Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Responder
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Bebuxa »

Boas pessoal,estou com um problema grave.Dou à chave e o quadrante liga mas quando dou para ligar o carro o motor não responde,simplesmente só se houve a chave a virar para um lado e outro!o que será?hj de manha o carro ligou faço uma viagem e depois quando vou a pegar nele acontece isto.Disseram me ser da ignição ....e estou virado para aí....uma vez que o carro não dá respota nehuma poderá o problema ser da ignição não?
Fredskim
Rookie
Rookie
Mensagens: 75
Registado: 21 dez 2009, 20:50

Re: Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Fredskim »

Começa por verificar as ligações da bateria e carga da mesma.Se estiver tudo Ok pode ser o rele que penso ser o 109 pelo menos no meu antigo golf III era
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Re: Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Bebuxa »

Boas tentei com os cabos ligar na bateria e o que se sucede é que não liga.Da bateria não é uma vez que a luz funciona e o quadrante também.Se fosse da bateria ele tinha que pelo menos fazer o barulho de se engasgar até arrancar...Quado tiveste este problema do rele e davas à chave fazia algum barulho ou simplesmente não acontecia nada??
Fredskim
Rookie
Rookie
Mensagens: 75
Registado: 21 dez 2009, 20:50

Re: Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Fredskim »

No golf III basicamente não acontecia nada quando dava a chave ligava luzes,quadrante tudo apenas o motor de arranque não "virava" e inicialmente fez-lo uma ou outra vez e só apos algum tempo é que deixou de funcionar mesmo.Solução mudei o rele;que foi relativamente barato;e nunca mais deu problemas.
Agora no Golf IV tive um problema semelhante mas o que acontecia é que ao dar a chave o motor de arranque não "virava" mas tambem me desligava a bateria,ao seja o relogio e o cb faziam reset e ai o problema era mesmo a ligação dos bornes da bateria mal encaixados.E olha que nesse caso tambem funcionava tudo rádio,luzes,quadrante.

Espero que este relato te ajude vai dando feedback
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Re: Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Bebuxa »

como assim?ora os brones que voce se refere é as rodelas que estão encaixadas nas rodelas - e + da bateria certo?Eu tentei ligar cabos e não deu sinal nehum.Ora segundo consta e pelo que sei que não é muito,penso que sendo da bateria ao dar à chave o carro teria que no minimo fazer algum barulho ou nem por isso?Liguei cabos e n deu sinal....será que o motor de arranque fica mesmo inutilizado quando existe problemas com o motor de arranque?
Fredskim
Rookie
Rookie
Mensagens: 75
Registado: 21 dez 2009, 20:50

Re: Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Fredskim »

Bebuxa Escreveu:como assim?ora os brones que voce se refere é as rodelas que estão encaixadas nas rodelas - e + da bateria certo?Eu tentei ligar cabos e não deu sinal nehum.Ora segundo consta e pelo que sei que não é muito,penso que sendo da bateria ao dar à chave o carro teria que no minimo fazer algum barulho ou nem por isso?Liguei cabos e n deu sinal....será que o motor de arranque fica mesmo inutilizado quando existe problemas com o motor de arranque?
No meu caso não fazia barulho nenhum o que acontece é que os carros a diesel,como é o caso do meu,precisam de muita amperagem no arranque e se os bornes não estiverem com bom contacto;podendo mesmo sujidade vulgo verdete ser a causa;não chegar a dita amperagem ao motor de arranque.No meu caso era o que acontecia portanto aconselho a fazer uma limpeza aos bornes que ligam a bateria com spray de contactos e encaixar bem os mesmos porque se não resolver pelo mesmo mal não faz e é sempre algo necessário para evitar problemas mais tarde.
Se não resolver tenta arranjar emprestado um rele (109) para ver se o problema é dai e vais eliminado opções uma a uma até chegares a solução
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Re: Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Bebuxa »

sim vou ver isso.Realmente o carro não faz barulho nehum e o que dizes faz sentido e é uma opção bastante válida.Tenho o carro em alcochete que foi rebocado...segunda feira mando o para o mecanico e ve se lá isso .Obrigada pela ajuda de qualquer forma.Outra questão....se fosse do motor de arranque ele fazia barulho ao tentar arrancar certo?
Fredskim
Rookie
Rookie
Mensagens: 75
Registado: 21 dez 2009, 20:50

Re: Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Fredskim »

Penso que depois de berrar mesmo não faz barulho mas normalmente o que acontece é ele ir avisando com uns barulhos estranhos como se ainda ficasse a trabalhar depois do motor pegar
Abraços e depois diz algo
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Re: Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Bebuxa »

Estou a ver.O motor de arranque n deve ter avariado,pois se tivesse acontecido não tinha pegado facilmente na viagem que iniciei hoje de manha.Ele pegou normalmente sem problema algum,portanto se fosse do motor de arranque tinha custado a pegar.Estive a pensar e pondero a possibilidade de a bateria estar a dar as ultimas ou da ignição.Apesar das luzes ligarem e o quadrante funcionar ela podia não ter a amperagem suficiente para fazer o motor de arranque trabalhar e daí o dar à chave e não suceder-se nada.Se for da bateria pode acontecer isto?dando à chave e não haver sinal de resposta vinda do motor....pondero esta situação,mas como testei com os cabos e dei à chave e o problema manteve-se não sei se devo poderar esta situação...
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Silver_Ajm »

Bebuxa Escreveu:Estou a ver.O motor de arranque n deve ter avariado,pois se tivesse acontecido não tinha pegado facilmente na viagem que iniciei hoje de manha.Ele pegou normalmente sem problema algum,portanto se fosse do motor de arranque tinha custado a pegar.Estive a pensar e pondero a possibilidade de a bateria estar a dar as ultimas ou da ignição.Apesar das luzes ligarem e o quadrante funcionar ela podia não ter a amperagem suficiente para fazer o motor de arranque trabalhar e daí o dar à chave e não suceder-se nada.Se for da bateria pode acontecer isto?dando à chave e não haver sinal de resposta vinda do motor....pondero esta situação,mas como testei com os cabos e dei à chave e o problema manteve-se não sei se devo poderar esta situação...
Se tentas-te ligar o teu carro com uns cabos fracos, desses que se vendem por ai nos hipermercados a meia duzia de tostões, acredita que não consegues por o motor de arranque a rodar, é como se não tivesses cabos nenhuns. Verifica a carga da bateria com um multimetro, desaperta um pouco os bornes da bateria, roda-os e aperta-os novamente. Podem ter criado isolamento e não deixam passar energia suficiente para fazer rodar o motor de arranque.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Re: Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Bebuxa »

Exacto....tive a fazer pesquisas na net e dizem que pode ser da bobine da ignição que faz ligação ao motor de arranque....é mais uma possibilidade a nível eléctrico....
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Silver_Ajm »

Bebuxa Escreveu:Exacto....tive a fazer pesquisas na net e dizem que pode ser da bobine da ignição que faz ligação ao motor de arranque....é mais uma possibilidade a nível eléctrico....
Aqui a umas semanas aconteceu uma cena identica o meu irmão com um astra GTC. O carro a ultima vez que tinha andado tinha pegado impecavelmente. Estava parado a umas horas, quando foi para o colocar a trabalhar, deu a chave, as luzes do quadrante acendiam todas, mas o motor de arranque nem sequer dava sinal de si. Na altura não se verificou os bornes da bateria e foi-se tentar colocar o carro a trabalhar com uns cabos (baratos), ligados ao meu carro, Foi como se não tivesse nada, continuava sem sinal, até que arranjei uns cabos já bons (500Ah) e o carro pegou imediatamente. Depois verificou-se os bornes da bateria e tinham uma substancia branca em volta do polo positivo e era isso que estava a criar isolamento. colocou-se um pouco de vaselina liquida para não apanhar aquilo e nunca mais aconteceu. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Re: Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Bebuxa »

sim o meu realmente tem uma substancia azul ,parece sulfato criado com a temperatura fria,uma espécie de calcário a volta dos bornes..eu como vi as luzes do quadrante ligadas e os médios ligavam acabei por não supor que pudesse ser desse tal sulfato.Segunda feira vou mandar vir o carro para a minha zona e ja verefico essa situação
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Silver_Ajm »

Bebuxa Escreveu:sim o meu realmente tem uma substancia azul ,parece sulfato criado com a temperatura fria,uma espécie de calcário a volta dos bornes..eu como vi as luzes do quadrante ligadas e os médios ligavam acabei por não supor que pudesse ser desse tal sulfato.Segunda feira vou mandar vir o carro para a minha zona e ja verefico essa situação
Então se tem esse tipo de substância, 90% de certeza que o problema vem dai. Faz aquilo que referi atrás, se possivel retira mesmo os bornes todos e limpa bem, cuidado é com o codigo do radio, caso não tenhas pode faltar-te... :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Re: Dou à chave e o carro não dá resposta o que será?

Mensagem por Bebuxa »

pois.Uma vez limpei mas voltou.Uma vez que estamos no inverno pode mesmo ser isso.É que quando chamei o reboque o rapaz testou novamente com outros cabos e não funcionou na mesma,ou seja,talvez por causa do sulfato a amperagem não era transferida .... :oops:
Responder