Deixo aqui um pequeno e simples DIY desta operação nada complicada.
Material:
-Chave umbraco com 7mm(á venda em casas de especialidade, convém que seja uma chave boa e que aguente com força pois podem estar parafusos calcinados ou colados).
-Chave de fendas do carro.
-Pastilhas com referencia igual á original, no meu caso optei por umas mintex sport brake pads, se não quiserem algo tão desportivo ferodo ou pagid são excelentes opções, com preferencia para as pagid.
Para começar, puxar travão de mão e engatar o carro para ficar seguro, tirar a roda fora
Depois, com a chave de fendas abre-se a maxila, insere-se a chave de fentas entre o disco e a pastilha e começa-se a empurrar o piston para dentro, é preciso fazer alguma força e é capaz de fazer barulho metálico, não se assustem, o barulho é daquilo estar tudo calcinado e ferrugento.lol
Abram o máximo que puderem.
Depois retirem as tampas de parafusos umbraco que assinalei (caso os vossos sejam iguais aos meus pois há diferentes).
Insiram a chave e toca a desapertar, é preciso fazer força para desapertar e caso usem oleo ou outro lubrificante para aquilo se soltar nunca se esqueçam de depois lavar aquilo tudo e nunca tocar com oleo nas pastilhas ou discos senão as pastilhas depois podem ficar vidradas e nunca mais na vida trava nada de jeito.
Tem 2 parafusos destes, é necessario remover os 2.
Depois de removerem os parafusos, caso exista, desliguem a ficha de controlo de desgaste das pastilhas e depois puxem a maxila para fora.
Depois é só tirar umas pastilhas e meter outras, isso nem vou estar a explicar pois é mesmo básico, e voltar a meter tudo ao sitio, se quiserem aproveitem para dar uma limpeza nos travões e verifiquem possiveis fugas ou desgaste irregular dos travões.
As pastilhas no sitio e agora é so montar tudo
Importante, nos primeiros 500km's ou 1000 dependendo do tipo de pastilhas, não cometam excessos pois elas podem não travar, antes de ligarem o carro vão ao pedal do travão e carreguem sempre até ele ficar duro, só depois liguem o carro, verifiquem o nivel de oleo dos travões.
não me responsabilizo por nada de mal que conteça caso se baseiem no meu diy
Abraço
[DIY GOLF 4] - Trocar pastilhas/discos em travões FS3
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Última edição por Mario_Marques em 27 mar 2008, 06:52, editado 1 vez no total.
- Mario_Marques
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Para trocar os discos, já que estamos com a mão na massa, tamb´´em não há muito que saber.
Já expliquei como abrir e remover a máxila, agora vou explicar como remover o disco.
Material:
- Martelo
- Pincel
- Chave de estrela
Como podem ver nessa foto, o disco está fixo apenas por um parafuso.
Por vezes, o parafusos pode estar calcinado, é ai que entra o martelo, antes de tentarem desapertar o parafuso, martelem o centro do disco em toda a volta, pancadas suaves só mesmo para soltar, depois, com a chave de estrela, é só desapertar o parafusos.
Fica qualquer coisa como isto:
Agora, com o pincel, limpem toda a sujidade que houver, isto é mais uma precaução que uma etapa.
Coloquem o novo disco, apertem o parafuso de modo a que fique firme mas sem exageros, et voilá, discos trocados, sigam o processo que descrevi em cima para montar máxilas e boas travagens
Ah, importante, nos primeiros 200/500km's, dependendo do material, convém que não abusem á bruta da travagem pois podem dar cabo de tudo e até vidrar as pastilhas, já para não falar que nesta altura, o poder de travagem é bastante reduzido e se não tiverem cuidado nenhum podem bater
Para saber se os vossos discos estão bons ou maus, é simples, primeiro, eles ficam com uma bainha a toda a volta, segundo, como podem observar nesta foto em baixo, aparece uma zona mais escura no disco, aquilo é uma têmpera(zona mais escura no centro) que todos os discos normalmente possuem, indica que chegaram ao fim de vida.
No final, coloquem os discos no ecoponto, no contentor amarelo
(esta ultima parte era mesmo no gozo, devem entregar os materiais usados numa oficina, ponto de reciclagem ou sucateiro, não façam lixo...em ultimo recurso, lá terá de ser o ecoponto amarelo, heheheeh!)
Se não se sentem seguros no que estão a fazer, não façam, peçam a um profissional pois com travões não se brinca! Este DIY é para ajudar mas não me responsabilizo por danos causados
Já expliquei como abrir e remover a máxila, agora vou explicar como remover o disco.
Material:
- Martelo
- Pincel
- Chave de estrela
Como podem ver nessa foto, o disco está fixo apenas por um parafuso.
Por vezes, o parafusos pode estar calcinado, é ai que entra o martelo, antes de tentarem desapertar o parafuso, martelem o centro do disco em toda a volta, pancadas suaves só mesmo para soltar, depois, com a chave de estrela, é só desapertar o parafusos.
Fica qualquer coisa como isto:
Agora, com o pincel, limpem toda a sujidade que houver, isto é mais uma precaução que uma etapa.
Coloquem o novo disco, apertem o parafuso de modo a que fique firme mas sem exageros, et voilá, discos trocados, sigam o processo que descrevi em cima para montar máxilas e boas travagens
Ah, importante, nos primeiros 200/500km's, dependendo do material, convém que não abusem á bruta da travagem pois podem dar cabo de tudo e até vidrar as pastilhas, já para não falar que nesta altura, o poder de travagem é bastante reduzido e se não tiverem cuidado nenhum podem bater
Para saber se os vossos discos estão bons ou maus, é simples, primeiro, eles ficam com uma bainha a toda a volta, segundo, como podem observar nesta foto em baixo, aparece uma zona mais escura no disco, aquilo é uma têmpera(zona mais escura no centro) que todos os discos normalmente possuem, indica que chegaram ao fim de vida.
No final, coloquem os discos no ecoponto, no contentor amarelo
(esta ultima parte era mesmo no gozo, devem entregar os materiais usados numa oficina, ponto de reciclagem ou sucateiro, não façam lixo...em ultimo recurso, lá terá de ser o ecoponto amarelo, heheheeh!)
Se não se sentem seguros no que estão a fazer, não façam, peçam a um profissional pois com travões não se brinca! Este DIY é para ajudar mas não me responsabilizo por danos causados
- Bijuleco
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Re: [DIY MK IV] - Trocar pastilhas/discos em travões FS3
boas. podes me dizer qual o preço das pastilhas?
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Re: [DIY MK IV] - Trocar pastilhas/discos em travões FS3
Bem, bastante informativo. Vou ter de começar a ganhar coragem para fazer isto sozinho...
Cumprimentos.
Cumprimentos.
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Re: [DIY MK IV] - Trocar pastilhas/discos em travões FS3
Boas....
Hoje de manha decidi substituir as pastilhas e discos, da minha Variant, (Ja estavam a precisar). Peguei neste DIY e voala discos e pastilhas trocados.
Excelente Tópico, muito explicativo....
Agora so falta as de trás, estou a espera de tempo (Nos dois sentidos €€€€€€€€).
Bons Passeios
Hoje de manha decidi substituir as pastilhas e discos, da minha Variant, (Ja estavam a precisar). Peguei neste DIY e voala discos e pastilhas trocados.
Excelente Tópico, muito explicativo....
Agora so falta as de trás, estou a espera de tempo (Nos dois sentidos €€€€€€€€).
Bons Passeios
Última edição por ratoman em 17 abr 2011, 17:43, editado 1 vez no total.
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Re: [DIY GOLF 4] - Trocar pastilhas/discos em travões FS3
onde arranjo uns discos bons para a frente e para tras e qual as melhores pastilhas?
viewtopic.php?f=20&t=59312 my golf
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Re: [DIY GOLF 4] - Trocar pastilhas/discos em travões FS3
Boas ,
Quando se vai efetuar esta operação e necessário ficar alguma coisa a pressionar o pedal do travão?
Quando se vai efetuar esta operação e necessário ficar alguma coisa a pressionar o pedal do travão?
- gongasfrs
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Re: [DIY GOLF 4] - Trocar pastilhas/discos em travões FS3
se fizeres isso não vais conseguir tirar as pastilhasFala27 Escreveu:Boas ,
Quando se vai efetuar esta operação e necessário ficar alguma coisa a pressionar o pedal do travão?
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Re: [DIY GOLF 4] - Trocar pastilhas/discos em travões FS3
OK estou esclarecido.
Então quando o travão de mão esta acionado não bloqueia as 4 rodas?
E já agora obrigado pelo esclarecimento.
Então quando o travão de mão esta acionado não bloqueia as 4 rodas?
E já agora obrigado pelo esclarecimento.
- gongasfrs
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Re: [DIY GOLF 4] - Trocar pastilhas/discos em travões FS3
não, o travão de mão trava apenas as de tras, o pedal é que trava as 4..Fala27 Escreveu:OK estou esclarecido.
Então quando o travão de mão esta acionado não bloqueia as 4 rodas?
E já agora obrigado pelo esclarecimento.
quando mudares das rodas de tras engatas o carro e metes uns calços nas rodas para evitar que por algum motivo andem para a frente ou para tras