Turbo 1749 vb 1.9 105cv

xaerotuga
Amateur
Amateur
Mensagens: 223
Registado: 06 mai 2009, 22:36

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por xaerotuga »

Ah bom...assim está melhor
Caju
Amateur
Amateur
Mensagens: 293
Registado: 08 jan 2012, 21:07
Veículos: VW Golf V 1.9 TDI Confortline
Localização: Lisboa

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por Caju »

Mario_Marques Escreveu:O problema é mesmo o dimensionamento e volumetrias, dai estares a sentir o que estás a sentir.
O que poderá acontecer, e costuma acontecer, é encravar da geometria com alguma facilidade se o carro for usado em percursos mais citadinos.
Os turbos hibridos é uma solução rápida, barata e que não requer muitas alterações, são bons para andar depressa, não são o ideal para quem quer andar mais devagar, a não ser que já utilizem geometrias de elemento, mas o teu turbo não utiliza isso.
Mario então e qual é que é o "melhor" turbo para meter num BKC, sem ter que alterar mais nada a nível de radiadores, IC etc, só para tirar um pouco de mais rendimento ao carro comparando com o mesmo todo de origem?
Volkswagen, what else?

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=90424
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por Mario_Marques »

Quem meter um vb "verdadeiro" ja fica bem servido, não é o fim do mundo, mas já é satisfatorio para a maioria das pessoas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
MataRatos
Expert
Expert
Mensagens: 952
Registado: 14 mar 2012, 12:22

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por MataRatos »

O meu era um KKK e agora é um garret. Não sei que modelo... Não noto diferença nenhuma, não sei se é suposto. Só talvez vá notar na duração.
Caju
Amateur
Amateur
Mensagens: 293
Registado: 08 jan 2012, 21:07
Veículos: VW Golf V 1.9 TDI Confortline
Localização: Lisboa

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por Caju »

Mario_Marques Escreveu:Quem meter um vb "verdadeiro" ja fica bem servido, não é o fim do mundo, mas já é satisfatorio para a maioria das pessoas.
Então mas um VB1749 ou VB1752? Qual será a melhor opção? Qualquer um deles não é necessário trocar mais nada à partida certo? É só mesmo turbo?
Volkswagen, what else?

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=90424
Luiggy22
Amateur
Amateur
Mensagens: 445
Registado: 14 dez 2013, 01:07
Veículos: Golf V 1.9 tdi 105cv

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por Luiggy22 »

MataRatos Escreveu:O meu era um KKK e agora é um garret. Não sei que modelo... Não noto diferença nenhuma, não sei se é suposto. Só talvez vá notar na duração.
Porque secalhar manteste o 16 mas em vez de ser kkk é garret. No meu caso passou de kkk16 a garret 1749vb
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por Mario_Marques »

Caju Escreveu:
Mario_Marques Escreveu:Quem meter um vb "verdadeiro" ja fica bem servido, não é o fim do mundo, mas já é satisfatorio para a maioria das pessoas.
Então mas um VB1749 ou VB1752? Qual será a melhor opção? Qualquer um deles não é necessário trocar mais nada à partida certo? É só mesmo turbo?
Amigo, o 1752 não é um vb, e se for um verdadeiro 1752 não é de aplicação directa, o vb é o turbo de instalação mais directa nos vossos carros, mesmo assim tem que se alterar a ligação á egr e a falange de escape. o 1752 faz no max 240cavalos, o vb fica-se em torno dos 200, mas com a vossa injecção original não irão sequer chegar aos 200 a rolar a valores seguros, logo, quem não tenciona passar a berreira dos 200, investir em injecção e outras despesas, o vb é uma optima escolha, recomendo é comprar de preferencia novo e original, não é tão barato como um reconstruido, mas acreditem que ao fim de uns anos ficam agradecidos de terem optado por meter novo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Caju
Amateur
Amateur
Mensagens: 293
Registado: 08 jan 2012, 21:07
Veículos: VW Golf V 1.9 TDI Confortline
Localização: Lisboa

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por Caju »

Muito obrigado Mário! Sim eu não quero estar a mudar mais nada, portanto quando trocar vou mesmo optar então pelo 1749VB, uns 170/180 cvs e se assim com estes valores estiver fiável já fico bastante contente :wink:

Relativamente a comprar novo, onde é que se pode ver isso? O que eu andei a ver não sei se são novos mesmo ou reconstruidos.
Volkswagen, what else?

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=90424
Spider_Man_VW
Amateur
Amateur
Mensagens: 503
Registado: 18 jul 2012, 22:48
Veículos: Golf V TDI look GTI

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por Spider_Man_VW »

Qual a solução para não ouvir a descompressão do turbo 1749vb nos pd105, já tentamos afinar a geometria para não fazer mas o carro perdia muitas baixas, neste momento esta com downpipe e panela final oem
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por SuperGolf »

A solução é afinar a geometria não as três pancadas mas sim numa máquina própria, como eu fiz e acabei com muitos problemas.
Quanto ao ruído da descompressão, a partida é a afinação (não sei o nome) do próprio veio, ou seja, eventualmente está descalibrado.
Poderá a precisar de um kit de reparação.
Spider_Man_VW
Amateur
Amateur
Mensagens: 503
Registado: 18 jul 2012, 22:48
Veículos: Golf V TDI look GTI

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por Spider_Man_VW »

SuperGolf Escreveu: 14 ago 2018, 23:34 A solução é afinar a geometria não as três pancadas mas sim numa máquina própria, como eu fiz e acabei com muitos problemas.
Quanto ao ruído da descompressão, a partida é a afinação (não sei o nome) do próprio veio, ou seja, eventualmente está descalibrado.
Poderá a precisar de um kit de reparação.
O turbo é novo, nem 1 mês tem, está tudo afinado e calibrado inclusive a eletrónica, foi afinada a geometria para não fazer a descompressão mas ficava com baixas pior que de origem.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por Mario_Marques »

O turbo era novo e original? Essa afinação foi feita na electrónica? é que se andaram a mexer no actuador da geometria mais valia terem partido uns dedinhos.... :o
A pior coisa que se pode fazer num turbo desses é andar a inventar na geometria, esses turbos novos e originais fazem um granel descomunal mas isso não é defeito, é feitio.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por SuperGolf »

Eu fiz a afinação da geometria numa máquina própia, precisamente pq andaram a mexer depois de novo...

O Mário até está dentro da novela...
Spider_Man_VW
Amateur
Amateur
Mensagens: 503
Registado: 18 jul 2012, 22:48
Veículos: Golf V TDI look GTI

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por Spider_Man_VW »

Mario_Marques Escreveu: 15 ago 2018, 00:41 O turbo era novo e original? Essa afinação foi feita na electrónica? é que se andaram a mexer no actuador da geometria mais valia terem partido uns dedinhos.... :o
A pior coisa que se pode fazer num turbo desses é andar a inventar na geometria, esses turbos novos e originais fazem um granel descomunal mas isso não é defeito, é feitio.
O turbo foi reconstruído, nao era novo original, depois disso foi afinada novamente a geometria para a forma correta ou seja como estava anteriormente e tudo testado novamente a ver se estava a fazer a pressão certa
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Turbo 1749 vb 1.9 105cv

Mensagem por Mario_Marques »

O turbo idealmente deve ser ajustado num banco de fluxos, o motivo disso é que toda a gente olha para um turbo vnt é vê umas alhetas que abrem e fecham, o problema é que aquelas alhetas são no fundo asas como num avião, direccionam os gases e também alteram o volume, os turbos não são uma maravilha, e como tal podem criar efeitos indesejados sendo um deles pressão muito elevada no colector de escape e consecutivamente na cabeça do motor, acompanhado de aumento de temperatura de gases de escape e isso é um problema.
Quando os turbos são afinados de fábrica, vários factores são vistos, é feita uma calibração em rotação, depois o turbo completo é colocado num banco de teste de fluxos, é definido o caudal mínimo de escape(o batente), só depois é afinada a geometria, eles de fábrica vêm perfeitos nesse sentido, cá fora, sem saber os valores e sem uma máquina de testes é super difícil acertar o turbo bem, até pode fazer as pressões correctas, mas pode estar com saída insuficiente de gases o que a longo prazo origina muitos problemas.
Eu tive formação na borgwarner e só lá aprendi o quanto mal trabalham as casas de turbos no geral.
Fica um video de um processo parecido ao utilizado pelos fabricantes.

https://youtu.be/vIzAfwPl3a0
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder