[DIY GERAL] - Trocar filtro de oleo e oleo nos tdi e outros

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Mario_Marques
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[DIY GERAL] - Trocar filtro de oleo e oleo nos tdi e outros

Mensagem por Mario_Marques »

O filtro de oleo é um elemento muito importante na durabilidade do motor pois filtra as limalhas ou outras impurezas que andam pelo circuito de oleo que podem danificar sériamente o motor, é recomendavél que se coloque um novo sempre que se muda o oleo!

Deixo aqui umas dicas:

Material:

No meu caso, 5L de oleo bp visco 5000(por exemplo), norma 505.01 para motor de injector bomba(pd 100, pd 115, pd 130, pd 150)
Filtro de óleo original Vw
Parafuso do bujão do cárter
O'rings do filtro de óleo
Chave 18
Chave de filtros
recipiente com 5 litros de capacidade para recolher óleo
Alicate de pressão
Chave torx para remover blindagem
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-Para começar, travar o carro bem travado, engrenar a caixa, com um macaco e começar a levantar o carro e colocar algo a segurar para evitar o carro cair em cima.
-Retirar blindagem com a chave torx
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Depois de removerem a blindagem, preparem um reservatório com boa capacidade e largo para amparar o óleo todo sem entornar, recomendo que protejam o chão para o caso de cair óleo.

com a chave 18 e com o motor frio para não levarem com óleo a ferver nas mãos, começar a desapertar o parafuso do cárter

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Depois é deixar o óleo a escorrer.
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De seguida, baixar o carro, vamos agora mudar o filtro de óleo com a ajuda da chave e um alicate de pressão, eu usei o alicate de pressão pois tem bem mais atrito que as minas ricas mãos.
-Coloca-se a chave de filtro á volta da tampa do filtro, apertar mesmo muito bem para ela não rodar, apertar o máximo que conseguirem, quem tiver força que use as mãos mas eu gosto do alicate, uso-o para quase tudo, assim ao menos tenho a certeza que aquilo fica bem apertado.
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Para desapertar, roda-se no sentido contrario aos ponteiros do relógio como quase todos os parafusos.
-mal virem que ele está solto tirei a chave e desapertem á mão que é muito mais rápido, ao tirar fora recomendo que tenham um recipiente logo ali mesmo ao lado para colocarem o filtro pois ele vai pingar oleo de certeza e sujam o carro ou pode até estragar a pintura que tão cara é.
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Aqui vemos os malvados :lol:
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O próximo passo é colocar os "ring's no sitio

Sem ring's:
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Com ring's:
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Este ultimo ring podem colocar só no fim ao apertar pois ele entra por cima se vos der mais jeito, convém, como o xanopit disse e muito bem, lubrificá-lo para ele não sair fora ao apertar.
Depois é colocar o filtro no sitio, este filtro tem direitas, a parte que diz "top" fica voltada para cima.
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e pronto, vamos lá metê-lo ao sitio.
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depois toca a dar á mão, isto deve ser apertado á mão até ficar bem firme, tomem atenção para o ring não ficar fora do lugar, se tiverem uma chave para ali com dinamómetro, o aperto correcto para ali são 25Nm

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Agora, é ver se ainda pinga oleo, se pingar deixa-se estar mais um pouco até deixar de pingar, quando deixar de pingar toca a lavantar de novo o carro e colocar o novo parafuso no sitio, apertar aquilo bem apertado!!!!!Tem de ficar firme e hirto como uma barra de ferro...mas sem exageros, apenas firme.
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Agora vamos lá meter o oleo, para começar, meter, no meu caso, 4L de oleo lá para dentro, o meu carro leva 4,3L de oleo.

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Depois de meterem o óleo, liguem o carro um pouco, até encher o filtro de óleo, desligar, deixar repousar o óleo, verifiquem o nível na vareta e acertem o nível se necessário.
O óleo que sobrar, tampem a garrafa bem tapada e guardem na mala pois nunca se sabe quando pode dar jeito.
Fechem a tampa do óleo do motor, apertem tudo bem apertado incluindo a blindagem e boa viagem :wink:

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Falta também isto, apagar aviso de inspecção:



Isto pode funcionar em mais carros do grupo vag(audi, seat, skoda):

1.Carregar no botão para fazer o reset dos kms
2.ligar a chave
3.largar o botão
3.rodar para a direita o botão do relógio (como se estivesse a acertar os minutos)
4.depois desligar a chave.
Última edição por Mario_Marques em 25 out 2012, 01:48, editado 2 vezes no total.
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xanopit
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Mensagem por xanopit »

muito bom trabalho :wink:

com estás explicações qualquer um o pode fazer :wink: :wink:


meus amigos só um ultimo acrescento NÃO DEITEM O ÓLEO VELHO PARA OS ESGOTOS OU EM TERRAS.... deixem o óleo velho em uma ecooficina porque á empresas que o recolhem para reciclar ou em algum sitio que lhe de o mesmo fim :wink: :wink:

só temos este planeta e temos que o estimar :wink: :wink:
Última edição por xanopit em 16 jun 2007, 12:13, editado 1 vez no total.
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Mensagem por k__x »

mt bom..... :wink:
Gonanvo
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Mensagem por Gonanvo »

Andas lhe a dar Mário...:lol:
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Mensagem por Ricardolopes »

Grande post...dá muito jeitoo!! :wink: :wink:
black_machine
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Mensagem por black_machine »

tudo muito bem feito e explicadinho
Luis Santos
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Mensagem por Luis Santos »

Duvida!

Eu ja vi mudar o oleo e nao vi mudar os rings nem o parafuso! é necessario?! :oops:
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Mensagem por black_machine »

shark Escreveu:Duvida!

Eu ja vi mudar o oleo e nao vi mudar os rings nem o parafuso! é necessario?! :oops:
os orings sim e necessario trocar quanto ao parafusao(bujao) nao a necessidade de o fazer a nao ser que se encontre em mau estado
Luis Santos
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Mensagem por Luis Santos »

kual a funçao deles?! :oops:
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Mensagem por black_machine »

evitar fuga de oleo
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Mario_Marques
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Mensagem por Mario_Marques »

Faltam ai alguns detalhes, como, para o oleo sair mais fácilemnte deve-se ligar uns segundos o motor para ele sair de cima da cambota por exemplo.

Falta também isto, apagar aviso de inspecção:



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1.Carregar no botão para fazer o reset dos kms
2.ligar a chave
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3.rodar para a direita o botão do relógio (como se estivesse a acertar os minutos)
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Mensagem por black_machine »

Mario_Marques Escreveu:Faltam ai alguns detalhes, como, para o oleo sair mais fácilemnte deve-se ligar uns segundos o motor para ele sair de cima da cambota por exemplo.

Falta também isto, apagar aviso de inspecção:



Isto pode funcionar em mais carros do grupo vag(audi, seat, skoda):

1.Carregar no botão para fazer o reset dos kms
2.ligar a chave
3.largar o botão
3.rodar para a direita o botão do relógio (como se estivesse a acertar os minutos)
4.depois desligar a chave.
nao aconselho ninguem a seguir este detalhe pra tirar o oleo mais rapido,nem nunca vi isso :roll:
madbeetle
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Mensagem por madbeetle »

já sei que o bujão do oleo é p trocar em todas as mudanças, mas e qual é o aperto correcto?
Última edição por madbeetle em 16 nov 2007, 08:13, editado 1 vez no total.
ricardoprt
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Mensagem por ricardoprt »

black_machine Escreveu:
Mario_Marques Escreveu:Faltam ai alguns detalhes, como, para o oleo sair mais fácilemnte deve-se ligar uns segundos o motor para ele sair de cima da cambota por exemplo.

Falta também isto, apagar aviso de inspecção:



Isto pode funcionar em mais carros do grupo vag(audi, seat, skoda):

1.Carregar no botão para fazer o reset dos kms
2.ligar a chave
3.largar o botão
3.rodar para a direita o botão do relógio (como se estivesse a acertar os minutos)
4.depois desligar a chave.
nao aconselho ninguem a seguir este detalhe pra tirar o oleo mais rapido,nem nunca vi isso :roll:
É assim que mudo o oleo já a alguns anos. Deixar o motor dar meia duzia de voltas e olha que ainda sai algum oleo.
Claro que nao é deixar o carro a trabalhar e ir mamar uma bjeca :lol:
Mas ideias nao se discutem,aceitam-se :wink: abraços :wink:
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Mensagem por K_19 »

E se puderem deixem o carro pendurado numas preguiças... sempre "ajuda" o oleo a escorrer para a parte de trás do carter :P Quanto ao oleo usado, metam-no numa embalagem metálica de preferência e levem a um eco centro. Porquê uma embalagem metálica? pq os gajos, estupidamente, não aceitam embalagens plásticas que tenham estado em contacto com oleo lubrificante pois consideram-nas um resíduo perigoso (lá na cabecita deles é menos perigoso mandar essas embalagens para o lixo :evil: )

Cumps e boas mudanças de oleo :lol:
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