Helder Filipe Escreveu:rogérioff Escreveu:Boas noites, pessoal.
Cuidado com as pressões nos reservatórios sem válvulas de segurança. Apesar dos compressores dos frigoríficos terem um débito baixo, atingem pressões superiores a 30bar, o que se pode tornar numa autêntica bomba.
Força com o projecto mas cuidado com as aventuras.
cumprimentos.
Boas!!!
Sim, convem ter 1 valvula de segurança no reservatorio, tal como esta descrito no 1º post...
As pressoes que indicas de 30 Bares ou mais acho que nao se aplica a compressores hereméticos com 1/4cv, a pressao exercida no pistao a empurrar para baixo seria tanta que este ja teria disparado o termico do motor, ou na ausencia deste derretido a instalaçao ou bobinagem do mesmo...
E ainda se a instalaçao do ar da saida do compressor ao reservatorio e afins for feita em tubo pneumatico este aos 12 ares, pum rebenta...Ja agora que estamos a falar de segurança, vejam bem o tipo de reservatorio que escolhem a pressao maxima e indicada que aguentam e o estado geral do mesmo...
E tal como o membro Rogérioff diz, nao se esqueçam da valvula de segurança, e nao se esqueçam que estamos a lidar com pressoes e que nao acontece so aos outros...
Cumprimentos...
Boas, pessoal!
Amigo Helder, experimenta a ligar um manómetro com uma escala de 50 ou 60 bar directamente ao tubo de compressão que sai do compressor, depois de observares a pressão pensa na grandeza dos valores. Quanto à força exercida no pistão ela é a resultante da pressão e da secção do mesmo, e neste caso os compressores têm um diâmetro de pistão bastante reduzido, logo a força não é nada de especial. Força e pressão são grandezas diferentes, e é por isso que por exemplo uma locomotiva de 120 toneladas, trava utilizando uma pressão de frenagem de apenas 3,5 bar.
Quanto ao facto de apenas terem uma potência de 1/4 cv isso reflecte-se no baixo débito de ar que é capaz de produzir e não na pressão. Quantos minutos leva a encher um reservatório de 25L a 10 bar? No caso de um compressor de 1cv o tempo será certamente inferior.
Reafirmo ainda que os reservatórios são os orgãos pneumáticos que mais merecem a nossa atenção,pois devido às suas grandes superfícies estão submetidos a grandes forças. Se tomarmos o exemplo de um reservatório cúbico com 10 cm de lado e uma pressão de 10 bar ele está submetido a uma força interna de 6 tons.
A pneumática é muito engraçada e boa para falar um pouco.
Cumprimentos