Aviso de Filtro de Particulas

Responder
lmortal
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 15 nov 2018, 14:18
Veículos: Vw Golf VII Variant 1.6 110cv

Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por lmortal »

Olá a todos.

Gostaria de recolher algumas opiniões quanto à vossa viatura.
Tenho uma Vw Golf VII Variant Conforline 1.6 110cv de 2016, que adquiri em Junho deste ano num representante oficial da Vw.
Estou contente com a carrinha excepto numa coisa. Surge regularmente um aviso (2 vezes por mês) o aviso do filtro de partículas.
"Filtro de Particulas: Livro de Bordo!"

A viatura anda todos os dias, faz regularmente 12kms por dia e ao fim de semana faz pelo menos 80km.
Não anda assim tão pouco para surgir este aviso sistemático. É normal? Convosco é igual? Não me parece...

Já fiz regeneração forçada na marca, mas dizem-me que é devido ao tipo de viagens e que devo andar em certas condições para o filtro se auto regenerar. Não me convencem. Sempre que vou à auto-estrada, tenho o cuidado de viajar nas condições que me indicam, mas o aviso surge regularmente.

Deixem as vossas experiências e opiniões.
Tiago Jesus
Beginner
Beginner
Mensagens: 63
Registado: 17 mai 2017, 20:48
Veículos: Golf 7 All Star Variant 1.6 TDI

Re: Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por Tiago Jesus »

Estes carros devem andar no mínimo 20 km seguidos por dia.. 12 km não é o suficiente
Avatar do Utilizador
carlosbico
Rookie
Rookie
Mensagens: 130
Registado: 22 out 2010, 15:21
Veículos: Golf VII 1.5 TSI ACT 150 CV
Localização: Entroncamento

Re: Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por carlosbico »

lmortal Escreveu: 15 nov 2018, 14:43 Olá a todos.

Gostaria de recolher algumas opiniões quanto à vossa viatura.
Tenho uma Vw Golf VII Variant Conforline 1.6 110cv de 2016, que adquiri em Junho deste ano num representante oficial da Vw.
Estou contente com a carrinha excepto numa coisa. Surge regularmente um aviso (2 vezes por mês) o aviso do filtro de partículas.
"Filtro de Particulas: Livro de Bordo!"

A viatura anda todos os dias, faz regularmente 12kms por dia e ao fim de semana faz pelo menos 80km.
Não anda assim tão pouco para surgir este aviso sistemático. É normal? Convosco é igual? Não me parece...

Já fiz regeneração forçada na marca, mas dizem-me que é devido ao tipo de viagens e que devo andar em certas condições para o filtro se auto regenerar. Não me convencem. Sempre que vou à auto-estrada, tenho o cuidado de viajar nas condições que me indicam, mas o aviso surge regularmente.

Deixem as vossas experiências e opiniões.
Muito boa noite.

Por causa das malditas regenerações é que passei do golf 7 de 7/2015 a gasóleo para o 1.5 TSI ACT 150 CV. Foi a melhor opção que fiz. Não fazes os quilómetros suficientes para fazeres as regenerações e teres um carro deste género. 12 km por dia e 80 ao fim de semana não é nada para este tipo de motor, 12 km o motor não aquece o suficiente e não vais a rotações altas, devias ter ponderado comprar gasolina e não diesel. A continuar vais ter sérios problemas de mecânica, a começar o filtro, depois EGR, injectores..... e vamos ver o que vai surgir depois..... Se fosse eu despachava o carro enquanto ele vale uns bons €€€ e passava já para gasolina.

É esta a minha opinião.
lmortal
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 15 nov 2018, 14:18
Veículos: Vw Golf VII Variant 1.6 110cv

Re: Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por lmortal »

carlosbico Escreveu: 19 nov 2018, 23:26
lmortal Escreveu: 15 nov 2018, 14:43 Olá a todos.

Gostaria de recolher algumas opiniões quanto à vossa viatura.
Tenho uma Vw Golf VII Variant Conforline 1.6 110cv de 2016, que adquiri em Junho deste ano num representante oficial da Vw.
Estou contente com a carrinha excepto numa coisa. Surge regularmente um aviso (2 vezes por mês) o aviso do filtro de partículas.
"Filtro de Particulas: Livro de Bordo!"

A viatura anda todos os dias, faz regularmente 12kms por dia e ao fim de semana faz pelo menos 80km.
Não anda assim tão pouco para surgir este aviso sistemático. É normal? Convosco é igual? Não me parece...

Já fiz regeneração forçada na marca, mas dizem-me que é devido ao tipo de viagens e que devo andar em certas condições para o filtro se auto regenerar. Não me convencem. Sempre que vou à auto-estrada, tenho o cuidado de viajar nas condições que me indicam, mas o aviso surge regularmente.

Deixem as vossas experiências e opiniões.
Muito boa noite.

Por causa das malditas regenerações é que passei do golf 7 de 7/2015 a gasóleo para o 1.5 TSI ACT 150 CV. Foi a melhor opção que fiz. Não fazes os quilómetros suficientes para fazeres as regenerações e teres um carro deste género. 12 km por dia e 80 ao fim de semana não é nada para este tipo de motor, 12 km o motor não aquece o suficiente e não vais a rotações altas, devias ter ponderado comprar gasolina e não diesel. A continuar vais ter sérios problemas de mecânica, a começar o filtro, depois EGR, injectores..... e vamos ver o que vai surgir depois..... Se fosse eu despachava o carro enquanto ele vale uns bons €€€ e passava já para gasolina.

É esta a minha opinião.

Carlosbico, obrigado pela sua opinião.

Tenho pena de não ter percebido isso antes.
Antes desta viatura eu tinha um Vw Polo 1.4 Tdi Bluemotion e estava super satisfeito. Apenas troquei porque quero ser pai e pretendia mais espaço.
Eu sei que o motor do Polo nada tem que ver com o do Golf, mas em 4 anos (comprei novo) não surgiu um único aviso do Filtro de Partículas.
Como a utilização ia ser a mesma, não pensei nesse tipo de problema.
Agora só me resta 2 tipos de solução. A sua, trocar de viatura. Não encontrarei garantidamente uma carrinha usada semelhante a gasolina.
Ou algo ilegal, que não me agrada nada, remover o filtro de partículas após vencer a garantia da viatura.

Qual a sua opinião sobre isto?

Cumprimentos

Imortal
Avatar do Utilizador
carlosbico
Rookie
Rookie
Mensagens: 130
Registado: 22 out 2010, 15:21
Veículos: Golf VII 1.5 TSI ACT 150 CV
Localização: Entroncamento

Re: Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por carlosbico »

lmortal Escreveu: 20 nov 2018, 08:50
carlosbico Escreveu: 19 nov 2018, 23:26
lmortal Escreveu: 15 nov 2018, 14:43 Olá a todos.

Gostaria de recolher algumas opiniões quanto à vossa viatura.
Tenho uma Vw Golf VII Variant Conforline 1.6 110cv de 2016, que adquiri em Junho deste ano num representante oficial da Vw.
Estou contente com a carrinha excepto numa coisa. Surge regularmente um aviso (2 vezes por mês) o aviso do filtro de partículas.
"Filtro de Particulas: Livro de Bordo!"

A viatura anda todos os dias, faz regularmente 12kms por dia e ao fim de semana faz pelo menos 80km.
Não anda assim tão pouco para surgir este aviso sistemático. É normal? Convosco é igual? Não me parece...

Já fiz regeneração forçada na marca, mas dizem-me que é devido ao tipo de viagens e que devo andar em certas condições para o filtro se auto regenerar. Não me convencem. Sempre que vou à auto-estrada, tenho o cuidado de viajar nas condições que me indicam, mas o aviso surge regularmente.

Deixem as vossas experiências e opiniões.
Muito boa noite.

Por causa das malditas regenerações é que passei do golf 7 de 7/2015 a gasóleo para o 1.5 TSI ACT 150 CV. Foi a melhor opção que fiz. Não fazes os quilómetros suficientes para fazeres as regenerações e teres um carro deste género. 12 km por dia e 80 ao fim de semana não é nada para este tipo de motor, 12 km o motor não aquece o suficiente e não vais a rotações altas, devias ter ponderado comprar gasolina e não diesel. A continuar vais ter sérios problemas de mecânica, a começar o filtro, depois EGR, injectores..... e vamos ver o que vai surgir depois..... Se fosse eu despachava o carro enquanto ele vale uns bons €€€ e passava já para gasolina.

É esta a minha opinião.

Carlosbico, obrigado pela sua opinião.

Tenho pena de não ter percebido isso antes.
Antes desta viatura eu tinha um Vw Polo 1.4 Tdi Bluemotion e estava super satisfeito. Apenas troquei porque quero ser pai e pretendia mais espaço.
Eu sei que o motor do Polo nada tem que ver com o do Golf, mas em 4 anos (comprei novo) não surgiu um único aviso do Filtro de Partículas.
Como a utilização ia ser a mesma, não pensei nesse tipo de problema.
Agora só me resta 2 tipos de solução. A sua, trocar de viatura. Não encontrarei garantidamente uma carrinha usada semelhante a gasolina.
Ou algo ilegal, que não me agrada nada, remover o filtro de partículas após vencer a garantia da viatura.

Qual a sua opinião sobre isto?

Cumprimentos

Imortal
Eu trocava à mesma pela carrinha a gasolina, estes novos motores são económicos e quase estão ao nível dos diesel em termos de consumos, é o que está a acontecer comigo. Agora pode dizer que o gasóleo é mais barato, certo, mas temos que ver o futuro. Tentar prevenir futuros problemas com o motor, que vão custar de certeza uns valentes €€€. Enquanto a carrinha ainda tem valor comercial e poucos km, é melhor despachar, eu sei que vai custar muito a fazer esta troca, porque os TDI são bons carros, eu que o diga, adorava o meu 1.6 TDI 110CV de 7/2015 mas já não aguentava mais, já estava à espera de futuros problemas com a mecânica e principalmente com o valor comercial do mesmo. Fiz o negócio em março, o carro tinha 60500km, a VW ainda me deu 17000€ por ele, o carro novo veio apenas a 29 de agosto, foram 5 meses e meio à espera e não me arrependo, entreguei o outro com 70000km. Se tivesse feito o negógio em agosto de certeza que a VW não me ia dar na mesma os 17000€ e se me desse 12000€, se calhar já tinha que ficar contente... não sei estes valores, tudo depende de vendedor e de stands.

De referir que tenho o carro novo praticamente à 3 meses e o STAND da VW AINDA não conseguiu vender o meu carro e o carro estava impecável. As pessoas estão a fugir todas ao diesel.

Remover o filtro na minha opinião não é boa ideia, porque depois todos os anos que vai à inspeção tem que voltar a colocar o filtro, e vão surgir mais tarde problemas.....

Portanto a minha opinião é trocar enquanto vale €€€.

Cumprimentos.
Golfuiz
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 18 set 2017, 23:41
Veículos: Golf VII Variant

Re: Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por Golfuiz »

Viva!
Andava à procura de um post sobre este tema. Infelizmente, parece que vou passar pelo mesmo. Tenho uma carrinha golf VII Variant 1.6 110cv de 2015. Comprei com 40.000km tem neste momento 70.000. Não faz efetivamente muitos Km's no entanto quando a comprei trabalhava mais longe o que justificava a escolha. Bom... Parece que a dieta de Km está a fazer muito mal. A mim não me surgiu luz do filtro mas sim de avaria no motor, na máquina acusou um dos sensores de pressão do filtro, acabou de ser trocado na sexta-feira e ontem acendeu novamente e isto parece-me ser o princípio do fim para esta carrinha que adoro e, com muita pena minha, vou ter que a despachar. Ando a ver novas opções mas face ao crédito a que estou agarrado e o facto de já ter perdido algum valor comercial o que aconselham como troca para gasolina? Seria o 1.0 TSI uma boa opção? Ando a ver renault captur e a megane 1.3 TCE. Eventualmente vou trocar de cavalo para burro.
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por smdp23 »

O filtro de partículas não é nenhum bicho de 7 cabeças, claro que em circuitos pequenos os "senões" desse tipo de circuito irão aparecer... Nada como tentar perceber quando está a regenerar e tentar não interromper as regenerações.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por Danidasanic »

No painel infotainment tens info do start-stop , ao abrires podes ver em tempo real se o carro está a fazer uma regeneração ou não , quando está a fazer aparece a mensagem "é necessário o motor estar em func." Eu também acho que para esse número de km o motor a gasolina faria mais sentido porque p.ex esse catalisador mal chega à temperatura ideal, no entanto não concordo que vais ter uma porrada de problemas no tdi por causa disso. Se uma vez por semana fizeres os tais 80km , ele vai fazer a regeneração completa . Ainda este fds fiz 30km só para o carro limpar os valores de km e tempo desde a ultima regen embora o fdp estivesse praticamente limpo

Imagem
Pecrodrigues
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 31 jan 2020, 23:24
Veículos: VW Golf VII Variant

Re: Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por Pecrodrigues »

Bem, hoje na minha Golf (1.6 TDI 2016) por 3 vezes tive que interromper a regeneração porque tinha mesmo que parar o carro. E curiosamente hoje chegou-me o ELM327. Meti o bicho no sitio e instalei o VAG PF free... cheguei a casa, motor acelerado e deixei-o a trabalhar. Passado um bocado vou lá para dar uma aceleradela a ver se ele baixava e tinha um aviso de FILTRO DE PARTICULAS - Consulte o Manual!!!
Bem, peguei no carro a seguir e ele lá aumentou o relanti... meti-me na auto estrada, 100km/h em 4ª e ao fim de uns 15km apagou o aviso...
É normal aparecer este aviso?
Já agora, no VAG DPF (pago) aparece que o filtro está a 33% e que tem 32% de cinza de óleo. Sao valores normais tendo em conta que depois da regeneração fiz mais 28km de AE?

Obrigado desde já pelas dicas.
Pedro
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por Danidasanic »

Ele acendeu a luz para avisar que a regeneração era necessária, isso acontece quando chega a determinado valor .

Esse cinza de óleo , na falta de melhor explicação, é o valor de resíduos resultante da queima que fica depositado na fap. É normal e acontece em todas as faps , com o uso esse valor irá chegar subir até que eventualmente irá ser necessário limpar a fap ou substituir a mesma
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por Golf_4_TDI »

Danidasanic Escreveu: 01 jul 2020, 08:34 ...
Esse cinza de óleo , na falta de melhor explicação, é o valor de resíduos resultante da queima que fica depositado na fap.
...
Massa de fuligem: queima do combustível, são partículas finas de fuligem e é possível incinerar.

Massa de cinzas: queima de óleo, não é possível incinerar pois são particulas de fuligem maiores, daí que os óleos indicados para DPF normalmente dizem "low soot/ash".
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por Danidasanic »

Golf_4_TDI Escreveu: 01 jul 2020, 14:03
Massa de fuligem: queima do combustível, são partículas finas de fuligem e é possível incinerar.

No post acima que tenho no obdeleven tenho lá o valor medido e o valor calculado de fuligem , como é que o valor medido é negativo ? E para quê que a centralina precisa de medir e calcular o mesmo parâmetro? Suponho que o único que importa é o medido (que penso que é feito por 2 sensores de pressão)
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por Golf_4_TDI »

Não te consigo explicar muito bem isso, mas a massa de fuligem medida está relacionada com a medição do sensor na diferença de pressão diferencial do DPF. E massa de fuligem calcula é lá está um cálculo da ECU com o sensor de pressão diferencial juntamente com o sensor de massa de ar e o sensor de temperatura de escape antes do DPF que são vitais para esse cálculo de fuligem.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
carlosbico
Rookie
Rookie
Mensagens: 130
Registado: 22 out 2010, 15:21
Veículos: Golf VII 1.5 TSI ACT 150 CV
Localização: Entroncamento

Re: Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por carlosbico »

lmortal Escreveu: 15 nov 2018, 14:43 Olá a todos.

Gostaria de recolher algumas opiniões quanto à vossa viatura.
Tenho uma Vw Golf VII Variant Conforline 1.6 110cv de 2016, que adquiri em Junho deste ano num representante oficial da Vw.
Estou contente com a carrinha excepto numa coisa. Surge regularmente um aviso (2 vezes por mês) o aviso do filtro de partículas.
"Filtro de Particulas: Livro de Bordo!"

A viatura anda todos os dias, faz regularmente 12kms por dia e ao fim de semana faz pelo menos 80km.
Não anda assim tão pouco para surgir este aviso sistemático. É normal? Convosco é igual? Não me parece...

Já fiz regeneração forçada na marca, mas dizem-me que é devido ao tipo de viagens e que devo andar em certas condições para o filtro se auto regenerar. Não me convencem. Sempre que vou à auto-estrada, tenho o cuidado de viajar nas condições que me indicam, mas o aviso surge regularmente.

Deixem as vossas experiências e opiniões.
São muito poucos os Km que faz por dia. Nem sequer aquece como deve ser. Se calhar andas a interromper as regenerações quando paras....
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Aviso de Filtro de Particulas

Mensagem por Danidasanic »

carlosbico Escreveu: 03 jul 2020, 11:24
São muito poucos os Km que faz por dia. Nem sequer aquece como deve ser. Se calhar andas a interromper as regenerações quando paras....
Tapa o buraco para ninguém tropeçar :mrgreen:
Responder