Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Responder
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Boa tarde,

Agradecia a Vossa ajuda no sentido de obter alguma opiniões relativas à manutenção da minha carrinha Golf IV de JAneiro de 2002 (MK4; 1.9 TDI; 90 CV; High Line; com AC manual e estofos de pele; 200.000 KMS; custo: cerca de 13.500 €)).

Adquiri esta carrinha (usada )há 6 anos e na ltura tinha 140.000 Kms ( o antigo dono "rolava" bastante :)). Até À data não tive qualquer avaria nesta carrinha, apenas tive de efectuar os serviços anuais de manutenção .

No entanto, no ano passado (190.000 kms) , mudei o sistema da correia de distribuição (incluindo bomba de água). Incluindo o serviço de manutenção (e uma ou outra peça substituída), em 2012 gastei cerca de 900 € .

Este ano, o compressor do AC tem de ser substuído (cerca de 600 € já c/ IVA na VW, com garantia de 2 anos), os discos de trás e da frente e respetivos calços (tudo cerca de 250 €) , assim como terei de efetuar o serviço de manutenção anual (óleo, filtro, etc) que ficará por 150 € na VW.


Ou seja, no ano passado em manutenção (normal, sem avarias) gastei cerca de 900 €.

Este ano, o serviço de manutenção (normal em todos os carros... :) a substituição destas componentes do sistema de travões e a substituição do compressor do AC, ficará em cerca de 1000 € .

Ou seja, embora a carrinha não apresente qualquer problema (a não ser o compressor do AC avariado/gasto do uso normal) e esteja satisfeito com a mesma, sendo que as componentes a substituir são derivadas do degaste normal, começo a pensar se vale a pena manter a carrinha ou não. Mesmo que gaste mais 1000 € este ano, estou com receio que todos os anos surja algum problema adicional. Mesmo que quisesse vender agora a carrinha, penso que apenas conseguiria não mais que 5500 €.

Face a este cenário, considerando que tenho felizmente tenho condições de comprar um novo veículo, valerá a pena "despachar" a carrinha atual e comprar uma outra usada com menos kms e mais atual (ou mesmo nova, face às campanhas promocionais promovidas pelas várias marcas no mercado)?

Desde já agradeço os Vossos comentários.

Obrigado.
brunogt
Rookie
Rookie
Mensagens: 184
Registado: 05 out 2008, 16:18

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por brunogt »

olha falo por experiencia , andei sempre com trocas quando tinha um carro com mais alguns anos trocava ate k levei um entalao, no outro era so manutenção no outro fartei me de gastar dinheiro
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por gongasfrs »

fora da marca secalhar consegues melhores preços e garantia ha mesma já pensas te?

não és obrigado a seguir o plano de manutenções todo, por exemplo no casos dos travões, só mudas se tiverem gastos, se não tiverem não vale a pena mudares, isso são planos de manutenções que eles prevem que sejam mudados os componentes, agora coisas como oléos, correias e fitlros isso é que convêm ser rigoroso, mas não quer dizer que vás ha marca pagar uma nota preta.. agora o AC se não te fizer falta podes deixar estar avariado..

hoje em dia comprar um carro novo ou mesmo usado é sempre um risco, no caso dos usados nunca se sabe se foram bem ou mal tratados, no caso dos novos só electrónica e pintelhices para avariar...
se tens um carro estimado e que não te dá chatices deixa te ficar é o meu conselho
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

gongasfrs Escreveu:fora da marca secalhar consegues melhores preços e garantia ha mesma já pensas te?

não és obrigado a seguir o plano de manutenções todo, por exemplo no casos dos travões, só mudas se tiverem gastos, se não tiverem não vale a pena mudares, isso são planos de manutenções que eles prevem que sejam mudados os componentes, agora coisas como oléos, correias e fitlros isso é que convêm ser rigoroso, mas não quer dizer que vás ha marca pagar uma nota preta.. agora o AC se não te fizer falta podes deixar estar avariado..

hoje em dia comprar um carro novo ou mesmo usado é sempre um risco, no caso dos usados nunca se sabe se foram bem ou mal tratados, no caso dos novos só electrónica e pintelhices para avariar...
se tens um carro estimado e que não te dá chatices deixa te ficar é o meu conselho
Boa tarde,

O plano de manutenção não é efectuado na marca... Nunca fica por mais de 150 € (cada 12 meses ou 10000/15000 Kms) a mudança de filtros e óleo e um checkup geral (neste caso, novos ou velhos são obrigados a manter...). Os casos que mencionei acima são por desgaste das peças ) no caso dos travões (discos e calços frente e trás) têm de ser mudados urgentemente, no máximo, dentro de 1 mês.. Não dá para adiar mais.

Relativamente ao AC, considero imprescindível num carro (aliás, um dos argumentos que me levou a comprar a carrinha foi precisamente o AC e os bancos de pele. O resto (mecânica) já sabia que era fiável ;) )).

Aliás, pelo que já pesquisei, um compressor (linha económica VW) com 2 anos de garantia, com garantia da própria VW, com o preço que me propuseram não me parece descabido. Numa Bosh Car Service pediam-me cerca de 400 € por um compressor "usado/recondicionado" com apenas 6 meses de garantia.

O meu receio é que com 200,000 Kms e 11,5 anos de antiguidade, os problemas(ou manutenção) comecem a ser cada vez mais (embora faça uma condução bastante cuidada, não faça mais de 10.000/12.00 Kms ano e apenas tenhma surgido questões relacionadas com o desgaste das peças...).

Aliás, caso comprasse um novo veículo, nem sei se optaria por gasolina ou diesel, face quilometragem anual e à diferença de custos de manurtenção entre diesel e gasolina, assim como considerando a pouca diferença de custos no combustíveis.

IMAGEM da CArrinha:

Imagem

Obrigado pela ajuda.
Última edição por jlmframos em 04 jun 2013, 15:19, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por gongasfrs »

se tas a mudar porque precisas ai é diferente, e já se sabe que um carro mais antigo tem mais desgaste que um novo, agora tens que contar que esse sabes como se encontra e que mesmo empatando uns € tens carro para toda a vida, o novo que vier pode trazer outro tipo de problemas e vais acabar por te fartar dele, mas agora isso só tu podes escolher..

quanto ao AC eu uso o meu 2 ou 3 vezes por ano, é só para desembaciar quando está muito embaciado ou refrescar um pouco o interior mais nada, mas visto que usas muito então tens mesmo de arranjar porque se usas muito mais desgaste vai ter..
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

gongasfrs Escreveu:se tas a mudar porque precisas ai é diferente, e já se sabe que um carro mais antigo tem mais desgaste que um novo, agora tens que contar que esse sabes como se encontra e que mesmo empatando uns € tens carro para toda a vida, o novo que vier pode trazer outro tipo de problemas e vais acabar por te fartar dele, mas agora isso só tu podes escolher..

quanto ao AC eu uso o meu 2 ou 3 vezes por ano, é só para desembaciar quando está muito embaciado ou refrescar um pouco o interior mais nada, mas visto que usas muito então tens mesmo de arranjar porque se usas muito mais desgaste vai ter..


Neste caso o problema é mesmo esse! Não é que precise de mudar, nem que o valor da substituição/manutenção seja problemático (quase 850 €). Estou é com receio passe a gastar quase 1000 € todos os anos para manter um veículo com esta quilometragem e antiguidade, apesar de me ter custado cerca de 13.500 € em 2007! Este tipo de carrinhas com esta quilometragem e antiguidade costuma ser problemática? Quais as peças que muito provavelmente terei de mudar nos próximos tempos, dde acordo com a pouca quilometragem que faço anualmente.


Por último , considerando estes dados, qual o valor que posso esperar se conseguir vender a carrinha acima?


Obrigado.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por gongasfrs »

jlmframos Escreveu:
Neste caso o problema é mesmo esse! Não é que precise de mudar, nem que o valor da substituição/manutenção seja problemático (quase 850 €). Estou é com receio passe a gastar quase 1000 € todos os anos para manter um veículo com esta quilometragem e antiguidade, apesar de me ter custado cerca de 13.500 € em 2007! Este tipo de carrinhas com esta quilometragem e antiguidade costuma ser problemática? Quais as peças que muito provavelmente terei de mudar nos próximos tempos, dde acordo com a pouca quilometragem que faço anualmente.


Por último , considerando estes dados, qual o valor que posso esperar se conseguir vender a carrinha acima?


Obrigado.
podem sempre aparecer problemas como podem não aparecer, nunca se sabe dizer o que vira aseguir entendes?
agora o que te tentei explicar é que essa carrinha já a conheces e sabes que está impecável, pode não acontecer isso num futuro carro que compres e ai depois na vez de gastares só em manutenção e peças de desgaste acabas por gastar mais para emendar os maus tratos que levou entendes?

por valores não sei, mas faz uma pesquisa em sites e tenta ver que valores rondam.
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Cidades »

Amigo , não sei como está o teu carro mas o meu tem um motor muito semelhante e já vai nos 440.000km. Faço em média 25.000 por ano e até agora o que mudei tem foi o especificado nas revisões periódicas(oleos, filtros, correias,etc). Como extra foram os sino-blocos dos triângulos e eixo de trás, pneus, 1 rolamento da roda, touches, 1 fole de transmissão, 1 radiador da chaufagem... isto em 4 anos(~100k km) não me parece excessivo. Assumindo que estas peças não me vão chatear nos próximos anos.
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

gongasfrs Escreveu:
jlmframos Escreveu:
Neste caso o problema é mesmo esse! Não é que precise de mudar, nem que o valor da substituição/manutenção seja problemático (quase 850 €). Estou é com receio passe a gastar quase 1000 € todos os anos para manter um veículo com esta quilometragem e antiguidade, apesar de me ter custado cerca de 13.500 € em 2007! Este tipo de carrinhas com esta quilometragem e antiguidade costuma ser problemática? Quais as peças que muito provavelmente terei de mudar nos próximos tempos, dde acordo com a pouca quilometragem que faço anualmente.


Por último , considerando estes dados, qual o valor que posso esperar se conseguir vender a carrinha acima?


Obrigado.
podem sempre aparecer problemas como podem não aparecer, nunca se sabe dizer o que vira aseguir entendes?
agora o que te tentei explicar é que essa carrinha já a conheces e sabes que está impecável, pode não acontecer isso num futuro carro que compres e ai depois na vez de gastares só em manutenção e peças de desgaste acabas por gastar mais para emendar os maus tratos que levou entendes?

por valores não sei, mas faz uma pesquisa em sites e tenta ver que valores rondam.
Obrigado. Pesquisei no Stand Virtual e os preços rondam os 6900 €. Por isso, penso que por mais de 6000 € seria dificil... :(
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Cidades Escreveu:Amigo , não sei como está o teu carro mas o meu tem um motor muito semelhante e já vai nos 440.000km. Faço em média 25.000 por ano e até agora o que mudei tem foi o especificado nas revisões periódicas(oleos, filtros, correias,etc). Como extra foram os sino-blocos dos triângulos e eixo de trás, pneus, 1 rolamento da roda, touches, 1 fole de transmissão, 1 radiador da chaufagem... isto em 4 anos(~100k km) não me parece excessivo. Assumindo que estas peças não me vão chatear nos próximos anos.
Boa tarde e Obrigado.

Por fora está como a imagem acima mostra. Por dentro podes ver o seguinte anúncio semelhante em (não é a minha mas é igual):

http://www.standvirtual.com/carros/anun ... /P7501216/

OS dados da carrinha estão acima indicados. A nível de motor nunca tive problemas (a não ser a MAF, já mudada). Ou seja a decisão é difícil. Do ponto de vista apenas racional, penso que faz sentido gastar quase 1000 € e ficar com tudo em condições.

P.S: Já agora , alguém me pode confirmar se o comando na porta do condutor (símbolo de uma criança) para bloquear os vidros de trás, deveria também bloquear a abertura das portas de trás por dentro (e com as portas fechadas por dentro)?



Obrigado.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Silver_Ajm »

jlmframos Escreveu: P.S: Já agora , alguém me pode confirmar se o comando na porta do condutor (símbolo de uma criança) para bloquear os vidros de trás, deveria também bloquear a abertura das portas de trás por dentro (e com as portas fechadas por dentro)?
Obrigado.
Esse botão serve somente para bloquear a abertura de vidros, para bloquear a abertura das portas por dentro PENSO que é uma patilha que está ali próxima da fechadura da porta quando esta se encontra aberta.
Quanto ao carro, se tens estima por ele, duvido que te vá dar anualmente uma despesa de 1000€. Peças de desgaste é natural que te peça, mas isso são todos, incluindo os novos ou semi novos. Esses motores são muito fiáveis. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
jlmframos
Rookie
Rookie
Mensagens: 94
Registado: 31 mai 2012, 10:34
Veículos: Golf IV - Variant 1.9 TDI 90 cv
Localização: Porto

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por jlmframos »

Silver_Ajm Escreveu:
jlmframos Escreveu: P.S: Já agora , alguém me pode confirmar se o comando na porta do condutor (símbolo de uma criança) para bloquear os vidros de trás, deveria também bloquear a abertura das portas de trás por dentro (e com as portas fechadas por dentro)?
Obrigado.
Esse botão serve somente para bloquear a abertura de vidros, para bloquear a abertura das portas por dentro PENSO que é uma patilha que está ali próxima da fechadura da porta quando esta se encontra aberta.
Quanto ao carro, se tens estima por ele, duvido que te vá dar anualmente uma despesa de 1000€. Peças de desgaste é natural que te peça, mas isso são todos, incluindo os novos ou semi novos. Esses motores são muito fiáveis. :wink:

Muito Obrigado pela ajuda. Vou Verificar a tal patilha. Embora só esteja na minha mão há cerca de 6 anos, o anterior dono é que em 5 anos fez cerca de 140.000 KMS!!! :shock: É jornalista. Há excepção de alguns retoques na pintura, o carro penso estar bem estimado. Pena os bancos de pele estarem um pouco gastos com a utilização e estas despesas que, para um utilizador não "expert", deverão ser normais. Ali´s com 90 CV e o motor 1.9 TDI, até acho que as performances são bastante boas em termos de velocidade e aceleração. (MAis um pouco não faria mal... :) )

P:S: É possível "programar o carro" para bloquear automaticamente as portas qaundo atinge os 20Kms /h. (tenho um Seta Ibiza de 2002/Abril c/ que tem esta funcionalidade). Aliás, se pudesse mudava o AC Climatronica do IBIZA a gasolina (1.2; 12 V) para a carrinha . :D

Obrigado.
Cidades
Pro
Pro
Mensagens: 2113
Registado: 18 mar 2009, 23:40
Veículos: Golf 4
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Cidades »

Parece-me bem, se eu fosse a ti mantinha.

Sim é possível programar para trancar as portas aos ~20km/h com o Vag-com.

O climatronic tem que ser mesmo especifico para golf 4 e ainda dá uma bela trabalheira para meter. E só compensa se conseguires montar tu ou tiveres um amigo que monte por um bom preço.

Eu meti no meu, podes ver aqui->
viewtopic.php?f=20&t=63901&start=90#p1452160
viewtopic.php?f=20&t=63901&start=135#p1455240
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Silver_Ajm »

Silver_Ajm Escreveu:
jlmframos Escreveu: P.S: Já agora , alguém me pode confirmar se o comando na porta do condutor (símbolo de uma criança) para bloquear os vidros de trás, deveria também bloquear a abertura das portas de trás por dentro (e com as portas fechadas por dentro)?
Obrigado.
Esse botão serve somente para bloquear a abertura de vidros, para bloquear a abertura das portas por dentro PENSO que é uma patilha que está ali próxima da fechadura da porta quando esta se encontra aberta.
Quanto ao carro, se tens estima por ele, duvido que te vá dar anualmente uma despesa de 1000€. Peças de desgaste é natural que te peça, mas isso são todos, incluindo os novos ou semi novos. Esses motores são muito fiáveis. :wink:
EDIT não é uma patilha, é mesmo uma ranhura onde se coloca a ponta da chave e se roda essa ranhura, deixando assim a fechadura de abrir por dentro. no local tem até um simbolo de uma criança.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Barroco
Amateur
Amateur
Mensagens: 200
Registado: 19 abr 2013, 18:50
Veículos: golf IV AJM/
Localização: Batalha

Re: Manutenção e custos Golf IV (1J - JAneiro/2012)- Manter?

Mensagem por Barroco »

10000 ou 12000km ano? tenho o meu golf IV a pouco mais de 1 mês já tá a pedir a revisão e já fiz mais de 4000km.. :shock: não sei se sou eu que não paro com o carro ou então não percebo :lol:
Mesmo assim tem despesas de 1000€ , isso acho um pouco exagerado mas provavelmente será por peças que não voltaram a dar chatices nos próximos anos!
Responder