Carro não puxa.

Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Carro não puxa.

Mensagem por jpascoal »

PS : nem todos os testes dão para ser feitos só com a máquina de diagnóstico... alguns são mais trabalhosos e morosos de serem efectuados. E pode ser tanta coisa... mas tanta coisa... sensores a actuadores a tubagens obstruídas. Egr q não veda massa de ar entupida catalisador partido ou obstruído. Até tubagem de vácuo com fugas... tudo isto é muito mais... quem sabe isto são situações que normalmente ninguém detecta por diagnóstico ??!!
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Carro não puxa.

Mensagem por jpascoal »

Sabes.... muita gente tem vag com é outros interfaces multimarcas como eu... mas tal como eu não sabem que valores o carro tem de dar num determinado teste a um determinado momento... a isso chama se conhecimento. .. conhecimento q alguns possuem para fazer o q outros não conseguem por não terem paciência para aprender, pesquisar, catalogar e organizar informação técnica. Muitas coisas dão para diagnosticar por obd, mas nem tudo é intuitivo por forma de olhar o ecrã e ver o problema assinalado como um erro... por medição de valores dá para ver o bom desempenho da maior parte dos sensores e alguns actuadores. É trabalho chato e não é para todos...
joaodtr125cc
Rookie
Rookie
Mensagens: 129
Registado: 12 abr 2014, 20:30
Veículos: golf 4 1.9 tdi 90cv

Re: Carro não puxa.

Mensagem por joaodtr125cc »

Agradeço as respostas. O que vários mecânicos já disseram. (não sei se estão certos ou não) é que quanto ao turbo a patilha basta estar encostada ao batente, Ou seja toda para baixo. Porque depois para a regulação da geometria é a centralina que resolve.será que 1 mm vai fazer assim tanta diferença no carro? Quanto ao resto. Acho que todas as peças que já podia trocar já está

Quando carrego no acelerador ele não puxa e até entra em safe.
Quando carrego e desacelero e torno a acelerar.assim tipo uns solavancos ele dispara e aquilo sim é um golf 90 cv .
joaodtr125cc
Rookie
Rookie
Mensagens: 129
Registado: 12 abr 2014, 20:30
Veículos: golf 4 1.9 tdi 90cv

Re: Carro não puxa.

Mensagem por joaodtr125cc »

jpascoal Escreveu:...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Carro não puxa.

Mensagem por Mario_Marques »

Nos turbos faz-se 3 ou mais afinações distintas, calibração de peças em rotação, ajuste de fluxo mínimo e máximo e ajuste da haste vnt.
o ajuste da haste vnt até se pode lá mexer apesar de não ser nada recomendado, o batente de curso tem de ser calibrado num banco de teste de fluxos, aquilo trabalha com valores mesmo muito sensíveis, impossíveis de atingir á mão, a olho ou mesmo a copiar medidas, aquilo basta tocar com um dedo, só encostar para já não dar valores perfeitos:

É impossivel ajustar correctamente um turbo sem estes equipamentos, e basta mexer-lhe uma vez no fim de curso que era uma vez uma boa afinação, mexer na hasta ainda é menos grave pois depois a ecu altera o ciclo de trabalho do solenoide, mas mexendo no fim de curso afecta gravemente o turbo.
Estas maquinas ajustam a saída de gases para não travar o motor e ao mesmo tempo conseguir-se boa performance.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodtr125cc
Rookie
Rookie
Mensagens: 129
Registado: 12 abr 2014, 20:30
Veículos: golf 4 1.9 tdi 90cv

Re: Carro não puxa.

Mensagem por joaodtr125cc »

Mario_Marques Escreveu:Nos turbos faz-se 3 ou mais afinações distintas, calibração de peças em rotação, ajuste de fluxo mínimo e máximo e ajuste da haste vnt.
o ajuste da haste vnt até se pode lá mexer apesar de não ser nada recomendado, o batente de curso tem de ser calibrado num banco de teste de fluxos, aquilo trabalha com valores mesmo muito sensíveis, impossíveis de atingir á mão, a olho ou mesmo a copiar medidas, aquilo basta tocar com um dedo, só encostar para já não dar valores perfeitos:

É impossivel ajustar correctamente um turbo sem estes equipamentos, e basta mexer-lhe uma vez no fim de curso que era uma vez uma boa afinação, mexer na hasta ainda é menos grave pois depois a ecu altera o ciclo de trabalho do solenoide, mas mexendo no fim de curso afecta gravemente o turbo.
Estas maquinas ajustam a saída de gases para não travar o motor e ao mesmo tempo conseguir-se boa performance.
Mas eu mexi no varão roscado. Não foi no batente. E só mexi porque me disseram que depois para reverter bastava medir por outro e que a peça estivesse encostada ao batente e o resto a centralina ajustáva. Como estávamos a falar de mm ou ainda menos eu não pensei que fosse fazer diferença.

No entanto é assim. O carro está melhor do que quando veio por isso acho que mal não deve ter feito. Agora o problema dele continua lá e ainda ninguém conseguiu resolver. Ele só puxa as vezes outras vezes parece que tem poços de ar. Só falta ver a maf porque pelos vistos a do carro porque eu troquei também não anda bem.e aquelas valvulas do vacuo. A N não sei o que. Porque de resto já troquei tudo.
joaodtr125cc
Rookie
Rookie
Mensagens: 129
Registado: 12 abr 2014, 20:30
Veículos: golf 4 1.9 tdi 90cv

Re: Carro não puxa.

Mensagem por joaodtr125cc »

Depois ainda há a situação do barulho que faz o motor que não sei se poderá ter a ver com isso. Parece um helicóptero se mantiver a rotação mas 1200 1300 ou quando acelero e depois largo pé. Quando fica a travar com o motor assim é quando se houve mais. Muita gente diz fuga na admissao. Já corri tudo. Inclusive desmotar a admissão e ver a junta e nada.
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Carro não puxa.

Mensagem por jpascoal »

joaodtr125cc Escreveu:Depois ainda há a situação do barulho que faz o motor que não sei se poderá ter a ver com isso. Parece um helicóptero se mantiver a rotação mas 1200 1300 ou quando acelero e depois largo pé. Quando fica a travar com o motor assim é quando se houve mais. Muita gente diz fuga na admissao. Já corri tudo. Inclusive desmotar a admissão e ver a junta e nada.
Experimenta meter uma junta cega em baixo no coletor de escape na saida da egr e em cima junto da valvula de egr, se a tiveres fuga no tubo ainda hade ser a fonte dos teus problemas...
Já te tinha mencionado isto... volto a repetir, se existir fuga, o motor demora mais tempo (se a fuga for pequena) a fazer pressão e pode ser dai o barulho elicóptero que escutas quando desaceleras, alem de que se for este o caso andas a tratar da saude do turbo porque este vai acelerar até conseguir fazer a pressão e se não o conseguir por mais de 5 seg com 5 metida e acelerador a 100% o motor entra em safe, se isto acontece é bem provavel que seja um desvio/fuga de gases pelo tubo da egr.
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Carro não puxa.

Mensagem por jpascoal »

Tens de tapar o de cima junto da egr para te certificar que vedas definitivamente a saída de ar.
tens de tapar a debaixo no colector de escape, porque se for mesmo fuga pelo tubo, o fumo que havia de passar por dentro do turbo, sai antes pelo tubo, e se não tens fumo no turbo, não tens cavalos..
joaodtr125cc
Rookie
Rookie
Mensagens: 129
Registado: 12 abr 2014, 20:30
Veículos: golf 4 1.9 tdi 90cv

Re: Carro não puxa.

Mensagem por joaodtr125cc »

jpascoal Escreveu:Tens de tapar o de cima junto da egr para te certificar que vedas definitivamente a saída de ar.
tens de tapar a debaixo no colector de escape, porque se for mesmo fuga pelo tubo, o fumo que havia de passar por dentro do turbo, sai antes pelo tubo, e se não tens fumo no turbo, não tens cavalos..


Eu vou fazer isso. Mas há uma coisa. O carro desde que o comprei nunca puxou. E o barulho só apareceu a pouco tempo. Não sei se aquele motor vai durar muito. Nunca ninguém o conseguiu meter como deve ser. A luz da presao do óleo pisca e apita passado um bocado de chegar aos 90. Era raramente mas ontem meti mais óleo e agora acende logo. Não percebo nada daquele carro
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Carro não puxa.

Mensagem por jpascoal »

O consumo de óleo pode na melhor das hipoteses deverse ao turbo. Já o puxar também mas tapa a Egr e logo vez como isso fica. Aliás o consumo pelo turbo se for fuga na Egr é o turbo a trabalhar de escravo... Provavelmente a entregar a alma ao criador...
joaodtr125cc
Rookie
Rookie
Mensagens: 129
Registado: 12 abr 2014, 20:30
Veículos: golf 4 1.9 tdi 90cv

Re: Carro não puxa.

Mensagem por joaodtr125cc »

jpascoal Escreveu:O consumo de óleo pode na melhor das hipoteses deverse ao turbo. Já o puxar também mas tapa a Egr e logo vez como isso fica. Aliás o consumo pelo turbo se for fuga na Egr é o turbo a trabalhar de escravo... Provavelmente a entregar a alma ao criador...

Mas o carro não tem consumo de oleo. Pelo menos nos dois meses que andou.Eu só meti mais para ver se a luz apagava. Ele estava a meio como o tinha deixado a dois meses quando lho troquei. . Sim. Em primeiro vou tapar a egr para ter certezas. Mal também não faz

Hoje disseram que pode ser bi massa tanto o barulho como o puxar. O que acha?
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Carro não puxa.

Mensagem por jpascoal »

O barulho... pode ser. Já o puxar não me parece que influencie o puxar
Avatar do Utilizador
jpascoal
Rookie
Rookie
Mensagens: 167
Registado: 14 dez 2015, 15:40
Veículos: Ibiza 6k2 ALH + Golf IV AHF

Re: Carro não puxa.

Mensagem por jpascoal »

Faz vídeo da luz de óleo a acender e manda por pm
joaodtr125cc
Rookie
Rookie
Mensagens: 129
Registado: 12 abr 2014, 20:30
Veículos: golf 4 1.9 tdi 90cv

Re: Carro não puxa.

Mensagem por joaodtr125cc »

jpascoal Escreveu:Faz vídeo da luz de óleo a acender e manda por pm
O carro ficou hoje no mecânico. Só o vou buscar lá amanhã. Para ver a bomba do óleo em quente e caso não seja depois eu meto lhe o sensor.

A luz estava sempre a piscar e apitava praí umas 3 ou 4 vezes no início. Depois calava se. Mas em subidas ou assim as vezes desligava se e depois tornava a piscar.

Ela só começava a piscar e apitar quando chegava aos 90 graus. Passado uns km começava.. Depois desligava a chave e voltava a ligar e só aparecia quando eu puxava pelo carro
Responder