Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Responder
nandonatura
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 10 mar 2015, 13:53

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por nandonatura »

Boa noite

Peço a vossa ajuda outra vez sobre a mesma situação referida no inicio, ou seja, substitui a bomba adicional junto do filtro de óleo, mas continua a aquecer apenas nas subidas e o arrefecimento é mais rápido que da primeira situação já referida no inicio.

A temperatura vai até aos 116 graus e basta tira o pé acelerador começa a baixar de seguida de forma rapida depois se mantém nos 92 ou 94 graus e faço a viagem se problemas.

Pela informação já referida a Golf 7 Variante 1.6 de 2014 tem duas bombas adicionais uma água eléctrica adicional junto ao filtro óleo e outra atrás do motor.

Será também necessário substituir a segunda bomba de água para resolver esta situa de avaria ou também tenho substituir o termostato ou o sensor da temperatura.

Cumprimentos,
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por Golf_4_TDI »

Como já te tentámos dizer que isso é a bomba de água do motor com o regulador de caudal preso. Muito provavelmente não era necessário substituir essa bomba elétrica, mas pronto. E se o processo de purga não tiver sido executado correctamente, o motor pode sobreaquecer por demasiado ar residual no circuito de refrigeração.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
nandonatura
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 10 mar 2015, 13:53

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por nandonatura »

Antes de substituir a bomba elétrica tentei analisar avaria mais ao pormenor e até foi consultado Eng. da Volkswagen de Évora que referiu têm surgido muitas avarias nas bombas eletricas de circulação de água, aquecimento estacionário. até é considerada uma avaria cronica.
Por incrível que pareça avaria não surge sempre, ou seja, consigo fazer uma viagem mais de 100 km sem qualquer problema a temperatura chega aos 103 graus e começa baixar e estabiliza nos 92 a 94. Por vezes faço uma viagem noutro dia 30 km e a temperatura começa a subir logo na primeira subida para os 116 graus e começa a baixar assim que chego ao final desta e as ventoinhas ligam e continuo o percurso sem aquecer outra vez
O processo de purga foi bem feito basta estar em circuito aberto e a controlar a agua com três bombas a funcionar o circuito fica purgado uma vez que não aqueceu nas primeiras viagens a seguir à substituição da bomba eletrica.

Cumprimentos,
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por Golf_4_TDI »

Como é que vês a temperatura real do líquido de refrigeração?
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
nandonatura
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 10 mar 2015, 13:53

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por nandonatura »

Para verificar a temperatura utilizo o adaptador elm OBD 2 com aplicação torque.
Também verifico existências de avarias, mas não há registo de avarias.

Cumprimentos,
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por Golf_4_TDI »

Essa faixa de temperaturas a meu ver é normal. Apenas e só apenas se o manómetro do painel de instrumentos passar dos 90°C é que pode haver um problema.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
nandonatura
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 10 mar 2015, 13:53

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por nandonatura »

A temperatura é normal porque não deixo subir mais, se for necessário desligo o motor e volto a ligar.
Já tenho informação que também poderá ser a válvula de abertura do termostato que quando desligo o motor ao ligar abre e as temperaturas estabilizam nos 92 graus.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por Golf_4_TDI »

Este é o meu parecer: observa o manómetro do painel de instrumentos do carro. Se o ponteiro passar dos 90°C a causa direta nesse tipo de motor é a bomba de água do motor. Carece de confirmação ao desmontá-la, mas até ver tem sido uma taxa de sucesso de 100% para estes lados.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por smdp23 »

Golf_4_TDI Escreveu: 06 set 2019, 00:30 Este é o meu parecer: observa o manómetro do painel de instrumentos do carro. Se o ponteiro passar dos 90°C a causa direta nesse tipo de motor é a bomba de água do motor. Carece de confirmação ao desmontá-la, mas até ver tem sido uma taxa de sucesso de 100% para estes lados.
X2 :wink:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
nandonatura
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 10 mar 2015, 13:53

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por nandonatura »

Hoje tenho analisado a avaria e verifiquei que quando temperatura aumenta passando dos 90 graus os tubos do radiador não aquecem estão a uma temperatura de por volta dos 36 graus mas a ventoinha fica ligada.
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por smdp23 »

Trocando a bomba de água o problema fica resolvido.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por Golf_4_TDI »

smdp23 Escreveu: 07 set 2019, 18:53 Trocando a bomba de água o problema fica resolvido.
X2 :wink:
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
nandonatura
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 10 mar 2015, 13:53

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por nandonatura »

Pessoal
Para finalizar agradeço a todos a vossa preciosa ajuda que foi suficiente para finalmente resolver avaria do aumento da temperatura. Foi substituída a bomba de água do motor que tinha regulador preso na posição de fechado. Já fiz alguns km e a temperatura fica nos 90 a 93 graus e a circulação de agua no circuito é completa e abrange a totalidade deste.
Agora só espero que tenha outra avaria destas nos próximos anos.
Só por curiosidade estou a mudar a bomba com 47 mil km
Com evolução da tecnologia nos automóveis começaram a surgir mais avarias e os automóveis novos já não tem tanta viabilidade como dantes que era somente a normal manutenção e pouco mais.

Cumprimentos,
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por Golf_4_TDI »

Finalmente que isso está resolvido, agora é quilómetros para a frente! 😉

É quase impossível que os automóveis atuais tenham a mesma fiabilidade em comparação aos de 15 ou 20 anos atrás. A complexidade tecnológica em hardware e software aumenta sempre a probabilidade de surgir falhas. É tipo estatísticamente infalível por muito boa que a qualidade de construção seja. Mas uma coisa é certa tem sido um maior número de avarias, mas com resoluções mais em conta, pois basicamente é quase tudo só periféricos, sensores e atuadores, e menos hardware de motor.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Temperatura aumenta, manometro sobe e desce em relantim

Mensagem por smdp23 »

nandonatura Escreveu: 19 set 2019, 12:36 Só por curiosidade estou a mudar a bomba com 47 mil km
Pode acontecer, conheço quem o tenha substituído ainda mais cedo... É mesmo uma questão de sorte e pelo que vejo, um uso diário ajuda a que ocorra mais tarde ;)
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Responder