[Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Responder
Bulldozer
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 02 set 2009, 22:16

[Transmissão] Mudanças por vezes não entram

Mensagem por Bulldozer »

Viva

Comprei uma Golf IV Variant TDi 130cv há pouco mais de 15 dias e até ontem tudo parecia estar bem...

Acontece que logo no dia seguinte à compra (há cerca de 15 dias portanto), verifiquei que um dos foles de transmissão estava rasgado. Contactei logo o stand para me resolverem o problema e combinou-se que eles entravam em contacto logo que tivessem disponibilidade para fazer a reparação (em vez de me deixarem sem o carro por tempo indefinido).
Durante este intervalo de tempo continuei a usar a carrinha e nunca detectei qualquer anomalia no carro.

Coincidência ou não, na passada sexta-feira fui lá deixar a carrinha para trocar o fole e fui buscá-la ao final do dia...e foi a partir daqui que começaram os problemas.

Ontem andei com o carro e por 2 ou 3 vezes que, já em quente e em situações de manobra, as mudanças não queriam entrar. Nunca forçei nada...fui levantando e pisando a embraiagem e passado algumas tentativas, lá voltaram a entrar suavemente como costume :?:
Em andamento ainda não deu qualquer problema, mas sinceramente isto não me agrada nada.

A situação da troca do fole do cardan pode ser mera coincidência, mas de qualquer forma deixo aqui a questão:
- o que é que pode ter corrido mal nesta operação que possa ter afectado a caixa?
- quando a transmissão é retirada, é necessário repôr o óleo da caixa, ou isso nem sequer é afectado?


Outra hipótese é isto ser tudo mera coincidência e eu estar com algum problema mais grave. Antes de fazer qualquer reclamação com o stand gostaria de ter opiniões de quem percebe mais disto do que eu.

O que aconselham? Em relação ao óleo da caixa, sei que há um vedante que pode ser retirado para se verificar o nível. Alguém me pode elucidar onde e como posso fazer esta verificação?


Obrigado desde já a todos os que possam dar a sua opinião :)


EDIT: afinal o problema tanto aparece a frio como a quente e afecta todas as mudanças naquele momento. Em andamento nunca ocorreu.
Última edição por Bulldozer em 07 out 2009, 11:12, editado 2 vezes no total.
Diamond
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 13 set 2009, 12:15

Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças

Mensagem por Diamond »

Boas amigo.
O meu é de 110cv, mas na semena passada aconteceu-me o mesmo e ate cheguei a ficar sem a 1º.
Pensei que fosse da caixa ou do oleo, mas afinal era o selector que se encontra na parte de cima da caixa que se desafina facilmente.
Ate ja me disseram que acontece muito nos Vw.
98´ VW Golf IV GTI TDI
Para uns o melhor amigo do homem é o cao. :) Para outros.. é um Golf!
:D
Diamond
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 13 set 2009, 12:15

Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças

Mensagem por Diamond »

Provavelmente aconteceu o mesmo com a tua carrinha.
Mas custam todas a entrar ou é so a 1º e a 2º?
98´ VW Golf IV GTI TDI
Para uns o melhor amigo do homem é o cao. :) Para outros.. é um Golf!
:D
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças

Mensagem por Bebuxa »

a mim tambem custa a entrar ,mas de vez em quando voltam a ficar mais suaves....o que poderá ser?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças

Mensagem por SuperGolf »

A mim é a 3ª que custa, especialmente numa passagem agressiva de 2ª para 3ª...
Bulldozer
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 02 set 2009, 22:16

Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças

Mensagem por Bulldozer »

Viva novamente

Antes de mais agradeço as vossas intervenções, pois são todas bem vindas.

Como disse, isto só começou a acontecer ontem e hoje não peguei na carrinha, pelo que ainda não sei se é algo que afecte outras mudanças.

Das poucas vezes que aconteceu, só aconteceu em manobras. Por exemplo: estava a fazer marcha-atrás para estacionar e quando ia para meter a primeira para avançar um pouco e finalizar o estacionamento reparo que a marcha-atrás já não queria sair normalmente; um pouco de insistência e ela saiu (sem arranhar); quando tento meter a primeira, vejo que não quer entrar facilmente. O resto da história é conforme descrevi no 1º post.

Até ver, em andamento nunca aconteceu. O facto de, muitas vezes, durante uma manobra termos a direcção mais fechada do que o normal pode causar algum tipo de torção no motor/caixa que afecte o funcionamento dos tirantes da caixa?

Entretanto, alguém me sabe explicar onde fica o parafuso de abastecimento do óleo da caixa? Eu sei que aquilo é só tirar e ver se o óleo chega à parte inferior do bocal de enchimento. Se alguém me puder dar umas luzes, agradecia :)

Neste momento, e tendo em conta que se trata de um carro comprado em segunda mão com praticamente 200 mil Km, estou a ponderar abrir cordões à bolsa e meter o carro na VW para me fazerem uma inspecção geral ao carro e orçamento daquilo que precisa. :cry: Por falar nisso, alguém conhece um bom mecânico na zona de Leiria que trabalhe com estas máquinas e um preço mais em conta?


Aguardo outros comentários/opiniões sobre esta questão.

Obrigado a todos.
Bulldozer
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 02 set 2009, 22:16

Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças

Mensagem por Bulldozer »

Diamond Escreveu:Boas amigo.
O meu é de 110cv, mas na semena passada aconteceu-me o mesmo e ate cheguei a ficar sem a 1º.
Pensei que fosse da caixa ou do oleo, mas afinal era o selector que se encontra na parte de cima da caixa que se desafina facilmente.
Ate ja me disseram que acontece muito nos Vw.
Mas consegues especificar melhor quais as circunstâncias em que isso te aconteceu? Também começou a fazer isso em manobras paradas?
botas junior
Rookie
Rookie
Mensagens: 76
Registado: 15 jan 2007, 16:39
Localização: batalha

Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças

Mensagem por botas junior »

em leiria a um mecanico bom que e o Abel e fica na Azoia
Bulldozer
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 02 set 2009, 22:16

Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças

Mensagem por Bulldozer »

Bem, mais um percurso feito com a carrinha.

Apesar de não ter voltado a acontecer o que aconteceu no Sábado, estou com uma ligeira sensação que a 1ª e 2ª estão ligeiramente mais "duras" do que o habitual. Mas isto também pode ser psicológico e além disso só conduzo VW há 15 dias, daí não poder dizer com toda a certeza que estão mais ou menos duras.

Apesar da ligeira dureza que possa notar em 1ª e 2ª, as mudanças entram bem, sem folgas anormais e, mais importante, sem arranhar.
A partir de 3ª para cima (tem caixa de 6), entram todas normalmente.

botas junior: entretanto já tenho o contacto do Sr. Abel e vou falar com ele o quanto antes. Obrigado pela excelente dica :D
THE TDI POWER
Amateur
Amateur
Mensagens: 320
Registado: 09 jul 2009, 21:14
Localização: Viseu

Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças

Mensagem por THE TDI POWER »

SuperGolf Escreveu:A mim é a 3ª que custa, especialmente numa passagem agressiva de 2ª para 3ª...

E eu k o diga.... :mrgreen:
Volkswagen...Golf...as melhores invenções a seguir a roda....WV 4EVER...

GOLF III TD---Deixas Saudades..
Since: 07/05/2009
GOLF IV TDI Sport Generation Powered by HITECH
Bulldozer
Beginner
Beginner
Mensagens: 61
Registado: 02 set 2009, 22:16

Re: [Transmissão] Dificuldade engrenar 1ª, 2ª e marcha-atrás

Mensagem por Bulldozer »

Actualização: já falei com o Abel, que por sinal me pareceu 5 estrelas e bastante profissional, e ele disse que à partida o problema ficará resolvido com a mudança do óleo da caixa.

Face à quilometragem do carro (quase 200 mil), ele diz que é perfeitamente normal o óleo da caixa começar a perder as propriedades (apesar de supostamente ser um lubrificante vitalício segundo a VW), acabando isso por se reflectir a quente e mais quando se aperta com o carro. Disse inclusive que já não é o primeiro caso que lhe aparece e que ficou resolvido com a mudança do óleo.

Agora é aguardar pela intervenção e esperar que seja só isso :)

Depois eu coloco aqui o resultado.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [Transmissão] Dificuldade engrenar 1ª, 2ª e marcha-atrás

Mensagem por Mario_Marques »

engraçado, estes dias fiquei sem primeira, segunda e marcha atrás, mas no meu caso nada tinha a ver com o estado da caixa/oleo era mesmo os afinadores dos cabos ou a menete presa(nunca cheguei a saber foi o problema nunca mais apareceu e como tinha trocado o motor á pouco e montado a consola e a esponja que tem por baixo nunca souve a causa apesar de estar a apostar na esponja), foi no dia que montei a esponja da consola um bocado mal montada, bastou-me uma pancada na manete que aquilo foi ao sitio, no meu caso não sentia a manete prender, estava solta mas apenas não conseguia meter estas 3 mudanças e quando conseguia tinham mudado completamente de posição em relação ao habitual.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Bebuxa
Pro
Pro
Mensagens: 1329
Registado: 19 dez 2008, 11:21

Re: [Transmissão] Dificuldade engrenar 1ª, 2ª e marcha-atrás

Mensagem por Bebuxa »

esponja?
pedromega
Amateur
Amateur
Mensagens: 547
Registado: 28 jul 2008, 22:24
Localização: Lisboa

Re: [Transmissão] Dificuldade engrenar 1ª, 2ª e marcha-atrás

Mensagem por pedromega »

Bebuxa Escreveu:esponja?
Há uma esponja bastante dura que rodeia toda a manete das mudanças, por dentro da consola.
Diamond
Beginner
Beginner
Mensagens: 54
Registado: 13 set 2009, 12:15

Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças

Mensagem por Diamond »

Bulldozer Escreveu:
Diamond Escreveu:Boas amigo.
O meu é de 110cv, mas na semena passada aconteceu-me o mesmo e ate cheguei a ficar sem a 1º.
Pensei que fosse da caixa ou do oleo, mas afinal era o selector que se encontra na parte de cima da caixa que se desafina facilmente.
Ate ja me disseram que acontece muito nos Vw.
Mas consegues especificar melhor quais as circunstâncias em que isso te aconteceu? Também começou a fazer isso em manobras paradas?
Era exactamente a mesma coisa que se passa contigo, so que depois piorou e deixaram de entrar.
98´ VW Golf IV GTI TDI
Para uns o melhor amigo do homem é o cao. :) Para outros.. é um Golf!
:D
Responder