Distribuição saltou...

Responder
Dominus
Beginner
Beginner
Mensagens: 37
Registado: 07 jun 2016, 19:43
Veículos: Golf MK5 2.0TDI DSG 140

Distribuição saltou...

Mensagem por Dominus »

Boas.
Fiquei com o carro parado na autoestrada, acabo de sair de uma via verde, a cerca de 80, dou-lhe acelerador e o gajo não tinha alma nenhuma.

Tiro pé e começo lentamente a dirigir-me à berma, onde paro o carro e o carro estava todo a tremer por todo lado (como se estivesse a 3 cilindros) e a querer ir abaixo. Desligo o carro, pois pensei que fosse algo temporário, e deixo-o desligado um bocado. Volto a dar a chave e já não quis mecha, mandou-me foder.
Como meti gasóleo numa bomba que não me inspira muita confiança (cena pessoal apenas), pensei que fosse apenas gasóleo manhoso..

Estive mais uns 10 minutos com o carro desligado, enquanto via se tinha saltado alguma cena visível no motor, e não vi nada. Tento novamente meter o carro a trabalhar, trabalhou uns segundos, mas como começou a fazer um tac tac tac e parei de imediato, já não insisti mais.

Chamo o reboque, chegou hoje à oficina. Desmontam-se a tampas todas e descobriu-se logo o problema, a correia da distribuição estava completamente solta (parecia que nem tensor tinha) e notoriamente saltou de ponto pois estava levantada da polie..
Sendo que fiz a distribuição nesta oficina a 2 meses e meio (3000 kms mais ou menos), até calhou bem ir parar lá.

O mecânico disse-me que este problema não era a primeira vez que tinha acontecido e era comum nestes motores, o tensor da correia tem um veio que aparafusa ao bloco, e que esse veio tem pouca rosca e salta fora, fazendo com que o tensor "cuspa" a correia.
Disse-me que a reparação passa por meter um veio trabalhado para ficar maior na rosca..

Disse-me também que ia por o carro a ponto e ver se estava ok a nível de empenos de válvulas.
Se não estiver, provavelmente terá de se abrir a cabeça e ver o que se passa por lá. Não acredito muito que não haja problemas sendo que saltou de ponto.

Eu nunca ouvi falar deste problema...
Alguém já ouviu?

Golf mk5 2.0TDI 140cv 16V
Cabeça fase C
Imagem
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: Distribuição saltou...

Mensagem por cristo_844 »

parece-me que esse mecânico é musico nas horas livres!
cheira-me que o tensor nao ficou bem encaixado no bloco ou nao apertaram as polis das cams!
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
Dominus
Beginner
Beginner
Mensagens: 37
Registado: 07 jun 2016, 19:43
Veículos: Golf MK5 2.0TDI DSG 140

Re: Distribuição saltou...

Mensagem por Dominus »

E demoraria 2 meses a dar raia?
A única coisa que notei depois da distribuição foi que de vez em quando a frio fica a deitar um bocado de fumo esbranquiçado e a tremer um bocado, mas uns toques no acelerador e ficava bom.
Não associei como sintoma porque não apareceu de imediato..
Imagem
Dominus
Beginner
Beginner
Mensagens: 37
Registado: 07 jun 2016, 19:43
Veículos: Golf MK5 2.0TDI DSG 140

Re: Distribuição saltou...

Mensagem por Dominus »

Obrigado, problema resolvido.
Adoro fóruns de boa participação :D
Back to the English community.
Imagem
line6
Amateur
Amateur
Mensagens: 292
Registado: 19 nov 2016, 00:24
Veículos: Mitsubishi Colt 1.5 DID / VW Golf V 1.9 TDI Bluemotion 105cv

Re: Distribuição saltou...

Mensagem por line6 »

Dominus Escreveu:Obrigado, problema resolvido.
Adoro fóruns de boa participação :D
Back to the English community.
Já agora por curiosidade o motor estava bom? Não tinha nada empenado?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Distribuição saltou...

Mensagem por Mario_Marques »

A unica coisa que te posso dizer é que não é normal quando tudo é bem feito o perno do tensor ou do rolete partir.
Porém já os vi partidos e as causas são muito simples, primeira causa, o pessoal ao tirar a distribuição que lá estava ao desapertar a femea do tensor ou do rolete(sendo que no tensor é mais frequente) desaperta juntamente o perno e não se apercebem nem verificam isso muitas vezes desaperta porque anteriormente foi apertado demasiado(esta aqui é dificil de comprovar), outra causa, apertam demasiado e acaba por partir por não ter a carga correcta.
Outra causa, apesar de o pessoal dizer que as distribuições são todas iguais, não são, no caso especifico que me recordo, o kit da marca skf, no lugar de uma femea 15 tem uma 13, no lugar da 13 tem uma 13 mais foleira, os pernos também são diferentes dos originais.
Outra causa, o pessoal nunca troca esses pernos e devia pois eles empenam e sofrem desgaste, não só de uso como esticamento de aperto(apertando duas vezes leva duas esticadelas).
Outra coisa, apesar de o carro secalhar ter ficado a trabalhar sem abrir motor, há uma ENOrme possibilidade de ter ferido uma das 16v, ja nos 8v é o que é, nos 16v é ainda pior, coisa que se comprova através de um teste de compressão, quanto mais velho o motor, menor é o dano de valvulas, quanto mais saudavel maior o dano.
outra coisa que pode originar os pernos partirem é também o motor estar mal comandado ou o tensor mal afinado, uma redução ou uma aceleradela que crie uma diferença de rotação e puff, não é preciso ir a dar gás.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Dominus
Beginner
Beginner
Mensagens: 37
Registado: 07 jun 2016, 19:43
Veículos: Golf MK5 2.0TDI DSG 140

Re: Distribuição saltou...

Mensagem por Dominus »

Boas noites.
line6 Escreveu:Já agora por curiosidade o motor estava bom? Não tinha nada empenado?
Sim, sem problemas. Design de não-interferência neste motor safou a cena.
Mario_Marques Escreveu:A unica coisa que te posso dizer é que não é normal(...)
Pois, eu também achei muita léria.. Mas lá está, mecânico recomendado pelo meu sogro, dá sempre porcaria com estas cenas de família e amigos....
Mario_Marques Escreveu:Outra coisa, apesar de o carro secalhar ter ficado a trabalhar sem abrir motor, há uma ENOrme possibilidade de ter ferido uma das 16v, ja nos 8v é o que é, nos 16v é ainda pior, coisa que se comprova através de um teste de compressão, quanto mais velho o motor, menor é o dano de valvulas, quanto mais saudavel maior o dano.
outra coisa que pode originar os pernos partirem é também o motor estar mal comandado ou o tensor mal afinado, uma redução ou uma aceleradela que crie uma diferença de rotação e puff, não é preciso ir a dar gás.

Ainda não fiz um teste de compressão, mas aparentemente ficou bom.. Vou fazer assim que possível, não anda bom de €€..
Reduções e aceleradelas bruscas não é costume para mim, e com DSG não é tão "á cão" como poderia ser. Anda sempre em D..
Imagem
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Distribuição saltou...

Mensagem por brucer03 »

VIsto que acabei de encontrar um problema igual ao meu, tomo a liberdade de desenterrar um tópico com mais de 3 anos.

Tive a mesma situação acima descrita, aconteceu numa rotunda e como estava ao lado de uma oficina Midas acabou por ficar lá. Foi-me hoje entregue, o carro aparentemente trabalha sem qualquer barulho mas honestamente ainda não puxei devidamente por ele :lol: , como se diz na minha aldeia natal, "quem tem cú tem medo".
Apenas facturaram o tempo de ajuste da correia, o parafuso pois levou um novo, e uma espécie de "pastilha" para voltar a dar rosca/aperto ao parafuso.

Fiz um scan com o VCDS mas não dá qualquer erro (não sei se chegaram a apagar algum na oficina). Fica no entanto a prova que o torsion value não está no 0.
Imagem

Como diz o mestre Mario acima:
há uma ENOrme possibilidade de ter ferido uma das 16v, ja nos 8v é o que é, nos 16v é ainda pior, coisa que se comprova através de um teste de compressão, quanto mais velho o motor, menor é o dano de valvulas, quanto mais saudavel maior o dano.
Ao fazer o teste de compressão estou a assegurar que não existem valvulas empenadas? ou apenas a confirmar que há empeno?

Em cima o user "dominus" refere que:
Design de não-interferência neste motor safou a cena
O 2.0TDI é sem interferência (pistão-valvula)? :roll:

E já agora, que fariam na minha situação? (óbvio que não vou andar com o carro até o teste ser feito)
PS: Já vai com 218.000kms
Fix the problems, not the symptoms :)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Distribuição saltou...

Mensagem por Mario_Marques »

O motor 2.0 TDI 16v é um motor de interferência.
So alguns motores antigos VW, no tempo em que a VW usava taxas de compressão baixas é que eram sem interferência, ou seja esses motores TDI e outros modernos no geral, são motores que não podem rodar livres, caso o façam, as chances de danificar as válvulas e mesmo pistões, bielas, bloco e cabeça são muito grandes, pois as válvulas se estiverem abertas naquele momento, o pistão vai bater nelas, não tem espaço para ambas as coisas estarem no mesmo sítio ao mesmo tempo.

O facto de depois disto trabalhar não quer dizer que esteja bom, os carros, em especial diesel, trabalham na mesma até certo ponto se tiver um ou dois cilindros maus a nível de compressão ou até mesmo todos, aliás, quem nunca viu um carro diesel a fumar-se todo com óleo, água e gasóleo e a trabalhar?!
Ao fazer o teste de compressão verificas se não houve danos mesmo muito maus, podes ter por ex um empeno pequeno que só a longo prazo se irá revelar (rompe sede, guia), se o valor estiver original, significa que muito possivelmente não houve danos nenhuns mas não te garante 100%
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder