VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Responder
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por Blasar »

Bom dia!!

Caríssimos, desta vez venho cá, pois o carro de um amigo está com problemas, e como sempre gostava de ouvir as vossas opiniões.

O que se passa é o seguinte, há uns dias começou a aparecer no painel de instrumentos a luz de problema no motor, mas como desaparecia logo a seguir ele ainda andou um ou dois dias com ele assim, até que se decidiu e foi a um concessionário ver o que se passava. Fizeram-lhe o teste diagnóstico e disseram-lhe que era qualquer coisa no motor, mas que não tinham a certeza do que poderia ser e que para resolverem o problema tinha de deixar lá o carro (falaram-lhe em problemas de injecção; velas; cilindros, mas parece-me demasiado vago).
Ora como ele estava de férias, logo longe cá da terra, disse que não valia a pena pois ia mandar vir um reboque para levar o carro até Braga para o deixar no concessionário local. O carro deve chegar hoje (3ªfeira) cá, e vai directo para o concessionário, assim como o meu amigo para ver se resolve a situação o quanto antes.

Para contextualizar um bocado, começo por dizer que já por duas vezes esta luz se tinha acendido, e ele dirigiu-se ao concessionário, onde lhe foi substituído (segundo ele) a bobine de uma vela e o problema ficou resolvido.

Acrescento ainda que o único sintoma que o carro apresenta é uma descida para além do normal das rpm quando ao relanti.

Agradeço as vossas sugestões do que se passará. Obrigado.
Última edição por Blasar em 26 out 2010, 20:49, editado 1 vez no total.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema

Mensagem por Silver_Ajm »

Blasar Escreveu:Bom dia!!

Caríssimos, desta vez venho cá, pois o carro de um amigo está com problemas, e como sempre gostava de ouvir as vossas opiniões.

O que se passa é o seguinte, há uns dias começou a aparecer no painel de instrumentos a luz de problema no motor, mas como desaparecia logo a seguir ele ainda andou um ou dois dias com ele assim, até que se decidiu e foi a um concessionário ver o que se passava. Fizeram-lhe o teste diagnóstico e disseram-lhe que era qualquer coisa no motor, mas que não tinham a certeza do que poderia ser e que para resolverem o problema tinha de deixar lá o carro (falaram-lhe em problemas de injecção; velas; cilindros, mas parece-me demasiado vago).
Ora como ele estava de férias, logo longe cá da terra, disse que não valia a pena pois ia mandar vir um reboque para levar o carro até Braga para o deixar no concessionário local. O carro deve chegar hoje (3ªfeira) cá, e vai directo para o concessionário, assim como o meu amigo para ver se resolve a situação o quanto antes.

Para contextualizar um bocado, começo por dizer que já por duas vezes esta luz se tinha acendido, e ele dirigiu-se ao concessionário, onde lhe foi substituído (segundo ele) a bobine de uma vela e o problema ficou resolvido.

Acrescento ainda que o único sintoma que o carro apresenta é uma descida para além do normal das rpm quando ao relanti.

Agradeço as vossas sugestões do que se passará. Obrigado.
Reza para que não tenhas o mesmo problema que este carro teve com o mesmo motor do teu...
viewtopic.php?f=33&t=57923
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema

Mensagem por Blasar »

Boas!!

Antes de mais, obrigado pela resposta, e depois, felizmente ou não, o carro não é meu, mas sim de um amigo. :wink:

Agora relativamente ao problema em questão, nem sequer lhe vou falar desta possibilidade senão ainda lhe dá um fanico. Vou só acompanhá-lo quando for ao concessionário e dar-lhe apoio no que vir ser necessário. Agora, um carro com pouco mais de 30 000km, não se justifica a existência de um problema tão grave, digo eu. :roll:
O carro ainda está na garantia, pelo menos até Março de 2011, por isso não estou à espera de grandes problemas mas se os gajos do concessionário quiserem dançar o Tango, arranjaram o par perfeito. :D

Logo já lhe vou perguntar que gasolina é que tem andado a meter no bólide já que nesse outro tópico que me indicou se falou que a SC95 não lhe dava saúde.

Já agora, alguém me sabe dizer/informar, quais os melhores contactos a reter no caso de este assunto azedar?

Obrigado.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema

Mensagem por Blasar »

Boas!!

Caríssimas/os, o carro já está na VW, cá em Braga, e após uma visita para tentar perceber o que o carro tinha (esteve todo o dia de ontem em "observações"nos CI), o meu amigo foi informado que o carro vai levar um motor novo. :shock:

O Eng.º com quem ele falou, disse que esteve a tentar perceber o que se passava, pois o carro apresentava um desfasamento de compressão nos cilindros que não parecia possível, e após várias tentativas infrutíferas para debelar o problema, optou por dar a extrema-unção ao dito cujo. :cry:
Disse-lhe ainda que já tinha mandado vir um motor novo (de Lisboa,pois aparentemente haviam em stock), que 2ª feira estava cá, e lá para 4ª ou 5º feira lhe entregavam o carro.

No fim, pareceu-me uma excelente maneira de resolver este problema, não acham? Ficamos também surpreendidos com a "facilidade" com que a VW assumiu o erro e se prontificou a meter um motor novo no carro (não obstante o meu amigo quer vender o carro, sabe-se lá porquê :? ).

Assim, o que eu vos pergunto, na esperança de podermos todos ficar mais "sabedores", é:

1º Em que parte do motor ou outro local do carro ou documentos se pode ver o número do motor?

2º Uma vez que não vamos poder estar de novo junto do carro para tirar info acerca do nº do motor "antigo", há algum local ou maneira para saber esse mesmo número sem ser directamente no motor (note-se que fiz algumas leituras diagnósticas com o VAG-COM ao carro em questão dos quais tenho os logs e onde no módulo do engine tem lá um serial number, mas precisava que me confirmassem definitivamente)?

3º O período de garantia deste motor novo, acaba com os dois anos após a compra ou é protelado até 2 anos após a sua colocação?


Sei que são demasiadas coisas ao mesmo tempo, mas agradeço no que puderem ajudar. Obrigado.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema

Mensagem por Silver_Ajm »

Bem um final aparentemente feliz nesta historia. Parece que é a mesma historia do user do golf V TSI infelizmente... Deves estar a referir-te ao codigo do motor, em vez de numero. Este encontra-se gravado no bloco do motor, (no caso do sciricco não sei o local), no autocolante que se encontra na mala junto do pneu suplente, ou mesmo no livro de revisões. Quanto ao prazo de garantia, se não estou em erro, o que conta vai ser a data de compra do veiculo, digo isto, mas sem completa certeza.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Morlim
Rookie
Rookie
Mensagens: 88
Registado: 24 abr 2007, 14:05
Localização: Sintra / Estoril
Contacto:

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema

Mensagem por Morlim »

Pois estou a ver que afinal o problema não se resume aos primeiros motores (2006). O que me revolta é que eles sabem que é um defeito de fabrico mas no meu caso como já não está na garantia não assumem (embora o carro so tenha 30000km).

O meu esta neste momento no Porto para ser reparado.

Boa sorte para o novo motor do Scirocco.Espera-se que agora não tenha os mesmos problemas porque quanto à garantia, normalmente quando é uma peça substituida em que não pagas nada não há extensão do periodo de garantia....

Abraço,

Sérgio Morlim
Feedback
http://clubegolfpt.com/forum/viewtopic. ... 953#474953

Imagem
http://www.vw-world.eu - O Blog sobre a VW voltou ao activo!!

http://www.morlimcondominios.pt - Precisa de ajuda para o seu condomínio?
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema

Mensagem por Blasar »

Boas!!

Obrigado pelas respostas.

O carro continua no concessionário à espera de um "coração" novo. Esperemos que o motor chegue hoje, e pelo menos até ao final da semana fique pronto. Seja como for o meu amigo já está "desenrascado" com um Beetle 1.4 (fornecido pela VW e que bela arrastadeira :D ) até o Scirocco ficar pronto.

O homem anda a cismar com o facto de isto poder acontecer outra vez, fora do período de garantia, e desta feita ter de ser ele a assumir as despesas. Eu já lhe disse que não vai ser fácil aparecer alguém que lhe garanta que tal não acontecerá, mas julgo que com a colocação deste novo motor (talvez uma série mais recente e, quem sabe, já com alguns dos problemas das anteriores rectificados) a probabilidade será menor, ou não?

Também já o aconselhei, que se é para andar a atrofiar com este assunto o melhor mesmo é vender o carro e partir para outro, e ele está mais para isso do que para outra coisa, por isso se estiverem interessados num Scirocco com pouco mais de ano e meio e motor novo, já sabem. :o


P.S.- Só para referir que os problemas que o carro teve e, supostamente, desembocaram na situação actual, foi, só e apenas, a substituição de duas das bobines das velas. Não sei se servirá de grande ajuda, mas sempre fica registado caso alguém começe a ter estes sintomas nos seus 1.4TSI.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema

Mensagem por Blasar »

Boas!!

O carro, e pasmem-se os incrédulos (eu era um deles), ficou pronto dentro do prazo estipulado, ou seja na 4ª feira, dia 20.10.2010.

Armados em experts (sim armados, porque pouco ou nada percebemos do assunto :D), mal o carro chegou, abrimos logo o capot para ver o aspecto geral, e realmente, o motor tinha aspecto de novo, e segundo um outro amigo que trabalha no ramo, era, sem dúvida um motor novo. :lol:

Pelo que o meu amigo me disse, o carro (entenda-se motor) aparentemente está melhor, a todos os níveis, mas eu acho que se calhar ele pode estar a avaliar exclusivamente pelos últimos tempos do carro, mas ele é, sem dúvida, a pessoa que conhece melhor o carro, logo ninguém melhor para ajuizar.

Fiz-lhe um auto-scan com o VAG-COM, e está tudo normal (excepto um pequeno erro nos sensores do alarme, julgo, que abordarei no local adequado) e inalterado, inclusive todas as informações relativas ao módulo do motor.

Uma questão que se colocou foi que ele não ficou com nenhum comprovativo ou apontamento no livro de serviço, de que houve uma substituição do motor. Quando questionou o responsável acerca disto, disseram-lhe que só a SIVA poderia fazer isso, através de um software próprio (que agora não me recordo o nome), e que ele devia entrar em contacto com eles. Confirmam esta informação, ou é preciso "apertar" um bocado mais com eles?

Obrigado.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por Blasar »

Here we go again... :?

No seguimento da novela que narra a atribulada vida deste Scirocco, e do seu "pequeno" motor 1.4TSI com 160cv, venho acrescentar mais um capítulo, para vocês não dizerem que nunca mais dei notícias. :D

Pois bem, após a satisfatória colocação de um motor novo, e um comportamento exemplar (melhor do que o anterior motor, refira-se) durante cerca de um mês e meio, há uns dias voltaram a surgir problemas, nomeadamente o aparecimento de uma luz no painel de instrumentos (EPC) e um comportamento bastante irregular do comportamento do carro. Resultado, mais uma visita às oficinas do concessionário, onde foi diagnosticada uma avaria qualquer no sistema de injecção, que estaria relacionado com um "mau contacto" ou comportamento anómalo de umas fichas eléctricas/electrónicas (não sei exactamente) que controlam/intervêm no dito sistema. Depois de reparado, tudo aparenta estar bem, mas a verdade é que o estigma (que quase já tinha desaparecido, após a colocação do novo motor) está de volta, e desta vez com mais força ainda.

Escusado será dizer que o dono do carro está possesso e por mais que eu, no passado pois agora já não encontro muitos argumentos para, tenha apaziguado o seu rancor e frustração contra a (minha querida :D ) VW, a verdade é que começo a ter que dar o braço a torcer, pois, e como ele diz, quando se compra um carro novo de valor substancial, ainda por cima de uma marca tão prestigiada como a VW, é natural esperar que, pelo menos durante uns anos, os problemas sejam, practicamente, inexistentes, ou não?
Bem sei, que lhe pode ter acontecido como ao mal-fadado adepto de futebol, que a dada altura estava num estádio de futebol, e gritava:"90 000 espectadores; 4 árbitros; mais de 30 jogadores, 200 polícias; 30 cães; as cheerleaders, etc., e a **** da gaivota tinha de defecar na minha cabeça?!"
Ter alguns problemas é normal, mas tantos e tão seguidos é que já me parece estranho.

Seja como for, vamos a ver o que o futuro nos reserva, com a firme certeza de que este Scirocco, em particular, se encontra com uma margem de manobra muito curta, de momento.

Sem mais assunto, despeço-me, com os mais natalícios cumprimentos.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por Mario_Marques »

Essa qualidade vw já era, mas também os carros estão muito mais baratos hoje em dia, para teres uma ideia, um corrado quando saiu nos anos 90, a versão mais barata se entrada custava mais de 8000contos(na moeda actual ascendia aos 40mil euros), hoje em dia compra-se um scirocco todo equipado por muito menos(praticamente metade do valor ou menos de metade) e com motor mais potente, o corrado mais equipado e mais potente da altura ia para os 14mil contos, hoje em dia os carros são muito mais baratos, o mesmo se passa com golf's, etc, os carros hoje em dia estão muito mais baratos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por Blasar »

Infelizmente, tenho de concordar que os índices de qualidade da indústria automóvel, e da VW neste caso, estão efectivamente a descer, ou então este meu amigo teve um azar dos diabos.

Relativamente ao preço, o que posso dizer é que o carro ficou muito perto dos 30 000€ (6000 contos na moeda antiga), ora já não é propriamente um carro barato (para a grande maioria), e com todos os prémios que este motor ganhou, seria de esperar, digo eu, uma fiabilidade bastante melhor, senão vejamos qual a motivação de manter um carro (lindíssimo, diga-se) que fartou-se de ir ao amante do mecânico, aos 30000km troca de motor, e passado um mês e meio volta a dar chatice? E se o motor "morre" novamente fora do período de garantia? Quanto custará uma reparação desse género (5000€ ou mais, com certeza)?

Andei a "investigar" e, aparentemente, os casos de "morte súbita" deste motor e problemas directamente relacionados com o mesmo, não são assim tão isolados quanto isso, logo algum, ou alguns, problema de base tem de existir (excesso de potência para os materiais utilizados; electroniquices a mais; sub-dimensionamento; coeficiente de cagaço reduzido; pouco tempo de testes aos ditos cujos; etc.; etc.).
O que todos nós gostávamos de saber, e pelos vistos quem sabe não quer partilhar (VW,mais propriamente), é qual a razão ou razões, para existirem alguns casos de motores que perdem compressão; furam cilindros; substituem bobines mais do que 2 vezes ao ano; "morrem" aos 30 000km etc?

Eu nem leigo sou no que diz respeito a mecânica e à indústria automóvel no geral, mas há uma coisa que eu não aprecio, que é tapar o sol com uma peneira e fingir que não o vejo. O que quero dizer, é que a VW (neste caso representada pelos seus concessionários) não pode esperar que os seus clientes permaneçam impávidos e serenos, sem levantar qualquer tipo de questão, quando se troca um motor de um carro novo, sem que forneçam uma explicação cabal das razões. Não pode, ainda, esperar que os seus clientes não equacionem a venda prematura de um veículo que se tem vindo a demonstrar problemático. Não pode esperar que todo o seu prestígio e bom-nome se mantenha impoluto, com o avolumar de casos semelhantes. Não pode esperar muita coisa, mas com uma coisa pode contar, que é a minha (talvez inútil, admito) determinação em levar esta questão até às últimas consequências, não deixando contudo de, no seu concessionário, no seu importador, e até na sua sede, ficar bem claro qual o sentimento, as razões e uma súmula de toda esta situação.

Cumprimentos.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
afan
Amateur
Amateur
Mensagens: 599
Registado: 09 mar 2010, 17:30

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por afan »

Mario_Marques Escreveu:Essa qualidade vw já era, mas também os carros estão muito mais baratos hoje em dia, para teres uma ideia, um corrado quando saiu nos anos 90, a versão mais barata se entrada custava mais de 8000contos(na moeda actual ascendia aos 40mil euros), hoje em dia compra-se um scirocco todo equipado por muito menos(praticamente metade do valor ou menos de metade) e com motor mais potente, o corrado mais equipado e mais potente da altura ia para os 14mil contos, hoje em dia os carros são muito mais baratos, o mesmo se passa com golf's, etc, os carros hoje em dia estão muito mais baratos.
OS carros estão mais baratos mas não quer necessáriamente dizer que é por estarem piores. A produção em massa reduz o custo. :roll:

Mas dito isto, concordo ctg. Hoje em dia confio muito menos num carro do que antigamente. É verdade que trazem muito mais tecnologia e electrónica, mas em fiabilidade antigamente é que era... :roll:
afan
Amateur
Amateur
Mensagens: 599
Registado: 09 mar 2010, 17:30

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por afan »

Em relação ao problema... Nenhuma marca quer assumir erros.

Lembro-me quando comprei o meu Golf dos "n" casos de cabeça do motor nas lonas nos 2.0TDI. A maioria dos concessionários neste país da treta fugiu com o rabo à seringa. Só quem pesquisou bem pela net e anda nos fóruns se apercebeu que era uma falha comum no motor e exigiu comparticipação. Mas quantos pagaram sem saber disto?

Outro ponto de vista: quantos milhões de 2.0TDI 16v há no mundo sem problemas? Quantos Sciroccos + Golfs há no mundo sem problemas?

Infelizmente, eu hoje em dia acho que é uma questão de sorte... um gajo pode comprar um carro usado e nunca ter problemas e comprar novo e ter chatices.

E não é por ser VW: até na BMW há "n" casos de injectores nas couves... só não há tanta rapaziada pelos fóruns. :roll:

A ferrari fez um recall ao recém-lançado F458 porque "pegava fogo"! A diferença é que os proprietários que viram o carro arder receberam outro novo... :?
Filipe Cunha
Pro
Pro
Mensagens: 1265
Registado: 10 mar 2005, 10:41
Veículos: Golf 2 GTD; Golf 2 GTI G60; Corrado G60;
Localização: Viana

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por Filipe Cunha »

Foi por isso que na altura em que saiu o dito, lá fui na "desportiva" ao concessionario da VW, dar uma espreita, claro que levei o corrado e a dada altura lá me disse o vendedor, meu amigo, "Se tens um corrado para que queres um scirocco?", com isto nem me apeteceu fazer o teste drive :lol: :lol: :lol:
Sempre o achei com muita parra e pouca uva :wink:
vitor_hugo
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 14 mar 2012, 13:36
Veículos: volkswagen scirocco08;volkswagen carouxa73;volkswagen polo01

Re: VW Scirocco 1.4TSI (2009) - Problema no motor

Mensagem por vitor_hugo »

boas

Sou proprietario de um scirocco k por sorte também deu esse problema no motor mas infelizmente o meu ja nao se encontra na garantia a vw ofereceu se para pagar 70% do motor como ja e o nono carro a ser substituido o motor por problemas de fabrico, mas tou na duvida se eles nao eram obrigados a pagar na totalidade ja k e um problema de de fabrico e como ja nao e um caso esolado, se alguem dentro desse assunto me podesse esclarecer agradecia
Responder