Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Responder
avantgarde
Rookie
Rookie
Mensagens: 88
Registado: 29 nov 2008, 18:49
Localização: Sintra

Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por avantgarde »

Boa noite Golfistas

Tenho uma dúvida que não consegui esclarecer, mesmo após várias buscas aqui no fórum.

O meu Golf van 1.9TDI de 2006/03 mudou o óleo há cerca de um ano e sensivelmente dois meses, logo a seguir a tê-lo comprado, tendo sido utilizado o óleo normal 5w40 com as especificações VW (injector-bomba). Resta dizer que faço uma quilometragem anual bastante baixa (2500~2700km anuais), pois o carro só é utilizado praticamente ao fim-de-semana. Perante estes dados, gostaria que me informassem:

->Devo mudar o óleo de ano a ano, como muitos dizem?
->Devo mudar o óleo só aos 15.000km?
->Ou devo mudar o óleo conforme aquele que ocorrer primeiro? (neste caso, é claramente o ano)

Um abraço a todos
avantgarde
Rookie
Rookie
Mensagens: 88
Registado: 29 nov 2008, 18:49
Localização: Sintra

Re: Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por avantgarde »

Ninguém? :oops: :(
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por cristo_844 »

a indicação que tenho para meu no regime long-life e os 30 mil ou 2 anos...conforme aquele que ocorrer primeiro :wink:
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
avantgarde
Rookie
Rookie
Mensagens: 88
Registado: 29 nov 2008, 18:49
Localização: Sintra

Re: Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por avantgarde »

Obrigado pelo esclarecimento :wink:

Parece-me que vou ter que mudar o óleo por falta de uso :oops:

Um abraço
spoz
Amateur
Amateur
Mensagens: 297
Registado: 16 mar 2009, 11:41
Localização: Loulé - Algarve

Re: Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por spoz »

Cristo,o óleo também perde as suas propriedades se não for usado ?
Imagem
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por cristo_844 »

spoz Escreveu:Cristo,o óleo também perde as suas propriedades se não for usado ?

sim...perde
mas os experts que se manifestem :mrgreen:
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
spoz
Amateur
Amateur
Mensagens: 297
Registado: 16 mar 2009, 11:41
Localização: Loulé - Algarve

Re: Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por spoz »

cristo_844 Escreveu:
spoz Escreveu:Cristo,o óleo também perde as suas propriedades se não for usado ?

sim...perde
mas os experts que se manifestem :mrgreen:
nao fazia ideia..

já agora aproveitando este topic, alguém me sabe dizer onde posso comprar o Long Life III (presumo que seja o mais aconselhado) a baixo custo? para poder mudar "em casa" ?
Imagem
avantgarde
Rookie
Rookie
Mensagens: 88
Registado: 29 nov 2008, 18:49
Localização: Sintra

Re: Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por avantgarde »

Não querendo fugir à questão colocada pelo user Spoz, queria só fazer uma pergutinha extra :roll:

Acham muito mal só trocar o óleo na altura da IPO, Março? Ou devo trocar mesmo já já? :?

Offtopic: Spoz, se quiseres posso alterar o nome do Topic para responder à tua pergunta :wink:

Um abraço e obrigado
spoz
Amateur
Amateur
Mensagens: 297
Registado: 16 mar 2009, 11:41
Localização: Loulé - Algarve

Re: Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por spoz »

não não, não quero apoderar-me disto xD

pah a ideia que tinha, e acho que foi o que me ensinaram na escola de condução na altura é a seguinte:

tens que mudar o óleo de X em X km porque este fica "contaminado" com "pequenas partículas de ferro" resultantes do atrito entre peças do motor.
se o teu motor não tem rodado supostamente não terás o teu óleo tão "contaminado" como se tivesse..

é esta a ideia sobre o assunto que eu tenho.. mas claro se o Cristo confirmou que o óleo mesmo quando não rola perde qualidades.. depende sempre de "quanta qualidade" perdeu. . ahaha

espero nao estar a dizer asneiras..
Imagem
bcortez
Expert
Expert
Mensagens: 896
Registado: 22 abr 2008, 00:41
Localização: Lisboa

Re: Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por bcortez »

Atenção a uma coisa: se na troca foi utilizado oleo 5W40 este equivale à norma 505.01 e deve ser trocado em 15000 km ou em 1 ano o que acontecer primeiro.

Como já foi referido os óleos perdem qualidades, quer com o tempo quer com a utilização, principalmente em motores com sistemas de recirculação de gases de Escape (EGR).

O teu computador de bordo já devia ter avisado que devias trocar se isso não aconteceu é porque não alteraram isso na electrónica e ele acha que ainda está a fazer Long Life.

Segundo consta o carro vem equipado com uma sonda que verifica o estado do óleo, mas não sei se será muito de confiar.
Última edição por bcortez em 19 dez 2009, 01:20, editado 1 vez no total.
Imagem
avantgarde
Rookie
Rookie
Mensagens: 88
Registado: 29 nov 2008, 18:49
Localização: Sintra

Re: Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por avantgarde »

Obrigado pelos esclarecimentos :wink:

Vou trocar de Óleo o mais rapidamente possível, então. Por acaso tinha esta dúvida, mas nunca pensei que fosse preciso, tendo o carro pouco uso.

Obrigado mais uma vez a todos

Um abraço
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por Mario_Marques »

Alem das partículas que falaram em cima há outro problema, os óleos sintéticos possuem detergentes para limpar o motor que também ajudam a que o óleo seja mais degradavel e menos poluente que os óleos minerais, com o carro parado esta reacção de vamos designa-la por auto-destruição, acelera-se, depois outra coisa que nenhum fabricante refere é o facto do óleo ser long-life mas o filtro de oleo não é, basta ver que quando se troca um filtro de oleo long-life aquilo tem o dobro da sujidade de um filtro convencional, isto a longo prazo pode levar a vários problemas, um deles falha de lubrificação de turbo, a opel por exemplo também tem um plano de manutenção long-life, geralmente quem o segue á risca lá para os 100 e tal mil km's começa a dar problemas, falo por experiência própria, eles mudam a distribuição aso 150mil, a bomba de água aos 100mil já se está a queixar e começa a verter, se uma pessoa não anda a pau dá cabo do motor, o mesmo se passa com o Ford 1.6 diesel com motor psa e outros com o mesmo motor e plano de manutenção igual, resumindo, o long life é muito bonito e tal como argumento de venda e para quem faz muitos km's num curto espaço de tempo, de resto não me inspira nenhuma confiança.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Remix
Amateur
Amateur
Mensagens: 483
Registado: 18 jan 2009, 19:48
Localização: Portugal...

Re: Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por Remix »

Tenho uma duvida...

O meu Golf 1.9 de 2005 tem que usar que tipo de oleo ?
Não estou a fazer long live.

Como posso saber se o meu carro tem filtro de particulas ?

Cumps...
Peter
Pro
Pro
Mensagens: 1147
Registado: 03 out 2008, 18:09
Localização: Margem Sul Power

Re: Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por Peter »

Remix Escreveu:Tenho uma duvida...

O meu Golf 1.9 de 2005 tem que usar que tipo de oleo ?
Não estou a fazer long live.

Como posso saber se o meu carro tem filtro de particulas ?

Cumps...
Boas em principio só tens filtro de partículas se fores bluemotion, quanto ao óleo 5w40 a obedecer á norma 505.01. Não quer dizer que não possas por outro óleo mas na VW é este que metem.
VW Golf V 1.9 TDI - 174CV
viewtopic.php?f=21&t=36033
Imagem
Remix
Amateur
Amateur
Mensagens: 483
Registado: 18 jan 2009, 19:48
Localização: Portugal...

Re: Mudança de Óleo em Golf V 1.9 TDI

Mensagem por Remix »

"Boas em principio só tens filtro de partículas se fores bluemotion...."

Mas não ha uma maneira mais certa de saber se tenho filtro de particulas ou não ?

Cumps...
Responder