Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Responder
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por johnkk »

Boa noite pessoal,

Tenho uma Golf V Variant TDI de 105cv e queria meter um filtro de caixa da Pipercross só que li num site que nestes filtros não convem ter lubrificação quando aplicados em motores TDI e que os filtros mesmo assim mantêm a eficiencia,alguem me sabe explicar o porquê de não poderem/deverem ser lubrificados?
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por smdp23 »

Já usei dos dois (KN e Pipercross) e sem nada a dizer ;)
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por Shoduchi »

Não fazem nada, só mudam um pouco o som da admissão do motor, que num diesel é meh...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18417
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por Mario_Marques »

Os filtros lubrificados libertam o seu lubrificante que depois vai parar a sítios onde não é bom esse lubrificante ir e sendo um carro turbo o efeito é muito pior/mais rápido.
Esse carro tem turbo, o filtro de "rendimento" não te vai trazer rendimento nenhum, não me admirava muito se fizesse precisamente o contrario pois por norma esses filtros têm uma área de filtragem muito inferior a um filtro "normal" e deixam passar mais lixo que acaba por danificar sensor massa de ar e por vezes em casos mais graves a propria compressora do turbo.
Eu estou a dizer isto não baseado em publicidade de filtros, facebook, etc, é mesmo a experiência que tenho em carros de clientes maioritariamente carros com uso intensivo/performance/trackday em que tudo que não está bem aparece muito mais depressa que num carro de uso diário e tive infelizmente também nos meus, não recomendo esses filtros, só funcionam em casos muito especiais, por exemplo no caso de alguns carros que têm realmente uma admissão muito restrita ou colocada numa zona má, essas marcas por vezes vendem soluções que em alguns casos funcionam bem, mas são casos muito especiais, um mk5 tdi de origem tem na realidade uma admissão já muito boa, tem uma caixa com volume generoso, tenm logo uma entrada forçada e a caixa é muito directa ao motor.
Já vi muitos carrinhos em banco de potencia perderem potencia por causa de filtros xpto, já vi perderem uns bons 16 cavalinhos, eu vi, ninguém me contou :)
Há videos na net a dizer que ah e tal não larga nada oleo etc, o certo é que em todos os carros com turbo que apanhei que tinham esse tipo de filtros, todos sem excepção apresentavam resíduos de óleo no sensor de massa de ar, em todo o canal de admissão e em casos de uso mais prolongado a compressora do turbo apresentava desgaste de contacto com partículas grandes e resíduos desse mesmo óleo, além de que num carro turbo, quem manda no ar é o turbo, até pode ter um cano ligado á frente do carro que entra sempre o mesmo ar.
Há depois carros em que os filtros até funcionam, há outros que não, depende de muita coisa em especial do motor e da gestão do motor, mas eu pessoalmente mesmo que o filtro desse tipo 4 cavalos ou mais de ganho que não dá eu preferia não ter esses cavalos extra e não ter uma maf avariada, um turbo com compressora picada, etc, os ganhos não justificam o que se perde a longo prazo, mas torno a repetir, cada caso é um caso, há carros que o filtro não vai trazer muito ma, por exemplo num vw golf mk3 gti 16v atmosférico com a ecu reprogramada para o efeito.
Tens ai um link já antigo, os meus resultados coincidem com esses, infelizmente não tenho acesso ao meu disco rigido antigo pois tenho lá uma boa colecção de fotos de danos causados por esses filtros que recolhi na alturaem alguns carros.
https://www.benzworld.org/forums/w211-e ... amage.html

Tens aqui mais um link do genero com resultados realmente medidos:
https://www.k6jrf.com/MB_MAF.html

http://davepitcairn.com/k&n_air_filter.htm

Muitas pessoas têm problemas devido a esses filtros mas as vezes não fazem ideia que os têm pois os danos causados progridem lentamente e não é perceptível para o utilizador do carro, não é algo tipo on/off, só mesmo ao se ler valores se consegue detectar esses problemas e claro, depois de resolvido por vezes é uma diferença enorme.
A K&N diz sempre que não danifica nada deve ser magia o óleo e lixo aparecer em todo o lado depois do filtro e magicamente ser exactamente o memso tipo de material que tem sempre no filtro heheeh
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
NARESERVA
Amateur
Amateur
Mensagens: 400
Registado: 06 abr 2012, 01:25
Veículos: GolfV Sport 2.0TDI BKD / Saxo 1.5d

Re: Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por NARESERVA »

Mete! Não ligues a esses gajos. Tenho um green de caixa no saxo há quase 20 anos e nunca avariou turbos nem maf's... :lol:
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por brunopenela »

Por acaso na próxima revisão vou meter também um pipercross... Sempre andei com filtros de papel e o turbo vai com o c@r**** na mesma :lol:
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por Shoduchi »

brunopenela Escreveu: 20 nov 2018, 12:52 Por acaso na próxima revisão vou meter também um pipercross... Sempre andei com filtros de papel e o turbo vai com o c@r**** na mesma :lol:
Não é pela porcaria que entra pelo filtro... será por excesso de pressão e rotação da compressora, que acaba por desequilibrar o turbo, talvez... :?
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por brunopenela »

Shoduchi Escreveu: 25 nov 2018, 15:35
brunopenela Escreveu: 20 nov 2018, 12:52 Por acaso na próxima revisão vou meter também um pipercross... Sempre andei com filtros de papel e o turbo vai com o c@r**** na mesma :lol:
Não é pela porcaria que entra pelo filtro... será por excesso de pressão e rotação da compressora, que acaba por desequilibrar o turbo, talvez... :?
O meu está desiquilibrado... O 17vb partiu (ainda hoje não sei explicar como), agora anda com um 17va a fazer 1.7bar. Sim eu sei que é puxado :)
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por Shoduchi »

O meu anda com um equivalente ao 1749VC a fazer 1.36 bar estável. De certo a repro do meu estará bem menos puxada... Os injectores não dão para muito mais e prefiro ter alguma margem de segurança.
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por brunopenela »

Shoduchi Escreveu: 26 nov 2018, 13:29 O meu anda com um equivalente ao 1749VC a fazer 1.36 bar estável. De certo a repro do meu estará bem menos puxada... Os injectores não dão para muito mais e prefiro ter alguma margem de segurança.
Ando a ponderar colocar um turbo original ou então voltar ao 17vb com mfs...
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18417
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por Mario_Marques »

Não tens grande proveito de meter uma mfs num vb, a parte pior do vb é o escape, não a compressora, a mfs só te vai aumentar o desgaste a longo prazo(causa esforço axial, é fácil verificar este desgaste do lado interno do escape\corta fogos da turbina).
E outra coisa que não percebo, "no meu tempo" fazia tdi 150 e outros carros com vb a passar os 190cv em maha com pressões aceitáveis, sem fumo, hoje em dia vejo o pessoal a fazer não sei quantos mil bar com a porra da mfs, a fazer menos potencia e a não terem um turbo que dura 15 anos sempre a levar lenha....vb é original, totalmente, ou mais vale comprar outro turbo adequado ao que se quer fazer.
O vb modificado, bem modificado, não é espetar lá simplesmente a compressora maior e rectificar o caracol frio, é trocar o caracol e prato frio pelo da media A/r correcta para a compressora maior que se vai aplicar(quem tiver duvidas veja o meu projecto), e mesmo assim ficamos sempre limitados pelo escape, pois tudo que entra tem de ter por onde sair bem, caso contrario quem sofre é o motor.
Mesmo assim não compensa, com tanto turbo bom por ai estar com invenções é perder tempo e sobretudo investir mal dinheiro.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por brunopenela »

Mario_Marques Escreveu: 26 nov 2018, 18:15 Não tens grande proveito de meter uma mfs num vb, a parte pior do vb é o escape, não a compressora, a mfs só te vai aumentar o desgaste a longo prazo(causa esforço axial, é fácil verificar este desgaste do lado interno do escape\corta fogos da turbina).
E outra coisa que não percebo, "no meu tempo" fazia tdi 150 e outros carros com vb a passar os 190cv em maha com pressões aceitáveis, sem fumo, hoje em dia vejo o pessoal a fazer não sei quantos mil bar com a porra da mfs, a fazer menos potencia e a não terem um turbo que dura 15 anos sempre a levar lenha....vb é original, totalmente, ou mais vale comprar outro turbo adequado ao que se quer fazer.
O vb modificado, bem modificado, não é espetar lá simplesmente a compressora maior e rectificar o caracol frio, é trocar o caracol e prato frio pelo da media A/r correcta para a compressora maior que se vai aplicar(quem tiver duvidas veja o meu projecto), e mesmo assim ficamos sempre limitados pelo escape, pois tudo que entra tem de ter por onde sair bem, caso contrario quem sofre é o motor.
Mesmo assim não compensa, com tanto turbo bom por ai estar com invenções é perder tempo e sobretudo investir mal dinheiro.
Boas Mário

O que quis dizer com o turbo original era o turbo original do carro (1646v).
Mas após ler o que disseste, aconselhavas então um vb normal para o meu carro? É para andar na ordem dos 170/180cv...

Cumps
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por Shoduchi »

Com repro bem feita aguenta isso. ;)
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por brunopenela »

Shoduchi Escreveu: 27 nov 2018, 23:04 Com repro bem feita aguenta isso. ;)
Sim com um 17vb original aguenta... O vb que tive partiu nem sei como!
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Duvida sobre filtro de caixa de Rendimento Pipercross

Mensagem por Shoduchi »

Faz a repro na RL Motorsport. O Mário sempre me deu bom feedback do Rui Lopes, daí ter feito lá no meu diesel.
Responder