Boas, depois de ser esclarecido sobre a mudança de quadrante normal ou com computador de bordo pequeno, houve users que disseram para partilhar o que aprendi. Assim decidi fazer um DIY. Então, cá vai.
Nota: Tenham sempre muita atenção no que diz respeito ao CAN BUS e Imobilizador. Comprem só quando tiverem a certeza que o vosso quadrante tem CAN BUS, e com o IMMO correcto. Antes de fazerem estas operações desliguem sempre a bateria!
DIY para desmontarem o volante:
viewtopic.php?f=14&t=39480 by user Queiros;
Quadrante FIS que será instalado:
Para quem tem um quadrante destes:
Este quadrante não tem qualquer computador de bordo. Para trocá-lo pelo FIS é preciso, em 1º de tudo, saber se o vosso carro tem CAN-BUS. Se tiver, sigam o 1º passo, se não tiver, terão de adquirir e instalar um adaptador para CAN BUS.
Material necessário:
Quadrante com computador de bordo FIS IMMO 2 OU IMMO 3 (se o vosso quadrante for IMMO 2, serve qualquer 1, se for IMMO 3, só dá IMMO3);
Manete para computador de bordo;
4 fios para fazerem a ligação;
Sensor de temperatura (se tiverem Climatronic o vosso carro já tem sensor de temperatura)
Adaptador CAN BUS (caso o vosso carro não tenha CAN BUS);
Como fazer
1º Passo
Desmontar o quadrante. Para isso precisam de desmontar a peça que esta marcada a vermelho na foto a seguir:
2º Passo
Desapertar os 2 parafusos que fixam o quadrante ao tablier.
3º Passo
Desliguem os cabos, e retirem o quadrante.
4º Passo
Desmontem o volante, se precisarem de ajuda usem o DIY do Queiros que está no inicio da pagina.
5º Passo
Com o volante retirado, passem os 4 fios desde a zona da manete até à zona do quadrante. Depois, liguem os fios ao quadrante FIS novo e à manete, e montem o quadrante da forma inversa que o desmontaram. A seguir, montem a manete e depois o volante e o airbag.
Quando estiver tudo no sitio, irá ficar assim:
Para quem tem um quadrante destes:
Este quadrante tem um pequeno computador de bordo na zona das horas. O procedimento para alterá-lo é igual do de cima, tem de ter CAN BUS. A diferença é que já trás a manete e os fios, é só alterar (se tiverem CAN BUS).
Material necessário:
Quadrante com computador de bordo FIS IMMO 2 OU IMMO 3 (se o vosso quadrante for IMMO 2, serve qualquer 1, se for IMMO 3, só dá IMMO3);
Sensor de temperatura (se tiverem Climatronic o vosso carro já tem sensor de temperatura)
Adaptador CAN BUS (caso o vosso carro não tenha CAN BUS);
Como fazer
1º Passo
Desmontar o quadrante. Para isso precisam de desmontar a peça que esta marcada a vermelho na foto a seguir:
2º Passo
Desapertar os 2 parafusos que fixam o quadrante ao tablier.
3º Passo
Desliguem os cabos, e retirem o quadrante.
4º Passo
Liguem os cabos ao quadrante FIS novo . Montem o quadrante da forma inversa que o desmontaram.
Quando estiver tudo no sitio, irá ficar assim:
Para quem tem um quadrante destes:
Este quadrante já traz o computador de bordo normal, com meio ecrã. Para trocar para FIS, é mais fácil, é só desmontar um e montar outro.
Material necessário:
Quadrante com computador de bordo FIS IMMO 2 OU IMMO 3 (se o vosso quadrante for IMMO 2, serve qualquer 1, se for IMMO 3, só dá IMMO3);
Sensor de temperatura (se tiverem Climatronic o vosso carro já tem sensor de temperatura)
Como fazer
1º Passo
Desmontar o quadrante. Para isso precisam de desmontar a peça que esta marcada a vermelho na foto a seguir:
2º Passo
Desapertar os 2 parafusos que fixam o quadrante ao tablier.
3º Passo
Desliguem os cabos, e retirem o quadrante.
4º Passo
Liguem os cabos ao quadrante FIS novo . Montem o quadrante da forma inversa que o desmontaram.
Quando estiver tudo no sitio, irá ficar assim:
E pronto, quanto à parte física está tudo explicado, agora é que dói.
Para o quadrante ficar operacional, é preciso casarem as chaves com o quadrante e meter os vossos km. Para isso, vão precisar do VAGTACHO.
Podem meter os seguintes extras no quadrante:
Com VAGCOM:
Activar aviso sonoro dos cintos de segurança;
Activar aviso sonoro de porta aberta;
Com VAGTACHO
Activar autonomia;
Activar mensagem WELCOME ao ligar a ignição;
Mudar o icone de portas abertas;
Etc...
O que precisam de saber sobra as referências:
Vamos usar como exemplo o quadrante 1J5 920 845 CX.
1J5 - Sport Edition. Se for 1J0 é o normal.
920 - Quadrante com CAN BUS. Se for 919 não tem CAN BUS.
8 - Km/h. Se for 9, é em mph.
4 - Display FIS. Se for 2 é MFA, se for 0 não tem Computador de Bordo.
5 - IMMO 2. Se for 6 tem IMMO 3
C - Diesel. Se for A é gasolina, excepto o motor 1.4 que não tem letra.
X - Revisto/recondicionado pelo fabricante (Obrigado Karl Martin)
Depois de tudo isto, ficam tudo operacional.
Desde já agradeço aos users sport999leonfr e Karl Martin por me terem esclarecido várias duvidas.
Algumas fotos são do fórum Golfiv.fr, outras minhas, outras daqui. Depois vou melhorando o DIY para ficar mais esclarecedor.
Espero ter ajudado
[DIY GOLF 4 & BORA] - Mudar para quadrante FIS
-
- Expert
- Mensagens: 795
- Registado: 06 jun 2009, 17:50
- Localização: Por terras francesas...
- Contacto:
[DIY GOLF 4 & BORA] - Mudar para quadrante FIS
Última edição por Semir Gerkhan em 17 jul 2011, 10:31, editado 3 vezes no total.
BMW 535d E60 ///M
-
- Pro
- Mensagens: 1289
- Registado: 23 ago 2009, 13:01
- Localização: Lisboa
Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS
Parabéns pelo DIY amigo dá bastante jeito! Até não me importava de trocar o meu por um FIS se bem que os preços deles novos devem ser um abuso..
Abraço
Abraço
Feedback: viewtopic.php?f=40&t=55727
-
- Pro
- Mensagens: 4042
- Registado: 17 out 2005, 22:32
- Veículos: Audi S3 1.8T
- Localização: Lisboa
- Contacto:
Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS
O meu tem o computador de bordo no relogio como é que se vê se tem can-bus ? isto era uma ganda modificação para o meu.
Audi S3 1,8T -» viewtopic.php?f=47&t=101496
-
- Expert
- Mensagens: 795
- Registado: 06 jun 2009, 17:50
- Localização: Por terras francesas...
- Contacto:
Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS
Com o VAG COM. De que ano é o teu carro?$_Marco_$ Escreveu:O meu tem o computador de bordo no relogio como é que se vê se tem can-bus ? isto era uma ganda modificação para o meu.
BMW 535d E60 ///M
-
- Pro
- Mensagens: 4042
- Registado: 17 out 2005, 22:32
- Veículos: Audi S3 1.8T
- Localização: Lisboa
- Contacto:
Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS
é de 99\01 . já n me lembro é do part number do quadrante.
Audi S3 1,8T -» viewtopic.php?f=47&t=101496
-
- Expert
- Mensagens: 795
- Registado: 06 jun 2009, 17:50
- Localização: Por terras francesas...
- Contacto:
Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS
Em princípio não deve ter... mas faz-se. Fica é mais caro.$_Marco_$ Escreveu:é de 99\01 . já n me lembro é do part number do quadrante.
BMW 535d E60 ///M
-
- Rookie
- Mensagens: 90
- Registado: 31 mar 2008, 21:40
Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS
Boas.Semir Gerkhan Escreveu:Em princípio não deve ter... mas faz-se. Fica é mais caro.$_Marco_$ Escreveu:é de 99\01 . já n me lembro é do part number do quadrante.
Bom DIY! A questão é onde encontrar o tal emulador de can bus? O meu carro é de 98 por isso não tem.. pelos vistos só têm a partir de 2000.
Pelo que li, o emulador de can bus não tira o erro do airbag e mais qq coisa, sendo preciso dar a volta ao problema. Estou correcto?
Cumps
PS: para não se confundirem estou a falar do caso de mudar de um NÃO CAN-BUS para um que tenha can bus.
-
- Expert
- Mensagens: 795
- Registado: 06 jun 2009, 17:50
- Localização: Por terras francesas...
- Contacto:
Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS
Boas amigo, o que te posso dizer é que só podes meter esse quadrante num sem CAN BUS montando um adaptador desses, para o arranjares, Kufatec, para despistares esses problemas, um bom electricista consegue dar a volta a esse problema. Mas uma coisa é certa, para vir em alguns e não vir noutros... foi um erro. Mas pronto...Boas.
Bom DIY! A questão é onde encontrar o tal emulador de can bus? O meu carro é de 98 por isso não tem.. pelos vistos só têm a partir de 2000.
Pelo que li, o emulador de can bus não tira o erro do airbag e mais qq coisa, sendo preciso dar a volta ao problema. Estou correcto?
Cumps
PS: para não se confundirem estou a falar do caso de mudar de um NÃO CAN-BUS para um que tenha can bus.
Cumps
BMW 535d E60 ///M
-
- Rookie
- Mensagens: 90
- Registado: 31 mar 2008, 21:40
Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS
Obrigado pela resposta.Semir Gerkhan Escreveu:Boas amigo, o que te posso dizer é que só podes meter esse quadrante num sem CAN BUS montando um adaptador desses, para o arranjares, Kufatec, para despistares esses problemas, um bom electricista consegue dar a volta a esse problema. Mas uma coisa é certa, para vir em alguns e não vir noutros... foi um erro. Mas pronto...
Cumps
O tal adaptador é este então : http://www.kufatec.de/shop/product_info ... N-Bus.html ?
Hei de fazer esta modificação no meu, quando tiver tempo e dinheiro
-
- Expert
- Mensagens: 795
- Registado: 06 jun 2009, 17:50
- Localização: Por terras francesas...
- Contacto:
Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS
Atenção, esse adaptador é para o MFD... não tem nada a ver com o quadrantefmba Escreveu:Obrigado pela resposta.Semir Gerkhan Escreveu:Boas amigo, o que te posso dizer é que só podes meter esse quadrante num sem CAN BUS montando um adaptador desses, para o arranjares, Kufatec, para despistares esses problemas, um bom electricista consegue dar a volta a esse problema. Mas uma coisa é certa, para vir em alguns e não vir noutros... foi um erro. Mas pronto...
Cumps
O tal adaptador é este então : http://www.kufatec.de/shop/product_info ... N-Bus.html ?
Hei de fazer esta modificação no meu, quando tiver tempo e dinheiro
BMW 535d E60 ///M
-
- Rookie
- Mensagens: 90
- Registado: 31 mar 2008, 21:40
Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS
Boas, então nessa loja qual é o modulo certo?
Parabéns mais uma vez pelo DIY, muito bom
Parabéns mais uma vez pelo DIY, muito bom
-
- Expert
- Mensagens: 795
- Registado: 06 jun 2009, 17:50
- Localização: Por terras francesas...
- Contacto:
Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS
fmba Escreveu:Boas, então nessa loja qual é o modulo certo?
Parabéns mais uma vez pelo DIY, muito bom
Só vendo é que te sei dizer...
Eu digo-te alguma coisa
BMW 535d E60 ///M
-
- Pro
- Mensagens: 4042
- Registado: 17 out 2005, 22:32
- Veículos: Audi S3 1.8T
- Localização: Lisboa
- Contacto:
Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS
Pelo que entendi infelizmente o meu não deve ter o tal can bus .. tenho que me informar melhor sobre o assunto.
Audi S3 1,8T -» viewtopic.php?f=47&t=101496
-
- Amateur
- Mensagens: 319
- Registado: 01 nov 2006, 16:34
- Localização: South...
Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS
Obrigado por partilhares o teu conhecimento.
"A Glória é eterna, a dor é momentânea!"
Vw Golf Variant Highline 1.9TDI 96KW 02' c/ Xenon OEM, FIS, CB, MFD...
viewtopic.php?t=13728
Feedback: viewtopic.php?t=29431
Vw Golf Variant Highline 1.9TDI 96KW 02' c/ Xenon OEM, FIS, CB, MFD...
viewtopic.php?t=13728
Feedback: viewtopic.php?t=29431
-
- Expert
- Mensagens: 795
- Registado: 06 jun 2009, 17:50
- Localização: Por terras francesas...
- Contacto:
Re: [DIY GOLF 4 & BORA] Mudar para quadrante FIS
Pistard Escreveu:Obrigado por partilhares o teu conhecimento.
BMW 535d E60 ///M