[DIY GOLF 4] - Desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Responder
orix
Rookie
Rookie
Mensagens: 99
Registado: 21 dez 2008, 21:21
Localização: Portugal

[DIY GOLF 4] - Desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por orix »

Olá pessoal,

Recentemente o rádio GAMMA do meu Golf IV ficou em SAFE MODE. Apesar de ter o código de desbloqueio não sabia como introduzi-lo. Após alguma pesquisa no Google/experimentação lá encontrei a solução...

Nota prévia: é necessário ter o código de desbloqueio do rádio, caso não o tenham, entrem em contacto com a assistência da VW ou alguém que perceba do assunto.

Para quem tem o código, basta seguir os seguintes passos:

1º) ligar o rádio - aparece a mensagem "SAFE" seguida de "1000";

2º) com as teclas 1,2,3 e 4 digitar o código de segurança. Por exemplo, se o código for 5698, pressionam 4vezes a tecla 1, 6 vezes a tecla 2, 9 vezes a tecla 3 e 8 vezes a tecla 4;

3º) pressionar durante 2 segundos o botão do lado direito do seek (ver imagem)

Imagem

4º) se o código for correcto ouve-se um "beep" e no ecrã aparece a mensagem "LEARN";

5º) carregar num dos botões das estações (1,2,3..etc) e temos novamente o rádio a funcionar;

O procedimento é simples, mas como não nascemos ensinados... aqui fica este mini DIY :wink:

Abraço
DieselRocks
Rookie
Rookie
Mensagens: 176
Registado: 07 jan 2007, 01:31
Veículos: Golf IV AJM 115cv/312Nm
Localização: Bragança<->Coimbra<->Vila Real de Santo António

Re: [DIY] Como desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por DieselRocks »

Boas! Se o rádio já andou instalado nesse carro e o que se fez foi, por exemplo, desconectar as ligações por qualquer motivo, antes de ligar o rádio dá-se à chave até à ignição. De seguida ligas o rádio. Deste modo, o rádio irá ler a informação do código directamente da centralina (aparece "Learn" no display), sem necessidade de reintroduzir o código.

Abc!
Imagem
___________________________________
Golf IV 1.9 TDI Highline
:twisted: AJM AO PODER!!! :twisted:
fagon
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 09 jul 2009, 14:13
Localização: Amadora

Re: [DIY] Como desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por fagon »

orix Escreveu: ...
2º) com as teclas 1,2,3 e 4 digitar o código de segurança. Por exemplo, se o código for 5698, pressionam 4vezes a tecla 1, 6 vezes a tecla 2, 9 vezes a tecla 3 e 8 vezes a tecla 4;
...
No exemplo apresentado (5698) não será:

5 -----> 5 x tecla 1?
6 -----> 6 x tecla 2
9 -----> 9 x tecla 3
8 -----> 8 x tecla 4
DieselRocks
Rookie
Rookie
Mensagens: 176
Registado: 07 jan 2007, 01:31
Veículos: Golf IV AJM 115cv/312Nm
Localização: Bragança<->Coimbra<->Vila Real de Santo António

Re: [DIY] Como desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por DieselRocks »

Não, porque o código que aparece no rádio inicialmente é 1000, e não 0000, daí que no primeiro dígito se carregue menos uma vez.
Abc
Imagem
___________________________________
Golf IV 1.9 TDI Highline
:twisted: AJM AO PODER!!! :twisted:
fagon
Beginner
Beginner
Mensagens: 15
Registado: 09 jul 2009, 14:13
Localização: Amadora

Re: [DIY] Como desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por fagon »

DieselRocks Escreveu:Não, porque o código que aparece no rádio inicialmente é 1000, e não 0000, daí que no primeiro dígito se carregue menos uma vez.
Dúvida esclarecida.
Obrigado
DomPedro
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 02 nov 2009, 22:21

Re: [DIY] Como desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por DomPedro »

Boa noite! Tenho um radio gamma leitor de cassetes e não estou a conseguir desbloquea-lo seguindo as vossas indicações.

Começando pelo passo nº 1, a única indicação que tenho no display é a palavra "safe"... o número "1000" nao me aparece.
Deixo algumas questões:

1 - O facto do meu radio não ter leitor de cds implica alguma alteração de procedimentos? O radio que serve de exemplo no manual não corresponde ao que tenho instalado...

2 - Há alguma forma de confirmar se o codigo está correcto e se corresponde ao radio que tenho no carro? O manual que tenho (todo em Alemão) tem as seguintes indicações: Radio-Karte VWZ6Z3W1518608, 1225
(esta numeração encontra-se num autocolante colocado por cima da folha original que, por sua vez, tem outro código por baixo - 0387.. vou experimentar este código amanha - 0x tecla1, 3x tecla2, 8x tecla3, 7x tecla 4)

3 - Alguém consegue arranjar o manual em Inglês?

Agradeço a vossa ajuda!
DomPedro
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 02 nov 2009, 22:21

Re: [DIY] Como desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por DomPedro »

Alguém me pode dar uma ajuda?
orix
Rookie
Rookie
Mensagens: 99
Registado: 21 dez 2008, 21:21
Localização: Portugal

Re: [DIY] Como desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por orix »

Olá DomPedro,

Relativamente a outros modelos de auto-rádio não te sei ajudar.

No entanto, lembro-me que quando andei a pesquisar no google sobre como desbloquear o meu auto-radio, encontrei algumas referencias sobre o código inicial também aparecer "0000" em modelos montados na Audi... e a forma de desbloqueio era similar. Tenta pesquisar em inglês por "unlock gamma radio vw", talvez encontres informação válida.

Experimenta clicar noutros botões (que não nos números 1,2,3,4,5,6) a ver se aparece o código "0000" ou "1000" no display.

Depois disso é só inserir o código, caso esteja errado, ele simplesmente não desbloqueia. Se não desbloquear com o 1º código, desliga o rádio, volta a ligá-lo e só então deves inserir o outro código.

Já agora, a passagem da mensagem "SAFE" para "1000" ainda demora uns 10 ou 15 segundos...

Abraço
mendigo
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 25 mar 2008, 23:24

Re: [DIY] Como desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por mendigo »

DomPedro Escreveu:Boa noite! Tenho um radio gamma leitor de cassetes e não estou a conseguir desbloquea-lo seguindo as vossas indicações.

Começando pelo passo nº 1, a única indicação que tenho no display é a palavra "safe"... o número "1000" nao me aparece.
Deixo algumas questões:

1 - O facto do meu radio não ter leitor de cds implica alguma alteração de procedimentos? O radio que serve de exemplo no manual não corresponde ao que tenho instalado...

2 - Há alguma forma de confirmar se o codigo está correcto e se corresponde ao radio que tenho no carro? O manual que tenho (todo em Alemão) tem as seguintes indicações: Radio-Karte VWZ6Z3W1518608, 1225
(esta numeração encontra-se num autocolante colocado por cima da folha original que, por sua vez, tem outro código por baixo - 0387.. vou experimentar este código amanha - 0x tecla1, 3x tecla2, 8x tecla3, 7x tecla 4)

3 - Alguém consegue arranjar o manual em Inglês?

Agradeço a vossa ajuda!
eu tambem estou com esse problema no meu radio AURA versao cd, da SEAT...
ja apareceu a pedir codigo, mas nao tinha la entao desliguei, kuando voltei a ligar o radio so aparece la safe, nada mais... ja esperei, fiz de tudo em todas as teclas e nao passa a "1000".... :cry:
orix Escreveu:Olá DomPedro,

Relativamente a outros modelos de auto-rádio não te sei ajudar.

No entanto, lembro-me que quando andei a pesquisar no google sobre como desbloquear o meu auto-radio, encontrei algumas referencias sobre o código inicial também aparecer "0000" em modelos montados na Audi... e a forma de desbloqueio era similar. Tenta pesquisar em inglês por "unlock gamma radio vw", talvez encontres informação válida.

Experimenta clicar noutros botões (que não nos números 1,2,3,4,5,6) a ver se aparece o código "0000" ou "1000" no display.

Depois disso é só inserir o código, caso esteja errado, ele simplesmente não desbloqueia. Se não desbloquear com o 1º código, desliga o rádio, volta a ligá-lo e só então deves inserir o outro código.

Já agora, a passagem da mensagem "SAFE" para "1000" ainda demora uns 10 ou 15 segundos...

Abraço
ja andei a tarde toda com ele desligado e depois um tmpo com ele ligado e nao passa de SAFE a 1000...
sera que existe alguma sequencia de teclas do radio para fazer isso? :roll:
Imagem
ImagemImagem
pedro030033
Pro
Pro
Mensagens: 1111
Registado: 23 abr 2009, 00:19
Localização: Tondela - lageosa do dao

Re: [DIY] Como desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por pedro030033 »

eu sei, se fosse a tarde dava a certeza, acho que para aparece o 1000 tens que carregar no TP e AS ao mesmo tempo, amanha já dou a certeza porque tenho isso apontado ao pé so codigo
Golf IV TDI 110cv - o verdadeiro
Golf III GTTDI 90cv- el diablo
Golf III TDI 80cv - o bichinho Vendido
Golf III TD 75cv - el carregador (morreu)
Golf VI Plus 105cv-Novo
Seat Toledo TDI 110CV - o avec
Ferrari 14 - a maquina
mendigo
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 25 mar 2008, 23:24

Re: [DIY] Como desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por mendigo »

pedro030033 Escreveu:eu sei, se fosse a tarde dava a certeza, acho que para aparece o 1000 tens que carregar no TP e AS ao mesmo tempo, amanha já dou a certeza porque tenho isso apontado ao pé so codigo
pois, mas isso nao e estando o radio a funcionar, e tu quereres mudar o fazer com k o codigo deixe de ser pedido?
pensava k era isso... ou kualker coisa com a tecla prg como diz no manual...
e que no manual so diz para esperar que volte a aparecer o 1000 na vez do "2 safe"... e nada....
Imagem
ImagemImagem
pedro030033
Pro
Pro
Mensagens: 1111
Registado: 23 abr 2009, 00:19
Localização: Tondela - lageosa do dao

Re: [DIY] Como desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por pedro030033 »

se calhar li mal, disseram ai que nos radios de k7 (como o meu que tem as 2a) quando o codigo decaparece, aparece no visor, "safe mode" e tens que carregar em duas teclas para aparecer "1000"
Golf IV TDI 110cv - o verdadeiro
Golf III GTTDI 90cv- el diablo
Golf III TDI 80cv - o bichinho Vendido
Golf III TD 75cv - el carregador (morreu)
Golf VI Plus 105cv-Novo
Seat Toledo TDI 110CV - o avec
Ferrari 14 - a maquina
mendigo
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 25 mar 2008, 23:24

Re: [DIY] Como desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por mendigo »

pedro030033 Escreveu:se calhar li mal, disseram ai que nos radios de k7 (como o meu que tem as 2a) quando o codigo decaparece, aparece no visor, "safe mode" e tens que carregar em duas teclas para aparecer "1000"
e capaz...
mas a tecla TP e AS sao a mesma...
:D
Imagem
ImagemImagem
pedro030033
Pro
Pro
Mensagens: 1111
Registado: 23 abr 2009, 00:19
Localização: Tondela - lageosa do dao

Re: [DIY] Como desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por pedro030033 »

nao lol, olha na imagem que esta em cima, o TP é um botao redondo e o AS esta em baixo, mas amanha confirmo
Golf IV TDI 110cv - o verdadeiro
Golf III GTTDI 90cv- el diablo
Golf III TDI 80cv - o bichinho Vendido
Golf III TD 75cv - el carregador (morreu)
Golf VI Plus 105cv-Novo
Seat Toledo TDI 110CV - o avec
Ferrari 14 - a maquina
mendigo
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 25 mar 2008, 23:24

Re: [DIY] Como desbloquear rádio GAMMA (SAFE MODE)

Mensagem por mendigo »

peskisei agr em sites ingleses, e la diz k basta deixar o radio ligado 1h, k ele deve desligar se sozinho...
ou seja, ligar o radio e trakar o carro com ele ligado, k ao fim d uma hora ele desliga (isso sei k el fazia), e pelos vistos kuando se for ligar ele ja pede codigo novamente, amanha ja testo, k esta hora ja nao e hora de estar uma hora a espera k ele se desligue.... :lol:

se alguem kiser testar ja hoje... esta a vontade...
Imagem
ImagemImagem
Responder