SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO (RESOLVIDO)

Responder
golf cmb 33
Expert
Expert
Mensagens: 766
Registado: 13 nov 2009, 17:57

SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO (RESOLVIDO)

Mensagem por golf cmb 33 »

Boas, ultimamente o ponteiro de temperatura do meu golf 1.6 16v só funcionava quando queria, as vezes tava nos 90graus e depois descia para os 0graus, e outras vezes parava entre os 40, 60 graus. troquei o sensor e até agora tem funcionado, mas cheguei a ver o ponteiro descer para o traço anterior aos 90 e depois subir para os 90 outra vez, mas para os 0graus ainda nao desceu como fazia antes. Sera que o problema éra o termostato e nao o sensor'?
Última edição por golf cmb 33 em 10 mar 2011, 23:55, editado 1 vez no total.
Imagem
wolverine
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 ago 2008, 14:02
Veículos: VW GOLF IV
Localização: Amadora

Re: SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO?

Mensagem por wolverine »

É a valvula de temperatura, se fosse o termostato nem sequer marcava.
Wolverine
Feedback: viewtopic.php?f=40&t=64294
golf cmb 33
Expert
Expert
Mensagens: 766
Registado: 13 nov 2009, 17:57

Re: SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO?

Mensagem por golf cmb 33 »

wolverine Escreveu:É a valvula de temperatura, se fosse o termostato nem sequer marcava.
mas a valvula de temperatura (sensor de temperatura) foi o que eu troquei. e se o termoestato tiver avariado o ponteiro pode marcar na mesma, so que nao é certo.
Imagem
wolverine
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 ago 2008, 14:02
Veículos: VW GOLF IV
Localização: Amadora

Re: SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO?

Mensagem por wolverine »

Sim amigo, mas pode acontecer uma de duas coisas, ou está avariada também, que não é assim tão dificil de acontecer, ou pode não ser a do carro...
Aconteceu-me o mesmo no meu...
Wolverine
Feedback: viewtopic.php?f=40&t=64294
golf cmb 33
Expert
Expert
Mensagens: 766
Registado: 13 nov 2009, 17:57

Re: SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO?

Mensagem por golf cmb 33 »

a valvula de temperatura nova tar avariada? será?
Imagem
wolverine
Rookie
Rookie
Mensagens: 100
Registado: 12 ago 2008, 14:02
Veículos: VW GOLF IV
Localização: Amadora

Re: SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO?

Mensagem por wolverine »

sim pode estar ;-)
já me aconteceu
de que cor é a valvula, verde ou preta?
Wolverine
Feedback: viewtopic.php?f=40&t=64294
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO?

Mensagem por Mario_Marques »

Isso quase de certeza é o termostato(como se costuma dizer, se não é do rabo é das calças), isso ja deve ter uns aninhos, é totalmente normal trocar uma coisa ter de trocar a outra.
Mas fazes o teste, ligas o carro e metes a mao no tubo a ver se circula água quente, se circular é porque o termostato está um pouco aberto, convinha teres vag-com para veres a temperatura real que faz.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
golf cmb 33
Expert
Expert
Mensagens: 766
Registado: 13 nov 2009, 17:57

Re: SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO?

Mensagem por golf cmb 33 »

Mario_Marques Escreveu:Isso quase de certeza é o termostato(como se costuma dizer, se não é do rabo é das calças), isso ja deve ter uns aninhos, é totalmente normal trocar uma coisa ter de trocar a outra.
Mas fazes o teste, ligas o carro e metes a mao no tubo a ver se circula água quente, se circular é porque o termostato está um pouco aberto, convinha teres vag-com para veres a temperatura real que faz.
obrigado mario. vou ver se troco tambem o termostato, deve ser de origem, pelo menos o sensor ainda era de origem, ja tem 11anos. por acaso nao tenho vag-com. o termostato anda pelo msm preço do sensor? paguei 19 euros pelo sensor.
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO?

Mensagem por Mario_Marques »

O termo varia muito o preço conforme a marca, geralmente os valeo são os mais caros, deve andar por volta disso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
golf cmb 33
Expert
Expert
Mensagens: 766
Registado: 13 nov 2009, 17:57

Re: SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO?

Mensagem por golf cmb 33 »

Vou dar umas voltas a ver como se o ponteiro desce outra vez dos 90, se continuar vou trocar o termostato.
é que ja me disseram tambem que poderia ser mesmo do quadrante, espero q nao q assim sai mt mais caro.
Imagem
barroca_ajm
Beginner
Beginner
Mensagens: 9
Registado: 25 fev 2011, 19:14
Veículos: golf iv variant ajm

Re: SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO?

Mensagem por barroca_ajm »

É daquelas coisas, quando se muda a distribuiçao, muda-se bomba de agua e o termostato! o trabalho é o mesmo e nao fica caro por ai alem! o sensor de temperatura, basta mudar o liquido de refrigeraçao para ele ir à viola! tem manias! compra um termostato para os 87º o carro nunca sobreaquece
golf cmb 33
Expert
Expert
Mensagens: 766
Registado: 13 nov 2009, 17:57

Re: SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO?

Mensagem por golf cmb 33 »

barroca_ajm Escreveu:É daquelas coisas, quando se muda a distribuiçao, muda-se bomba de agua e o termostato! o trabalho é o mesmo e nao fica caro por ai alem! o sensor de temperatura, basta mudar o liquido de refrigeraçao para ele ir à viola! tem manias! compra um termostato para os 87º o carro nunca sobreaquece
Nunca ouvi dizer para mudar o termostato quando se muda a distribuiçao.
E nunca troquei de liquido de refrigeraçao, sempre usei G12. O carro nunca sobreaqueceu, a temperatura nunca passou dos 90 graus.
Imagem
GTDblack
Master
Master
Mensagens: 8395
Registado: 04 set 2007, 21:44
Veículos: Golf 2

Re: SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO?

Mensagem por GTDblack »

barroca_ajm Escreveu:É daquelas coisas, quando se muda a distribuiçao, muda-se bomba de agua e o termostato! o trabalho é o mesmo e nao fica caro por ai alem! o sensor de temperatura, basta mudar o liquido de refrigeraçao para ele ir à viola! tem manias! compra um termostato para os 87º o carro nunca sobreaquece
Exactamente, o meu termostato custou 8€, daqui de ler no forum sei que avariam muito... Já que se estava com a mao na massa mandei trocar, apesar do meu estar bom!

Sempre que se troca a distribuicao convem trocar a bomba de água e o G12, PELO MENOS... :wink:

E trocar o líquido entenda-se meter G12 mas novo!

Outra coisa, esse sensor se custou 19€ nao é de origem e é sabido nao serem grande coisa os da concorrência, vai daí e ainda é disso... É que o de origem custa quase o dobro! :?
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO?

Mensagem por gongasfrs »

termoestato na VW custou me 36€ + 2€ o oring e o sensor ia para 39€ +1€ o oring, comprei aqui no forum um sensor OEM com oring por 36€ :mrgreen:, o termoestato nao comprei porque na altura mudei o sensor de um dia para o outro e nao tive aqui ha procura..

eu em priemiro pensava que era do termoestato e mudei o, mas depois como me ligaram o carro ao VAG apareceu o erro e mandei vir um sensor novo deve chegar hj...

tbm noto é que o carro parece que consome ligeiramente mais, e deve se a isso
Luis C
Amateur
Amateur
Mensagens: 617
Registado: 07 jul 2009, 21:34

Re: SENSOR DE TEMPERATURA OU TERMOSTATO?

Mensagem por Luis C »

gongasfrs Escreveu:termoestato na VW custou me 36€ + 2€ o oring e o sensor ia para 39€ +1€ o oring, comprei aqui no forum um sensor OEM com oring por 36€ :mrgreen:, o termoestato nao comprei porque na altura mudei o sensor de um dia para o outro e nao tive aqui ha procura..

eu em priemiro pensava que era do termoestato e mudei o, mas depois como me ligaram o carro ao VAG apareceu o erro e mandei vir um sensor novo deve chegar hj...

tbm noto é que o carro parece que consome ligeiramente mais, e deve se a isso
por causa do sensor de temperatura ?
por acaso no vag.com tenho erro, ate foste tu que disseste que era do sensor, para eu apagar e ver se voltava a aparecer, e por isso só troquei o termostato.
A temperatura no quadrante tem estado normal, chega aos 90 e não desce mais.

E eu tinha o termostato estrago, no entanto a temperatura variava, disseram que se fosse o termostato nem sequer subia a temperatura no quadrante, mentira.
Responder