Sangrar o circuito dos travões

Responder
vivas soares
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 18 nov 2008, 15:20

Sangrar o circuito dos travões

Mensagem por vivas soares »

Bom dia, desculpem se este assunto já foi abordado em tópicos anteriores mas eu na pesquisa que fiz no forum não encontrei. O que se passa é o seguinte ontém esteve a substituir os calços de travão no meu golf 2 GTD e antes de os comprar tinha reparado que os tubos flexives de travão da frente estavam resequidos então ao comprara os calços comprei tambem os tubos. O problema é que eu sangrei o circuito e nao ficou a 100% pelo menos dá-me essa sensação. As minhas preguntas são: esta operação faz-se com o carro desligado ou a trabalhar, eu fiz com ele desligado. Como só mexi no circuito dianteiro não sangrei o traseiro pois penso que não é necessário mas se for avisem. Eu fiz o processo "normal" pelo menos é o que já fiz em outros carros e resutou, ou seja duas pessoas um injecta o pedal depois de ter pressão a fundo e abre-se o suspiro até sair so oleo sem ar. Agora não sei se existe mais algum truque que tenha que se fezer? Por isso peço a quem ja o fez ou saiba como se faz o favor de me fornecer dicas.
Cumprimentos para todos os utilizadores do forum.
vwcost
Rookie
Rookie
Mensagens: 195
Registado: 29 out 2008, 22:26
Localização: Aveiro

Re: Sangrar o circuito dos travões

Mensagem por vwcost »

Boas! é normal quando se muda as pastilhas o carro não travar a 100% enquanto as pastilhas nao acamam ao disco,vai ver que depois de uns dias a andar com ele melhora. o sangramento tás a fazer bem agora tens de ver se saiu completamente o ar, pessoalmente acho que deverias sangrar tambem atras nao por interferir na frente mas sim porque o oleo com o tempo perde qualidades. a origem ate recomenda mudar o oleo de travoes de dois em dois anos, so que o pessoal deixar andarrrrrrrrr......até que aconteça alguma coisa que seja preciso mexer no dito cujo :D
MK2 GTD / MK4 TDI
vivas soares
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 18 nov 2008, 15:20

Re: Sangrar o circuito dos travões

Mensagem por vivas soares »

Boas, eu agora que reli o post vi que posso não me ter explicado bem, eu sei que apos mudar as pastilhas e normal não trabar logo a 100% o que eu me refiro que não ficou a 100% tem a ver com o pedal do travão que me dá impressão que ficou a travar mais em baixo do que antes. Mas se o sangramento é feito com o carro desligado e não existe mais nenhum truque para alem do processo que já referi anteriormente vou então deixar andar uns tempos para ver se melhora. Só mais uma questão em média quantas vezes será necessário reperir o processo ao sangar para ficar em condições? Muito obrigado pela resposta.
Cumprimentos
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: Sangrar o circuito dos travões

Mensagem por Sapatariaman »

Boas rapaz. O process é igual ao que descrevi no meu DIY para o MK4, com a diferença que estes têm de ser sangrados a partir da traseira esquerda em Z enquanto o MK4 é a partir da traseira direita contra ponteiros de relógios.

Nem penses em sangrar apenas os da frente. Os quatro ligam na bomba central e quando a esvaziaste entrou ar em todos os tubos, não penses que as falhas de travagem têm a ver apenas com as pastilhas.

Quanto ao número de vezes é tudo relativo. Faz o processo até parar de aparecerem bolhas de ar e tudo fica OK.

O meu conselho é fazeres uma ronda com o carro parado e terminares com uma segunda ronda, com o carro ligado. Verás que com o servo-freio a funcionar, toda a consistência de travagem será perdida e terás necessidade de purgar novamente cada roda.

Muita atenção em cada sangramento para não deixares acabar o óleo ou terás de recomeçar.

Vê o DIY! E podes deixar opinião. Um dia destes a ver se ponho especificamente sobre o MK2...
vivas soares
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 18 nov 2008, 15:20

Re: Sangrar o circuito dos travões

Mensagem por vivas soares »

Ola, ja vi o diy e sem duvida que está muito bom, assim vale a pena. Só que há uma questão que tu disses-te na resposta ao meu post que não aconteceu, tu dizes que eu deixei esvasiar o reservatorio e assim entrou ar para todas as tubações só que isso não aconteceu pois eu só mudei os tubos flexiveis da frente e tive o cuidado de nao deixar acabar o oleo no resevatório, pelo que penso que nao entrou ar para a secção traseira! Mas corrige-me se eu estiver errado.

Assim se tiver que sangrar tambem na traseira quando falas em Z a partir da roda esquerda, depois tenho que ir à direita traseira de seguida à esquerda dianteira e por ultimo a direita dianteira? È assim?

Entao tenho que purgar com o carro desligado e depois a trabalhar para ficar ok! Certo?

Cumprimentos e muito obrigado pela resposta.
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: Sangrar o circuito dos travões

Mensagem por Sapatariaman »

vivas soares Escreveu:Mas corrige-me se eu estiver errado.
Se tiveste esse cuidado não, claro.
vivas soares Escreveu:Assim se tiver que sangrar tambem na traseira quando falas em Z a partir da roda esquerda, depois tenho que ir à direita traseira de seguida à esquerda dianteira e por ultimo a direita dianteira? È assim?
Yep
vivas soares Escreveu:Entao tenho que purgar com o carro desligado e depois a trabalhar para ficar ok! Certo?
Certo!

Depois comenta no tópico se correu bem contigo, para outros poderem saber amis opiniões.
vivas soares
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 18 nov 2008, 15:20

Re: Sangrar o circuito dos travões

Mensagem por vivas soares »

Ok, no sabado vou voltar a sangrar e tambem vou trocar um dos tubos pois tem defeito, uma vez que quando travo o mesmo incha ou seja faz um papo, pelo que vou passar na casa onde o comprei para trocar. logo que tiver o outro vou fazer o novo processo então com o carro desligado e depois com o carro a trabalhar, espero que fique ok.
Cumprimentos muito obrigado pela disponibilidade.
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: Sangrar o circuito dos travões

Mensagem por Sapatariaman »

:wink:
Baroon
Amateur
Amateur
Mensagens: 465
Registado: 04 out 2008, 23:21
Localização: Braga

Re: Sangrar o circuito dos travões

Mensagem por Baroon »

Nao sei se poderei ajudar mas se o pedal de ttravao estava em cima tem que voltar a ficar desde que sangres as 4 rodas. Sempre que se mexe nos travoes deve-se sangrar as 4 rodas pois qualquer ar que se armazene na bomba principal pode originar falhas na travagem, da mesma forma que deves sangrar as rodas uma a uma começando pelas da frente do lado do condutor para o passageiro e atrás repetir o processo ate sair o oleo sem ar e fica impec. Abraço
Imagem
"só há prazer de condução quando se vai ao volante de um...VW...golf mkII...or else vw group"

O meu projecto:viewtopic.php?f=18&t=41374
vivas soares
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 18 nov 2008, 15:20

Re: Sangrar o circuito dos travões

Mensagem por vivas soares »

Baroon Escreveu:Nao sei se poderei ajudar mas se o pedal de ttravao estava em cima tem que voltar a ficar desde que sangres as 4 rodas. Sempre que se mexe nos travoes deve-se sangrar as 4 rodas pois qualquer ar que se armazene na bomba principal pode originar falhas na travagem, da mesma forma que deves sangrar as rodas uma a uma começando pelas da frente do lado do condutor para o passageiro e atrás repetir o processo ate sair o oleo sem ar e fica impec. Abraço
Ola agora não sei como devo fazer se da maneira que tu dizes ou então como diz o sapatiriaman pois ele diz que tem que se comecar da esqueda trazeira e depois em z para a direita trazeira depois para a esquerda diantiera e em seguida para a dianteira direita!!!

Cumprimentos.
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: Sangrar o circuito dos travões

Mensagem por Sapatariaman »

A sequência que te falei tem a ver com uma questão física: o Z é a ordem de tubagens das mais afastadas para as mais curtas, no MK II. Normalmente esvazia-se o ar das mais afastadas, mas de qq forma, poderá resultar na mesma.
vivas soares
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 18 nov 2008, 15:20

Re: Sangrar o circuito dos travões

Mensagem por vivas soares »

ola quando falas nas mais afastadas não terá mais logica começar na direita trazeira pois assim respieta-se o Z pois na traseira não sei mas na dianteira a roda direita a tubagem é mais comprida do que a esquerda, ou seja, deveria começar pela direita traseira depios a esquerda traseira depios a direita dianteira e por ultimo e esquera dianteira? Assim segue-se o Z e começa-se pelas tubações mais longas para as mais curtas! Mas corrige-me se estiver enganado.

Cumprimentos e obrigado
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: Sangrar o circuito dos travões

Mensagem por Sapatariaman »

Sorry, é isso mesmo, eu estava a pensar "de frente" para o carro!!! :oops: :lol:
vivas soares
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 18 nov 2008, 15:20

Re: Sangrar o circuito dos travões (resolvido)

Mensagem por vivas soares »

ola exacto vendo nessa perspectiva o que disseste está correcto. acabei mesmo à bocado de trabalhar no meu golf, meti o tubo novo que tinha dito que ia meter e purgei primeiro com o carro desligadp e tal como me disseste depois de por o carro a trabalhar perdi bastante consistência no pedal, voltei então a purgar com o carro a trabalhar mas so nas da frente e ficou impec, o pedal voltou ao sitio onde estava e mesmo apesar de as pastilhas ainda não terem acamado a 100% (pois no fim de lavar o carro os discos ficam enferrujados e conssegue-se ver onde é que as pastilhas tocam ou não) ja trava bastante bem. Só sangrei á frente pois como da primeira vez tive o cuidado de não deixar acabar o oleo no reservatório enquanto tinha os tubos desapertados!!

Cumprimentos e muito obrigado a todos os que disponobilizaram ajuda especialmente ao sapatariaman!
Sapatariaman
Pro
Pro
Mensagens: 1885
Registado: 30 out 2007, 22:50
Localização: Ora... o nome diz tudo...

Re: Sangrar o circuito dos travões

Mensagem por Sapatariaman »

Hoje por ti, amanhã... :wink:
Responder