Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

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ruipsantos
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Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por ruipsantos »

Boas,
Já me tem acontecido esporadicamente,mas agora é todos os dias .

De manha,com bastante frio o carro pega bem e desenvolve bem.
Mas em determinadas alturas tenho notado que:
arrancando em 1º(é claro :lol: ),suavemente até meio curso do acelarador,em seguida acelarador a fundo ,noto que o carro em vez de aumentar a velocidade progressivamente(com o movimento do acelarador) simplesmente faz o contrario,nao só deixa de puxar como reduz completamente a velocidade.
Parece q engasga,e só dpois de muito manter o acelarador a fundo é q passado um tempo começa a desenvolver freneticamente q nem um louco.

Agora ficou pior,todos os dias dpois do trabalho assim q arranco,faz o mesmo q atraz descrito,MAS MANTENDO O ACELARADOR A FUNDO ÀS VEZES VAI ABAIXO O MOTOR,E DPOIS CUSTA MUITO A PEGAR,OUTRAS VEZES O MOTOR MANTEM-SE COM MUITA DIFICULDADE A TRABALHAR(QUASE A QUERER PARAR) MAS......O MOTOR TODO A TREMER(COMO QUE A TRABALHAR SÓ EM 2 CILINDROS) E A FAZER UM FUMO Q DEIXA DE SE VER ALGUMA COISA ATRAZ....

Agora imaginem isto numa rotunda muito movimentada... :oops: :oops: :oops:
ruipsantos
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Re: Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por ruipsantos »

Já aconteceu isto a alguem?
Alguem tem ideias do que pode ser??
no meu caso,o motor está de origem(à excepçao da egr desligada electronicamente e fisicamente)
e apenas tem as Resistencias(velas de aquecimento) todas queimadas,já vêm umas novas a caminho.
Nao pode ser disto,pois ele pega bem,mesmo a frio(excepto mto frio/geada).

Qualquer ajuda é bem vinda!!
KainTDi
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Re: Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por KainTDi »

Boas...

Não é aconselhado com carro nenhum, diesel ou gasóbia, fazer isso. apertar-lhe os calos com ele a frio.
Não te posso dar nenhum diagnóstico mas se fosse eu a ti aguentava até vir as velas novas sem dar esse tipo de tratamento ao bicho.

Possivelmente será só isso, velas cansadas que não aquecem o suficiente e com o frio que tem esteve :cry: até as máquinas se recentem.
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Mario_Marques
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Re: Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por Mario_Marques »

As velas nos carros diesel não têm a mesma função nos gasolina, o motor até trabalhava sem elas depois de pegar, logo se pega bem á partida não será de lá a não ser que estejam a originar mais algum problema.
Pela tua descrição pode ser muita coisa, sem ver diria que pode ser algumas destas coisas, n75, tubos de vácuo rotos, sensor map lixado, maf dificilmente será pelos sintomas senão nunca puxava bem, a não ser que a maf esteja a fazer algum tipo de intermitência.
Outra hipotese pode ser a geometria do turbo a prender, mas antes de ir gastar dinheiro lá era aconselhavel ligares á máquina, se der algum ero de sensor é testa-lo, se tudo estiver bem poderá estar lá no turbo.
Se puderes liga o carro a uma máquina de diagnostico.
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Re: Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por ruipsantos »

KainTDi Escreveu:Boas...

Não é aconselhado com carro nenhum, diesel ou gasóbia, fazer isso. apertar-lhe os calos com ele a frio.
Não te posso dar nenhum diagnóstico mas se fosse eu a ti aguentava até vir as velas novas sem dar esse tipo de tratamento ao bicho.

Possivelmente será só isso, velas cansadas que não aquecem o suficiente e com o frio que tem esteve :cry: até as máquinas se recentem.
Boas,
sim nao é nada aconselhavel fazer isso,eu NUNCA (até ontem)fiz isso,até pq o comprei novo,(posso dizer isto pq nunca saiu da minha mao). o bicho levou mais desgaste ontem e hoje do que em toda a vida dele(desde julho 2003). Mas ás vezes é preciso testar...e lá tem de ser...(Mas como uso o oleo 0W30(shell helix),já vinha com este de fabrica,diziam q era um bom oleo mesmo a frio...sei q por isto nao é desculpa,mas...
Qnto as velas,nao estao cansadas,estao mesmo mortas :lol: (estao completamente "abertas"nao dao continuidade,e por isso sem consumo-logo nao aquecem.
Mas,nao creio q seja disto,pois o que reza o manual do carro,é que sempre q a temperatura da agua está acima de 5º,pode-se dar à chave,sem deixar apagar a luz das velas,logo ele nao as utiliza.Até porque a luz acende e apaga logo.
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Re: Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por ruipsantos »

Mario_Marques Escreveu:As velas nos carros diesel não têm a mesma função nos gasolina, o motor até trabalhava sem elas depois de pegar, logo se pega bem á partida não será de lá a não ser que estejam a originar mais algum problema.
Pela tua descrição pode ser muita coisa, sem ver diria que pode ser algumas destas coisas, n75, tubos de vácuo rotos, sensor map lixado, maf dificilmente será pelos sintomas senão nunca puxava bem, a não ser que a maf esteja a fazer algum tipo de intermitência.
Outra hipotese pode ser a geometria do turbo a prender, mas antes de ir gastar dinheiro lá era aconselhavel ligares á máquina, se der algum ero de sensor é testa-lo, se tudo estiver bem poderá estar lá no turbo.
Se puderes liga o carro a uma máquina de diagnostico.
Olá,
qual é a n75?Fez agora um ano que tive de desmontar o turbo p limpar a geometria(andava a entar em safe)(foi testada também a valvula q aciona a geometria)e com a pressa a desencaixar um tubo de vacuo,acabei por partir o encaixe na valvula (1j0906627)que alimentava a egr,que tive de montar uma nova,(e isto ,até hoje,foi a maior reparaçao que sofreu,alem da mudança da correia distribuiçao á meio ano).

Quando mudou a correia(na VW) alertei o consecionario para este sintoma(pq já me tinha acontecido 2vezes)aí eles ligaram-no á maquina,mas nao havia erro nenhum(apenas me disseram que era melhor meter esta tal valvula nova(pq como era só o encaixe que alimentava a egr.eu tapeio apenas,pq a egr está off,e fisicamente também,fiz uma junta cega).

Este sintoma acontecia para mais ao menos 2 em 2 meses,só que agora é todos os dias.
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Re: Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por ruipsantos »

E agora resolvi fazer o seguinte teste:
Com o carro parado durante algumas horas(de manha,e á noite dpois do trabalho)ponho a trabalhar ,pega bem,um pouquito a trabalhar para espalhar o oleo... umas acelaradelas a fundo(com a embraeagem apertada) lá p a terceira acelaradela manifesta-se logo o sintoma.e para o manter a trabalhar tenho de ter o acelarador a fundo.caso o desligue demora muito a pegar.
Vim a descobrir assim que o sintoma só acontece mesmo qndo se acelera a fundo no motor.,pois antes eu arrancava normalmente e quando chegava a uma rotunda(sempre na mesma lol)e caso que tivesse de dar gas(mto movimentada)acontecia quase sempre.

Já reparei que por exemplo de manha pouco tempo dpois de arrancar,ouve-se um rele na zona por cima dos pedais a ligar e desligar caso eu acelere ou desacelere em andamento.Nao terá nada a ver...

Comentaram comigo hoje se nao seria uma segurança (por causa do motor estar frio).Caso fosse isso simplesmente reduziria automaticamente as rotaçoes,nao o motor ficar a trabalhar muito irregular(parece que está descomandado ou a trabalhar só em dois cilindros,ele a"tremer"abana +-8cm,ai os apoios do motor...lol)
Será algum injector?
Será falta de gasoleo em algum sitio?alguma fuga num tubo de gasoleo que ganhe ar e desferre????
Alertaram-me também que um conhecido...com os mesmos sintomas,foi a bomba injectora...

Tem agora 98mil km,e ainda só lhe mudei o filtro do gasoleo aos 60 mil,vou mudalo este fim de semana.O tubo(transparente) que alimenta a bomba está sempre a passar bolhas de ar(embora pequenas) faz alguma diferença?
Fora isto trabalha normalmente.puxa bem.
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Re: Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por soules_s »

Se fizeste uma descarbonização ha um ano retiraria logo essa possibilidade, de geometria presa! Ligar a maquina e ver valores é o melhor que podes fazer, ver os valores de MAF, ver os injectores...

O filtro de gasoleo deve ser trocado de 30 em 30 mil!
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Re: Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por ruipsantos »

soules_s Escreveu:Se fizeste uma descarbonização ha um ano retiraria logo essa possibilidade, de geometria presa! Ligar a maquina e ver valores é o melhor que podes fazer, ver os valores de MAF, ver os injectores...

O filtro de gasoleo deve ser trocado de 30 em 30 mil!
Desculpa a minha ignorancia,mas,na "maquina" também dá para ver os "valores" dos injectores?(pressao?debito???)
Há 2 anos andei para comprar um cabo ,aqui á venda,mas já nao me lembro porqué acabei por nao o fazer,nao sei se era porque era atravez de usb(e alguem disse q era mto limitado)....já nao me lembro bem.estou a ver que tenho de voltar ao assunto.
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Re: Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por BlackGolf »

Tive um amigo meu que tinha exactamente esses sintomas, com a diferença que o dele era sempre, ou seja, tanto a frio como a quente.
Inicialmente apontei para os injectores, mas veio a verificar-se que estavam bons.
Depois começou-se a desconfiar do volante de motor e era mm isso.

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Re: Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por ruipsantos »

O que é que acontece ao volante,para dizermos q está "lixado"? a meu ver só se for empenado.Aí o defeito faz-se notar sempre que o motor estiver a trabalhar,ou seja desde q o volante estiver a rodar.Fica identico a um pneu descalibrado qndo vamos a uma velocidade mais ao menos alta.

Outro sintoma que agora também tem(que me esqueci de referir)é que as vezes qndo está ao relantim (+-950rpm),de vez em quando acelera sozinho até +-1100rpm durante praí uns 7 ou 8segundos dpois volta ao normal.
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Re: Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por Luis Santos »

Hum... já alguma vez viste um Bi-massa aberto?

aquilo tem um conjunto de molas grandes que servem para absorver a trepidação do motor....e também armazena binário! ao relati e afins..absorve vibrações....

quando aceleras..as molas contraem o que podem....suavemente de modo a absorver o binário mais brusco...e depois quando essa aceleração brusca diminui...as molas vão descarregando suavemente o binário carregado nelas...ao descomprimirem!

o que costuma acontecer é aquilo partir-se tudo por dentro de tanta cacetada levar!;) LOL ja andei com Bi massa lixado ao ponto de o carro parecer que se tva a partir todo!

ps: nao devias esforçar o carro..quando sabes que ele se embrulha todo..podes danificar algo mais!


O que mais sofre com um volante de motor lixado é a transmissão...principalmente a caixa de velocidades!
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Re: Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por ruipsantos »

No fim de mais uns ensaios...,só pode ser a nivel de "mecanica",quero dizer q nao pode ser nada a nivel de electricidade.
Só pode ser ou a bomba injectora,ou os injectores.
Pois para por o motor todo a "tremer",ou isso,ou descomandado,mas descomandado,também se iria notar dpois de quente.
De notar que se eu arrancar(a frio),sem puxar logo pelo carro nao acontece nada.só mesmo quando se calca o acelarador a fundo.(a "fundo"nao me quero referir em 1º ao redline,mas meter 1º e acelarar apenas um pouco mais acima do "normal",mesmo sem chegar ao red line.
Para ver isto tinha que,com o sintoma a manifestar-se fazer por tentativas,que era desenroscar um dos tubos q alimentam o injector e ver se saía gasoleo,e fazer isso sucessivamnete nos 4,se deitas-se,aí partiria p os injectores.
O problema é que com a vibraçao que o motor faz(qndo o sintoma se manifesta)proibe qualquer intervençao mo motor lol.
Fico num dilema,pois estar a tirar os injectores e a bomba para mandar testar/ensaiar numa casa do ramo,dizem que fica carissimo...e caso o problema nao seja daí :? ,lá se vai o guito para nada.É claro que pelo menos tirava logo as duvidas.
O carro tem neste momento 98 mil km,devia fazer alguma revisao na bomba ou nos injectores??ou isso nao é preciso?
Entao nunca aconteceu isto a ninguem???
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Re: Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por ruipsantos »

mais uma experiencia:
nao sei que temperatura estava,mas ao ligar a chave na 2º posiçao a luz da resistencia acende e apaga logo.
Medindo a tensao aos bornes das resistencias nao chega tensao nenhuma(ou seja nao existe preaquecimento),mas dpois de dar á chave e por o motor a trabalhar já existe tensao nas resistencias,ou seja: o que nao entendo,nao existe preaquecimento,mas depois de o motor pegar existe aquecimento durante 3 minutos.
Faltame fazer o ensaio dpois do motor estar quente.
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Re: Avaria-motor esquezita golf iv tdi 110cv.

Mensagem por ruipsantos »

Passei no mecanico,onde numa breve analise me disse que parecia ser das touches que parece que desferravam...
Aconselhoume,para experiencia,a mudar de oleo,para 5W30,poi o que eu uso é o 0W30 da shell helix.
Disseme que este oleo por ser mto fino,pode "escaparse..."mais facilmente e as touches desferrarem...
Nao me estava a apetecer estar a tapar o sol com a peneira,pois mais cedo ou mais tarde o problema irá aparecer novamente,até pq o motor veio de fabrica com este oleo,e sempre funcionou bem até agora.Se o oloeo é mto fino,também em frio irá carregar mais rapidamente as touches(penso eu),o que se fosse mto grosso e em frio mais espeso se tornava...
O que acham?? ALguem já se deparou com isto???
CAso isto seja verdade,nao poderá ser falta de pressao de oleo??claro q isto também já originaria a gripar o motor...
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