Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Responder
gasparTdi
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 31 jan 2012, 21:35

Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Mensagem por gasparTdi »

Boas,


Hoje ia no meu golf 3 tdi em 4a, e de repente ouvi um barulho forte e o carro perdeu a força. Desde daí o carro não anda em 4a, só faz barulho.... O resto das mudanças funcionam bem, mas às vezes ouve-se um barulho de arranhar..

O que pode ser ? Sincronizadores?

Quanto custa uma reparação destas?


Obg
dante
Pro
Pro
Mensagens: 1215
Registado: 30 out 2010, 19:22

Re: Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Mensagem por dante »

Prepara-te :roll:!...
Partiu a caixa, amigo :(! O carrete da 4ª mudança :?! Ao lêr o que tu escreves-te, se aconteceu assim como tu dizes, o sintoma é mesmo o da caixa de velocidades partida mas apenas num carrete que por acaso é o da 4ª velocidade. E mais te digo que não é nem um pouco normal acontecer. Provavelmente defeito na tempra do aço dessa peça (carrete). E atenção aos barulhos que estas a ouvir de vez em quando :shock:. É melhor parares já de andar, porque o carrete anda desfeito dentro da caixa e os bocados do aço podem meter-se no meio dos outros carretes e aínda vais partir mais algum. Pára o quanto antes :?. Porque assim aínda é façil de reparar, mas se partir mais algum, mais vale jogar a caixa fora e comprar uma usada na sucata :(.
gasparTdi
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 31 jan 2012, 21:35

Re: Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Mensagem por gasparTdi »

Mas é possível reparar a caixa?
Isso é coisa que um mecanico normal saiba fazer?


Outra coisa que me lembrei: apesar de ter o pedal da embraiagem no fundo, ouve-se arranhar ao mudar as mudanças..


Já agora estamos a falar de que valores de reparação (so para me ir preparando.....)

Obg
ADM365
Amateur
Amateur
Mensagens: 484
Registado: 20 fev 2010, 00:39
Localização: Alentejo

Re: Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Mensagem por ADM365 »

Eu não sei quais são os valores mas se for pouca coisa não fica muito caro. Pode ser o selector desafinado, mas pode também muita coisa. Uma coisa é certa: a caixa tem de ser desmontada e ver o que é preciso e o que não é preciso. Aproveita corrigir as fugas e mudar o óleo da caixa e o diferencial. Lubrificação correcta é fundamental.

Como o user dante tem dito não usas o carro senão a reparação fica muito caro.
Golf mk3 55kw - ABU
gasparTdi
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 31 jan 2012, 21:35

Re: Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Mensagem por gasparTdi »

Alguém conhece mecanicos na zona do estoril/alcabideche, que façam estas reparações?
dante
Pro
Pro
Mensagens: 1215
Registado: 30 out 2010, 19:22

Re: Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Mensagem por dante »

A reparação de uma caixa de velocidades (quando é necessario abrir a caixa) é a reparação mais cara :shock: que pode ser feita numa viatura mesmo mais do que a dum motor. É a mais cara, mesmo! A reparação de uma caixa de velocidades costuma ser tão dispendiosa, que normalmente quando há uma avaria na caixa (desde que tenha que ser aberta) o que se faz é comprar uma caixa inteira usada e em bom estado na sucata e joga~se fora a outra. A questão é que na caixa de velocidades é tudo carretes e rolamentos que são peças carissimas e para se poder diagnosticar qual é a avaria, é preciso abrir :shock:. Pronto, assim que o mecanico tira a caixa fora, já estás a pagar mão de obra. E assim que a começa a abrir, já estás a facturar :? ! Imagina que o mecanico abre a tua caixa e descobre que é o carrete da 4ªvelocidade que partiu ou gripou. Em primeiro lugar, corres o risco de ires á VW para comprar esse carrete e eles dizerem que já não há á venda :( . Lá vais tu pagar ao mecanico mão de obra de trabalho que ele teve a abrir a caixa e agora não pode reparar porque não há as peças. Mas se pelo contrario, ele encontra o carrete da 4ª velocidade quando o for para comprar pedem-lhe provavelmente 100€ ou 150€ só pelo carrete porque é mesmo assim! As peças duma caixa de velocidades são carissimas. O valor de uma caixa usada na sucata é esse mesmo :)!Boa sorte, amigo :wink:!
gasparTdi
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 31 jan 2012, 21:35

Re: Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Mensagem por gasparTdi »

Afinal a caixa estava mesmo muito danificada... o mecânico colocou uma caixa usada.

Agora a minha duvida é: a minha caixa era uma ASD (segundo o que o mecânico disse) e eu vi ele a pedir uma caixa ASD para golf 3 tdi ao vendedor das peças....

Mas na prática, esta caixa é mais curta que a minha antiga. Por exemplo, antes ia em 5a, às 3000 rpm, a 140km/h mais ou menos, agora em 5a, às 3000rpm, vou a 120km/h...

No carro onde consigo verificar a referencia da caixa? Em que sitio está?

So há um tipo de caixa ASD, certo? Que outros tipos de caixa é que o tdi pode levar?

vale a pena trocar novamente a caixa?

obg
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Mensagem por Silver_Ajm »

Possivelmente não será uma ASD. Verifica o codigo de 3 letras que esta gravado por cima da caixa. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Luizão
Expert
Expert
Mensagens: 851
Registado: 15 abr 2008, 15:01
Veículos: gol3
Localização: LX

Re: Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Mensagem por Luizão »

X2 A ASD é longaaaa ;)
gasparTdi
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 31 jan 2012, 21:35

Re: Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Mensagem por gasparTdi »

A caixa que está no carro é uma ATB..... esta caixa é de que carro?

Acham que vale a pena queixar-me para o mecanico colocar uma ASD?
dante
Pro
Pro
Mensagens: 1215
Registado: 30 out 2010, 19:22

Re: Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Mensagem por dante »

Claro que sim, então se agora em 5ª velocidade vais a 3000rpm a 120km/h, isso é igual ao meu mk2 gtd que tem uma 4T que faz também 120km/h ás 3000rpm. O problema é depois quando fores a mais velocidade :( ! É que depois quando fores a 180km/h vais a 4500rpm! e antes ias a 200km/h a 4100rpm. Eu sei porque tenho o meu golf 2 com uma 4T e também já tive um passat TDI de 90cv com uma caixa ASD :roll:. Olha, boa sorte :wink:
CONSTANTINO AGUIAR
Expert
Expert
Mensagens: 819
Registado: 24 mar 2008, 19:06
Veículos: GOLF MK3 GTI-TDI 20 JAHRES
Localização: OLIVEIRA DE AZEMEIS

Re: Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Mensagem por CONSTANTINO AGUIAR »

gasparTdi Escreveu:Afinal a caixa estava mesmo muito danificada... o mecânico colocou uma caixa usada.

Agora a minha duvida é: a minha caixa era uma ASD (segundo o que o mecânico disse) e eu vi ele a pedir uma caixa ASD para golf 3 tdi ao vendedor das peças....

Mas na prática, esta caixa é mais curta que a minha antiga. Por exemplo, antes ia em 5a, às 3000 rpm, a 140km/h mais ou menos, agora em 5a, às 3000rpm, vou a 120km/h...

No carro onde consigo verificar a referencia da caixa? Em que sitio está?

So há um tipo de caixa ASD, certo? Que outros tipos de caixa é que o tdi pode levar?

vale a pena trocar novamente a caixa?

obg
a minha antiga caixa era uma CYP de relaçao curta --e as 3.000rpm --fazia 120km. num tdi 110cv. agora tenho uma CYP de relaçao larga e as 3.000rpm fasz 140km. hora----o carrete da 4 - e da 5- sao mais longos tenho mais velucidade de ponta . no arranque e igual- a 3 nao presta mas depois a 4 e a 5 da pra esticar ate mais dar.
HugoGomes
Amateur
Amateur
Mensagens: 426
Registado: 12 jul 2009, 16:45
Veículos: Golf mk3 tdi 110
Localização: Almada

Re: Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Mensagem por HugoGomes »

CONSTANTINO AGUIAR Escreveu:
gasparTdi Escreveu:Afinal a caixa estava mesmo muito danificada... o mecânico colocou uma caixa usada.

Agora a minha duvida é: a minha caixa era uma ASD (segundo o que o mecânico disse) e eu vi ele a pedir uma caixa ASD para golf 3 tdi ao vendedor das peças....

Mas na prática, esta caixa é mais curta que a minha antiga. Por exemplo, antes ia em 5a, às 3000 rpm, a 140km/h mais ou menos, agora em 5a, às 3000rpm, vou a 120km/h...

No carro onde consigo verificar a referencia da caixa? Em que sitio está?

So há um tipo de caixa ASD, certo? Que outros tipos de caixa é que o tdi pode levar?

vale a pena trocar novamente a caixa?

obg
a minha antiga caixa era uma CYP de relaçao curta --e as 3.000rpm --fazia 120km. num tdi 110cv. agora tenho uma CYP de relaçao larga e as 3.000rpm fasz 140km. hora----o carrete da 4 - e da 5- sao mais longos tenho mais velucidade de ponta . no arranque e igual- a 3 nao presta mas depois a 4 e a 5 da pra esticar ate mais dar.
numa CYP fazias 3000rpm's 120... estranho, tenho um CYP e faço em 5º ás 3000 em plano 138 mais ou menos ás 3050 um bocadinho mesmo so depois das 3000 faço 140
MK3 TDI HI H_motorsport

StancePerformance
carlos_e
Rookie
Rookie
Mensagens: 97
Registado: 24 out 2011, 17:55
Veículos: Golf2 1.6D 89/Golf3 TDI110 96

Re: Problema na Caixa de velocidades golf TDI

Mensagem por carlos_e »

Como pagaste para te fazerem o trabalho, os gajos é que tinham obrigação de controlar isso. Eu pedia outra.

Sei bem o que isso é. Meter uma caixa e ter de trocá-la logo a seguir. No meu caso troquei de auto para uma ASD que fui buscar à sucata mas tinha rolamentos lixados. Fui lá refilar e trouxe outra, e vira outra vez...
Estou em vias de arranjar um AFN e já estou com medo de não curtir a caixa. As CYP às 4500 dão quanto +/-?

Cps
Feedback - viewtopic.php?f=117&t=78046
Responder