Boas:
quais os riscos de passar de 105 cv para 130 cv num golf v bluemotion?
dizem que o motor é o mesmo, é só alterar o chip? isto é mesmo assim? não dá cabo do motor?
já me disseram que as médias de consumo baixam!
gostava de saber a vossa opinião
obrigado
GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
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GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Golf V TDI Bluemotion
projecto: viewtopic.php?f=21&t=85889
feedback: viewtopic.php?f=117&t=86936#p1468038
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
boas...
Pelo que eu me tenho informado a nivel de motor nao te danifica nada, o problema vai ser mais a nivel de cardans, caixa de velocidade que nao estão preparados para essa potencia (ja para nao falar a nivel de travoes e suspensões).
Tambem ando com o pe um bocado atras em relaçao a chipar ou nao mas também vou aproveitar o desenrolar deste topico para ficar melhor informado.
Cumprimentos
Pelo que eu me tenho informado a nivel de motor nao te danifica nada, o problema vai ser mais a nivel de cardans, caixa de velocidade que nao estão preparados para essa potencia (ja para nao falar a nivel de travoes e suspensões).
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
E não é so isso, é o facto de também ser bluemotion (filtro de particulas). Acho que nestes é mais dificil fazer isso. Pra já, as revisoes vao ter de ser mais curtas, em x de 30 em 30 mil, vao ter que ser 20 ou mm 15 em 15, dependendo da condução. O filtro de particulas vai tender a entupir/desgastar-se mais porque vao ser feitas mais regenerações devido a combustão ser mais rica em gasoleo, logo origina mais particulas. Há quem retire o filtro de particulas e reprograme o carro de modo a desligar uma porrada de sensores e sistemas ligados ao filtro.
Por alto, sei que é qualquer coisa assim do género por ser um bluemotion.
Comparativamente com o golf V normal, qu etem em comum é que se a embraiagem + volante ainda forem os de origem ou de qualidade semelhante, nao vao durar muito. E trocar isso é à volta de 1000/1500 euros fora da marca. A embraiagem de origem aguenta acho que é de 270 Nm, pouco mais que o que o carro tem. Com 130 cv é capaz de ir aos 300 e qq coisa...
É uma questão de pensares que se calhar com o que vais gastar e arriscar, mais vale tentares vender o teu e comprar um 2.0 tdi.
Por alto, sei que é qualquer coisa assim do género por ser um bluemotion.
Comparativamente com o golf V normal, qu etem em comum é que se a embraiagem + volante ainda forem os de origem ou de qualidade semelhante, nao vao durar muito. E trocar isso é à volta de 1000/1500 euros fora da marca. A embraiagem de origem aguenta acho que é de 270 Nm, pouco mais que o que o carro tem. Com 130 cv é capaz de ir aos 300 e qq coisa...
É uma questão de pensares que se calhar com o que vais gastar e arriscar, mais vale tentares vender o teu e comprar um 2.0 tdi.
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
O 1.9 dá para reprogramar com a mesma facilidade dos outros, que eu saiba. Nunca vi ninguém fazer distinções se era ou não versão Bluemotion. Como qualquer carro reprogramado a embraiagem pode sofrer com o aumento do binário, daí ou se reforça a dita cuja, ou se faz um upgrade para uma mais forte (Sachs racing p. ex.), ou se põe mais carga em rotações mais altas, penso eu.
Eu como outros aqui no fórum tenho filtro de partículas. O que ele precisa é de calor para incinerar as partículas que vai acumulando e não entupir. Já tenho o carro reprogramado há cerca de 3 anos e como faço EN e AE não senti até à data diferenças. Também há quem o tenha retirado...
Como foi dito também, o carro se é mais puxado deve fazer as revisões com menor intervalo. Como já foi dito aqui no fórum várias vezes 15.000 km é a medida adequada para a maioria dos casos. Quem gosta de dar muito calor deve ainda encurtar mais. Ter filtro de partículas obriga a usar óleo que respeita a norma 507.00, que é o mesmo usado no esquema Longlife, logo não dá para comprar óleos mais baratos que respeitem a norma 505.01 e mudá-lo a cada 15.000 km.
PS: Usar a função "Pesquisar" do fórum permite obter as respostas pretendidas com menos redundância de tópicos.
Eu como outros aqui no fórum tenho filtro de partículas. O que ele precisa é de calor para incinerar as partículas que vai acumulando e não entupir. Já tenho o carro reprogramado há cerca de 3 anos e como faço EN e AE não senti até à data diferenças. Também há quem o tenha retirado...
Como foi dito também, o carro se é mais puxado deve fazer as revisões com menor intervalo. Como já foi dito aqui no fórum várias vezes 15.000 km é a medida adequada para a maioria dos casos. Quem gosta de dar muito calor deve ainda encurtar mais. Ter filtro de partículas obriga a usar óleo que respeita a norma 507.00, que é o mesmo usado no esquema Longlife, logo não dá para comprar óleos mais baratos que respeitem a norma 505.01 e mudá-lo a cada 15.000 km.
PS: Usar a função "Pesquisar" do fórum permite obter as respostas pretendidas com menos redundância de tópicos.
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
1.9 tdi bluemotion 105cv aqui... andou muito tempo com 155cv e 390nm's totalmente stock de hardware, nunca se queixou, agora anda com 365nm's e 157cv, baixei os nm's para nao ter fumo pois saquei a fap.
1.9tdi 105cv para 1.9 tdi 130cv, mudam algumas coisas, o motor não é bem a mm coisa, o turbo para começar ha algumas diferenças, dizem que os kkk's que os 1.9 tdi 105cv bluemontion usam, o BV39 é uma evolução dos KKK's dos ibizas 1.9 tdi 130cv, BP39... dai a ser verdade...
os injectores são diferentes... os nossos são muito limitados comparativamente aos do 130cv e por ai a diante...
temos é uma coisa que eles não tinham, os nossos carros já têm IC a homem!!!
a verdade é que o meu carro faz 1.36B e aguenta a pressão na perfeição e tá assim vai para 70mil klm.
1.9tdi 105cv para 1.9 tdi 130cv, mudam algumas coisas, o motor não é bem a mm coisa, o turbo para começar ha algumas diferenças, dizem que os kkk's que os 1.9 tdi 105cv bluemontion usam, o BV39 é uma evolução dos KKK's dos ibizas 1.9 tdi 130cv, BP39... dai a ser verdade...
os injectores são diferentes... os nossos são muito limitados comparativamente aos do 130cv e por ai a diante...
temos é uma coisa que eles não tinham, os nossos carros já têm IC a homem!!!
a verdade é que o meu carro faz 1.36B e aguenta a pressão na perfeição e tá assim vai para 70mil klm.
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Os injetores do 105 normal são melhores que os do bluemotion. Quando falo em melhores, falo no tamanho dos bicos ou seja consegue-se obter melhores performances.
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Desconhecia tal facto. Apenas sei que o código do motor do leonardo_ é igual ao do meu e que também tenho um turbo KKK. Não sei se por dentro são diferentes nem o modelo do meu turbo.
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Lá está, já no meu v tenho um garret 1646v.Shoduchi Escreveu:Desconhecia tal facto. Apenas sei que o código do motor do leonardo_ é igual ao do meu e que também tenho um turbo KKK. Não sei se por dentro são diferentes nem o modelo do meu turbo.
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
PedroMachado Escreveu:Lá está, já no meu v tenho um garret 1646v.Shoduchi Escreveu:Desconhecia tal facto. Apenas sei que o código do motor do leonardo_ é igual ao do meu e que também tenho um turbo KKK. Não sei se por dentro são diferentes nem o modelo do meu turbo.
mas o teu dever ser dos primeiros, cx de 6 e sem fap certo?
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Acho que basta não ser bluemotion para já ter caixa de 6, e obviamente não ter fap. O meu motor é BKC, também terei esse Garret 1646V?
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Penso que sim... O bloco é o bxe.leonardo_ Escreveu:PedroMachado Escreveu:Lá está, já no meu v tenho um garret 1646v.Shoduchi Escreveu:Desconhecia tal facto. Apenas sei que o código do motor do leonardo_ é igual ao do meu e que também tenho um turbo KKK. Não sei se por dentro são diferentes nem o modelo do meu turbo.
mas o teu dever ser dos primeiros, cx de 6 e sem fap certo?
Quanto aos blocos bkc não sei...
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
O meu tem caixa de 6V e tem FAP. Quando o fui buscar já havia Golfs VI em circulação. O leonardo_ também, que o dele foi matriculado depois do meu.MataRatos Escreveu:Acho que basta não ser bluemotion para já ter caixa de 6, e obviamente não ter fap. O meu motor é BKC, também terei esse Garret 1646V?
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
infelizmente o meu só tem cx de 5
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Bkc normalmente são a primeira geraçao dos pd105. O meu veio com caixa de 5 sem fap.
Neste momento anda com bjb de uma altea, com injectores 130, turbo diferente e embraiagem também propria para a cavalagem que tenho tal como outros componentes.
Do teu carro para um pd130 quantos as transmissoes e cardas é tudo a mesma palha...
Muda injectores a nivel de caudal os 130 tem mt mais caudal de gasoleo mas a comunicação não é can.
Muda o turbo entre KKK kp39 ou gt1649v para um gt1749VA
Temos um IC bem maior, muda a bolacha por baixo do copo do óleo, mas o melhor até é eliminar.
Muda a caixa nos pd130 tem tendencia a ser mais longa tipo numa ibiza sport 130 é mais longa que na FR 130, sendo se não estou em erro um DRW e nos 105 uma erf. Algo do genero.
Pode também ter bomba tandem LUK ou Bosch sendo que na bosch não tem tanta saida de gasóleo face a luk.
Muda também o diametro do bimassa e a resistencia do mesmo.( se reprogramares vais ter problemas com a embraiagem porque simplesmente elas de origem nao valem um chavo..)
Andei com o meu com 163cv 330NM stock rebentei o conjunto em uma semana..
Os injectores posso te dizer que o que faria era meter os bicos do 130 ou uns com maior caudal nos injectores 105 e depois tem de ser calibrados em maquina de ultrasons. Para o carro nao ficar a falhar devido a comunicaçao dos mesmos serem diferentes.
E por ultimo muda também as bielas sendo que no 105 são mais largas mas com menos qualidade que no 130 a nivel de fabrico. E em alguns o chupador do óleo vem em plastico e no 130 em aluminio. Muda o carter, mas não é significativo para o que pretendes.
No teu carro é tirar fap eliminar isso se nao logo por ai vais ter EGTS altas temperaturas de gases de escape e o escapeamento vai ser restrito o que eleva as temperaturas.
E tirar o kit bimassa fora e meter a prepraçao para taxi's que é conjunto monomassa...
E depois uma boa repro.
Neste momento anda com bjb de uma altea, com injectores 130, turbo diferente e embraiagem também propria para a cavalagem que tenho tal como outros componentes.
Do teu carro para um pd130 quantos as transmissoes e cardas é tudo a mesma palha...
Muda injectores a nivel de caudal os 130 tem mt mais caudal de gasoleo mas a comunicação não é can.
Muda o turbo entre KKK kp39 ou gt1649v para um gt1749VA
Temos um IC bem maior, muda a bolacha por baixo do copo do óleo, mas o melhor até é eliminar.
Muda a caixa nos pd130 tem tendencia a ser mais longa tipo numa ibiza sport 130 é mais longa que na FR 130, sendo se não estou em erro um DRW e nos 105 uma erf. Algo do genero.
Pode também ter bomba tandem LUK ou Bosch sendo que na bosch não tem tanta saida de gasóleo face a luk.
Muda também o diametro do bimassa e a resistencia do mesmo.( se reprogramares vais ter problemas com a embraiagem porque simplesmente elas de origem nao valem um chavo..)
Andei com o meu com 163cv 330NM stock rebentei o conjunto em uma semana..
Os injectores posso te dizer que o que faria era meter os bicos do 130 ou uns com maior caudal nos injectores 105 e depois tem de ser calibrados em maquina de ultrasons. Para o carro nao ficar a falhar devido a comunicaçao dos mesmos serem diferentes.
E por ultimo muda também as bielas sendo que no 105 são mais largas mas com menos qualidade que no 130 a nivel de fabrico. E em alguns o chupador do óleo vem em plastico e no 130 em aluminio. Muda o carter, mas não é significativo para o que pretendes.
No teu carro é tirar fap eliminar isso se nao logo por ai vais ter EGTS altas temperaturas de gases de escape e o escapeamento vai ser restrito o que eleva as temperaturas.
E tirar o kit bimassa fora e meter a prepraçao para taxi's que é conjunto monomassa...
E depois uma boa repro.
Raphael Costa
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Re: GOLF V DE 105 CV PARA 130 CV: dúvidas
Gumbal, qual é a diferença dos injectores de um 105 normal (não bluemotion) para os injectores da 130 ?
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