94'B4 TDI 1Z Sedan|LA9V|RH 17''| Agora Mais Gordo! fotos pag 6
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
Top agora so falta rebaixar e meter uns espaçadores atras porque pela foto fica mais dentro do que a frente...já o meu b3 e a mesma coisa
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
Ficou porreiro mas como seria de esperar atrás ficam todas lá dentro, com um espaçador já melhorava bastante...
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
tá a ser tratado 16mm embora não goste muito da ideia porque detesto ''mexer nas geometrias e arrastamentos'' assim de repente pareceu me ouvir um dos meus antigos professoresGTDblack Escreveu:Ficou porreiro mas como seria de esperar atrás ficam todas lá dentro, com um espaçador já melhorava bastante...
cumps
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
Então tinhas de meter sempre a mesma largura e offset.
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
Não percebi o que queres dizer mas tu vais explicar certamentehugofaria Escreveu:Então tinhas de meter sempre a mesma largura e offset.
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
Quando falaste em não querer espaçadores porque não gostas de mexer em geometrias.
Se meteres umas jantes com offset mais pequeno, mesmo que na mesma largura, é como se tivesses espaçadores.
Ou seja, as rodas vêm mais para fora
Se meteres umas jantes com offset mais pequeno, mesmo que na mesma largura, é como se tivesses espaçadores.
Ou seja, as rodas vêm mais para fora
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
eu sei, apenas me estava a referir a um dos ditados de um antigo professor meu.
a meu ver e de tudo aquilo que já estudei e venho a estudar porque a vida nunca pára digo que a geometria e arrastamento mais sagrado é o frontal até porque em 90% dos casos nem se dá o caso de arrastamento traseiro, o meu por acaso é um dos casos em que existe (suspensão McPherson ás 4 rodas).
Por isso ando a atrasar tanto o rebaixamento do meu carro, quando o fizer vai ser com cabeça tronco e membros pois irei ajustar os arrastamentos e ângulos de derivação para não perder a eficácia em favor da estética.
já tenho os cálculos e a variação de arrastamento feito e em principio posso tirar de 80 a 90 mm com um ajuste ''aceitável''
deixo aqui uns esquemas que podem ajudar a perceber o que estou a dizer, sem tirar razão ao que o hugofaria disse!
Principio de Ackerman e Diagrama de Jean Teaud:
este diagrama ajuda a perceber que em curva o angulo de viragem das rodas directrizes não é igual e qualquer alteração no arrastamento pode provocar desgastes e comportamentos anormais(rebaixamentos, espaçadores, jantes com ETs e larguras abusadas, etc. causam essas alterações).
Arrastamento em McPherson:
aqui dá para perceber o porque de espaçadores e ETs manhosos alterarem arrastamentos pois a linha a ''traço-ponto'' é desviada causando alterações no arrastamento podendo uma jantes com ET mais positivo tornar o arrastamento de positivo a negativo/nulo e daí as perdas e desgastes anormais que falei.
desculpem o testamento
cumps
a meu ver e de tudo aquilo que já estudei e venho a estudar porque a vida nunca pára digo que a geometria e arrastamento mais sagrado é o frontal até porque em 90% dos casos nem se dá o caso de arrastamento traseiro, o meu por acaso é um dos casos em que existe (suspensão McPherson ás 4 rodas).
Por isso ando a atrasar tanto o rebaixamento do meu carro, quando o fizer vai ser com cabeça tronco e membros pois irei ajustar os arrastamentos e ângulos de derivação para não perder a eficácia em favor da estética.
já tenho os cálculos e a variação de arrastamento feito e em principio posso tirar de 80 a 90 mm com um ajuste ''aceitável''
deixo aqui uns esquemas que podem ajudar a perceber o que estou a dizer, sem tirar razão ao que o hugofaria disse!
Principio de Ackerman e Diagrama de Jean Teaud:
este diagrama ajuda a perceber que em curva o angulo de viragem das rodas directrizes não é igual e qualquer alteração no arrastamento pode provocar desgastes e comportamentos anormais(rebaixamentos, espaçadores, jantes com ETs e larguras abusadas, etc. causam essas alterações).
Arrastamento em McPherson:
aqui dá para perceber o porque de espaçadores e ETs manhosos alterarem arrastamentos pois a linha a ''traço-ponto'' é desviada causando alterações no arrastamento podendo uma jantes com ET mais positivo tornar o arrastamento de positivo a negativo/nulo e daí as perdas e desgastes anormais que falei.
desculpem o testamento
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
Como deves calcular, não estudei engenharia. Desconhecia parte do que falaste.
No arrastamento não há maneira de compensar com o camber?
Agradeço-te a explicação
No arrastamento não há maneira de compensar com o camber?
Agradeço-te a explicação
- pravus
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
o arrastamento normalmente pode ser corrigido com a convergência/toe.hugofaria Escreveu:Como deves calcular, não estudei engenharia. Desconhecia parte do que falaste.
No arrastamento não há maneira de compensar com o camber?
Agradeço-te a explicação
alias grande parte das anomalias em suspensão são resolvidas com a convergência embora isso leve a uma condução estranha.
em Portugal(não é dizer mal mas nunca vi um alinhamento no estrangeiro) quando se alinha a direcção em grande parte das casas não fazem mais nada do que fazer correcções de convergência, por isso muitas vezes pessoas com carros iguais dizem que os carros se comportam de forma diferente, se calhar o que diz que o carro se porta melhor teve um alinhamento a todos os parâmetros de 1h e o outro teve um alinhamento de 10 min.
cumps
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
No meu caso (algumas vezes), o alinhamento tem de ser feito com o camber (ou como lhe chamam, o caster, certo?) para não sair fora (ok, continua errado porque estou a fazer a forma em cima da função).
Então o que me dizes é que o alinhamento tem de ser feito como? Num carro que não tenha afinação de camber, não é só possível afinal a convergência? Existe mais algum parâmetro?
Então o que me dizes é que o alinhamento tem de ser feito como? Num carro que não tenha afinação de camber, não é só possível afinal a convergência? Existe mais algum parâmetro?
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
tudo o que for suspensão multi-link (passat 3b por exemplo) pode ser afinado em tudo e mais alguma coisa no caso de McPherson o afinamento de camber pode ser feito no caso de os amortecedores teres furos elípticos e/ou cabeçotes ajustáveis e/ou pernos ajustáveis, no meu carro tenho furos elípticos nos amortecedores e pernos excêntricos o que permite uma afinação muito mínima mas mesmo assim importante(+ ou - 3º)hugofaria Escreveu:No meu caso (algumas vezes), o alinhamento tem de ser feito com o camber (ou como lhe chamam, o caster, certo?) para não sair fora (ok, continua errado porque estou a fazer a forma em cima da função).
Então o que me dizes é que o alinhamento tem de ser feito como? Num carro que não tenha afinação de camber, não é só possível afinal a convergência? Existe mais algum parâmetro?
numa geometria tens:
Ângulo de Impulso= é o desvio ou o ângulo de desvio que o veiculo faz quando as rodas motrizes alteram a inércia( ou seja tens o ângulo em que o carro ''desvia'' quando por exemplo sofre aceleração)
Caster= é o ângulo de implantação do amortecedor em relação à perspectiva longitudinal do veiculo
camber ou sopé= inclinação do conjunto pneumatico+jante descreve em relação ao centro de massa da mesma(eu tenho estes pernos também e aconselho!)
Convergência ou toe= angulo descrito pelo conjunto jante+pneumático visto pelo plano superior do veiculo(este angulo é o angulo mais importante de um alinhamento vale cerca de 50% do alinhamento)
cumps
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
Queria referir-me ao sopé e disse caster.
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
Eu quando alinho alinham me sempre o camber, se for preciso claro... E no caso da passat quando montei os coils alinharam e ficou com um comportamento muito bom mesmo sem coils indicados.
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
Então se normalmente te fazem esse serviço estima a oficina! Deve ser das poucas mesmo! A mim como já sabem com quem contam já é tudo feito mesmo sem pedir ehehGTDblack Escreveu:Eu quando alinho alinham me sempre o camber, se for preciso claro... E no caso da passat quando montei os coils alinharam e ficou com um comportamento muito bom mesmo sem coils indicados.
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Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled
Qualquer oficina que se preze terá um técnico mais competente/experiente que fará o chamado 'alinhamento técnico' que nada mais é que um alinhamento mais personalizado/demorado em vez do normal alinhamento de 10minutos ...
Onde vou por exemplo é assim, temos todos sorte ou então o panorama nacional não é tão negativo como quer dar a entender
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