[Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Responder
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Re: [Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Mensagem por Bebuxa »

sinceramente n percebi..se tirar o fole meto o parafuso naquele buraco da manete de velocidades,mas de seguida e para efectuar o resto do processo não tenho que ir á caixa de velocidades para trancar as detrancar as molas?para efectuar este ultimo processo presumo que se tenha que desmontar a caixa de velocidades nao?
Cenoura
Amateur
Amateur
Mensagens: 255
Registado: 13 jun 2008, 18:39
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Mensagem por Cenoura »

Bebuxa Escreveu:sinceramente n percebi..se tirar o fole meto o parafuso naquele buraco da manete de velocidades,mas de seguida e para efectuar o resto do processo não tenho que ir á caixa de velocidades para trancar as detrancar as molas?para efectuar este ultimo processo presumo que se tenha que desmontar a caixa de velocidades nao?
Nada disso, abres o capô e tens acesso a esses cabos (do lado direito do carro).
Pelo que percebi, no fim de teres efectuado os passo todos que indica no video, quando soltares as duas peças de plástico com mola, estas vão agarrar o cabo mais atrás, logo fica afinado, supondo que o procedimento causa isso...
Tu não precisas de andar a manusear a manete das velocidades enquanto fazes os passos, no video o homem mexe na manete para demonstrar os efeitos...
Já percebes-te?
Abraço
Golf 1.9 TDI 115CV AJM IN ROAD
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Re: [Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Mensagem por Bebuxa »

Abro o capot e meto aquelas duas molas para trás e depois desmonto o fole e meto prego de modo a apanhar os dois orificios,depois desprendo aquela pecita preta com o prego e ja está....mas uma questão eu abrindo apenas o capot consigo chegar as molas facilmente ou está por baixo do motor?
Bulldozer
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 02 set 2009, 22:16

Re: [Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Mensagem por Bulldozer »

Bebuxa Escreveu:Abro o capot e meto aquelas duas molas para trás e depois desmonto o fole e meto prego de modo a apanhar os dois orificios,depois desprendo aquela pecita preta com o prego e ja está....mas uma questão eu abrindo apenas o capot consigo chegar as molas facilmente ou está por baixo do motor?
Isso está um bocado confuso :lol: Vê o video com atenção :wink:

Além das molas dos cabos, tens que bloquear a transmissão. De todo o processo, e dependendo da caixa que tenhas, esta será a parte mais complicada, uma vez que chegar ao perno de engate poderá não ser fácil (no meu caso, caixa de 6, não foi fácil :lol:)
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Re: [Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Mensagem por Bebuxa »

eu ja vi o video,mas abrindo o capot consigo bloquear as molas e o engate das mudanças?»
Cenoura
Amateur
Amateur
Mensagens: 255
Registado: 13 jun 2008, 18:39
Localização: Caldas da Rainha

Re: [Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Mensagem por Cenoura »

Bebuxa Escreveu:eu ja vi o video,mas abrindo o capot consigo bloquear as molas e o engate das mudanças?»
Não percebi se tás a perguntar se abrindo o capô se tens acesso às molas e ao entrave ou se consegues bloquear as molas e perguntas é pelo entrave...
Mas de qualquer das maneira, seja qual for a pergunta tu abrindo o capô vês do lado direito do motor estas molas e o entrave...tens acesso e vista completa.
Do modo como está posicionado as peças do motor no chão durante o video, é igual como se apresenta montado no carro.
Não tem nada que enganar, as peças que podes ter mais dificuldade de acesso são os entraves, mas nada do outro mundo.
O do lado esquerdo caixa de 5 velocidades e da direita de 6 velocidades.
Mais explicito que isto é impossível.
Golf 1.9 TDI 115CV AJM IN ROAD
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Re: [Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Mensagem por Bebuxa »

era isso.Eu tenho que desmontar a tampa do motor nao?
france95pt
Amateur
Amateur
Mensagens: 588
Registado: 18 abr 2006, 13:52
Veículos: VW Golf IV
Localização: Porto| Coimbra

Re: [Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Mensagem por france95pt »

não precisas de tirar tampa nenhuma. é só abrir o capot e do lado do condutor vês logo a caixa ( tens a alavanca logo à mostra).
dozy
Beginner
Beginner
Mensagens: 60
Registado: 02 abr 2009, 13:24
Localização: Coimbra

Re: [Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Mensagem por dozy »

Tenho um golf TDI de 1998 com caixa de 5 velocidades, e a parte onde o gajo coloca o prego para travar o sistema, não é nada parecida com as dos videos.
No meu, nem consigo perceber como é que isso se faz.
Ponho aqui algumas fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Bulldozer
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 02 set 2009, 22:16

Re: [Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Mensagem por Bulldozer »

Se reparares no titulo do video vês que este método só é aplicável em modelos de 2000 para a frente. :?
apollo86
Amateur
Amateur
Mensagens: 464
Registado: 01 dez 2008, 03:30

Re: [Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Mensagem por apollo86 »

Ja agora vou aproveitar para contar a minha experiencia.
Quando comprei o carro (golf 4 130cv de 6 vel.) passado um mês quando metia de 4 para 5 a mudança ficava muito perra e de 5 pra 6 a mesma coisa as vezes nem entrava ou arranhava, outras ia em 6 queria reduzir para 5 na AE e não entrava arranhava.
Tão a imaginar querer reduzir a alta velocidade e não dar :? é muito lixado!
Mas so fazia isto eu 5 e 6, fui ao meu mecanico que me vendeu o carro disse que a caixa dava para reparar mas preferia troca-la e trocou, pelo menos foi o que ele me disse, sei que a partir dai nunca mais tive problemas :D
Bulldozer
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 02 set 2009, 22:16

Re: [Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Mensagem por Bulldozer »

apollo86 Escreveu:Ja agora vou aproveitar para contar a minha experiencia.
Quando comprei o carro (golf 4 130cv de 6 vel.) passado um mês quando metia de 4 para 5 a mudança ficava muito perra e de 5 pra 6 a mesma coisa as vezes nem entrava ou arranhava, outras ia em 6 queria reduzir para 5 na AE e não entrava arranhava.
Tão a imaginar querer reduzir a alta velocidade e não dar :? é muito lixado!
Mas so fazia isto eu 5 e 6, fui ao meu mecanico que me vendeu o carro disse que a caixa dava para reparar mas preferia troca-la e trocou, pelo menos foi o que ele me disse, sei que a partir dai nunca mais tive problemas :D
Boas. Testemunhos destes são sempre bem vindos. Qtos Km tinha o carro quando te deu esses problemas?

Eu sinceramente começo a aceitar a hipótese de serem os sincronizadores a dar as últimas, mas há alguns factores que me deixam desconfiado. Um deles, por exemplo, é o facto de o óleo da caixa ter sido mudado e não ter notado diferença rigorosamente nenhuma. Daquilo que leio por esses fóruns todos de VW, a mudança de óleo da caixa quase sempre traz consigo melhorias...e isso não aconteceu comigo...

Outro factor que me deixa a pensar é o facto de nenhuma das mudanças arranhar quando faço a passagem de caixa em regimes altos. Por regra, um dos sintomas dos sincronizadores é precisamente a dificuldade nas passagens de caixa em altos regimes, coisa que não acontece aqui...

Mas o facto é que começo a ficar sem explicações :|
apollo86
Amateur
Amateur
Mensagens: 464
Registado: 01 dez 2008, 03:30

Re: [Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Mensagem por apollo86 »

Tinha cerca de 140'000km.
Na altura tambem fiquei um pouco lixado mas depois de composto ficou porreiro,agora ja tem 180'000km.
Outra coisa que notei á tempos foi a meter a marcha atras, tipo parece que não queria entrar depois deixei descair o carro um bocadinho e entrou normalmente.
Ja me tinha acontecido e notei que é tipo quando o carro ta um pouco inclinado que isso acontece mas basta deixa-lo descair so um bocadinho e entra bem.
Mas até ja ha muito tempo que não me acontece isso, se calhar até é normal.
CrazyDriver 6L VP
Pro
Pro
Mensagens: 1980
Registado: 17 ago 2008, 20:28
Veículos: Ibiza 6L PD 130 / Golf II 1.9 TD
Localização: Capital Dinossauros
Contacto:

Re: [Transmissão] Dificuldade engrenar 1ª, 2ª e marcha-atrás

Mensagem por CrazyDriver 6L VP »

Luis Santos Escreveu:tbm tenho esse problema...mas tinha ideia que era sincronizadores com desgaste!

vão pondo o feedback por aqui a medida que conseguem resolver o problema!=P

eu também acho que os meus estão nas couves :roll: :lol:
Seat Ibiza 6L VP 130 Sport Powered By AutoEskáfia
Imagem
Imagem
Imagem
Diamond
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 13 set 2009, 12:15

Re: [Transmissão] Dificuldade engrenar 1ª, 2ª e marcha-atrás

Mensagem por Diamond »

dozy Escreveu:
Filipos Escreveu:curiosamente, de x em qd qd reduzo de 3ª para 2ª, ou 4ª para 3ª oiço um chiar no momento da redução! nunca vos aconteceu isto. Ja tentei explicar ao mecanico mas ele nao viu nada. é raro, mas de x em qd acontece-me. Um chiar (vindo da caixa, parece que um gajo até sente)no momento da redução.... é muito estranho.
A mim acontece-me exactamente a mesma coisa, e não consigo perceber de que é.
Na minha situação, a única coisa comum que consigo notar toda a vez que acontece, é que acontece sempre quando reduzo antes de uma curva pra direita. Faz um rangido um bocado esquisito, parece que se está a torcer qualquer coisa na caixa, é quase do género de uma porta enferrujada a abrir. É, no mínimo, muito estranho.
Já falei ao mecânico, mas como não consigo reproduzir o problema, ele não faz a menor ideia do que possa ser, porque pode ser de muita coisa.

Para além disso, também me custa a entrar a 1ª e a 3ª, é frequente não conseguir meter a 1ª porque parece que tem qualquer coisa a obstruir o caminho, e não consigo meter a manete até ao fim. Acabo por passar pelas várias mudanças, até conseguir meter a 1ª. O mecânico pensou que pudesse ser da lubrificação da caixa, mas ele viu que aquilo já tem pra lá lubrificante com fartura. Depois disso não cheguei a ver mais nada, até porque já tenho gasto umas massas a mais no carro.
Quando mais problemas procuramos, mais problemas achamos, e depois acabamos por gastar mais dinheiro do que estava planeado.
Boas amigos.
No vosso caso esse barulho estranho que ouvem quando reduzem, pelo que me deu a entender na vossa descriçao, é quase de certeza o volante bi-massa.
Falem disso aos vossos mecanicos, assim eles ja vao conseguir compreender o que voces sentem nas reduçoes e quem sabe resolver o problema.
Boa sorte.
Abraços
98´ VW Golf IV GTI TDI
Para uns o melhor amigo do homem é o cao. :) Para outros.. é um Golf!
:D
Responder