GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Responder
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por carlusjuncal »

Boa noite,

Gostaria de obter a vossa ajuda. Existem muitos Golf 1.4 a circular, de certeza que conhecem o problema que vou relatar.
O motor do meu Golf está a fazer um barulho tipo bater as valvulas, especialmente nos dias mais frios. Na VW ninguem me diz o que é, como resolver e quanto custa. Em principio não deve ser das vulvulas porque são hidraulicas. Será das touches, pistoes a bater?? Que me dizem? O barulho é similar ao dos videos abaixo mas não tão forte. O carro anda e não perde potencia.
Na internet encontram-se centenas de videos com este mesmo barulho.
Que me sugerem? Que oleo poderia usar para reduzir o barulho. Agora tem 10W 40.

https://www.youtube.com/watch?v=WLkyGaHzWQU

https://www.youtube.com/watch?v=Q4bhgrXfuQw

Obrigado pela ajuda. Precisava mesmo da vossa informação.
Cumps, Carlos
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Re: GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por carlusjuncal »

É incrivel!! Um carro tão vendido e ninguem diz nada sobre esta questão?!! Na internet encontram-se diversos videos a relatar o mesmo problema mas alguns são em polaco, russo, etc.
Alquem que tenha um VW Golf IV 1.4 16V me sabe dizer o que há a fazer nesta situação que descrevo acima?

Cumprimentos,
Carlos
fafe
Amateur
Amateur
Mensagens: 494
Registado: 20 jul 2007, 22:32
Veículos: Golf IV PD100
Localização: Aveiro/Figueiró Dos Vinho

Re: GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por fafe »

Viva,
Isto são as touches que não estão devidamente lubrificadas. Nao chega óleo suficiente as árvores de cames e provoca este bater. Cronico nestes motores.
A causa é teres a parte do chupador da bomba de óleo, uma rede metálica entupida e não esta a bombear óleo suficiente para a cabeça do motor.
Eu não tenho este motor mas conheço alguns casos similares com esta motorização.
Nao andes com o carro assim, vais danificar o motor. Manda retirar o cárter, limpar a porcaria que esta a entupir a bomba de óleo e recomendaria mesmo a troca da bomba de oleo. Por fim troca o filtro de óleo e METE UM BOM ÓLEO.
GOLF IV TDI PD100 A maquina :wink: :D 8)
GOLF VI TDI 1.6 105 :evil: :x :?
PEUGEOT 207 1.4 16V 90CV :| :| :|
VOLVO V40 2.0D 120cv Ocean Race :D 8) :mrgreen:
Imagem
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Re: GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por carlusjuncal »

Bom dia!! Obrigado pela sugestao! Nos dias mais frios o barulho metalico é muito mais intenso que nos dias amenos. Um dia abri a tampa do oleo para ver se o barulho vinha da cabeca e nao me pareceu ouvir mais intenso. Mas durante um bocado nao vi oleo nenhum a brotar e salpicar dentro da cabeca, é verdade.
Por outro lado, nao sei que sujidade pode ganhar nessa rede do chupador. Com filtro de oleo, que sujidade pode ir la parar?
Ja perguntei a um mecanico se é possivel medir a pressao de oleo. Disse-me sim mas nao faco idea como. É possivel?
A bomba de oleo é uma peca cara?

Obrigado pela ajuda.
Cumps, Carlos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por Mario_Marques »

carlusjuncal Escreveu:É incrivel!! Um carro tão vendido e ninguem diz nada sobre esta questão?!! Na internet encontram-se diversos videos a relatar o mesmo problema mas alguns são em polaco, russo, etc.
Alquem que tenha um VW Golf IV 1.4 16V me sabe dizer o que há a fazer nesta situação que descrevo acima?

Cumprimentos,
Carlos
Liga para o professor bambo.hehehehe :lol:

Um diz que são touches, eu acho que é uma biela a bater...lol
queres a certeza? vê, quem te disser que sabe qual é o motivo 100% exacto a ver esse vídeo está a mentir é que pelo vídeo não se percebe um carago.
É possivel medir a pressão de oleo, é ligar o manometro de medir no sitio de medir, não andes com o carro assim senão vai juntando uns trocos para novo motor, de qualquer das maneiras, eu recomendava-te ires juntando dinheiro para um motor, ou não, não sei.heheeheheh
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Re: GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por carlusjuncal »

Boa tarde, mais alguem tem experiencia com este matraquear do motor 1.4 16V.
E possivel que a rede do chupador de oleo esteja entupida? Para que serve entao o filtro do oleo!
Uma coisa e verdade, o matraquear do motor e muito mais intensos no arranque em dias muito frios. Isso da alguma indicacao?
Cumps, Carlos.
De4ler
Amateur
Amateur
Mensagens: 236
Registado: 26 nov 2012, 18:48
Veículos: Golf VI 1.6 TDI, Golf IV 1.4 16v

Re: GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por De4ler »

...calma eu já tive esse problema tinha 3 touches maradas .. se as apertasse elas cediam e n podiam.. cada uma custou uns 7 euros ou que foi mas isso é para pessoal mais especializado pq é preciso tirar a correia de distribuição.

Já agora... esse motor não é para levar "oleos mais viscosos para beber menos óleo..." a bomba de oleo dele é sensível e deve levar óleo de qualidade (apesar de ser um motor de porcaria). :)

cumps
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por Silver_Ajm »

De4ler Escreveu:...calma eu já tive esse problema tinha 3 touches maradas .. se as apertasse elas cediam e n podiam.. cada uma custou uns 7 euros ou que foi mas isso é para pessoal mais especializado pq é preciso tirar a correia de distribuição.

Já agora... esse motor não é para levar "oleos mais viscosos para beber menos óleo..." a bomba de oleo dele é sensível e deve levar óleo de qualidade (apesar de ser um motor de porcaria). :)

cumps
O problema será mesmo esse, bebe óleo, mete-se um óleo mais viscoso e mais um aditivo XPTO, depois vão aparecendo as chatices...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Re: GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por carlusjuncal »

Boa tarde!! Obrigado pela ajuda!! Só mais uma questão ... é fácil identificar as touches defeituosas ou tem que se mudar todas de uma vez?
Já ouvi alguem comentar que mudou todas as touches e ficou pior.
Imagino que a complexidade esteja mais em desmontar a cabeça do motor do que a correia de distribuição. Na Bosch Car Center sera boa opção? Já levei a duas oficinas VW e ninguem me soube dizer o que era.

Então se medir a pressao do oleo e estiver normal é melhor nem sequer verificar a entrada do chupador de oleo?! Quero eu dizer, as touches tem mais probabilidade de falhar do que a bomba do oleo, é isso??

Muito obrigado e um abraço,
Carlos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por Mario_Marques »

Quem te disser que sabe o que é está-te a mentir, um bom profissional nunca te vai dizer que é isto ou aquilo sem ter a certeza absoluta e para ter a certeza tem de ver o que está mal a não ser que vás ao superhomem que tem visão infravermelha para ver o interior do motor sem o desmontar.
Esses motores dão problemas, lixam os segmentos, depois lixam o revestimento de teflon dos pistões, começam a perder pressão de oleo, começa a dar cabo dos bronzes, começa a passar oleo lixa o catalisador, começa a entupir o motor, começa a levar oleo mais grosso que o que devia, entope ainda mais e entope o sistema todo, começa a gripar umas coisas a seguir ás outras, repara-se uma parte outra passado uns tempos.
Para teres uma ideia, esses carros levam 5w30 100% sintético para ter boa fluidez e não ganhar lixo, o pessoal começa a meter óleos ranhosos e grossos, dão cabo do motor todo, já vi varios motores desses com quase 300mil km's sem problemas de maior....o truque? revisões sempre na marca com o oleo certo, fica caro? não fica barato ir á marca mas um motor sai mais caro, não digo para fazer as revisões na marca, digo sim para cumprir o recomendado pelo fabricante, que é ai que toda a gente falha e o deixar andar e tentar remediar é o que realmente dá cabo dos motores.
Identificar as touches é simples, é tirar a tampa de valvulas e medir a folga, mas a não ser que esse carro tenha km's até á lua não é normal as touches irem á vida, logo algo está ai muito mal.
Só te aviso é para teres cuidado para não fazeres duas reparações, uma agora, e mais tarde outra a trocar o motor que é o que acontece quase sempre.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Re: GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por carlusjuncal »

Caro Mario, eu compreendo perfeitamente o que diz. Mas eu estou exactamente a colocar a questão neste forum que pertence a donos de VW Golf para saber qual o problema crónico destes motores. Haverão muitas pessoas com estes carros. Alguem que tenha visto e arranjado vários carros destes reconhece os sintomas pelo trabalhar do carro. Senão vejamos, pode ser dos segmentos e dos pistões muito gastos, pode! (O carro tem 160 mil KM e raramente passo das 4000 rpm, em estrada matenho sempre a volta das 3000 rpm). Mas alguem vai abrir o motor para verificar se é disso e depois conclui que não é e volta a montar o motor? Não! Ja me pediram 4000 eur para refazer o motor. É uma despesa superior ao valor do carro, embora ele no interior esteja praticamente novo (sou o unico passageiro). Não estou a ver como é possível medir a folga das touches porque a arvore de cames sai juntamente com a tampa e os balancetes ficam soltos. Se as touches tiverem tendencia a perder a vedação, nesse caso substuir tudo era capaz de ser uma despesa comportável. Substituir a bomba do oleo também seria comportavel mas abrir o motor para substituir segmentos e bronzes já é outra história. MAis vale a aproveitar algum dinheiro na troca. Um dia pus o carro a trabalhar e abri o bojão do óleo, só passados 2 min é que comecei a ver óleo a aparecer. Parece-me muito (mas não sou mecânico). Também é verdade que o carro faz alguma batida em frio, quando aquece quase desapace. Só eu é que percebo. Agora no inverno com temperaturas de 0 ºC noto muito o matraquear, no verão faz o normal de um carro usado. O passar as 2000 rpm também parece que o motor vibra mais. Os mecânicos não medem alguns parâmetros no carro ou escutam a batida (na cabeça do motor, no carter, etc) para ter uma ideia antes de começar a abrir? É esta a situação. O Golf VII Confortline vem com uns estofos, pneus e jantes piores que o IV, por isso não me apetecia mudar de cavalo para burro. Para não falar que vao começar a comercializar 1.2 e 1.0. Não me convençam que são motores duraveis.
Cumps, Carlos
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por Mario_Marques »

A folga das touches mede-se precisamente com elas no sitio removendo a tampa de valvulas, usando um verificador de folgas(aka apalpa folgas), a compressão mede-se removendo as velas e instalando um componente próprio para o efeito, assim como se mede a pressão de oleo no sitio de medir, usando as ferramentas próprias.
As touches não perdem vedação, ficam é com as molas pasmadas ou então o óleo não chega lá e não as enche para ajustar a folga, mas isso é raro de acontecer, apesar de poder acontecer, o mais frequente é mesmo os bronzes irem á vida e o motor fica com uma panda muito seca.
escutar coisas não é um método muito fiável de se identificar avarias.
As bombas de óleo não costumam avariar se for usado o óleo indicado, podem sim é entupir quando levam maus oleo e depois sim, por causa disso ficarem danificadas, mas por norma já te tinha acendido a luz de pressão de óleo que qualquer coisa ela acende logo até as vezes acende sem problemas, a não ser claro que a sonda da mesma também esteja danificada de uma forma muito rara pois por norma quando avaria fica sim é sempre a avisar falha de pressão porque tem um sistema fail safe.
Esses motores com as falhas corrigidas e a levar o oleo indicado até nem são maus, o problema é que pouca gente corrige o problema, normalmente só os clientes vw corrigiram isso ainda na garantia, os que faziam mais km's e revisões na marca.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Re: GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por carlusjuncal »

O problema do matraquear continua. Alguem tem experiencia com estes motores? Será que substituir as touches resolve? Na internet existem dezenas de videos com motores com este tipo de barulho tipo a diesel!! Deve ser um problema comum!
Cumps, Carlos

https://www.youtube.com/watch?v=tTSRIO_4KP0

https://www.youtube.com/watch?v=hhVfVRiNXb4

https://www.youtube.com/watch?v=i4Pu-1x3AkY

https://www.youtube.com/watch?v=i4Pu-1x3AkY
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por Mario_Marques »

Se o carro não tiver pressão de óleo ok trocar touches é desperdiçar tempo e dinheiro, pois vai voltar ao mesmo ao fim de uns tempos.
Eu não sei quanto a voces, mas eu quando tenho um problema que me pode causar prejuízos monetários e transtornos, eu procuro soluções exactas, não ando a gastar dinheiro á toa pois custa-me a sair do lombo o trabalho.
Eu vou tornar a repetir tudo de novo pois parece que há realmente dificuldades de compreensão por parte das pessoas que deveriam estar realmente interessadas e atentas que estão á espera que lhes caia um milagre do ceu ou estão na fase da negação, primeiro, testar pressão de oleo, segundo, as touches dão para medir folga, terceiro, ninguém vai adivinhar uma avaria por um video ou por um barulho, por muito que voces queiram acreditar nisso, um bom profissional não faz isso, um mau profissional faz e cobra-vos dinheiro de soluções que quase nunca funcionam pois não devidamente fundamentadas em factos.
Se voces querem arriscar, tudo bem, metam lá banha de cobra no oleo, troquem touches, etc, se querem resolver o problema é preciso fazer testes para determinar a sua causa e atendendo que esses motores gastam oleo e os donos costumam meter oleos de péssima qualidade e fazer manutenção miseravel a probabilidade do motor estar todo rompido e não ter pressão de oleo é bastante grande, a primeira coisa a fazer barulho é sempre as touches, depois vai até desgatar bronzes e as bielas baterem a seco, posteriomente partem e furam o bloco na maior parte das vezes.
O vosso caso não é "especial" acontece isso a montes de gente que faz exactamente o que voces estão a fazer, tentar adiar e soluções que não são soluções nenhumas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
carlusjuncal
Beginner
Beginner
Mensagens: 33
Registado: 09 jul 2015, 11:03
Veículos: VW Golf IV 1.4 75Cv (2002) e Golf VII 1.4 120Cv (2013)

Re: GOLF IV 1.4 16V Motor a bater

Mensagem por carlusjuncal »

Olá Mario, obrigado pela resposta!!

Estava convencido que tinha escrito aqui! Na verdade pedi para me medirem a pressão do oleo. Deu 4.6 bar em frio e 3.6 bar a quente. Estas pressoes parecem boas, digo eu. Nesse caso indica que não deve haver problema de bomba de óleo nem da rede do chupador. Mais importante do que isso, se a pressão do óleo for boa, também pode querer dizer que o motor ainda não tem muitas folgas, digo eu. Eu tenho usado oleo 5W 40 e troco todos os anos, com entre 8-9000 km. Com 2500 km despois da ultima revisao o oleo desceu na vareta aí uns 2-3 mn. NAda de especial, digo eu. Fará os 10 000 km sem precisar de acrescentar. O carro é meu desdo os 50 000 km e nao sou pé pesado no acelerador. Além ando sempre sozinho, por isso o carro não anda carregado a fazer mais esforço. Tem agora 165 000 km muito longe dos 220 000 km e mais que se veem alguns Golf IV.

Já fui a 3 oficinas VW e não me dizem o que se passa. Numa delas disseram para começar a usar gasolina 98 e de facto o problema do matraquear no momento de carregar no acelerador quase desapareceu mas agora já está a fazer novamente. Poderá ter a haver com o motor está a explodir antes de tempo e a gasolina 98 retarda um bocado ?!?! Mais isso ninguem sabe ajustar. Depois de uma viagem de 40 km, percebe-se mais o problema. Na verdade, quando o carro tinha aí uns 80 000 km lembro de ouvir uns ligeiros clics quando a autoestrada começava a subir. Desde aí que ando com a pulga atrás da orelha, já sabia que este motor me ia dar problemas. Aos 80 000 km não tinha razão para ser desgaste.

Neste momento o motor vibra ao passar as 2000 rpm, e às 3000 já faz barulho de engrenagem parece que está nas 5000 rpm. Eu ando sempre entre as 2000 -3000 rpm e muito raramente chego ás 4000 rpm. Por isso é um mistério.

O mário diz que se pode medir as folgas nas touches, isso é que não percebo porque quando se retira a tampa do motor as arvore de cames vem juntas. OS balancetes ficam soltos em cima das touches. Ainda se alguem conseguisse perceber se alguma touche está fraca, sem ter que trocar todas de uma vez, isso já seria óptimo. Já agora outra pergunta, os balancetes também tem de ser trocados? Aquilo tem uma espécie de rolamento onde rola o excentrico da arvore de cames.
Quando o carro está frio, nesse caso ouve-se bem um tic-tic e ate se ouve mais quando o motor esta em desaceleração depois de acelerar com o carro parado. Isso dá alguma indicação?

O que me mete mais confusão é que o motor matraquea quando se mete um bocado de acelerador. Só nesse momento. Se meter pé a fundo nao se ouve. Claramente, é algo na viragem do motor para começar a acelerar, com uma carga relativamente pequena. Não é uma questão de quanto maior a carga maior o barulho.

Alguem dizia que às vezes é preciso acelerar o carro no arranque e que a batida deixa de se ouvir. Já fiz isso e de facto parece que a batida em frio desaparece mais rapido se der umas aceleradelas em frio. Agora se este problema está relacionado com o matraquear com motor quente e quando se mete o pé no acelerador, isso já não sei, até pode ser a mesma coisa.

Como estou na Bélgica não há minguem com experiencia nesse motor 1.4 16V, apenas se vê o 1.9 TDI. Na zona do Porto haverá alguem com grande experiência nestes carros?

Agradecia então os seus comentarios. Não precisa de ser tão extenso como o meu texto. Pareceu-me que os detalhes podem ajudar a perceber o problema.

Cumps, Carlos
Responder