Mudanças não entram

Responder
Godinho
Rookie
Rookie
Mensagens: 73
Registado: 02 fev 2017, 19:23
Veículos: Volkswagen Golf 4 Tdi PD100

Mudanças não entram

Mensagem por Godinho »

Boa noite pessoal, antes de mais devo dizer que já à imenso tempo, que acompanho este "grupo" e quero felicitar todo o pessoal e o grupo pelo excelente trabalho, que já muitas vezes me tem ajudado em algumas questões. No entanto apenas hoje me tornei membro. Não sei se deva fazer algum tipo de apresentação, ou como o fazer. O meu nome é Márcio. Sou proprietário de um golf 4 tdi PD100 já há 9 anos. A minha questão é a seguinte, recentemente o meu golf 4 tdi de 100cv esteve a reparar a bomba tandem que vertia gasóleo , uma vez reparada e visto que o motor estava cheio de gasóleo por cima da caixa , etc , foi lavado o motor . Acontece que a partir daí , coincidência ou não , as mudanças nunca mais entraram em condições ( principalmente 3e quarta ) . Ora como o bimassa já estava em mau estado , e pensando eu ser problema de embraiagem , foi mudado todo o conjunto de embraiagem , bimassa , prensa , valvolina , etc. Acontece que fui buscar o carro e continua na mesma . A terceira ora tanto entra mais ou menos como chega a meio e dali na passa , como se algo trancasse mesmo alavanca . Volto a ponto morto , tento mais uma ou outra vez e lá entra . O mesmo na quarta . E pior , já por duas vezes fiquei mesmo sem mudanças . Até que lá insisto e começam novamente a entrar . Alguma ideia do que possa ser ? Desculpem o testamento . Obrigado por qualquer dica, ajuda. P.S: Já fiz o procedimento para afinar os cabos que vão à caixa e não mudou nada.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Mudanças não entram

Mensagem por Silver_Ajm »

Notas alguma folga no seletor?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Godinho
Rookie
Rookie
Mensagens: 73
Registado: 02 fev 2017, 19:23
Veículos: Volkswagen Golf 4 Tdi PD100

Re: Mudanças não entram

Mensagem por Godinho »

Silver_Ajm, no seletor como assim? Na alavanca das mudanças? Se é isso, não noto folga alguma, talvez um pouquinho mas uma coisa mínima e normal a meu ver. Se se refere aos cabos, como disse eu proprio fiz aquele procedimento para os esticar e pareceram estar ok. Sempre entraram bem as mudanças, até ao momento que fui buscar o carro após trocar a bomba tandém e terem lavado o motor. Essa viagem da oficina para casa já foi uma desgraça. Pode ter sido apenas uma coincidencia claro. Mas o que é certo é que a partir dai tem sido uma desgraça, mesmo tendo já conjunto todo de embraiagem e bimassa novo. Cumprimentos
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Mudanças não entram

Mensagem por Silver_Ajm »

Sim referia-me à alavanca, eu já tive um problema idêntico, mas era com a 1a e 6a velocidade e foi um casquilho do seletor que cedeu...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Godinho
Rookie
Rookie
Mensagens: 73
Registado: 02 fev 2017, 19:23
Veículos: Volkswagen Golf 4 Tdi PD100

Re: Mudanças não entram

Mensagem por Godinho »

Bom, expus a mesma questão no grupo da vw Portugal no Facebook e várias pessoas(que aparentemente já passaram pelo mesmo) me disseram que foi devido a lavar o motor, para lubrificar bem os cabos e toda aquela peça onde eles ligam,com spray de massa que resolve o assunto à partida. Amanhã vou experimentar, ver se realmente resolve. Secalhar já fiz mal andar a mexer Pra esticar os cabos, era evitado.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Mudanças não entram

Mensagem por Silver_Ajm »

Godinho Escreveu:Bom, expus a mesma questão no grupo da vw Portugal no Facebook e várias pessoas(que aparentemente já passaram pelo mesmo) me disseram que foi devido a lavar o motor, para lubrificar bem os cabos e toda aquela peça onde eles ligam,com spray de massa que resolve o assunto à partida. Amanhã vou experimentar, ver se realmente resolve. Secalhar já fiz mal andar a mexer Pra esticar os cabos, era evitado.
Afinar o seletor não faz mal nenhum, mas a afinação só funciona em condições se não houver folgas. Podes lubrificar isso, não lhe deve fazer mal e até pode ser que resolva, mas tenho o exemplo do carro do meu pai em casa que anda com esses casquilhos a seco e as mudanças entram bem à mesma, eu por acaso trago-os lubrificados, porque também andei algum tempo às aranhas até perceber de onde vinha o problema. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Godinho
Rookie
Rookie
Mensagens: 73
Registado: 02 fev 2017, 19:23
Veículos: Volkswagen Golf 4 Tdi PD100

Re: Mudanças não entram

Mensagem por Godinho »

E ao lubrificar isso e aquela peça onde os cabos ligam, uma que se tranca com um pino de plástico(não sei o nome da peça, parece a ponta de um taco de golf) se lubrificar o veio dessa peça que vai para dentro da caixa, que anda abaixo e acima, não corro o risco de ir massa ou assim para o disco de embraiagem ou algo assim? Por acaso não tenho bem noção se a embraiagem trabalha nessa zona. É que fui ontem buscar o carro com a embraiagem nova, foi em Coimbra que arranjei (reparei que és de Coimbra, também sou da zona centro) na LDauto ao pé da makro. E a embraiagem tem alguns 100 kilometros, não quero correr o risco de ir algo para o disco ou assim☺️
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Mudanças não entram

Mensagem por Silver_Ajm »

Aí não me perece boa ideia lubrificar, até porque se reparares por baixo tem um fole em borracha, logo ele está lá por algum motivo...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Godinho
Rookie
Rookie
Mensagens: 73
Registado: 02 fev 2017, 19:23
Veículos: Volkswagen Golf 4 Tdi PD100

Re: Mudanças não entram

Mensagem por Godinho »

OK.. Muito obrigado pela ajuda. Amanhã vou então lubrificar os cabos e assim. Depois deixo um feedback, de como ficou se resolveu ou nao
Godinho
Rookie
Rookie
Mensagens: 73
Registado: 02 fev 2017, 19:23
Veículos: Volkswagen Golf 4 Tdi PD100

Re: Mudanças não entram

Mensagem por Godinho »

Silver_Ajm Escreveu:Aí não me perece boa ideia lubrificar, até porque se reparares por baixo tem um fole em borracha, logo ele está lá por algum motivo...
Boa noite amigos. Na continuação do meu problema, ainda não consegui resolver o assunto. Já lubrifiquei os cabos da embraiagem, aqueles terminais ou casquilhos(não sei o nome específico) e o problema continua. É muito estranho, embraiagem e bimassa tudo novo, valvolina mudada, não sei que se passa. Já vi o nível de óleo dos travões, pelo que leio na net se estivesse baixo podia ser fuga na bomba de embraiagem, está normal. Ainda à pouco à vinda para casa fiquei mais uma vez sem caixa mesmo.. Tenho que desembraiar, vir a ponto morto, ir tentando até que lá começa a entrar.. E a terceira e quarta é uma desgraça. Não me passa sequer pela cabeça o que possa ser.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Mudanças não entram

Mensagem por Mario_Marques »

Se fosse uma fuga na bomba de embraiagem acredita que já tinhas dado bem por ela pois o carro ganha vida propria por norma.
ideal, ideal é substituir mesmo os casquilhos todos do selector(2) e os dois terminais dos cabos, vverificar folgas do apoio e afinar tudo, lubrificar por vezes é um erro muito grande pois só te vai ajudar a forçar mais algo que está mal, de origem não tem qualquer lubrificação pois é de teflon, teflon ja é autolubrificado, quando se desgasta é substitui-lo apesar de ser uma pratica comum o pessoal meter massa ai, que é uma asneira pois só vai acelerar mais o desgaste do casquilho.

Assinalei na imagem onde estão as peças que por norma se desgastam mais, sendo que a de baixo de todas é um rolamento e não um casquilho e acredito que o teu carro ainda não precise disso.

Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Godinho
Rookie
Rookie
Mensagens: 73
Registado: 02 fev 2017, 19:23
Veículos: Volkswagen Golf 4 Tdi PD100

Re: Mudanças não entram

Mensagem por Godinho »

Mario_Marques Escreveu:Se fosse uma fuga na bomba de embraiagem acredita que já tinhas dado bem por ela pois o carro ganha vida propria por norma.
ideal, ideal é substituir mesmo os casquilhos todos do selector(2) e os dois terminais dos cabos, vverificar folgas do apoio e afinar tudo, lubrificar por vezes é um erro muito grande pois só te vai ajudar a forçar mais algo que está mal, de origem não tem qualquer lubrificação pois é de teflon, teflon ja é autolubrificado, quando se desgasta é substitui-lo apesar de ser uma pratica comum o pessoal meter massa ai, que é uma asneira pois só vai acelerar mais o desgaste do casquilho.
Obrigado pela ajuda Mário. É muito estranho..tenho a sensação que o problema aparece mais quando o carro aquece. Não sei explicar. Mas se der uma volta pequena, o problema não aparece tanto..noto mais isso quando o carro aquece, voltas maiores. O estranho mesmo é que ora entram muito bem, sem problemas, como logo a seguir quase não as consigo meter. Noto mais este problema em terceira, quarta e quinta.. Embora ja por 3 ou 4 vezes fiquei mesmo sem caixa, fui obrigado a encostar à borda porque nao havia mudanças para ninguém.
Godinho
Rookie
Rookie
Mensagens: 73
Registado: 02 fev 2017, 19:23
Veículos: Volkswagen Golf 4 Tdi PD100

Re: Mudanças não entram

Mensagem por Godinho »

Assinalei na imagem onde estão as peças que por norma se desgastam mais, sendo que a de baixo de todas é um rolamento e não um casquilho e acredito que o teu carro ainda não precise disso.

O carro tem 215 mil neste momento, pois comprei a um familiar e já à 9 anos para cá que está em minha posse, ora seja nao me parece ser um quilometragem assim tao elevada para todos estes problemas, sempre cuidei bem(talvez seja esse o problema) :D e a verdade é que em 9 anos nunca me levou nada, mas agora dá-me cabo da carteira. Só que não fosse problema da caixa, ja ficava mais descansado. Abraço
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Mudanças não entram

Mensagem por Silver_Ajm »

Verifica também os casquilhos de plástico do seletor por baixo da manete como já te disse em cima, pois já me aconteceu ficar sem 1a e 6a por causa de um deles ter cedido...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Mudanças não entram

Mensagem por Mario_Marques »

Godinho Escreveu:Assinalei na imagem onde estão as peças que por norma se desgastam mais, sendo que a de baixo de todas é um rolamento e não um casquilho e acredito que o teu carro ainda não precise disso.

O carro tem 215 mil neste momento, pois comprei a um familiar e já à 9 anos para cá que está em minha posse, ora seja nao me parece ser um quilometragem assim tao elevada para todos estes problemas, sempre cuidei bem(talvez seja esse o problema) :D e a verdade é que em 9 anos nunca me levou nada, mas agora dá-me cabo da carteira. Só que não fosse problema da caixa, ja ficava mais descansado. Abraço
Eles por norma(tdi com caixas de 5) com 150-200 mil já estão a precisar bem de pelo menos um dos casquilhos que assinalei, o pessoal não os muda pois as mudanças entram na mesma.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder