Temperatura motor

Responder
viitor
Amateur
Amateur
Mensagens: 214
Registado: 29 jan 2009, 00:19
Veículos: tdi

Temperatura motor

Mensagem por viitor »

Será normal que de Inverno o golf v tdi precise de uma viagem de cerca de 10km velocidades na ordem dos 80KM/h para atingir a temperatura normal, e que mal desça um pouco comece novamente a descer ficando a cerca de pouco mais de meio centímetro do meio do manómetro que é o normal??

Se desligar o ar condicionado a temperatura sobe mais rápido
hugomatos
Expert
Expert
Mensagens: 732
Registado: 20 jan 2013, 15:26
Veículos: Golf V

Re: Temperatura motor

Mensagem por hugomatos »

No meu acontece o mesmo no meu percurso diário e se ligar o ar condicionado a temperatura ainda desce mais um pouco, creio que seja normal pois o carro ainda não atingiu a temperatura normal.
Isto só me acontece com temperaturas muito baixas e devido ao meu percurso diário faço descida de cerca de 5km e a velocidade baixa.
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: Temperatura motor

Mensagem por Blasar »

Boas!!

No meu caso era o termóstato avariado.

A temperatura normal de operação é de, cerca de 90ºC e depois de ser atingida não varia (pelo menos no ponteiro), tanto quanto sei.

Mas esperemos por mais opiniões. ;)

Cumprimentos.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Avatar do Utilizador
philip3
Pro
Pro
Mensagens: 2657
Registado: 17 out 2009, 14:55
Contacto:

Re: Temperatura motor

Mensagem por philip3 »

10 kms ??? as vezes preciso de bem mais para ficar na temperatura normal!! talvez uns 25.
Isso é completamente normal pois com as temperaturas baixas o motor demora mais a aquecer e precisa de rotações mais altas para tal.
Por vezes faço viagens de 300 quilometros em nacionais (90 km/h) em que a temperatura ronda os 10º exterior e o ponteiro nunca atinge os 90º
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Temperatura motor

Mensagem por Shoduchi »

philip3 Escreveu:10 kms ??? as vezes preciso de bem mais para ficar na temperatura normal!! talvez uns 25.
Isso é completamente normal pois com as temperaturas baixas o motor demora mais a aquecer e precisa de rotações mais altas para tal.
Por vezes faço viagens de 300 quilometros em nacionais (90 km/h) em que a temperatura ronda os 10º exterior e o ponteiro nunca atinge os 90º
Isso não me parece normal. Vendo os valores da centralina percebe-se que com o óleo aos sessenta e poucos graus o ponteiro atinge os 90*C. E depois já não baixa. Se a temperatura chegar aos 90*C e depois descer até aos 80*C, por exemplo, o ponteiro não mexe.

Cumps
viitor
Amateur
Amateur
Mensagens: 214
Registado: 29 jan 2009, 00:19
Veículos: tdi

Re: Temperatura motor

Mensagem por viitor »

Penso que alguma coisa deve estar mal, ainda hoje em auto estrada com temperaturas exteriores na ordem dos 7º, bastava descer um pouco e deixar de acelarar que o ponteiro desce ligeiramente, isto depois de estar a andar ja a cerca de 100km
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Temperatura motor

Mensagem por MataRatos »

Isso a mim não me parece nada normal, pelo menos o meu nunca fez isso... O teu tem Climatronic? Tenta usar isto para ver a temperatura em tempo real no mostrador do climatronic.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/475 ... lf%20V.pdf

Penso que será o channel 19.
Se assim for, isso parece ser o termostato que não está a fechar. Como o circuito mantém-se sempre aberto, a agua fria do radioador entra sempre no motor, independentemente da temperatura deste, o que faz com que não esteja a trabalhar na temperatura ideal. Nada de muito grave, mas eu não faria muitos kms assim com ele.
Spider_Man_VW
Amateur
Amateur
Mensagens: 503
Registado: 18 jul 2012, 22:48
Veículos: Golf V TDI look GTI

Re: Temperatura motor

Mensagem por Spider_Man_VW »

viitor Escreveu:Penso que alguma coisa deve estar mal, ainda hoje em auto estrada com temperaturas exteriores na ordem dos 7º, bastava descer um pouco e deixar de acelarar que o ponteiro desce ligeiramente, isto depois de estar a andar ja a cerca de 100km
Ja me aconteceu isso o ponteiro raramente estava nos 90° certinho ficava sempre 1 ou 2 milimetros antes e as vezes na auto estrada tambem descia, era o termostato que ainda era o de origem e estava danificado.
Avatar do Utilizador
philip3
Pro
Pro
Mensagens: 2657
Registado: 17 out 2009, 14:55
Contacto:

Re: Temperatura motor

Mensagem por philip3 »

viitor Escreveu:Penso que alguma coisa deve estar mal, ainda hoje em auto estrada com temperaturas exteriores na ordem dos 7º, bastava descer um pouco e deixar de acelarar que o ponteiro desce ligeiramente, isto depois de estar a andar ja a cerca de 100km
Todos os golfs que conduzi fazem o mesmo...
O ponteiro fica nos 90º praticamente sempre, mas assim que estivermos a descer e largarmos o acelerador o ponteiro desce ligeiramente até aos 80 ~/-.
nunca tive problemas e sempre achei isso normal...
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Temperatura motor

Mensagem por MataRatos »

philip3 Escreveu:
viitor Escreveu:Penso que alguma coisa deve estar mal, ainda hoje em auto estrada com temperaturas exteriores na ordem dos 7º, bastava descer um pouco e deixar de acelarar que o ponteiro desce ligeiramente, isto depois de estar a andar ja a cerca de 100km
Todos os golfs que conduzi fazem o mesmo...
O ponteiro fica nos 90º praticamente sempre, mas assim que estivermos a descer e largarmos o acelerador o ponteiro desce ligeiramente até aos 80 ~/-.
nunca tive problemas e sempre achei isso normal...
O meu sei que por volta dos 80º na centralina, ja marca 90 no painel. E depois de aí chegar, nunca baixou. Mesmo engatado e a descer, de inverno, nunca baixou. A temperatura ideal de funcionamento do motor é entre os 80/90º. Abaixo disto já trás maior desgaste ao motor. Para mim, o normal é manter-se sempre nos 90º. Quando baixa, o termostado fecha e não entra mais água fria vinda do radiador. Apenas quando a temperatura volta a subir é que o termostato abre e volta a entrar.
Mas nada como levar o carro ao mecanico e ver o estado do termostato. Penso que não será nenhuma despesa exagerada.
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Temperatura motor

Mensagem por Shoduchi »

philip3 Escreveu:
viitor Escreveu:Penso que alguma coisa deve estar mal, ainda hoje em auto estrada com temperaturas exteriores na ordem dos 7º, bastava descer um pouco e deixar de acelarar que o ponteiro desce ligeiramente, isto depois de estar a andar ja a cerca de 100km
Todos os golfs que conduzi fazem o mesmo...
O ponteiro fica nos 90º praticamente sempre, mas assim que estivermos a descer e largarmos o acelerador o ponteiro desce ligeiramente até aos 80 ~/-.
nunca tive problemas e sempre achei isso normal...
Não é normal philip3. ;)

Pergunta a quem quiseres. Não é por mais do que um fazer isso que se pode considerar normal. Esses termostatos não deveriam estar bons. Comprei o meu novo e nunca fez isso e mesmo outros carros do grupo VAG e sem ser VAG nunca vi fazerem isso.
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: Temperatura motor

Mensagem por Blasar »

Shoduchi Escreveu:
philip3 Escreveu:
viitor Escreveu:Penso que alguma coisa deve estar mal, ainda hoje em auto estrada com temperaturas exteriores na ordem dos 7º, bastava descer um pouco e deixar de acelarar que o ponteiro desce ligeiramente, isto depois de estar a andar ja a cerca de 100km
Todos os golfs que conduzi fazem o mesmo...
O ponteiro fica nos 90º praticamente sempre, mas assim que estivermos a descer e largarmos o acelerador o ponteiro desce ligeiramente até aos 80 ~/-.
nunca tive problemas e sempre achei isso normal...
Não é normal philip3. ;)

Pergunta a quem quiseres. Não é por mais do que um fazer isso que se pode considerar normal. Esses termostatos não deveriam estar bons. Comprei o meu novo e nunca fez isso e mesmo outros carros do grupo VAG e sem ser VAG nunca vi fazerem isso.
Subscrevo.

A ideia subjacente a um termóstato é, precisamente, manter a temperatura relativamente estabilizada num determinado intervalo.
Tenho três VAG em casa, e sempre que a temperatura oscilou (depois de atingir os 90ºC), o problema foi resolvido com a substituição do termóstato, não voltando a acontecer. ;)

Cumprimentos.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Avatar do Utilizador
philip3
Pro
Pro
Mensagens: 2657
Registado: 17 out 2009, 14:55
Contacto:

Re: Temperatura motor

Mensagem por philip3 »

Estamos a falar de passar dos 90º para os 80º ou pouco menos, quando a temperatura exterior está nos 8/10º, se o motor deixar de ter rotatividade numa descida constante é normal isso acontecer porque está a ser arrefecido pela temperatura exterior, isso é normal, desculpem que insiste mas não há problema qualquer nisto. Saem de fábrica a fazer isto!
Não estou a falar em estar nos 90º e passar para os 50/60, isto é que não é normal.
Agora se falarmos em temperaturas exteriores de 20 / 30 º (para cima) isto já não acontece.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Temperatura motor

Mensagem por Silver_Ajm »

philip3 Escreveu:Estamos a falar de passar dos 90º para os 80º ou pouco menos, quando a temperatura exterior está nos 8/10º, se o motor deixar de ter rotatividade numa descida constante é normal isso acontecer porque está a ser arrefecido pela temperatura exterior, isso é normal, desculpem que insiste mas não há problema qualquer nisto. Saem de fábrica a fazer isto!
Não estou a falar em estar nos 90º e passar para os 50/60, isto é que não é normal.
Agora se falarmos em temperaturas exteriores de 20 / 30 º (para cima) isto já não acontece.
Se isso acontecer antes do quadrante marcar os 90º penso ser normal, agora se for depois do quadrante já ter marcado os 90º já não deve ser normal.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Blasar
Expert
Expert
Mensagens: 706
Registado: 09 mar 2009, 12:02
Veículos: Golf IV 1.9TDI (PD100)
Localização: Braga

Re: Temperatura motor

Mensagem por Blasar »

philip3 Escreveu:Estamos a falar de passar dos 90º para os 80º ou pouco menos, quando a temperatura exterior está nos 8/10º, se o motor deixar de ter rotatividade numa descida constante é normal isso acontecer porque está a ser arrefecido pela temperatura exterior, isso é normal, desculpem que insiste mas não há problema qualquer nisto. Saem de fábrica a fazer isto!
Não estou a falar em estar nos 90º e passar para os 50/60, isto é que não é normal.
Agora se falarmos em temperaturas exteriores de 20 / 30 º (para cima) isto já não acontece.
Boas!!

Não vou dizer que faz bem ou mal, etc., mas sei que, no meu caso, quando o ponteiro da temperatura não estabilizava nos 90ºC, fui substituir o termóstato e nunca mais aconteceu (já lá vão uns anos).

Acrescento ainda, que já monitorizei a temperatura do líquido refrigeração em tempo real com o VAG-COM (que não sei se é muito fiável, admito), e verifiquei que, apesar de a temperatura por vezes baixar para os 80 e poucos graus e subir para os 90 e alguns, o ponteiro não se movia dos 90ºC (após lá ter chegado, obviamente). Daí eu dizer que, apesar de, efectivamente, haver algumas flutuações na temperatura, o ponteiro mantém-se imóvel. Também já ouvi dizer que, quando o ponteiro passa dos 90ºC (podendo resultar num escaldão), na verdade já atingiu temperaturas mais elevadas, mas espero bem nunca saber o que isso é. ;)

Cumprimentos.
Orgulhoso proprietário de:
VW Carocha (12/1960)
VW Golf IV 1.9 TDI PD100 (09/2002)

Imagem

FEEDBACK
Responder