A VW estava sozinha a utilizar a tecnologia PD, e a passagem para CR justifica-se por uma questão de economias de escala e custos de produção. A conversa das emissões poluentes não cola, um Golf V bluemotion 1.9TDi emitia 119g e ainda tinha margem para emitir menos, usando o start-stop por exemplo.Gonanvo Escreveu:Pois eu também acredito nisso mas não sou muito a favor sinceramente.Arad Escreveu:Na conjuntura actual, e com a política de downsizing da VW, é capaz de ser mais proveitosa a evolução do 1.6TDi, até para marcar posição face aos outros modelos que fazem volume de vendas neste segmento.
Perdeu-se, ou não, muito tempo nos velhinhos PD's, para depois voltarem "atrás" com estes 1.6CR... que não são a referência no segmento, pelo menos em valores de potência - e do que li não são os mais rápidos. Há o JTD de 120cv, os DCi de 110cv... e a VW com os 105cv. Claro que o motor tem margem de manobra para chegar a outros valores, mas por exemplo em termos de binário nunca vão chegar a valores de um 2l.
E apesar de este motor ser mais pequeno, tanto quanto sei não veio baixar o preço do carro em si. Claro que há as questões ambientais e de eficiência but..
Acredito que o 1.6 possa ser uma base com muito potencial, mas nesta fase ainda não provou nada face ao antigo 1.9, porque ainda não o superou em muitas coisas. Para já apenas o superou em silêncio e suavidade, porque em consumos e performance ainda não chegou lá, e para atestar a sua fiabilidade é muito cedo.
Quanto ao facto de haver multijet de 120cv e HDi de 110cv, etc... aí não me preocupam nada os 5/15cv a menos do 1.6TDi que ainda está no início da sua evolução. O multijet não o conheço, mas face ao dCi e HDi, posso dizer que o TDi tem um trabalhar que mal se ouve e uma qualidade de utilização bem melhor. Mesmo que os outros até andem mais...