Boas. Chegou-me às mãos recentemente um Golf IV 1.9 TDi Highline com 200 mil km. Sabem-me dizer quais os desgastes mais habituais neste modelo? Alguma manutenção ou cuidado que deva ter em especial neste carro?
Obrigado.
Cuidados especiais com Golf 4
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Re: Cuidados especiais com Golf 4
Assim à queima roupa:
Motor
- Bimassa tem tendência a falhar por volta desses kms.
- Se for PD a injecção e a árvore de cames também precisam de atenção, a cames tende a desgastar e cria irregularidades na injeção.
- Bomba tandem verte pela junta, ou do lado da cabeça do motor ou da tampa da própria bomba.
- Medidor de massa de ar é frequente falhar com esses kms, assim como algumas e solenóides.
- Egr perde os vedantes internos e baba pelo respiro.
Eléctrico:
- Switchs das portas é normal queimarem.
- Apoio dos vidros parte com frequência o que pode levar a que o vidro caia por completo para dentro da porta.
- Sensor do travão de serviço tem tendência a falhar.
Habitáculo.
- entradas de água pelos vedantes dos farolins para o habitáculo, assim como pelos vedantes das portas e torpedo do pára-brisas.
- Molas do regulador do banco partem saltam muita frequência devido a um apoio que parte.
Não me lembro de mais, mas espera que mais alguém completa a minha intervenção!
P.S: escusado será dizer que alguns destes problemas advêm da deficiente ou inexistente devida manutenção do carro. Mas infelizmente é o panorama habitual de um carro usado, raros são os que estão com todas as revisões em dia.
Motor
- Bimassa tem tendência a falhar por volta desses kms.
- Se for PD a injecção e a árvore de cames também precisam de atenção, a cames tende a desgastar e cria irregularidades na injeção.
- Bomba tandem verte pela junta, ou do lado da cabeça do motor ou da tampa da própria bomba.
- Medidor de massa de ar é frequente falhar com esses kms, assim como algumas e solenóides.
- Egr perde os vedantes internos e baba pelo respiro.
Eléctrico:
- Switchs das portas é normal queimarem.
- Apoio dos vidros parte com frequência o que pode levar a que o vidro caia por completo para dentro da porta.
- Sensor do travão de serviço tem tendência a falhar.
Habitáculo.
- entradas de água pelos vedantes dos farolins para o habitáculo, assim como pelos vedantes das portas e torpedo do pára-brisas.
- Molas do regulador do banco partem saltam muita frequência devido a um apoio que parte.
Não me lembro de mais, mas espera que mais alguém completa a minha intervenção!
P.S: escusado será dizer que alguns destes problemas advêm da deficiente ou inexistente devida manutenção do carro. Mas infelizmente é o panorama habitual de um carro usado, raros são os que estão com todas as revisões em dia.
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Re: Cuidados especiais com Golf 4
Boas DragonShy. Obrigado pela info. E a nível de manutenção? O carro não veio com manual nem indicações das revisões tirando nuns autocolantes perto do motor. O antigo dono disse que estava tudo em ordem (pois.... ). Eu já lhe mudei o óleo e filtros, está a usar Castrol Magnatec Diesel 10W40. Substituí também as bombas dos travões de trás, tinham fuga, logo levou também óleo dos travões.
Já agora, onde posso arranjar o manual do mesmo, em Português? Na VW vendem-me isso?
O carro veio com jantes de 17", não consta no livrete. Custa muito regularizar isso? Já tenho parado em operações Stop e nunca me disseram nada.....
Já agora, onde posso arranjar o manual do mesmo, em Português? Na VW vendem-me isso?
O carro veio com jantes de 17", não consta no livrete. Custa muito regularizar isso? Já tenho parado em operações Stop e nunca me disseram nada.....
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Re: Cuidados especiais com Golf 4
não disseram nada? então tens tido muita sorte. legalizar fica nuns 150€
antes estava indeciso, agora não sei
projecto viewtopic.php?f=20&t=60929
Feedback viewtopic.php?f=40&t=65587
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Re: Cuidados especiais com Golf 4
Para legalizar as medidas de pneu tens que seguir os procedimentos que estão neste tópico:
viewtopic.php?f=13&t=7853
Se seguires o procedimento da SIVA , em principio autorizam-te logo as medidas 17 e 18 padrão do modelo.
Se quiseres uma medida diferente das OEM, por exemplo 205/40/R17 tens que ir à LTA, a SIVA não aprova.
A nível de manutenção o melhor é levares o carro a um especialista , há pois há revisões que nem toda a gente conhece. Por exemplo creio que com esses km deverias mudar o óleo da caixa, da direção , revisionar o turbo e injeção, limpar admissão , verificar casquilhos e apoios do motor... acho k há mais coisas, mas eu não sei, espera que um user do fórum especialista na matéria ( uuuhhmmm Mário ?! ) te dê uma previsão do que deves verificar e mudar.
A nível de óleos e filtros, usa apenas os indicados pela marca, no caso do óleo terá que conter a norma 505.01, mesmo sendo o Castrol Magnatec verifica se possui essa norma, se não tiver deves trocar de óleo.
viewtopic.php?f=13&t=7853
Se seguires o procedimento da SIVA , em principio autorizam-te logo as medidas 17 e 18 padrão do modelo.
Se quiseres uma medida diferente das OEM, por exemplo 205/40/R17 tens que ir à LTA, a SIVA não aprova.
A nível de manutenção o melhor é levares o carro a um especialista , há pois há revisões que nem toda a gente conhece. Por exemplo creio que com esses km deverias mudar o óleo da caixa, da direção , revisionar o turbo e injeção, limpar admissão , verificar casquilhos e apoios do motor... acho k há mais coisas, mas eu não sei, espera que um user do fórum especialista na matéria ( uuuhhmmm Mário ?! ) te dê uma previsão do que deves verificar e mudar.
A nível de óleos e filtros, usa apenas os indicados pela marca, no caso do óleo terá que conter a norma 505.01, mesmo sendo o Castrol Magnatec verifica se possui essa norma, se não tiver deves trocar de óleo.
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Re: Cuidados especiais com Golf 4
Foixe...joao_silva Escreveu:150€
Boas. O link não dá... :/DragonShy Escreveu:Para legalizar as medidas de pneu tens que seguir os procedimentos que estão neste tópico:
viewtopic.php?f=13&t=7853
Se seguires o procedimento da SIVA , em principio autorizam-te logo as medidas 17 e 18 padrão do modelo.
Se quiseres uma medida diferente das OEM, por exemplo 205/40/R17 tens que ir à LTA, a SIVA não aprova.
A nível de manutenção o melhor é levares o carro a um especialista , há pois há revisões que nem toda a gente conhece. Por exemplo creio que com esses km deverias mudar o óleo da caixa, da direção , revisionar o turbo e injeção, limpar admissão , verificar casquilhos e apoios do motor... acho k há mais coisas, mas eu não sei, espera que um user do fórum especialista na matéria ( uuuhhmmm Mário ?! ) te dê uma previsão do que deves verificar e mudar.
A nível de óleos e filtros, usa apenas os indicados pela marca, no caso do óleo terá que conter a norma 505.01, mesmo sendo o Castrol Magnatec verifica se possui essa norma, se não tiver deves trocar de óleo.
Eu moro no distrito de Viana de Castelo, algum especialista recomendado por estes lados?
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Re: Cuidados especiais com Golf 4
Isto vai parecer absurdo,mas uma visita ao Sr.º Mário aqui no Porto vale bem a viagem de Viana...
Anda por aqui malta do Algarve a chorar por não morarem mais perto....lolol
De resto, acho que tudo já foi bem explanado!
Não sei se já mudaram a correia de transmissão e afins..
Anda por aqui malta do Algarve a chorar por não morarem mais perto....lolol
De resto, acho que tudo já foi bem explanado!
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Re: Cuidados especiais com Golf 4
Desculpa, fiz asneira a copiar, pendo que agora sim está o link ok:
viewtopic.php?f=13&t=78535
Se falhar de novo , vai à secção "Ligação ao solo" , é o tópico " Homologação de pneumáticos - Prcedimento SIVA & IMTT.
O Mário Marques é um guru daqui do fórum, e creio que fora dele também, eu como muitos já aprendemos muito com ele. Ele está em Rio Tinto, não sei qual é a agenda dele, mas como estas relativamente perto consegues ir numa horita ou assim. Como disse o camarada SuperGolf, dificilmente encontras alguém mais qualificado para consultar o teu carro.
viewtopic.php?f=13&t=78535
Se falhar de novo , vai à secção "Ligação ao solo" , é o tópico " Homologação de pneumáticos - Prcedimento SIVA & IMTT.
O Mário Marques é um guru daqui do fórum, e creio que fora dele também, eu como muitos já aprendemos muito com ele. Ele está em Rio Tinto, não sei qual é a agenda dele, mas como estas relativamente perto consegues ir numa horita ou assim. Como disse o camarada SuperGolf, dificilmente encontras alguém mais qualificado para consultar o teu carro.
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Re: Cuidados especiais com Golf 4
Algarve? ahahah! alemanha,frança, inglaterra e suiça de proposito ter com ele, e se tudo correr bem este mês de agosto ja tenho marcação
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Re: Cuidados especiais com Golf 4
Concordo e confirmo a 300%...eu até já ouvi dizer (top secret...) que vem de regularmente uma comitiva de técnicos e engenheiros do grupo VW da Alemanha de propósito para aprender umas coisitas com ele...
É realmente de louvar a simpatia, a humildade e os conhecimentos do Mister Mário, eu já lhe disse que qualquer dia ainda vão erguer uma estátua dele lá prós lados de Rio Tinto...
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Re: Cuidados especiais com Golf 4
He lá Super, adiantaste-te...então eu sou a seguir
Lá pro fim do dia já somos pelo menos uns 50, vais ver...
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Re: Cuidados especiais com Golf 4
Ok, ok, vou pensar no assunto , talvez passe pelo Porto mais prá frente
Hoje aproveitei para tirar aquela protecção de plástico do motor que a espuma que tem por baixo estava a desfazer-se toda e sujar tudo! Reparei que isto tinha algum óleo...
O que acham?
Hoje aproveitei para tirar aquela protecção de plástico do motor que a espuma que tem por baixo estava a desfazer-se toda e sujar tudo! Reparei que isto tinha algum óleo...
O que acham?
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Re: Cuidados especiais com Golf 4
Boas amigo,
O "cogumelo" preto é o respiro motor onde normalmente só circulam vapores misturados com uma pequena quantidade de óleo num motor em condições normais, indo depois ligar ao tubo que vem do filtro do ar logo a seguir à maf.
Normalmente com o passar dos Km, essa "mistura" que dai sai vai empastar tubagens, e também como disse e bem o amigo Dragon a egr também costuma sofrer com isso e ganha uma crosta que nem te conto, e os vedantes vão à vida e começam a babar pelo respiro, indo depois empastar também claro está o coletor de admissão e tudo o resto pelo caminho...
Normalmente a limpeza dessa "crosta" já faz parte da manutenção preventiva, isso não é defeito, é feitio...
Agora que convinha veres como isso está visto que só agora compras-te o carro e com 200 mil, sem dúvida...
E como disse e bem o Super, muita atenção também com a distribuição pois se só mudou uma vez, já sabes o que te espera...
O "cogumelo" preto é o respiro motor onde normalmente só circulam vapores misturados com uma pequena quantidade de óleo num motor em condições normais, indo depois ligar ao tubo que vem do filtro do ar logo a seguir à maf.
Normalmente com o passar dos Km, essa "mistura" que dai sai vai empastar tubagens, e também como disse e bem o amigo Dragon a egr também costuma sofrer com isso e ganha uma crosta que nem te conto, e os vedantes vão à vida e começam a babar pelo respiro, indo depois empastar também claro está o coletor de admissão e tudo o resto pelo caminho...
Normalmente a limpeza dessa "crosta" já faz parte da manutenção preventiva, isso não é defeito, é feitio...
Agora que convinha veres como isso está visto que só agora compras-te o carro e com 200 mil, sem dúvida...
E como disse e bem o Super, muita atenção também com a distribuição pois se só mudou uma vez, já sabes o que te espera...