desculpem lá
tenho andado sem muito tempo infelizmente
bem aqui vai um pequeno update. o carro conta com 4800 km. neste momento já posso fazer algumas comparações com o antigo carro e falar mais sobre o mesmo.
relativamente ao teste que fiz para ver os niveis de tudo posso dizer o seguinte:
irrelevante = oleo de travoes está na mesma
relevantes = oleo do motor está no nivel maximo, apenas mudou a cor para um cinzento muito escuro. está a ganhar aquela cor habitual dos diesel a que já não estava habituado.
agua do copo desceu bastante. estava acima do maximo e neste momento está pouco acima do minimo. acho normal pois até nos computadores com watercooling o nivel desce quando sao novos porque ha muitas bolhas de ar no sistema.
performance: ainda sinto o carro muito preso. desde os 3500 mais ou menos que o sinto mais solto mas ainda está demasiado preso comparativamente ao escafiado do test drive
ainda dentro da performance já o tentei esticar de uma forma escalar e moderada. numa viagem a que vinha do Algarve (como alguns de vocês sabem este trajecto vimos a subir e contra o vento) consegui chegar a velocidade maxima de 227km/h constantes. por mais que pisasse o acelerador ele não dava mais. andei assim cerca de 20 km a variar entre os 220km/h e os 227km/h.
em relação a erro é muito curto comparativamente ao sistema de gps, que marcava 224 quando eu ia a 227. no meu saab quando ia a 250 de ponteiro ia a 230 e pouco de gps.
Filtro de particulas: a regeneração sente-se bastante neste carro. o que é bom, no kia nao se nota praticamente. só atraves de consumos. até a rotaçao nao varia muito. neste nota-se logo, as ventoinhas disparam ao máximo, a rotaçao sobe para 1000rpm ou 1100 rpm, e no meu caso, o sport & sound activa-se, ou seja, o carro fica com motor em modo desportivo mesmo tendo nas opçoes modo normal ou eco. enquanto no kia eu devo ter parado umas quantas regenerações a meio neste carro fiz o esforço de apenas o desligar quando as ventuinhas desligam e a rotaçao já está regularizada
cuidados que tenho com o carro: para alem dos de limpeza e cuidados relativamente a manter a boa conservação do carro, apenas puxo(quando puxo) por ele quando a temperatura do oleo chega a 95ºC, até lá ando normalmente até as 2 mil rpm e sem puxadelas a fundo. tambem só o desligo quando a temperatura do oleo chega a 96 graus ou inferior. isto no inverno. a temperatura do oleo tambem nunca passou dos 112ºC. num motor antigo do grupo vw (2.5tdi 150cv) cheguei a alcançar os 125ºC.
a nivel de defeitos: em estradas de paralelo noto uns pequenos barulhos parasitas (porta do condutor, espelho retrovisor e algo na bagageira, talvez alguma ferramenta do pneu suplente) mas nada de especial ou que me chateie. apenas o meu antigo saab tinha menos barulhos parasitas com 11 anos e 200 mil km. mas também são carros com qualidades de construção muito diferentes e estão situados em gamas muito diferentes.
outros defeitos: os farois da frente embaciam por dentro, ja falei com o stand e eles disseram que na primeira revisão iriam estar atentos a situação.
a nivel de azares: a malta que anda no meu carro usa sapatos demasiado sujos
outro azar é que tinha o carro estacionado no centro comercial alegro e quando fui para o carro reparei que tinha um pequeno risco na porta
é muito pequeno mas a mim e para um carro novo já me deixa bastante remoído por dentro.
a nível de satisfação. estou bastante satisfeito com o carro, era disto que eu andava a procura e na passagem de sedan para algo mais citadino acho que foi a melhor opção(primeira opção estava gti mas a conversao para gpl tirava a garantia
). com o sistema de som dynaudio estar no transito não é um tédio.
ainda dentro da satisfação acho que o carro é bastante confortável para um carro de jante 18. quem estiver de pé atras por causa da jante e opte pelo leon por nao haver jante mais baixa/confortavel pode estar descansado que este carro garante um bom conforto mesmo em estradas mais degradas. (eu estava entre o leon e gtd no inicio e o conforto tambem estava em questao)
não sei do que falar mais, acho que se vocês vissem a minha expressão ao falar do carro saberiam que valeria mais que mil palavras de satisfação
no entanto se tiverem perguntas força que eu respondo