VW Jetta 1.9 TDI 2007: Dúvidas e Sugestões

Responder
paulmont
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 06 jan 2014, 23:37
Veículos: vw jetta mk5 2007

VW Jetta 1.9 TDI 2007: Dúvidas e Sugestões

Mensagem por paulmont »

Boa noite!
Antes de mais devo informar que sou relativamente novo neste Fórum e agradeço desde já a possibilidade de participação no mesmo, pois como detentor de um veículo VW, certamente poderei beneficiar de toda a V. experiência e experiências vividas. O que me leva a este Fórum são respostas a duvidas e, pois claro, sugestões que gostaria de ter da V. parte quanto a alguns aspectos, os quais passo a dizer.

1. Tenho um Jetta 1.9 TDI 105 CV, o qual já sei que reúne consenso quanto a um bom motor/carro, a nível de segurança e fiabilidade para o futuro (entre outros aspectos levou à decisão da sua compra), o que agrada bastante atendendo à "crise" que se vive. O carro de há um tempo para cá tem um barulho na suspensão que, segundo li, acredito possa ser dos rótulas de suspensão ou mesmo os sinoblocos, sinônimo do carro VW! Gostaria de saber se existe algum pormenor no som ou no tempo do carro (2007 com 100000 kms feitos esta semana, em AE sobretudo) que possa levar este problema?

2. Sendo um carro com 105 CV, como é normal, não é um portento na potência, ainda que faça uns consumos muito bons, pois conduzo devagar e sobretudo em AE, chegando a fazer médias de 4.8 LT e com mais de 1000 kms com apenas um deposito. No entanto, sendo um perfeito leigo nas mecanizações, questiono se a reprogramação da Centralina é, de facto, uma boa opção? Pelo que já li, motor que permite realizar reprogramações até 150 CV, mas o que prejudica o seu consumo e durabilidade do motor, o que é normal. EU pretendia acima de tudo é "ganhar" na resposta do motor em termos de recuperações, pois não pretendia recorrer tanto a caixa, as situações de desaceleração ou mesmo em ultrapassagem! E claro, que o carro não sofresse com aumento excessivo de consumo! Pensava em 135 CV, compensa? Ou pouco vale? E já agora, qual o valor para uma acção destas? Na área de Alverca consegue-se fazer e com qualidade?

3. Tendo o carro chegado aos 100000 kms com 7 anos (a fazer em Abril) questiono se devo pensar em muda de correia distribuição e bomba de água? Ou o "carro" me dirá quando terei que fazer?

São algumas duvidas que tenho, e mais terei ainda que penso não as fazer pois poderão ser "absurdas" face ao primeiro Tópico neste Fórum :) Agradeço mais uma vez toda a ajuda que me possam dispensar.
Abraço. P.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: VW Jetta 1.9 TDI 2007: Dúvidas e Sugestões

Mensagem por gongasfrs »

1º que tudo devias passar na secção de apresentação do forum ;)..

depois respondendo as tuas questões:

1ª - esse barulho que falas pode vir sim dos casquilhos, ou dos cabeçotes dos amortecedores, convém ver o estado das borrachas para ver se será mesmo dai ou não.

2ª - podes fazer uma repro sim, mas se fosse eu pessoalmente não o fazia, eu tenho um jetta mas de 2008 com o mesmo motor e acho o carro muito económico ( até mais que o meu golf iv, apesar do jetta ser mais pesado e ter menos cv) quando preciso de fazer ultrapassagens os 105cv chegam, e uma vez que andas devagar não se justifica uma repro porque ia te aumentar os consumos e dependendo da repro a vida do motor diminui.

3ª - a correia no meu caso penso que é aos 90mil ou 6 anos o que chegar 1º, por isso já está na altura de mudares, e recomendo material original para a correia e a bomba de agua.
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: VW Jetta 1.9 TDI 2007: Dúvidas e Sugestões

Mensagem por MataRatos »

gongasfrs Escreveu:1º que tudo devias passar na secção de apresentação do forum ;)..

depois respondendo as tuas questões:

1ª - esse barulho que falas pode vir sim dos casquilhos, ou dos cabeçotes dos amortecedores, convém ver o estado das borrachas para ver se será mesmo dai ou não.

2ª - podes fazer uma repro sim, mas se fosse eu pessoalmente não o fazia, eu tenho um jetta mas de 2008 com o mesmo motor e acho o carro muito económico ( até mais que o meu golf iv, apesar do jetta ser mais pesado e ter menos cv) quando preciso de fazer ultrapassagens os 105cv chegam, e uma vez que andas devagar não se justifica uma repro porque ia te aumentar os consumos e dependendo da repro a vida do motor diminui.

3ª - a correia no meu caso penso que é aos 90mil ou 6 anos o que chegar 1º, por isso já está na altura de mudares, e recomendo material original para a correia e a bomba de agua.
E já que tas ca mao na massa, troca o liquido de refrigeração. Original da VW, senão nem vale a pena trocar. G13.
paulmont
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 06 jan 2014, 23:37
Veículos: vw jetta mk5 2007

Re: VW Jetta 1.9 TDI 2007: Dúvidas e Sugestões

Mensagem por paulmont »

Olá a todos! Antes de mais obrigado pelas dicas quanto às duvidas pois são sempre muito bem-vindas! De facto fiz um atalho e não li muita coisa quanto a regras de Forum, mas o tempo não dá para tudo :)

Gongasfrs, boas dicas quanto às duvidas pois o barulho, com o carro a começar a marcha, é um pouco aborrecido e levanta alguns medos face ao que poderá ser! Tenho é de arranjar um mecânico porreiro para os meus lados (Alverca) o que é o mais complicado pois o tempo é mesmo curto!Quanto à reprog confesso que pensava nela para tentar evitar um pouco o peso do carro em situações de declive, subidas, e não estar sempre a ir à caixa, pois também ajudava a reduzir consumos sobretudo em situações de cidade, creio eu. Mais uma vez, teoria e pouca pratica pois felizmente não tenho de levar o carro para trabalho o que ajuda à despesa e ao descanso do carro!Por fim a correia e bomba serão certamente alteradas este ano, é juntar mais uns trocados pois é sempre um pouco caro, creio na ordem dos 1000 Euros, ou estarei parvo?
MataRatos, já tomei nota da dica, que nem me passava pela cabeça! São estes pormenores que ajudam a que os carros se mantenham vivos!!

Já agora, algo completamente diferente!O carro tem alguns riscos (ainda que muito poucos) decorrente de alguns estacionamentos de rua,o que é normal! Se conseguisse polir algumas áreas, poderia tentar minimizar o aspecto dos riscos, ou estarei a ser ainda mais parvo?

Estejam à vontade para me chamar parvo :) pois só aprendendo é que um tipo evolui!! Abraço e obr mais uma vez! P.
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: VW Jetta 1.9 TDI 2007: Dúvidas e Sugestões

Mensagem por MataRatos »

paulmont Escreveu:Olá a todos! Antes de mais obrigado pelas dicas quanto às duvidas pois são sempre muito bem-vindas! De facto fiz um atalho e não li muita coisa quanto a regras de Forum, mas o tempo não dá para tudo :)

Gongasfrs, boas dicas quanto às duvidas pois o barulho, com o carro a começar a marcha, é um pouco aborrecido e levanta alguns medos face ao que poderá ser! Tenho é de arranjar um mecânico porreiro para os meus lados (Alverca) o que é o mais complicado pois o tempo é mesmo curto!Quanto à reprog confesso que pensava nela para tentar evitar um pouco o peso do carro em situações de declive, subidas, e não estar sempre a ir à caixa, pois também ajudava a reduzir consumos sobretudo em situações de cidade, creio eu. Mais uma vez, teoria e pouca pratica pois felizmente não tenho de levar o carro para trabalho o que ajuda à despesa e ao descanso do carro!Por fim a correia e bomba serão certamente alteradas este ano, é juntar mais uns trocados pois é sempre um pouco caro, creio na ordem dos 1000 Euros, ou estarei parvo?
MataRatos, já tomei nota da dica, que nem me passava pela cabeça! São estes pormenores que ajudam a que os carros se mantenham vivos!!

Já agora, algo completamente diferente!O carro tem alguns riscos (ainda que muito poucos) decorrente de alguns estacionamentos de rua,o que é normal! Se conseguisse polir algumas áreas, poderia tentar minimizar o aspecto dos riscos, ou estarei a ser ainda mais parvo?

Estejam à vontade para me chamar parvo :) pois só aprendendo é que um tipo evolui!! Abraço e obr mais uma vez! P.
Depende dos riscos... Isso é melhor tentar arranjar algum conhecido chapeiro para dar uma opiniao. Os riscos mais superficiais, com uma polidela fica porreiro. Até com massa de polir és capaz de conseguir melhorar consideravelmente.
Em relação à correia, tens orçamentos que vao dos 100 e pouco aos 1000 e tal. O meu conselho é comprares material original na VW (tudo, com bomba de agua, é capaz de ficar a volta dos 300 e pco, e se devolveres a bomba de agua e estiver em condições, dao-te 60 euros). Depois levas a uma boa oficina para montar o material, mudar o liquido, etc. Numa Bosch, com tudo isso (mudança de correia, bomba e liquido) mais revisão normal (oleo,filtros,etc) acho que paguei outros 300 e pcos. O Liquido de refrigeração custa a volta de 15 euros cada garrafa de 1,5L concentrada. És capaz de precisar de duas, e misturas com agua destilada.
No eBay também arranjas kits de distribuição originais da VW muito baratos. Faz la uma pesquisa.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: VW Jetta 1.9 TDI 2007: Dúvidas e Sugestões

Mensagem por gongasfrs »

mataRatos cuidado que ha oficinas que não montam material que o cliente traga, e ha outras que adoram isso para depois salta fora se acontecer alguma coisa.

na vw para o meu golf iv ficava na casa dos 700€ ( já não estou bem certo) para mudar a distribuição.
o melhor mesmo ou vais ha vw ou tentas arranjar uma boa casa e pedes material de origem, mas ai o mais certo é meterem de outra marca e cobrarem o de origem.

eu vivo numa zona de serra e claro que não tem nada haver com o golf iv, mas sendo o jetta mais pesado e ter menos cv consegue consumir menos, e como te disse vivo numa zona de serra o que não ajuda em nada os consumos como deves imaginar :wink:
a menos que queiras e precises de dar calor deixa estar como está e sempre poupas uns 200€/300€ para outras coisas
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: VW Jetta 1.9 TDI 2007: Dúvidas e Sugestões

Mensagem por MataRatos »

gongasfrs Escreveu:mataRatos cuidado que ha oficinas que não montam material que o cliente traga, e ha outras que adoram isso para depois salta fora se acontecer alguma coisa.

na vw para o meu golf iv ficava na casa dos 700€ ( já não estou bem certo) para mudar a distribuição.
o melhor mesmo ou vais ha vw ou tentas arranjar uma boa casa e pedes material de origem, mas ai o mais certo é meterem de outra marca e cobrarem o de origem.

eu vivo numa zona de serra e claro que não tem nada haver com o golf iv, mas sendo o jetta mais pesado e ter menos cv consegue consumir menos, e como te disse vivo numa zona de serra o que não ajuda em nada os consumos como deves imaginar :wink:
a menos que queiras e precises de dar calor deixa estar como está e sempre poupas uns 200€/300€ para outras coisas
Onde vou por acaso nunca me levantaram problemas. Até cheguei a levar uma vez óleo para o meu corsa td, e não levantaram problemas nenhuns.
Em relação à distribuição, só puseram uma nota no livro de revisões a dizer que foi utilizado material original VW, mas deram-me garantia na mesma de 6 meses, acho. Claro que se depois desse raia, nunca se sabe, mas nunca tive problemas com eles. Uma x mudaram uma junta da colaça, não ficou bem, voltei lá e voltaram a trocar a junta, por uma de outra marca, sem eu pagar mais por isso.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: VW Jetta 1.9 TDI 2007: Dúvidas e Sugestões

Mensagem por gongasfrs »

MataRatos Escreveu:
Onde vou por acaso nunca me levantaram problemas. Até cheguei a levar uma vez óleo para o meu corsa td, e não levantaram problemas nenhuns.
Em relação à distribuição, só puseram uma nota no livro de revisões a dizer que foi utilizado material original VW, mas deram-me garantia na mesma de 6 meses, acho. Claro que se depois desse raia, nunca se sabe, mas nunca tive problemas com eles. Uma x mudaram uma junta da colaça, não ficou bem, voltei lá e voltaram a trocar a junta, por uma de outra marca, sem eu pagar mais por isso.
mas a oficinas que adoram isso para saltar fora nas garantias, tens sorte com essa então :wink:
paulmont
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 06 jan 2014, 23:37
Veículos: vw jetta mk5 2007

Re: VW Jetta 1.9 TDI 2007: Dúvidas e Sugestões

Mensagem por paulmont »

Boas...obrigado a todos pelas dicas...o que é certo é que num curto espaço de tempo tenho de avançar com a manutenção ao carro e, perdendo o amor ao dinheiro, resolver todas as questões para evitar ter chatices no futuro. Devo ir a um mecânico e que, nas principais coisas, colocar material original mas com uma mão de obra mais simpática, mas com qualidade.

Sublinho novamente o agradecimento pela V. informação.

Abraço. P.
_FM
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 25 fev 2012, 23:23

Re: VW Jetta 1.9 TDI 2007: Dúvidas e Sugestões

Mensagem por _FM »

Tenho um jetta 1.9 105cv 2006 com 198~km.
Mudou kit completo de correia aos 150 em 2014/5
1ano depois meti-lhe embraiagem sem bimassa porque andei a ler (bem ou mal) que as bimassa iam mais depressa à vida.
Este ano 2017 tive de mudar a cames (parece que é defeito deste motor)
A mudanca da cames fez o carro ficar mais solto ali nos 130km/h, ou seja, dificilmente fazia consumos abaixo dos 6 (so se andasse a 80 😂). Mais de 140km/h nunca fazia menos de 6.8.
Entao insatisfeita, fizeram-me repro para os 140/150cv. Consumos de 5,5 a 140km/h!! Espetacular, estava mega satisfeita mas nas recuperações a embraiagem patinava!! Não agarrava. Disseram-me que era pq a embraiagem nao tinha o bimassa...... Baixei a repro para 130cv, ja nao patina tanto mas ainda desliza um bocado (mas da para controlar) mas os consumos exatamente iguais antes da repro. Em cidade ate acho que piorou(entre 5.7 e 6.5).
Da vossa experiência:
1) acham q o facto de patinar pode mesmo ser de não ter o bimassa?
2) é normal consumos nao alterarem com repro a 130cv? (em estrada ando em media a 140. O carro com a repro 130cv faz 6.9 a 160/170km/h)
3) quem tem carro com este motor costuma fazer este tipo de consumos ou posso ter ja alguma coisa entupida ou mal lubrificada nao sei... Quando mudei a cames disseram-me que o turbo podia ter limalhas...

Obrigada pela ajuda
Estou mesmo triste 😢
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: VW Jetta 1.9 TDI 2007: Dúvidas e Sugestões

Mensagem por brunopenela »

_FM Escreveu: 03 dez 2017, 18:17 Tenho um jetta 1.9 105cv 2006 com 198~km.
Mudou kit completo de correia aos 150 em 2014/5
1ano depois meti-lhe embraiagem sem bimassa porque andei a ler (bem ou mal) que as bimassa iam mais depressa à vida.
Este ano 2017 tive de mudar a cames (parece que é defeito deste motor)
A mudanca da cames fez o carro ficar mais solto ali nos 130km/h, ou seja, dificilmente fazia consumos abaixo dos 6 (so se andasse a 80 😂). Mais de 140km/h nunca fazia menos de 6.8.
Entao insatisfeita, fizeram-me repro para os 140/150cv. Consumos de 5,5 a 140km/h!! Espetacular, estava mega satisfeita mas nas recuperações a embraiagem patinava!! Não agarrava. Disseram-me que era pq a embraiagem nao tinha o bimassa...... Baixei a repro para 130cv, ja nao patina tanto mas ainda desliza um bocado (mas da para controlar) mas os consumos exatamente iguais antes da repro. Em cidade ate acho que piorou(entre 5.7 e 6.5).
Da vossa experiência:
1) acham q o facto de patinar pode mesmo ser de não ter o bimassa?
2) é normal consumos nao alterarem com repro a 130cv? (em estrada ando em media a 140. O carro com a repro 130cv faz 6.9 a 160/170km/h)
3) quem tem carro com este motor costuma fazer este tipo de consumos ou posso ter ja alguma coisa entupida ou mal lubrificada nao sei... Quando mudei a cames disseram-me que o turbo podia ter limalhas...

Obrigada pela ajuda
Estou mesmo triste 😢

A embraiagem patinar é porque já está nas ultimas, sem tem monomassa e o resto estando bom não deveria acontecer...
Quanto aos consumos é que já acho estranho... Deveria deslocar-se a um reprogramador em condições para verificar o que andaram aí a fazer com os mapas da centralina.
O meu motor é do mesmo ano e da mesma cilindrada (1.9 105) e quando tinha o carro original fazia sempre 5.0/5.5./6.0 (no maximo). Depois fiz uma reprogramação e raramente chegava aos 6.0 de consumos...
Claro que com essa quilometragem o turbo já não deve estar novo. Era uma questão de mandar reparar... Mas a questão dos consumos não se devem a isto.
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
_FM
Beginner
Beginner
Mensagens: 11
Registado: 25 fev 2012, 23:23

Re: VW Jetta 1.9 TDI 2007: Dúvidas e Sugestões

Mensagem por _FM »

Como é que uma embraiagem no máximo com 30mil e 2anos vai à vida assim do nada?? 😥
A tua repro foi para quanto? Onde fizeste ja agora?
Isso de fazer revisão ao turbo ja me tinha passado pela cabeça mas nao conheço nenhum sitio de confiança. Alguém que tenha feito ou que conheça algum?
Obrigada pela ajuda!!
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: VW Jetta 1.9 TDI 2007: Dúvidas e Sugestões

Mensagem por brunopenela »

_FM Escreveu: 04 dez 2017, 19:47 Como é que uma embraiagem no máximo com 30mil e 2anos vai à vida assim do nada?? 😥
A tua repro foi para quanto? Onde fizeste ja agora?
Isso de fazer revisão ao turbo ja me tinha passado pela cabeça mas nao conheço nenhum sitio de confiança. Alguém que tenha feito ou que conheça algum?
Obrigada pela ajuda!!
Ja vi embraiagens a ir à vida em menos tempo... Tudo depende da condução, do tipo de percurso que o carro faz diariamente, etc...
A minha embraiagem, por exemplo, tem cerca de 80 mil km e já começa a apresentar sinais de desgaste (muito devido ao binário exagerado causado por uma reprogramação).
A minha repro não entra muito nestas contas porque entretanto já alterei o turbo e mais umas coisas...
De que zona és? Posso ter feedback de alguma casa nessa zona.
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Responder