Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )
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Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )
A detecção de fadiga penso que seja mais uma daqueles opções que realmente não são eficazes e o funcionamento é no mínimo duvidoso. Pelo menos é a ideia que tenho. Já a lane assist para quem faz muita AE é um must have e quem conduz à noite é quase obrigatório. É que há sempre aquela momento em que estamos exaustos, piscamos os olhos por 1segundo que acabam por ser 5 segundos e a lane assist pode ser uma mais valia e salvar-nos a pele
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Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )
Certo, a deteção de fadiga acho que é mais fiável pela cronometragem de tempo de condução do que pela análise da interação do condutor com o carro.
A lane até em nacionas às vezes dá aquele toque a um gajo quando vai distraido
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Golf III GTD 75cv (+550 000 Km = so far, so good)
Passat CC 170cv DSG Retro viewtopic.php?f=101&t=115012&p=1835121#p1835121
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Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )
De facto tenho a mesma opinião no que toca ao detetor de fadiga.
Já fiz uma cheio de sono e nem um piu, outras vezes vou fresco como uma alface e de vez em quando ele lá chateia para ir tomar café....
Já fiz uma cheio de sono e nem um piu, outras vezes vou fresco como uma alface e de vez em quando ele lá chateia para ir tomar café....
DB Passat B8 2.0TDI 4motion:
viewtopic.php?f=101&t=102031
DB Amarok V6 TDI:
viewtopic.php?f=103&t=116553
EX: Golf MK6:
http://www.clubegolfpt.com/forum/viewto ... 67&t=80961
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Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )
Opá, sempre é mais uma linha no menu dos assistentes
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Retrofit câmara 3AA
Para aproveitar o infortúnio de ter uma pedrada no vidro, porque não instalar o vidro com suporte para câmara. O vidro para o modelo de 2009 seria 3C8845011C ou H mas quis ser guloso e optei por arriscar no 3C8845011AB (VW CC), sabendo que o suporte para o sensor de chuva e luz seria diferente (circular e não retangular).
Só falta encher o enterior
Cablagem para Lane Assist Passat B7
Sensor de chuva e luz
Câmara + tampa + espelho (tirado de um Passat B7 de 2013)
A coisa já se começou a compor aqui
1º problema: O conector do espelho novo tem 8 pinos e não 6 como no anterior e os terminais são mais largos, não havendo a hipótese de encaixe direto. De acordo com o Elsa, os pinouts são iguais por isso toca a inventar até que ter os todos os conectores e terminais para conseguir um aspecto OEM...
Espelho no sítio, ligado e a funcionar . Bora para a cablagem da câmara.
Fiarada no sítio!
Como o meu cabo VagCom decidiu tirar férias na mesma semana em que recebi o VAS5054 (não sei se foi por ciúmes) e não conhecendo eu quase nada de ODIS, adivinhava-se um desafio interessante.
Depois de alguma pesquisa lá consegui dizer à CAN que havia mais um inquilino na casa e no quadrante apareceram logo as opções de Lane Assist e Trafic Assist! (High beam assist nem vê-lo... )
Com a ajuda de videos do youtube com o VCDS, lá consegui escolher o canal certo de adaptação no Steering Assist (e o código) para ativar o Lane Assist (mudar o valor de zero para 1)
Aqui enganei-me a codificar o RNS510... em vez de 10 seria 20 no byte 8 (esqueci-me que se começa a contar do bit zero e não do um). Esta opção é necessária para o Sign Assist, caso contrário aparece erro no quadrante.
Apesar de estar tudo aparentemente bem configurado, assim que passo pelo primeiro sinal apareceu um erro...embora tenha reconhecido um sinal
No dia seguinte já não apareceu o erro e já reconhecia mais do que um sinal
Conclusão:
- Não foi dos retrofits mais caros que fiz;
- Como a câmara era usada não foi necessário calibrá-la para funcionar, ainda que se note que há uma tendência para o carro ter mais "medo" da faixa da esquerda do que da direita (mas pode ser devido a um desalinhamento das rodas já que o carro ultimamente anda a tentar fugir para a direita... malditas tampas de esgoto...);
- Na estrada nacional, o Lane Assist não serve de grande coisa... e o Sign Assist perde alguns dos sinais que estão no lado de dentro de curvas muito apertadas;
-- No quadrante que tenho, só consigo ver os sinais detetados se estiver na página do Sign Assist... embora gostasse que fosse como no vídeo
- Sign Assist funciona com o meu RNS510 de 2009, firmware versão 5238A e mapas para "EU West V13 - 8348";
- Em estrada aberta, serve para corrigir a maior parte dos desvios de faixa, sem bem que se se guinar para fora da faixa com convicção nem se sente que o Lane assist está a tentar fazer algo; Desenganem-se, se querem piloto automático mais vale comprar um Tesla
- Funciona de noite
- Resta por o High Beam Assist a funcionar... tentar brincar com a CECM;
- A alavanca com o botão de Lane Assist trazerá algum conforto de operação... já que começa a haver vários menus no quadrante e já se torna complicado rolar até à página de assistentes para ligar/desligar o Lane Assist.
Bons retrofits
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1º problema: O conector do espelho novo tem 8 pinos e não 6 como no anterior e os terminais são mais largos, não havendo a hipótese de encaixe direto. De acordo com o Elsa, os pinouts são iguais por isso toca a inventar até que ter os todos os conectores e terminais para conseguir um aspecto OEM...
Espelho no sítio, ligado e a funcionar . Bora para a cablagem da câmara.
Fiarada no sítio!
Como o meu cabo VagCom decidiu tirar férias na mesma semana em que recebi o VAS5054 (não sei se foi por ciúmes) e não conhecendo eu quase nada de ODIS, adivinhava-se um desafio interessante.
Depois de alguma pesquisa lá consegui dizer à CAN que havia mais um inquilino na casa e no quadrante apareceram logo as opções de Lane Assist e Trafic Assist! (High beam assist nem vê-lo... )
Com a ajuda de videos do youtube com o VCDS, lá consegui escolher o canal certo de adaptação no Steering Assist (e o código) para ativar o Lane Assist (mudar o valor de zero para 1)
Aqui enganei-me a codificar o RNS510... em vez de 10 seria 20 no byte 8 (esqueci-me que se começa a contar do bit zero e não do um). Esta opção é necessária para o Sign Assist, caso contrário aparece erro no quadrante.
Apesar de estar tudo aparentemente bem configurado, assim que passo pelo primeiro sinal apareceu um erro...embora tenha reconhecido um sinal
No dia seguinte já não apareceu o erro e já reconhecia mais do que um sinal
Conclusão:
- Não foi dos retrofits mais caros que fiz;
- Como a câmara era usada não foi necessário calibrá-la para funcionar, ainda que se note que há uma tendência para o carro ter mais "medo" da faixa da esquerda do que da direita (mas pode ser devido a um desalinhamento das rodas já que o carro ultimamente anda a tentar fugir para a direita... malditas tampas de esgoto...);
- Na estrada nacional, o Lane Assist não serve de grande coisa... e o Sign Assist perde alguns dos sinais que estão no lado de dentro de curvas muito apertadas;
-- No quadrante que tenho, só consigo ver os sinais detetados se estiver na página do Sign Assist... embora gostasse que fosse como no vídeo
- Sign Assist funciona com o meu RNS510 de 2009, firmware versão 5238A e mapas para "EU West V13 - 8348";
- Em estrada aberta, serve para corrigir a maior parte dos desvios de faixa, sem bem que se se guinar para fora da faixa com convicção nem se sente que o Lane assist está a tentar fazer algo; Desenganem-se, se querem piloto automático mais vale comprar um Tesla
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Bons retrofits
Última edição por VWD-40 em 27 jul 2019, 12:41, editado 2 vezes no total.
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Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )
Toca meter tudo isso a funcionar Sempre em constante evolução.
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Retrofit CCM Passat B7 + ELV modificação
Desde que mudei o quadrante (e perder o menu conforto), que o carro andava a pedir uma CCM compatível. O problema é que o imobilizador está na CCM... :/ mas com ajuda prometida do camone a quem comprei o quadrante a coisa adivinha-se um pouco mais fácil.
Desmontar CCM 3C0959433R (por de trás do porta luvas)
Esventrar as CCM's e sacar os chips onde está a info do imobilizador, descarregar os dados dos 2 chips, enviar os dumps para o camone que me vendeu o quadrante e reprogramar o chip da CCM 3AA959433B
Menu conformo de volta
Nova mensagem no quadrante quando se desliga a ingnição... supostamente é para avisar que faz "trancagem dupla" das portas e quem estiver dentro não consegue sair
Para codificar, optei por ir bit a bit e tentar activar as opções da forma que estava a CCM antiga mas quando trancava o carro abria-se a tampa do combustível e quando a tentava abrir com o botão não acontecia nada...
Assim sendo, segui o conselho original de copiar a codificação inteira da CCM antiga para a nova e voilá
Depois foi só adicionar as duas chaves (remoto) para abrir e fechar as portas
No entanto, quando se tira a chave da ignição a mensagem de erro do ELV tornou-se ainda mais visível... rrrrrrrrrrr... desde que mudei a CAN que isto anda a chatear....
Como ainda tinha algum tempo atirei-me ao ELV. Segui o método bronken (que é consistente com os esquemas do Elsa) e já está!
Bons retrofits
Desmontar CCM 3C0959433R (por de trás do porta luvas)
Esventrar as CCM's e sacar os chips onde está a info do imobilizador, descarregar os dados dos 2 chips, enviar os dumps para o camone que me vendeu o quadrante e reprogramar o chip da CCM 3AA959433B
Menu conformo de volta
Nova mensagem no quadrante quando se desliga a ingnição... supostamente é para avisar que faz "trancagem dupla" das portas e quem estiver dentro não consegue sair
Para codificar, optei por ir bit a bit e tentar activar as opções da forma que estava a CCM antiga mas quando trancava o carro abria-se a tampa do combustível e quando a tentava abrir com o botão não acontecia nada...
Assim sendo, segui o conselho original de copiar a codificação inteira da CCM antiga para a nova e voilá
Depois foi só adicionar as duas chaves (remoto) para abrir e fechar as portas
No entanto, quando se tira a chave da ignição a mensagem de erro do ELV tornou-se ainda mais visível... rrrrrrrrrrr... desde que mudei a CAN que isto anda a chatear....
Como ainda tinha algum tempo atirei-me ao ELV. Segui o método bronken (que é consistente com os esquemas do Elsa) e já está!
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Side Assist Retrofit
Este é um dos assistentes mais curiosidade me suscitou. Teoricamente é um "simples" avisador de ângulo morto mas na realidade é um bocadinho mais do que isso .
Bem, como o sistema requer a montagem de 2 radares por dentro do parachoques traseiro não há outra forma de o fazer.
Algumas contas de cabeça para fixar os suportes de um VW CC num Passat CC (esta opção só apareceu nos B7)
Cablagem instalada, vamos lá espreitar o quadrante... a cinza? Ahhhh.... faltam as luzes dos espelhos!
Como não tinha arranjado capas dos espelhos e não tinha paciência para dar quase 100€ mais pintura, usei uma técnica caseira para instalar as lâmpadas de aviso do sistema:
Após ter tudo montado continuava a teima do sistema em não funcionar... acusava falta de adaptação básica, ou seja, calibração.
Depois de pesquisar na net e de ter reunido vários testemunhos, lá optei por recorrer aos senhores da marca para calibrar os radares do Lane Assist.
Em Braga, esse serviço é feito pela M&Costa mas na sucursal da Audi. Esse serviço teria o custo de 170€ (roubo tendo em conta que a máquina na Kufatec custa 1270€) e demoraria 2h30...
Assim sendo susti a respiração e lá levei o meu menino. Ao fim de 2h de ter lá entrado fui avisado que ainda não tinham conseguido passar da fase de diagnóstico :android:.
Passado algum tempo vieram-me com a estória que aquele carro não trás de origem aquele sistema e que se pelo menos os radares (3AA 907 566 e 3AA 907 568) que são da versão "D" fossem da "A" ainda poderiam fazer alguma coisa... ou se soubesse de um VIN de um VW CC para ver se o "software" assume... (comecei a arrepender-me de ter ido à marca ).
Entretanto o n4s lá me enviou uns VIN's mas quando falei com os camones já tinham o carro no parque à minha espera, sempre com a justificação que era um sistema adaptado e que não vinha naquele carro. Cobraram-me 51€ por busca de erros assistida... sem comentários.
Decidido a não desistir, e depois de trocar algumas ideias do n4s acerca das implicações do sistema funcionar no modo Master-Slave e por eu ter comprados os radares em vendedores e países diferente, encontrei um puto nas Eslovénia ou lá que crlh era aquilo que se dedica a fazer retrofits. Disse-me como os gajos da marca deveriam ter feito para por o ODIS-S a fazer o trabalho como se tratasse de um VW CC (ainda disse que não era preciso ser muito inteligente para fazer isso... bastava por em identificação manual e escolher o ano do carro igual ao dos radares--- dah! ). Testei com o meu ODIS-S e criou logo um test plan para calibrar os radares, só me faltava a ligação à net e a máquina, claro.
Também me disse que nunca tinha montado num carro radares provenientes de 2 carros diferentes e que se viessem do mesmo carro já calibrados não teria problemas.
Nesta fase fiquei indeciso de entre ir outra vez aos senhores da M&Costa dar 170€ ou comprar radares usados do mesmo VW CC carro por pouco mais do que isso e vender os que tenho... foi fácil de fazer a escolha!
Depois de trocar bastantes mensagens para assegurar que eram do mesmo veículo lá recebi estes belos exemplares com suporte e tudo!
Hora de desmontar (outra vez) o para choques traseiro mas já quase é rotina é à F1, lol.
So far so good!
Sem erros
Hora de Test Drive!!!!
Toca a montar tudo (aproveitei para substituir os parafusos todos do parachoques traseiro e algum clips plásticos da cobertura da mala que tinha partido)
E como o que malta quer é vídeos aqui vai o 1º (peço desculpa pela agitação na imagem mas o contentamento era muito)
Aqui dá para ver que quando ultrapassamos outros carros também mostra um aviso (supostamente quando a diferença de velocidade é <15 km/h)
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=AsEnNe2TruY[/youtube]
Aqui dá para ver que a luz acende mais cedo quando os carros se aproximam com mais velocidade...
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=9LKeg__C-oU[/youtube]
A intensidade das luzes é regulável!
Notas:
- Não estava à espera que funcionasse tão bem, sendo radares com calibração feita noutro carro com um para choques ligeiramente diferente do meu e tendo eu cortado os apoios para conseguir encaixar os radares no meu carro.
- O Side Assist Plus é mesmo um plus já que manda flashes intensos caso se aproxime das linhas quando existem carros nas zonas de risco nas faixas adjacentes.
- Depois de perceber o que significam os 2 tipos de avisos que as luzes dos espelhos mandam para os olhos, dá uma sensação de mais controlo e atenção ao que os senhores que vêm por de trás do carro andam a fazer. Dei por mim a pensar distraidamente para mim mesmo que coisa era aquela a piscar freneticamente no espelho e depois reparar que vinha lá um acelera a todo o gás. À partida não seria problema porque eu não iria mudar de faixa mas fiquei ciente desse risco.
- Deteta motas... e até bicicletas que ultrapasso devagar (não devem de ser em carbono... forretas!)
- Após estes 2 anos de uso (sim, esta info é recessa) tive uma situação em que este assistente foi provavelmente a diferença entre ter um acidente e seguir o resto da noite tranquilamente. Circulava numa variante em Braga com 2 faixas no mesmo sentido, à noite e com chuva. À minha frente seguia um carro cada vez mais lento e quando me preparo para o ultrapassar acende a luz do espelho do condutor. Perdi algum tempo a pensar porque raio estava a avisar se não via nenhum carro pelo espelho nem estava a passar numa zona de gradeamentos (por vezes dá falsos positivos). Nisto passa um carro com as luzes apagadas sossegadinho na sua mundo iluminado pelos iluminação pública... WTF
Moral da coisa:
-Se quiserem evitar depender da oficina da marca para este retrofit COMPREM RADARES USADOS DO MESMO VEÍCULO! Eu, para poupar alguns trocos acabei por gastar mais dinheiro e ter mais dores de cabeça por ter comprado radares a bom preço mas de veículos diferentes. Um dos vendedores enganou-se e enviou-me o radar do lado contrário. Como era caro devolver e não tinha garantias que iria correr bem acabei por ficar com 3 radares (que vou agora por à venda). Como a oficina da marca não conseguiu fazer a calibração acabei por gastar mais algum dinheiro sem proveito...
- Não desistam quando tudo parece correr mal
Boas lutas
Bem, como o sistema requer a montagem de 2 radares por dentro do parachoques traseiro não há outra forma de o fazer.
Algumas contas de cabeça para fixar os suportes de um VW CC num Passat CC (esta opção só apareceu nos B7)
Cablagem instalada, vamos lá espreitar o quadrante... a cinza? Ahhhh.... faltam as luzes dos espelhos!
Como não tinha arranjado capas dos espelhos e não tinha paciência para dar quase 100€ mais pintura, usei uma técnica caseira para instalar as lâmpadas de aviso do sistema:
Após ter tudo montado continuava a teima do sistema em não funcionar... acusava falta de adaptação básica, ou seja, calibração.
Depois de pesquisar na net e de ter reunido vários testemunhos, lá optei por recorrer aos senhores da marca para calibrar os radares do Lane Assist.
Em Braga, esse serviço é feito pela M&Costa mas na sucursal da Audi. Esse serviço teria o custo de 170€ (roubo tendo em conta que a máquina na Kufatec custa 1270€) e demoraria 2h30...
Assim sendo susti a respiração e lá levei o meu menino. Ao fim de 2h de ter lá entrado fui avisado que ainda não tinham conseguido passar da fase de diagnóstico :android:.
Passado algum tempo vieram-me com a estória que aquele carro não trás de origem aquele sistema e que se pelo menos os radares (3AA 907 566 e 3AA 907 568) que são da versão "D" fossem da "A" ainda poderiam fazer alguma coisa... ou se soubesse de um VIN de um VW CC para ver se o "software" assume... (comecei a arrepender-me de ter ido à marca ).
Entretanto o n4s lá me enviou uns VIN's mas quando falei com os camones já tinham o carro no parque à minha espera, sempre com a justificação que era um sistema adaptado e que não vinha naquele carro. Cobraram-me 51€ por busca de erros assistida... sem comentários.
Decidido a não desistir, e depois de trocar algumas ideias do n4s acerca das implicações do sistema funcionar no modo Master-Slave e por eu ter comprados os radares em vendedores e países diferente, encontrei um puto nas Eslovénia ou lá que crlh era aquilo que se dedica a fazer retrofits. Disse-me como os gajos da marca deveriam ter feito para por o ODIS-S a fazer o trabalho como se tratasse de um VW CC (ainda disse que não era preciso ser muito inteligente para fazer isso... bastava por em identificação manual e escolher o ano do carro igual ao dos radares--- dah! ). Testei com o meu ODIS-S e criou logo um test plan para calibrar os radares, só me faltava a ligação à net e a máquina, claro.
Também me disse que nunca tinha montado num carro radares provenientes de 2 carros diferentes e que se viessem do mesmo carro já calibrados não teria problemas.
Nesta fase fiquei indeciso de entre ir outra vez aos senhores da M&Costa dar 170€ ou comprar radares usados do mesmo VW CC carro por pouco mais do que isso e vender os que tenho... foi fácil de fazer a escolha!
Depois de trocar bastantes mensagens para assegurar que eram do mesmo veículo lá recebi estes belos exemplares com suporte e tudo!
Hora de desmontar (outra vez) o para choques traseiro mas já quase é rotina é à F1, lol.
So far so good!
Sem erros
Hora de Test Drive!!!!
Toca a montar tudo (aproveitei para substituir os parafusos todos do parachoques traseiro e algum clips plásticos da cobertura da mala que tinha partido)
E como o que malta quer é vídeos aqui vai o 1º (peço desculpa pela agitação na imagem mas o contentamento era muito)
Aqui dá para ver que quando ultrapassamos outros carros também mostra um aviso (supostamente quando a diferença de velocidade é <15 km/h)
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=AsEnNe2TruY[/youtube]
Aqui dá para ver que a luz acende mais cedo quando os carros se aproximam com mais velocidade...
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=9LKeg__C-oU[/youtube]
A intensidade das luzes é regulável!
Notas:
- Não estava à espera que funcionasse tão bem, sendo radares com calibração feita noutro carro com um para choques ligeiramente diferente do meu e tendo eu cortado os apoios para conseguir encaixar os radares no meu carro.
- O Side Assist Plus é mesmo um plus já que manda flashes intensos caso se aproxime das linhas quando existem carros nas zonas de risco nas faixas adjacentes.
- Depois de perceber o que significam os 2 tipos de avisos que as luzes dos espelhos mandam para os olhos, dá uma sensação de mais controlo e atenção ao que os senhores que vêm por de trás do carro andam a fazer. Dei por mim a pensar distraidamente para mim mesmo que coisa era aquela a piscar freneticamente no espelho e depois reparar que vinha lá um acelera a todo o gás. À partida não seria problema porque eu não iria mudar de faixa mas fiquei ciente desse risco.
- Deteta motas... e até bicicletas que ultrapasso devagar (não devem de ser em carbono... forretas!)
- Após estes 2 anos de uso (sim, esta info é recessa) tive uma situação em que este assistente foi provavelmente a diferença entre ter um acidente e seguir o resto da noite tranquilamente. Circulava numa variante em Braga com 2 faixas no mesmo sentido, à noite e com chuva. À minha frente seguia um carro cada vez mais lento e quando me preparo para o ultrapassar acende a luz do espelho do condutor. Perdi algum tempo a pensar porque raio estava a avisar se não via nenhum carro pelo espelho nem estava a passar numa zona de gradeamentos (por vezes dá falsos positivos). Nisto passa um carro com as luzes apagadas sossegadinho na sua mundo iluminado pelos iluminação pública... WTF
Moral da coisa:
-Se quiserem evitar depender da oficina da marca para este retrofit COMPREM RADARES USADOS DO MESMO VEÍCULO! Eu, para poupar alguns trocos acabei por gastar mais dinheiro e ter mais dores de cabeça por ter comprado radares a bom preço mas de veículos diferentes. Um dos vendedores enganou-se e enviou-me o radar do lado contrário. Como era caro devolver e não tinha garantias que iria correr bem acabei por ficar com 3 radares (que vou agora por à venda). Como a oficina da marca não conseguiu fazer a calibração acabei por gastar mais algum dinheiro sem proveito...
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