A água desaparece do vaso de expansão

Responder
ruielias
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 29 jul 2009, 14:20

A água desaparece do vaso de expansão

Mensagem por ruielias »

Boas pessoal, chamo-me Rui Elias, tenho um golf Iv de 2002 110 cv, motor ASV, comercial cinza rato, tem cerca de 180.000 Km.
A questão é a seguinte:
A agua desparece do vaso de expansão, não vejo nenhum tubo roto, não aparece no oleo, já troquei a tampa do vaso por outra e continua tudo na mesma.
Paro o carro da noite para o dia +- 11 horas parado, de manha ao abrir o vaso ainda continua com preessão e a medida que vou desenroscando a agua sobe um pouco.
A tubagem que vai do radiador para o motor ganha bastante pressão.

Conclusões: Deduzo que seja a juntada cabeça queimada, no entanto, tenho receio de tirar a junta e não ver nada e ser mais grave (tipo cabeça rachada).


OBS: Já agora o meu motor é ASV, existe a possibilidade de trocar por um AFN (a cabelagem e tudo o resto dá? )

Aguardo resposta, obrigado.
rmas
Pro
Pro
Mensagens: 1288
Registado: 08 set 2010, 17:08
Veículos: Audi A6 1.9 TDI

Re: A água desaparece do vaso de expansão

Mensagem por rmas »

Podes ter algum bloqueio a nivel do sistema de agua como te tinha dito, (embora acredito mais infelizmente que seja junta queimada) pois tive um carro com os sintomas identicos ao teu :(

Tives te algum aquecimento a pouco tempo no carro?? trocas te alguma peça a pouco tempo a nivel do sistema de refrigeração?? a bomba de agua tem quanto tempo?? Se for so junta queimada poderas ter sorte e reparares isso com poucos euros gastos, não te aconselho de qualquer maneira a andar muito com o carro assim nessa situação para não piorares as coisas...

De qualquer maneira o receio que tens a nivel de tirares a junta e ser algo mais grave é normal, mas se for o caso teras mesmo que o fazer e se e quando o fizeres aconselho te a mandares a cabeça a um torneiro para ser feito um teste de estanquecidade a nivel de verificarem se a cabeça tem alguma racha.
Imagem
ruielias
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 29 jul 2009, 14:20

Re: A água desaparece do vaso de expansão

Mensagem por ruielias »

Boa noite, sim a pouco tem mudei a distribuição, bomba de agua e correia de alternador, tudo em ordem.....não vejo razão para tal ter acontecido, pois até já tive diversos carros e até de marcas menos refrenciadas e nunca me aconteceu tal coisa, no entanto é mesmo assim acontece.
Já agora volto a perguntar se por ventura o arranjo for demasiado caro e tiver que optar por comprar um motor usado terei de comprar um ASV como é o caso do meu, ou poderei colocar um AFN por exemplo?
rmas
Pro
Pro
Mensagens: 1288
Registado: 08 set 2010, 17:08
Veículos: Audi A6 1.9 TDI

Re: A água desaparece do vaso de expansão

Mensagem por rmas »

ruielias Escreveu:Boa noite, sim a pouco tem mudei a distribuição, bomba de agua e correia de alternador, tudo em ordem.....não vejo razão para tal ter acontecido, pois até já tive diversos carros e até de marcas menos refrenciadas e nunca me aconteceu tal coisa, no entanto é mesmo assim acontece.
Já agora volto a perguntar se por ventura o arranjo for demasiado caro e tiver que optar por comprar um motor usado terei de comprar um ASV como é o caso do meu, ou poderei colocar um AFN por exemplo?
Isso infelizmente ja não te posso ajudar e espero que um membro mais experiente nestas situações de trocas de motores te possa elucidar ;) Mesmo assim pode ser so bomba de agua que tenha "berrado" ou algo do genero, tenta ver se tens um mecanico amigo ou alguem com alguns conhecimentos de mecanica que te possa dar uma vista de olhos nisso...
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: A água desaparece do vaso de expansão

Mensagem por Mario_Marques »

vê se não tens um tubo que vai para o vaso de expansão entupido, o tubo é um de metal fino que fica junto a corta fogos, é preto e fino, vê se não tens sinais de fuga(se usares o anticongelante de origem, g12 deixa vestígios onde sair), vê na bomba de água especialmente.
Vê se não tens o radiador de água entupido, as vezes quando não se usa anticongelante de jeito ou está velho, o motor ganha corrosão, ao trocar o anticongelante o lixo solta-se e entope o radiador.
Na pior das hipóteses e o mais frequente é a junta queimada, podes substituir o motor por esse que queres, contudo normalmente é mais barato reparar a junta.
Boa sorte....
Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ruielias
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 29 jul 2009, 14:20

Re: A água desaparece do vaso de expansão

Mensagem por ruielias »

Bom dia Mário, obrigado pela sugestão, olha ontem a noite substituí toda a agua do radiador por outra nova "PARAFLO" acho que é assim que se escreve, dizem que a G12 é muito forte e por vezes corroi o aluminio, fiz todo o processo da mudança normalmente, a bomba de agua está a funcionar bem, logo de seguida deixei o carro a trabalhar ao relanti um pouco e de seguida acelarei até as 25000 rpm até disparar a vetoinha (o que demorou um bocado), depois de disparar abri o vaso de expansão e é claro que tinha pressão, mas não aquela pressão para junta qeimada (disse o mecanico), aconselhou-me a irmos por partes e a trocar o termoestato, podera o meu já não estra em perfeitas condiçoes e abrir um pouco mais tarde e fazer ganhar mais pressão.....já agora para trocarmos impressões o carro já anda assim a cerca de +- 7 meses, fez todo o verão com temperaturas altissimas fiz muitos km em autoestradas a andar bem, mais outros tantos para praias com filas sempre de ac ligado e a temperatura nunca passou dos 90.º .....daí eu estar um pouco reticente quanto a ser a junta queimada.....

Vou dando noticias...

Abraço.

OBS: já clickei nas tuas fotos e já vi que tens aí diverso material, caso venha a necessitar de alguma coisa tens algum contacto ou és daqui da zona de lisboa.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: A água desaparece do vaso de expansão

Mensagem por Mario_Marques »

Amigo os golf 4 só passam dos 90 no ponteiro quando a água já está a mais de 140graus, quando passam passam e flecha, a melhor forma seria tu fazeres uma analise de monoxido de carbon na água, é tipo teste de gravidez das juntas queimadas, se der amarelo está queimada.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
peterccblue
Amateur
Amateur
Mensagens: 471
Registado: 23 jan 2010, 19:10
Veículos: audi A4 avant 1900 tdi 110cv

Re: A água desaparece do vaso de expansão

Mensagem por peterccblue »

300 por cento garantido que e junta da cabeça queimada.nao tenho duvidas nenhumas.o meu nao aquecia nada nem oleo nem agua.o liquido desaparece pela saida extra que o vaso de espançao tem de lado para nao rebentar.
Imagem
mutdi
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 15 abr 2010, 21:16
Localização: Penafiel

Re: A água desaparece do vaso de expansão

Mensagem por mutdi »

Boas tenho um 110 de 99 e tambem se surgiu o mesmo problema, levei a vw fizeram o teste a junta e nada estava ok...
deixei la o carro de um dia para o outro para verem melhor ate darem com o problema, concluçao era um o-ringe que esta estalado e a agua sai por la e evaporava se.....
Daniel machado
Rookie
Rookie
Mensagens: 181
Registado: 09 jul 2010, 22:43
Localização: Braga VilaVerde

Re: A água desaparece do vaso de expansão

Mensagem por Daniel machado »

boas. quanto paga-sse para fazer esse texte va VW é que o meu tem o mesmo problema a agua desaparese nao sei para onde. agradesia resposta
desculpa portar aqui mas esta informação dá geito para fazermos um orçamentosito
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: A água desaparece do vaso de expansão

Mensagem por Mario_Marques »

mutdi Escreveu:Boas tenho um 110 de 99 e tambem se surgiu o mesmo problema, levei a vw fizeram o teste a junta e nada estava ok...
deixei la o carro de um dia para o outro para verem melhor ate darem com o problema, concluçao era um o-ringe que esta estalado e a agua sai por la e evaporava se.....
tiveste sorte amigo, a maioria das vezes esse teste de nada serve, o único teste fiável é o teste químico.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Re: A água desaparece do vaso de expansão

Mensagem por Bebuxa »

tambem mudei recentemente a água e em cerca de 500 kms fiquei com menos uns 4 dedos de água no sistema de refrigeração . Conclusão...ainda não detectei onde anda a sair a Água e n sei como hei-de saber... tenho uma parte no radiador que mostra estar degradado e nota--se uma espécie de blor ao redor da zona em causa, mas tive a dar uma olhada no fundo do carro e não vi nehuma pinga ou marca de água a cair pelo radiador.....será a junta? já agora quanto custa uma junta? Outra coisa que ainda n vi accionar foi a aventoinha do meu carro...o ponteiro mantem-se nos 90 graus mas nao liga.... a que temperatura a aventoinha tem que ligar num golf 4 tdi 90 . Agradeço ajuda,cumps
Koelho
Beginner
Beginner
Mensagens: 16
Registado: 26 ago 2007, 20:46
Localização: Cacem

Re: A água desaparece do vaso de expansão

Mensagem por Koelho »

Boas, tambem me aconteceu isso no meu golf 4 de 90cv de 99 e era um tubo que vai para a soufagem, também nao te sei explicar bem porque nao sou mecanico mas tento ajudar...porque no meu tambem nao caia agua nenhuma e o mecanico mudou esse tubo e ate agora ta 5*... espero ter ajudado abraço
Imagem
ruielias
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 29 jul 2009, 14:20

Re: A água desaparece do vaso de expansão

Mensagem por ruielias »

Boas pessoal, era só para confirmar que realmente era a junta da cabeça queimada. já foi tudo tratado e já rola novamente.
ruielias
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 29 jul 2009, 14:20

Re: Não puxa de um modo continuo!!!!!

Mensagem por ruielias »

Boas pessoal, tenho detectado um problema que é o seguinte, quando vou em quinta e meto pedal no fundo o carro não acelara de um modo linear, sinto verdadeiras quebras, por volta dos 140, depois lá puxa outra vez, depois aos 170 quebra novamente, depois lá vai novamente..........ele não fazia este sintoma, puxava lineramente. Alguém sabe dizer o que poderá ser??? Já me tentei informar e disseram-me que poderia ser a VALVULA DE PRESSÃO DE TURBO. Agradeço ajudas.
Responder