Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Responder
Archaeopteryx
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 05 set 2018, 15:03
Veículos: Volkswagen Golf VII 1.5 ACT 130 cv
Localização: Seixal

Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por Archaeopteryx »

Boas tardes.

Tal como referi na minha apresentação, serei um feliz proprietário de um Golf VII com o motor 1.5 TSI ACT de 130 cv.

Estou curioso para saber quão eficaz é a gestão dos cilindros. Quais os consumos que alcançaram quer na condução em autoestrada, quer na condução citadina e na condução mista.

A passagem a 2 cilindros é feita em que condições:

1- Temperaturas?
2- Rotações?
3- Em subidas ligeiras o sistema também funciona?
4- A comutação é imediata?
5- A resposta é do motor é boa (tenho uma boa experiência com os 2.0 de 150cv)?

Digam de vossa justiça.
If you don't live for something, you'll die for nothing.
Fire-soul
Beginner
Beginner
Mensagens: 25
Registado: 16 mai 2018, 08:05
Veículos: Golf Iv

Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por Fire-soul »

Boa tarde, já tem o seu Golf novo? É o que comenta da prestação do motor?
Avatar do Utilizador
carlosbico
Rookie
Rookie
Mensagens: 130
Registado: 22 out 2010, 15:21
Veículos: Golf VII 1.5 TSI ACT 150 CV
Localização: Entroncamento

Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por carlosbico »

Muito boa tarde

Sou um possuidor de um 1.5 TSI ACT 150cv, e estou satisfeito. Mantendo o mesmo tipo de condução que fazia com o diesel, estou a fazer com um depósito o mesmo que fazia com o diesel. Este novo motor desliga 2 cilindros, logo permite economizar mais gasolina.

Não tenho a perseção de quando muda de 2 para 4 cilindros e vice versa. Não noto nada. O carro é mais potente do que o outro que eu tinha 1.6 tdi gps Edition de 110 CV de 7/2015.

Com o primeiro depósito andei 832.5 km + 85 km com a reserva = 917.5 km de autonomia, estou com o segundo depósito e já andei 712km e ainda tenho autonomia para mais 270km = 982km de autonomia. É certo que a gasolina é mais cara, MAS o futuro o dirá, as revisões são mais baratas, as regenerações que fazia, não podia andar descansado sem ter a preocupação de que o carro iria ficar a regenerar, gastei IMENSO gasóleo nelas. O filtro de partículas qualquer dia ia desta para melhor, válvula egr, injetores...... e sei lá mais o quê.....

Agora tenho uma condução super relaxada e não tão enervada como tinha com o diesel.... andava a ficar maluco com as regenerações e sou uma pessoa cuidadosa, fiz sempre as regenerações como deve ser, NUNCA me acendeu a luz do filtro de partículas.

Eu tinha o 1.6 TDI GPS Edition de 110CV de 7/2015 com o Kit Rline exterior. Tive muita pena em me ter desfeito do carro. Comprei este carro em março e a VW ainda me deu por ele 17000€ e tinha 60500km, quando veio este novo carro depois de 5 meses e meio à espera, o mesmo já tinha 70000km.

Continuo a ter o mesmo tipo de sapatinhos, 225 45R17.

Na minha opinião fiz um bom negógio e estou satisfeito com este carro.

Cumprimentos.

Carlos Bico
Archaeopteryx
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 05 set 2018, 15:03
Veículos: Volkswagen Golf VII 1.5 ACT 130 cv
Localização: Seixal

Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por Archaeopteryx »

Fire-soul Escreveu: 23 set 2018, 13:29 Boa tarde, já tem o seu Golf novo? É o que comenta da prestação do motor?
Ora viva!

Ainda não o tenho. sei que foi fabricado à coisa de 3 semanas. Estou de momento à espera que seja transportado para Portugal.
If you don't live for something, you'll die for nothing.
Archaeopteryx
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 05 set 2018, 15:03
Veículos: Volkswagen Golf VII 1.5 ACT 130 cv
Localização: Seixal

Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por Archaeopteryx »

Boas tardes Carlos

Fico muito agradado por ler o seu feedback! Era precisamente essa a minha expectativa! Calculo que os 20 CV de diferença se façam sentir em regimes mais altos no meu caso mas no andamento em cidade espero então vir a ter resultados similares ao seu.

No que respeita à mudança dos 4 pra 2 cilindros e vice versa, isso só acontece quando se atinge determinada temperatura de motor ou pode dar-se com o "motor frio" ?

Muito obrigado pela resposta :)
If you don't live for something, you'll die for nothing.
Avatar do Utilizador
carlosbico
Rookie
Rookie
Mensagens: 130
Registado: 22 out 2010, 15:21
Veículos: Golf VII 1.5 TSI ACT 150 CV
Localização: Entroncamento

Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por carlosbico »

Archaeopteryx Escreveu: 17 out 2018, 19:16 Boas tardes Carlos

Fico muito agradado por ler o seu feedback! Era precisamente essa a minha expectativa! Calculo que os 20 CV de diferença se façam sentir em regimes mais altos no meu caso mas no andamento em cidade espero então vir a ter resultados similares ao seu.

No que respeita à mudança dos 4 pra 2 cilindros e vice versa, isso só acontece quando se atinge determinada temperatura de motor ou pode dar-se com o "motor frio" ?

Muito obrigado pela resposta :)
Por acaso é uma coisa que ainda não reparei, mas tenho a impressão que a mudança dos 4 para 2 cilindros e vice versa, só acontece depois do motor já ter atingido uma determinada temperatura, o que faz sentido.

Boa sorte com a máquina
Archaeopteryx
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 05 set 2018, 15:03
Veículos: Volkswagen Golf VII 1.5 ACT 130 cv
Localização: Seixal

Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por Archaeopteryx »

Fire-soul Escreveu: 23 set 2018, 13:29 Boa tarde, já tem o seu Golf novo? É o que comenta da prestação do motor?
Ora viva!

Tenho o meu Golf já à coisa de um mês! Estou muito satisfeito!
Os consumos são bons! Faço consumos médios de 5 ou 5.3 para o trabalho e se pisar um pouco mais vai aos 6 e pouco.

O desactivar dos cilindros depende inteiramente da solicitação do motor no momento e a transição é completamente imperceptível.

Curioso é que o facto de de estar a trabalhar a 2 cilindros não significa que está a consumir menos.

Passo a explicar:

Para trabalhar a dois cilindros as rotações têm de estar a cima de 1300 rpm.
Naquele instante os consumos instantâneos são imaginemos 4.4 e circulamos em 4. A rotação está nas 1400.
Se passar pra 5 a rotação cai paras 1000 rpm passamos a fazer consumos de 3.7.

Isto é algo momentâneo normalmente. Por defeito quando passamos a circular a 2 cilindros o consumo cai logo a seguir. Não desce pra metade mas é normal descer o consumo instantâneo em 1 ou 1.4 l.

O estar a fazer uma subida não significa que o carro não trabalhe somente a 2 cilindros. Vai mesmo do pé de cada um.

Se tiver de descrever o meu carro numa palavra é: suave!

Estou muitíssimo satisfeito!
If you don't live for something, you'll die for nothing.
Avatar do Utilizador
carlosbico
Rookie
Rookie
Mensagens: 130
Registado: 22 out 2010, 15:21
Veículos: Golf VII 1.5 TSI ACT 150 CV
Localização: Entroncamento

Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por carlosbico »

Archaeopteryx Escreveu: 23 dez 2018, 15:12
Fire-soul Escreveu: 23 set 2018, 13:29 Boa tarde, já tem o seu Golf novo? É o que comenta da prestação do motor?
Ora viva!

Tenho o meu Golf já à coisa de um mês! Estou muito satisfeito!
Os consumos são bons! Faço consumos médios de 5 ou 5.3 para o trabalho e se pisar um pouco mais vai aos 6 e pouco.

O desactivar dos cilindros depende inteiramente da solicitação do motor no momento e a transição é completamente imperceptível.

Curioso é que o facto de de estar a trabalhar a 2 cilindros não significa que está a consumir menos.

Passo a explicar:

Para trabalhar a dois cilindros as rotações têm de estar a cima de 1300 rpm.
Naquele instante os consumos instantâneos são imaginemos 4.4 e circulamos em 4. A rotação está nas 1400.
Se passar pra 5 a rotação cai paras 1000 rpm passamos a fazer consumos de 3.7.

Isto é algo momentâneo normalmente. Por defeito quando passamos a circular a 2 cilindros o consumo cai logo a seguir. Não desce pra metade mas é normal descer o consumo instantâneo em 1 ou 1.4 l.

O estar a fazer uma subida não significa que o carro não trabalhe somente a 2 cilindros. Vai mesmo do pé de cada um.

Se tiver de descrever o meu carro numa palavra é: suave!

Estou muitíssimo satisfeito!
Parabéns pela máquina. Diesel nunca mais. Quando largar este, será para um hibrido ou um eléctrico..... mas ainda faltam uns bons anos para fazer esta troca.
Fire-soul
Beginner
Beginner
Mensagens: 25
Registado: 16 mai 2018, 08:05
Veículos: Golf Iv

Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por Fire-soul »

Estou a espera da minha, bem ansioso...

Por norma faço 600 km de auto estrada uma ou duas vezes por mês por isso será uma excelente oportunidade de usar os 2 cilindros e fazer uma poupança brutal....

Além de ter o poder de a qualquer momento dispor dos 150 CV...

Sempre tive o Golf IV a gasolina, sei o conforto da condução em carro suave a gasolina, agora terei a questão da poupança combustível e o poder dos CV a disposição....
a21220518
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 24 mar 2019, 14:04

Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por a21220518 »

Estou a pensar em comprar um carro com este motor. Já há alguma informação de problemas ou dicas?
Xamane
Beginner
Beginner
Mensagens: 14
Registado: 30 jan 2012, 20:19

Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por Xamane »

Boas a todos

O meu não é o 1.5 TSI é o 1.0 TSI de 110cv e até agora só tenho a dizer bem.

Cumprimentos e boas viagens.
Andremiguelp79
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 16 jul 2018, 21:25
Veículos: Golf VII 1.0 TSI

Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por Andremiguelp79 »

Ora boas tardes. Antes de mais parabéns pela compra! Vai contado aqui como se porta a máquina.
Eu tenho um 1.0 TSI e também estou mais que satisfeito (o melhor que fiz foi deixar o diesel!). Essas médias do 1.5 são brutais, o meu está com 6,5. Talvez a próxima opção seja esta motorização ;)
Cumprimentos,
André
a21220518
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 24 mar 2019, 14:04

Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por a21220518 »

Neste momento tenho um golf 5 de 105cv e 250nm, e estou com medo que o 1.0 tsi mesmo tendo 115cv se borre todo nos tipos de percursos que faço de montanha.
Porém já estive a ver o 1.5 tsi e em forum estrageiros, está cheio de reclamações que estão a ter o que eles chamam de efeito kanguro, em que consiste em primeira ou segunda e o carro a frio, tem um vibração louca. Que a marca já tem noção disso, mas ainda nada fez.
Em suma, por o ponto de vista de durablidade o 1.0 tsi, pelo o que perquesisei é mais simples de pontos de vista eletronico e mecanico, estado até agora sem problemas aparentes..
Alguns já teve algum problemas nos 1.5 tsi?

PS: Em portugal poderá existir menos problemas deste genero, visto que temos outro tipode ambiente, sendo que este problema se manifesta mais com o carro a frio e zonas frias.
Fire-soul
Beginner
Beginner
Mensagens: 25
Registado: 16 mai 2018, 08:05
Veículos: Golf Iv

Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por Fire-soul »

Boa tarde, tenho o motor 1.5 TSI de 150cv e não tenho problema nenhum a reportar. Já conta com 10 meses e quase 17 mil km. Também acompanhei o reporte do efeito kangaroo em fóruns estrangeiros mas foi rapidamente resolvido, há reporte da resolução que afeta a a Skoda e outros modelos que não o golf. O carro consegue ser muito económico mas também muito ágil e reativo . É fácil médias baixas e falo na casa dos 5.6 em auto estrada ou até menos, se reduzir dos 120km/h e também faço viagens a 140, 160 com médias de 6,4. Estou a falar na versão váriant com 2 pessoas e carga.
Avatar do Utilizador
carlosbico
Rookie
Rookie
Mensagens: 130
Registado: 22 out 2010, 15:21
Veículos: Golf VII 1.5 TSI ACT 150 CV
Localização: Entroncamento

Re: Motores 1.5 TSI ACT 130cv

Mensagem por carlosbico »

Até este momento não tenho nada a reportar. Já vai com 30000km.
Responder