bom sinal, que não seria um problema de motor e o avultado custo de substituição, por outro não saberiam qual seria o problema), não sei o que se segue.
...
É perfeitamente válido que o problema possa ser só falta de estanqueidade na junta da cabeça do motor. Há que pensar também mas coisas mais simples... Até porque temos outros motores conhecidos por isso tanto por falha da junta ou até mesmo dos pernos "perderem" o seu binário de aperto da cabeça ao bloco...
Sim, pode ser. Começo a perceber que as variáveis são mais que muitas.
Responder