Não desenvolve ...

Responder
paulohenriques
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 17 dez 2006, 09:52

Não desenvolve ...

Mensagem por paulohenriques »

Ola Pessoal
Tenho um golf 4 1.9 TDi 110cv que ando por aqui nas voltinhas, agora levei o à autoestrada e ele não desenvolve como antigamente, não passa dos 120kms/h e nas subidas ainda se mama mais. Tem 290.000kms, alguém me pode ajudar a descobrir qual é a dor???
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Não desenvolve ...

Mensagem por Mario_Marques »

Amigo, já há aí muitos tópicos sobre esse assunto, e não vais encontrar uma solução exacta para esse problema, geralmente e em especial com esses km's possivelmente já não será derivado a uma coisa mas sim várias basicamente a solução passa por rever tudo se a ideia é ficar com o problema resolvido e por longos anos.
Descarbonizar motor todo e turbo ou possivelmente de prefencia substituir o turbo caso não esteja muito bom(um turbo novo original nos dias de hoje ja se compra a bom preço pelo que na maioria dos casos é uma grande asneira mandar reparar\hibridar\concorrência, além de que a durabilidade nunca é a mesma de um original), eliminar fugas se existirem, renovar sistema de vácuo e testar bomba de vacuo que é uma coisa que ninguém testa, muito possivelmente uma n75 nova caso essa ja não esteja famosa, rever ponto do motor\injecção, medir valores de massa de ar, turbo, vacuo, bomba.
Há pessoal que tem sempre os carros debaixo de olho e raramente têm problemas, muito pouca gente, porém, como esses carros são relativamente bons e fiáveis, quase toda a gente anda a vida inteira sem nunca lhes fazer nada e depois acabam por vender e ir buscar mais novos, quem vem a seguir e quer o carro direito leva logo com tudo de uma vez.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jorgemiguelex
Rookie
Rookie
Mensagens: 177
Registado: 15 dez 2014, 17:35
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 90CV

Re: Não desenvolve ...

Mensagem por jorgemiguelex »

Aproveitando este tópico...
À cerca de 1 mês que o meu Golf (com 280 mil kms) me pregou uma partida. Ia de regresso a casa, após fazer cerca de 200 kms em autoestrada a uma velocidade constante de 140 km/h... Meto-me numa nacional e numa subida que por norma fazia a 100/110, notei um comportamento estranho no carro, que a meio da subida ele perdeu força, perdendo uns 10/20 km/h quase instantaneamente.
Momentos antes (antes de começar a subir) tinha apanhado um lençol de água, e ao passar por ele o carro aumentou a rotação nesse instante, pelas rodas motrizes terem perdido o contacto com a estrada e eu ir a acelerar.
Quando finalmente apanhei uma reta, reparei que já ia com o acelerador a fundo e o carro não passava dos 120, notando também que o acelerador ia rijo!
No dia seguinte levei logo o carro ao mecânico, o qual ao telefone me disse logo que possivelmente o carro teria entrado em modo de segurança!
Ele ligou-o à máquina, mas não acusava qualquer erro, mas concordava comigo, que para um 90CV o carro não estava a puxar bem!
Nessa altura mudou-me os tubos de vácuo todos, filtro do ar, limpou-me o Massa de Ar, viu se o catalisador tinha carvão (mas estava limpo)!
O que é certo é que o carro melhorou!
Passados 15 dias voltou ao mesmo! Acelerador rijo, custa a desenvolver, especialmente após os 100 km/h!
Voltei ao mecânico: voltou a não acusar erros e onde ele me trocou o Massa de Ar por um novo, mudou filtro do gasóleo e limpou a EGR, que até nem estava muito suja, pois eu faço bastante autoestrada!
Segundo o mecânico, o carro está a dar bons valores do massa de ar, de injeção e turbo...
A bomba injetora foi reparada há 3 anos (50 mil kms) numa casa de bombas injetoras, no entanto, o meu mecânico descobriu que o carro tem andado em modo de caixa automática (possivelmente o antigo dono que o colocou assim).
Ele experimentou colocar do caixa manual, mas o carro desenvolve a mesma coisa, e nota-se que o motor vibra se as rodas estiverem a andar e o carro for desengatado, portanto, colocou-o novamente em caixa automática!
O mecânico diz que pode ser da bomba injetora, mas também não tem certezas...
No início deste testamento falei do lençol de água, que fez com que o carro quando ganhou novamente contacto com a estrada levasse ali uma porrada valente... Será que se estragou alguma coisa na parte de acelerador/injeção com esta brincadeira? É que até em velocidades mais baixas sinto o acelerador rijo!
paulohenriques
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 17 dez 2006, 09:52

Re: Não desenvolve ...RESOLVIDO

Mensagem por paulohenriques »

Já dei com o problema, o tubo do turbo desengatou se, vou só voltar a colocar no sítio e ficou ok. Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Não desenvolve ...

Mensagem por Mario_Marques »

Ainda bem que está resolvido, mas vai por mim, se queres que no futuro as coisas não vão aparecendo por todo o lado, vai planeando uma data para dar uma geral a tudo pois com toda a certeza o golf agradece bem.
Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
jorgemiguelex
Rookie
Rookie
Mensagens: 177
Registado: 15 dez 2014, 17:35
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 90CV

Re: Não desenvolve ...RESOLVIDO

Mensagem por jorgemiguelex »

paulohenriques Escreveu: 31 dez 2017, 05:15 Já dei com o problema, o tubo do turbo desengatou se, vou só voltar a colocar no sítio e ficou ok. Obrigado
Referes-te a que tubo? (para poder confirmar se o meu está no sitio)
paulohenriques
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 17 dez 2006, 09:52

Re: Não desenvolve ...

Mensagem por paulohenriques »

Fica no lado esquerdo por baixo do depósito da água
jorgemiguelex
Rookie
Rookie
Mensagens: 177
Registado: 15 dez 2014, 17:35
Veículos: VW Golf IV 1.9 TDI 90CV

Re: Não desenvolve ...

Mensagem por jorgemiguelex »

paulohenriques Escreveu: 01 jan 2018, 21:58 Fica no lado esquerdo por baixo do depósito da água
Tenho de confirmar o meu.
Este problema está a moer-me a cabeça. :roll:
Pode estar uns dias bom (acelerador normal e a desenvolver normalmente) como numa outra altura acontecer o acelerador ficar mais pesado e o carro custar a desenvolver... sendo que apertar com o acelerador ele até desenvolve (embora mais lentamente).
Será que terei algum problema no acelerador? Alguém aqui no fórum já passou por algo semelhante?
É que a centralina não tem nenhum erro gravado, e segundo o mecânico, o carro está a fazer bons valores no turbo, injeção e massa de ar!
:cry:
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 317
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Não desenvolve ...

Mensagem por golf31996 »

Veja o sistema de escape,catalizador,egr e tubos de vacuo.
Responder