[DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Responder
tdi_daemon
Amateur
Amateur
Mensagens: 214
Registado: 01 jun 2006, 23:39
Localização: Lisboa
Contacto:

[DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por tdi_daemon »

Os sintomas tipicos são o ponteiro da temperatura maluco, quer seja descer de repente para o zero ou ficar "horas" no zero com o carro a andar ou "estacionar" nos 60 graus.

É necessário comprar:
- sensor de temperatura (para terem uma idea - http://www.tdiparts.com/catalog/product ... cts_id=351)
- o-ring para vedar
- c-clip em plástico para trancar
- 1 litro de G12

Isto na marca rondou os 45 euros, julgo que numa casa de peças se encontra mais barato mas como se vai poupar na mão de obra...

Ferramentas:
- chave 10 para plástico do motor
- chave philips pequena

O procedimento em si, é relativamente simples embora para maçaricos como eu aconselho terem algum tempo livre (1h/2h) para fazer as coisas com calma. Pessoalmente aproveitei e dei uma limpeza no motor. Para quem tenha experiência será coisa para 10 minutos.

1 - Começar com o carro completamente frio, o ideal é logo de manhã depois do carro parado durante a noite.
2 - Retirar o plastico do motor com a chave 10
3 - Localizar o sensor. No meu caso (motor AHF) facilitou bastante a foto que está no tópico 23867. Basicamente é seguir o tubo superior que vai do radiador até ao bloco do lado direito se tivermos de frente para o carro. O sensor em si está na extremidade desse tubo, junto ao bloco meio tapado por 3 ligações.
4 - O primeiro passo é remover o clip de plástico que tranca o sensor velho. Com uma chave philips bem pequena na parte de baixo do tubo abrir espaço entre o plástico e o metal, puxar para baixo que ele sai. Se partir ou deixarem cair para as entranhas do motor vão dar por muito bem empregues os 50 centimos do clip novo.
5 - A seguir vamos trocar o sensor. Preparem o sensor novo, já com o o-ring colocado numa mão, e com a outra basta puxar o sensor antigo. Vai começar a sair liquido de refrigeração em barda. Verificam se o o-ring velho veio com o sensor e não ficou lá e basta encaixar o sensor novo no sitio para parar de sair liquido.
6 - Trancar com o clip de plático. Limpar e verificar se não há fuga de liquido. Neste momento temos o sensor novo no sitio e o antigo mesmo ao lado pendurado pela ficha (fios).
7 - Tirar a ficha do sensor antigo, foi onde tive mais dificuldade, pois tive que recorrer novamente há chave philips pequena para ajudar a separar a ficha do sensor, e apenas foi lá com um pouco de força.
8 - Encaixar a ficha no sensor novo, só entra da maneira correcta e é preciso empurrar com um pouco de força. Quando tiver lá, puxar para trás para ver se realmente ficou bem colocada. No meu caso só depois de ir testar o carro verifiquei que a ficha não estava bem colocada porque andei um pouco para o carro aquecer e o ponteiro de temperatura não mexeu.
9 - Repor o liquido de refrigeração com o G12 ou água destilada ou ambos até ao cimo. Fechar a tampa do reservatório e dar à chave, deixar trabalhar 2 minutos, verificar novamente o nivel.
10 - Andar com o carro para testar, o ponteiro deverá ir normalmente e estabilizar nos 90 graus. Com o carro quente verificar na zona do sensor se existe alguma fuga.
11 - Colocar a tampa de plástico do motor.
VW EOS TDI - 2006
VW Golf IV TDI 110 - 2000
VW 1200 - 1970

www.estado-binario.com PROMO até 31-12-2014, mudança de distribuição VW Golf 4 Diesel (todos os modelos) => 299€
www.marcogoncalves.com
Zarkov
Rookie
Rookie
Mensagens: 123
Registado: 16 fev 2007, 12:09

Mensagem por Zarkov »

Tudo aquilo que existe neste fórum é, por si só, meritório mas tenho que confessar que, na minha opinião, todo e qualquer artigo DIY é a melhor forma de contribuir.

Por isso, o meu Obrigado ao "tdi_daemon"! :wink: (e aos autores de todos os outros DIY)

A tarefa da mudança do sensor está muito bem detalhada, só é pena não ter uma foto, para mostrar onde está o sensor para que os menos familiarizados com as peças do motor saibam onde ele está...

Está tudo bem explicado e digo isto porque já tentei uma vez mudar o referido sensor e a coisa não correu lá muito bem...(se eu tivesse lido este DIY... :oops: )

Como vou ter de mudar outra vez o referido sensor estava a pensar fazer a purga completa do sistema de refrigeração, para poder mudar o sensor sem o stress da "saída em barda" do G12.

Que tal esta ideia? Até dava para tirar mais fotos do processo...

Resumindo...excelente contributo, parabéns!
tdi_daemon
Amateur
Amateur
Mensagens: 214
Registado: 01 jun 2006, 23:39
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por tdi_daemon »

Viva,

referi o post que indica para o meu caso (motor ahf) onde é a localizaçao exacta,
?t=23867

para motores a gasolina a melhor aposta será
http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=1287042

tiro o chapeu a quem conseguiu tirar fotos, porque eu dificilmente conseguia meter lá às mãos, quanto mais tirar fotos como as que estão nos posts indicados :?

Obrigado

PS - Zarkov, acho que não ganhas nada em fazer a purga completa, segundo o que li o G12 é vitalicio (e caro). No meu caso, a não ser que o antigo dono tenha feito alguma coisa, o G12 que tem ainda é original e parecia-me em perfeitas condições (igual ao que acrescentei). Quando tirares um sensor, já tiveres preparado com o outro não deves perder mais do que meio litro. No meu caso perdi um pouco mais (um litro) porque o o-ring velho ficou lá dentro e só me apercebi quando estava a meter o sensor novo e não estava a encaixar bem.
VW EOS TDI - 2006
VW Golf IV TDI 110 - 2000
VW 1200 - 1970

www.estado-binario.com PROMO até 31-12-2014, mudança de distribuição VW Golf 4 Diesel (todos os modelos) => 299€
www.marcogoncalves.com
Zarkov
Rookie
Rookie
Mensagens: 123
Registado: 16 fev 2007, 12:09

Mensagem por Zarkov »

Viva!

Na minha opinião, agora sim está "completo" o DIY!

Quanto à purga do sistema, estava a pensar comprar o G12, apesar de saber que 1,5 litros de G12 custa mais do que 5 litros de um outro qualquer equivalente.

Agora fica aqui uma pergunta para os mais entendidos, se ao retirarmos o G12 através de uma purga cmpleta, caso o líquido não apresente quaisquer "impurezas" será má ideia reaproveitá-lo?
tokimguedes
Rookie
Rookie
Mensagens: 76
Registado: 20 jan 2005, 18:58
Localização: Mercês/Porto Salvo

Mensagem por tokimguedes »

Aproveito para questionar, como se purga por completo o sistema?
Quando me mudaram a bomba de água colocaram lá um liquido que não é o G12 mas sim o do mercado paralelo ( verde ), assim cria voltar a colocar o original.

Abraços
Zarkov
Rookie
Rookie
Mensagens: 123
Registado: 16 fev 2007, 12:09

Mensagem por Zarkov »

Segundo informação prestada (mas que ainda não tive oportunidade de validar) por um golfista aqui do fórum, existe uma espécie de válvula/torneira nas imediações do radiador, do lado do condutor, que é aberta e o líquido sai todo.

Esta válvula está obviamente perto do "chão", isto é num ponto baixo (em altura) do circuito para que o líquido saia todo.

Posso depois tentar validar isso e tirar uma foto, caso identifique a localização da válvula/torneira.
tokimguedes
Rookie
Rookie
Mensagens: 76
Registado: 20 jan 2005, 18:58
Localização: Mercês/Porto Salvo

Mensagem por tokimguedes »

Zarkov Escreveu:Segundo informação prestada (mas que ainda não tive oportunidade de validar) por um golfista aqui do fórum, existe uma espécie de válvula/torneira nas imediações do radiador, do lado do condutor, que é aberta e o líquido sai todo.

Esta válvula está obviamente perto do "chão", isto é num ponto baixo (em altura) do circuito para que o líquido saia todo.

Posso depois tentar validar isso e tirar uma foto, caso identifique a localização da válvula/torneira.

Obrigado
Luis Santos
Expert
Expert
Mensagens: 888
Registado: 06 jan 2006, 15:58
Localização: Barcelona/España

Mensagem por Luis Santos »

Mudar o termo-estato é em tudo identico nao?!

É que o meu carro arrefece mas é devagarinho nas descidas a 120...e tal...e demora + a akecer..e ja me disseram que kund o termoestato pifa fica aberto!

ou seja...perciso de o trocar..porque kero manter o motor bem aos 90C para puder manter o carro e o oleo nas temperaturas ideias!


A minha pergunta é?! é tao facil como o sensor?! tem alguma fixa ou é uma valvula 100% mecanica?!

Abraço
Imagem
VW GOLF IV 1.9TDI - ALH Power
Queiroz
Moderador
Moderador
Mensagens: 1100
Registado: 19 mar 2007, 20:12
Localização: North

Mensagem por Queiroz »

100% mecânico. :wink:
Luis Santos
Expert
Expert
Mensagens: 888
Registado: 06 jan 2006, 15:58
Localização: Barcelona/España

Mensagem por Luis Santos »

Queiros Escreveu:100% mecânico. :wink:
Nao perdoas! tas em todas e sp prestável! Thanks;)
Imagem
VW GOLF IV 1.9TDI - ALH Power
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re:

Mensagem por gongasfrs »

tdi_daemon Escreveu:Viva,

referi o post que indica para o meu caso (motor ahf) onde é a localizaçao exacta,
?t=23867

para motores a gasolina a melhor aposta será
http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=1287042

tiro o chapeu a quem conseguiu tirar fotos, porque eu dificilmente conseguia meter lá às mãos, quanto mais tirar fotos como as que estão nos posts indicados :?

Obrigado

PS - Zarkov, acho que não ganhas nada em fazer a purga completa, segundo o que li o G12 é vitalicio (e caro). No meu caso, a não ser que o antigo dono tenha feito alguma coisa, o G12 que tem ainda é original e parecia-me em perfeitas condições (igual ao que acrescentei). Quando tirares um sensor, já tiveres preparado com o outro não deves perder mais do que meio litro. No meu caso perdi um pouco mais (um litro) porque o o-ring velho ficou lá dentro e só me apercebi quando estava a meter o sensor novo e não estava a encaixar bem.
tentei carregar estes links mas eles nao trabalham, alguem me sabe dizer ou tem uma foto para eu ver onde fica mesmo o tal sensor?? o meu é um golf IV TDI com motor PD
golf cmb 33
Expert
Expert
Mensagens: 766
Registado: 13 nov 2009, 17:57

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por golf cmb 33 »

Alguem pode meter foto de onde fica o sensor no 1.6 16v? penso que o 1.4 tambem seja no msm sitio. É q preciso de trocar o meu, a temperatura as vezes nao sobe, e as vezes sobe e fica parada nos 50, 60 graus, outras vezes funciona bem e ta nos 90.
Imagem
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por gongasfrs »

golf cmb 33 Escreveu:Alguem pode meter foto de onde fica o sensor no 1.6 16v? penso que o 1.4 tambem seja no msm sitio. É q preciso de trocar o meu, a temperatura as vezes nao sobe, e as vezes sobe e fica parada nos 50, 60 graus, outras vezes funciona bem e ta nos 90.
eu nao sei onde fica mas um conselho, se poderes liga 1 o carro ao VAG e ve se o sensor da erro, eu troquei o termoestato a pensar que era e depois era o sensor, e agora tenho de trocar o sensor... mas respondendo ha tua pregunta sinceramente nao sei :?
golf cmb 33
Expert
Expert
Mensagens: 766
Registado: 13 nov 2009, 17:57

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por golf cmb 33 »

gongasfrs Escreveu:
golf cmb 33 Escreveu:Alguem pode meter foto de onde fica o sensor no 1.6 16v? penso que o 1.4 tambem seja no msm sitio. É q preciso de trocar o meu, a temperatura as vezes nao sobe, e as vezes sobe e fica parada nos 50, 60 graus, outras vezes funciona bem e ta nos 90.
eu nao sei onde fica mas um conselho, se poderes liga 1 o carro ao VAG e ve se o sensor da erro, eu troquei o termoestato a pensar que era e depois era o sensor, e agora tenho de trocar o sensor... mas respondendo ha tua pregunta sinceramente nao sei :?
Eu julgo que seja o sensor, mas nao tenho a certeza, tambem nao tenho vag-com. vou ver se arranjo quem me veja isso, obrigado.
Imagem
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: [DIY GOLF 4] - Trocar sensor de temperatura

Mensagem por gongasfrs »

golf cmb 33 Escreveu:
gongasfrs Escreveu:
golf cmb 33 Escreveu:Alguem pode meter foto de onde fica o sensor no 1.6 16v? penso que o 1.4 tambem seja no msm sitio. É q preciso de trocar o meu, a temperatura as vezes nao sobe, e as vezes sobe e fica parada nos 50, 60 graus, outras vezes funciona bem e ta nos 90.
eu nao sei onde fica mas um conselho, se poderes liga 1 o carro ao VAG e ve se o sensor da erro, eu troquei o termoestato a pensar que era e depois era o sensor, e agora tenho de trocar o sensor... mas respondendo ha tua pregunta sinceramente nao sei :?
Eu julgo que seja o sensor, mas nao tenho a certeza, tambem nao tenho vag-com. vou ver se arranjo quem me veja isso, obrigado.
eu vou ter de ir ha VW comprar o sensor para mudar, tem me dado bue sinais e pedi para me ligarem ao VAG e tava la o erro..
Responder