[DIY GERAL] - Compressor Caseiro

Responder
Helder Filipe
Amateur
Amateur
Mensagens: 482
Registado: 02 mar 2006, 13:06
Localização: Braga\Fafe

Re: Compressor Caseiro...

Mensagem por Helder Filipe »

GT TDI Escreveu:Boas.
O meu frigorífico está prestes a ir para o lixo e agora nas férias vou fazer uma coisa destas.
Mas fiquei com algumas dúvidas:

A Torneira de purga pode ser uma torneira de água normal ou terá de ser indicada para pressões de ar?
Ou será que posso pedir mesmo uma torneira de purga (já fabricada para esse fim)?
Os compressores de ar dão para adaptar pistolas para esguichar agua com pressão também? Tipo aquelas de lavar o chão? Ou só da para fazer vapor?

Obrigado e Abraço.
Boas!!!
Sim,existem torneiras para purga a venda, e e relativamente barato, pede o mais pequeno possivel para nao dar muito nas vistas :D ...
Quanto ao adpatar pistolas para agua, podes comprar aquelas normais que se vendem para limpezas com reservatorio, retiras o reservatorio da mesma e apertas a mangueira da agua no tubo de pesca, e funciona porreiro, mas nao te esqueças que para isso precisas de 1 bom reservatorio de Ar pois basta algumas "pistoladas" e la se vai o ar, nao sei ate que ponto este tipo de compressor funcionara para isso...
Cumprimentos... :wink:
Vw Golf Mk3 Gld 64Hp
Bmw 318 TDS Touring M
GT TDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 293
Registado: 08 dez 2005, 14:06

Re: Compressor Caseiro...

Mensagem por GT TDI »

Boas :D

Obrigado pela resposta.
Nesse caso acho que uma garrafa de gas normal não deve chegar, talvez se fosse uma daquelas maiores, do género das de aquecimento central fosse melhor.
De qualquer maneira vou-me aventurar, e logo vejo o que consigo arranjar ;).
Mais uma vez obrigado.
Abraço.
Imagem
rogérioff
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 12 ago 2006, 13:37
Localização: Barreiro

Re: Compressor Caseiro...

Mensagem por rogérioff »

Boas noites, pessoal.

Cuidado com as pressões nos reservatórios sem válvulas de segurança. Apesar dos compressores dos frigoríficos terem um débito baixo, atingem pressões superiores a 30bar, o que se pode tornar numa autêntica bomba.
Força com o projecto mas cuidado com as aventuras.

cumprimentos.
Helder Filipe
Amateur
Amateur
Mensagens: 482
Registado: 02 mar 2006, 13:06
Localização: Braga\Fafe

Re: Compressor Caseiro...

Mensagem por Helder Filipe »

rogérioff Escreveu:Boas noites, pessoal.

Cuidado com as pressões nos reservatórios sem válvulas de segurança. Apesar dos compressores dos frigoríficos terem um débito baixo, atingem pressões superiores a 30bar, o que se pode tornar numa autêntica bomba.
Força com o projecto mas cuidado com as aventuras.

cumprimentos.

Boas!!!
Sim, convem ter 1 valvula de segurança no reservatorio, tal como esta descrito no 1º post...
As pressoes que indicas de 30 Bares ou mais acho que nao se aplica a compressores hereméticos com 1/4cv, a pressao exercida no pistao a empurrar para baixo seria tanta que este ja teria disparado o termico do motor, ou na ausencia deste derretido a instalaçao ou bobinagem do mesmo...
E ainda se a instalaçao do ar da saida do compressor ao reservatorio e afins for feita em tubo pneumatico este aos 12 ares, pum rebenta...Ja agora que estamos a falar de segurança, vejam bem o tipo de reservatorio que escolhem a pressao maxima e indicada que aguentam e o estado geral do mesmo...
E tal como o membro Rogérioff diz, nao se esqueçam da valvula de segurança, e nao se esqueçam que estamos a lidar com pressoes e que nao acontece so aos outros...
Cumprimentos... :wink:
Vw Golf Mk3 Gld 64Hp
Bmw 318 TDS Touring M
rogérioff
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 12 ago 2006, 13:37
Localização: Barreiro

Re: Compressor Caseiro...

Mensagem por rogérioff »

Helder Filipe Escreveu:
rogérioff Escreveu:Boas noites, pessoal.

Cuidado com as pressões nos reservatórios sem válvulas de segurança. Apesar dos compressores dos frigoríficos terem um débito baixo, atingem pressões superiores a 30bar, o que se pode tornar numa autêntica bomba.
Força com o projecto mas cuidado com as aventuras.

cumprimentos.

Boas!!!
Sim, convem ter 1 valvula de segurança no reservatorio, tal como esta descrito no 1º post...
As pressoes que indicas de 30 Bares ou mais acho que nao se aplica a compressores hereméticos com 1/4cv, a pressao exercida no pistao a empurrar para baixo seria tanta que este ja teria disparado o termico do motor, ou na ausencia deste derretido a instalaçao ou bobinagem do mesmo...
E ainda se a instalaçao do ar da saida do compressor ao reservatorio e afins for feita em tubo pneumatico este aos 12 ares, pum rebenta...Ja agora que estamos a falar de segurança, vejam bem o tipo de reservatorio que escolhem a pressao maxima e indicada que aguentam e o estado geral do mesmo...
E tal como o membro Rogérioff diz, nao se esqueçam da valvula de segurança, e nao se esqueçam que estamos a lidar com pressoes e que nao acontece so aos outros...
Cumprimentos... :wink:
Boas, pessoal!
Amigo Helder, experimenta a ligar um manómetro com uma escala de 50 ou 60 bar directamente ao tubo de compressão que sai do compressor, depois de observares a pressão pensa na grandeza dos valores. Quanto à força exercida no pistão ela é a resultante da pressão e da secção do mesmo, e neste caso os compressores têm um diâmetro de pistão bastante reduzido, logo a força não é nada de especial. Força e pressão são grandezas diferentes, e é por isso que por exemplo uma locomotiva de 120 toneladas, trava utilizando uma pressão de frenagem de apenas 3,5 bar.
Quanto ao facto de apenas terem uma potência de 1/4 cv isso reflecte-se no baixo débito de ar que é capaz de produzir e não na pressão. Quantos minutos leva a encher um reservatório de 25L a 10 bar? No caso de um compressor de 1cv o tempo será certamente inferior.
Reafirmo ainda que os reservatórios são os orgãos pneumáticos que mais merecem a nossa atenção,pois devido às suas grandes superfícies estão submetidos a grandes forças. Se tomarmos o exemplo de um reservatório cúbico com 10 cm de lado e uma pressão de 10 bar ele está submetido a uma força interna de 6 tons.
A pneumática é muito engraçada e boa para falar um pouco.

Cumprimentos
Responder