2.0 TDI - Dificuldade pegar a quente (Sensor G40)

Responder
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

2.0 TDI - Dificuldade pegar a quente (Sensor G40)

Mensagem por brucer03 »

Boas,

Tenho um Golf V 2.0TDI 136cv (motor AZV), o carro custa a pegar apenas a quente (pode variar entre 0.5 a 2segundos) enquanto que a frio pega sem qualquer problema. Como é óbvio já fiz o scan com o VCDS e dá-me o famoso sensor da árvore de cames (G40).

Código: Selecionar todos

012295 - Camshaft Position Sensor (G40) 
               P3007 - 000 - No Signal - Intermittent
             Freeze Frame:
                    Fault Status: 00100000
                    Fault Priority: 3
                    Fault Frequency: 254
                    Reset counter: 255
                    Mileage: 169984 km
                    Time Indication: 0
                    Date: 2000.00.00
                    Time: 16:56:48
Pelas minhas pesquisas tudo indica ser o sensor, ou a ligação desde/até o sensor ou aparentemente um fusível (não sei qual será mas é a info da rosstech).

1) Devido ao "Fault priority ser 3" (problema a ser revisto na próxima revisão), posso andar assim com o carro numa viagem de 12horas? Sei que a informação do sensor ajusta a mistura mas tenho medo que me parta o motor...

2) Pode o motor estar fora de ponto? (pelo que pesquisei, apenas possível tivesse o sensor da cambota com erro também)
A distribuição+bomba de água foi trocada à 2 anos, na altura com 142.000kms. O motor trabalha bem, sem ruídos mas noto uma falha de tempos em tempos num cilindro (apenas em pronto morto, o famoso "ralenti").

3) Como podem ver, o erro foi encontrado aos 169.984kms, 2 kms depois de vir da Volkswagen com um problema na bomba do gasóleo, onde a trocaram deixando uma bela factura para pagar...

Qualquer opinião será uma ajuda, se não fosse o difícil acesso ao sensor (ter que desmontar a distribuição + polies) já o tinha trocado.
Imagem
Fix the problems, not the symptoms :)
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: 2.0 TDI - Dificuldade pegar a quente (Sensor G40)

Mensagem por SuperGolf »

Embora tenha um 1.9, tive esse erro no qual o carro custava pegar a quente passados uns...20 minutos...poderia variar.
Troquei o sensor bem como o anti retorno do filtro do gasoil.

Estou convencido, que tenha sido o anti-retorno que ganhava ar.

So far. so good.
hugomatos
Expert
Expert
Mensagens: 732
Registado: 20 jan 2013, 15:26
Veículos: Golf V

Re: 2.0 TDI - Dificuldade pegar a quente (Sensor G40)

Mensagem por hugomatos »

Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: 2.0 TDI - Dificuldade pegar a quente (Sensor G40)

Mensagem por brucer03 »

hugomatos Escreveu: 01 jul 2018, 13:56 Vê se te ajuda. http://wiki.ross-tech.com/wiki/index.php/00515
Sim, foi a primeira coisa que vi mal me apareceu o erro.
A minha grande dúvida é, será que devo andar com o carro assim?

Gostava de saber as dependencias deste sensor para saber se posso ou não andar com o carro "sem problemas". Honestamente é um dos sensores complicados a trocar, é preciso tirar a distribuição e acessórios, lógicamente seria perfeito trocar o sensor quando for trocar a distribuição.
Fix the problems, not the symptoms :)
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: 2.0 TDI - Dificuldade pegar a quente (Sensor G40)

Mensagem por brucer03 »

Após pesquisar ainda mais sobre o assunto encontrei informação normalmente garantida (manual do fabricante). Está em Espanhol mas entende-se bem.

Código: Selecionar todos

Aplicación de la señal
La unidad de control del motor utiliza la señal del transmisor Hall durante el arranque del 
motor, para la detección de los cilindros

Código: Selecionar todos

Función sustitutiva
Si se ausenta la señal, la unidad de control utiliza la señal del transmisor de régimen del motor G28.

Código: Selecionar todos

Ello permite que la unidad de control del motor pueda detectar los cilindros 
y excitar la válvula asignada para el inyector bomba que corresponde.
Basicamente, e pelo que vejo não terei problemas em andar assim com o carro, visto que a única dependencia é mesmo identificar o cilindro em fase de compressão para activar o injector correspondente durante o arranque. Alguém tem outro tipo de opinião?

Podem encontrar o manual aqui:

Código: Selecionar todos

https://www.scribd.com/doc/7199733/Motores-TDi-Sistema-Bomba-Inyector
Pagina 36 referente ao G40.
Fix the problems, not the symptoms :)
line6
Amateur
Amateur
Mensagens: 292
Registado: 19 nov 2016, 00:24
Veículos: Mitsubishi Colt 1.5 DID / VW Golf V 1.9 TDI Bluemotion 105cv

Re: 2.0 TDI - Dificuldade pegar a quente (Sensor G40)

Mensagem por line6 »

Boas..

Engraçado que o meu BLS 1.9 TDI acho que anda a ficar igual. A frio pega melhor que a quente.
Responder