Viva
Comprei uma Golf IV Variant TDi 130cv há pouco mais de 15 dias e até ontem tudo parecia estar bem...
Acontece que logo no dia seguinte à compra (há cerca de 15 dias portanto), verifiquei que um dos foles de transmissão estava rasgado. Contactei logo o stand para me resolverem o problema e combinou-se que eles entravam em contacto logo que tivessem disponibilidade para fazer a reparação (em vez de me deixarem sem o carro por tempo indefinido).
Durante este intervalo de tempo continuei a usar a carrinha e nunca detectei qualquer anomalia no carro.
Coincidência ou não, na passada sexta-feira fui lá deixar a carrinha para trocar o fole e fui buscá-la ao final do dia...e foi a partir daqui que começaram os problemas.
Ontem andei com o carro e por 2 ou 3 vezes que, já em quente e em situações de manobra, as mudanças não queriam entrar. Nunca forçei nada...fui levantando e pisando a embraiagem e passado algumas tentativas, lá voltaram a entrar suavemente como costume
Em andamento ainda não deu qualquer problema, mas sinceramente isto não me agrada nada.
A situação da troca do fole do cardan pode ser mera coincidência, mas de qualquer forma deixo aqui a questão:
- o que é que pode ter corrido mal nesta operação que possa ter afectado a caixa?
- quando a transmissão é retirada, é necessário repôr o óleo da caixa, ou isso nem sequer é afectado?
Outra hipótese é isto ser tudo mera coincidência e eu estar com algum problema mais grave. Antes de fazer qualquer reclamação com o stand gostaria de ter opiniões de quem percebe mais disto do que eu.
O que aconselham? Em relação ao óleo da caixa, sei que há um vedante que pode ser retirado para se verificar o nível. Alguém me pode elucidar onde e como posso fazer esta verificação?
Obrigado desde já a todos os que possam dar a sua opinião
EDIT: afinal o problema tanto aparece a frio como a quente e afecta todas as mudanças naquele momento. Em andamento nunca ocorreu.
[Transmissão] Mudanças por vezes não entram
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[Transmissão] Mudanças por vezes não entram
Última edição por Bulldozer em 07 out 2009, 11:12, editado 2 vezes no total.
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Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças
Boas amigo.
O meu é de 110cv, mas na semena passada aconteceu-me o mesmo e ate cheguei a ficar sem a 1º.
Pensei que fosse da caixa ou do oleo, mas afinal era o selector que se encontra na parte de cima da caixa que se desafina facilmente.
Ate ja me disseram que acontece muito nos Vw.
O meu é de 110cv, mas na semena passada aconteceu-me o mesmo e ate cheguei a ficar sem a 1º.
Pensei que fosse da caixa ou do oleo, mas afinal era o selector que se encontra na parte de cima da caixa que se desafina facilmente.
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98´ VW Golf IV GTI TDI
Para uns o melhor amigo do homem é o cao. Para outros.. é um Golf!
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Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças
Provavelmente aconteceu o mesmo com a tua carrinha.
Mas custam todas a entrar ou é so a 1º e a 2º?
Mas custam todas a entrar ou é so a 1º e a 2º?
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Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças
a mim tambem custa a entrar ,mas de vez em quando voltam a ficar mais suaves....o que poderá ser?
- SuperGolf
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Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças
A mim é a 3ª que custa, especialmente numa passagem agressiva de 2ª para 3ª...
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Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças
Viva novamente
Antes de mais agradeço as vossas intervenções, pois são todas bem vindas.
Como disse, isto só começou a acontecer ontem e hoje não peguei na carrinha, pelo que ainda não sei se é algo que afecte outras mudanças.
Das poucas vezes que aconteceu, só aconteceu em manobras. Por exemplo: estava a fazer marcha-atrás para estacionar e quando ia para meter a primeira para avançar um pouco e finalizar o estacionamento reparo que a marcha-atrás já não queria sair normalmente; um pouco de insistência e ela saiu (sem arranhar); quando tento meter a primeira, vejo que não quer entrar facilmente. O resto da história é conforme descrevi no 1º post.
Até ver, em andamento nunca aconteceu. O facto de, muitas vezes, durante uma manobra termos a direcção mais fechada do que o normal pode causar algum tipo de torção no motor/caixa que afecte o funcionamento dos tirantes da caixa?
Entretanto, alguém me sabe explicar onde fica o parafuso de abastecimento do óleo da caixa? Eu sei que aquilo é só tirar e ver se o óleo chega à parte inferior do bocal de enchimento. Se alguém me puder dar umas luzes, agradecia
Neste momento, e tendo em conta que se trata de um carro comprado em segunda mão com praticamente 200 mil Km, estou a ponderar abrir cordões à bolsa e meter o carro na VW para me fazerem uma inspecção geral ao carro e orçamento daquilo que precisa. Por falar nisso, alguém conhece um bom mecânico na zona de Leiria que trabalhe com estas máquinas e um preço mais em conta?
Aguardo outros comentários/opiniões sobre esta questão.
Obrigado a todos.
Antes de mais agradeço as vossas intervenções, pois são todas bem vindas.
Como disse, isto só começou a acontecer ontem e hoje não peguei na carrinha, pelo que ainda não sei se é algo que afecte outras mudanças.
Das poucas vezes que aconteceu, só aconteceu em manobras. Por exemplo: estava a fazer marcha-atrás para estacionar e quando ia para meter a primeira para avançar um pouco e finalizar o estacionamento reparo que a marcha-atrás já não queria sair normalmente; um pouco de insistência e ela saiu (sem arranhar); quando tento meter a primeira, vejo que não quer entrar facilmente. O resto da história é conforme descrevi no 1º post.
Até ver, em andamento nunca aconteceu. O facto de, muitas vezes, durante uma manobra termos a direcção mais fechada do que o normal pode causar algum tipo de torção no motor/caixa que afecte o funcionamento dos tirantes da caixa?
Entretanto, alguém me sabe explicar onde fica o parafuso de abastecimento do óleo da caixa? Eu sei que aquilo é só tirar e ver se o óleo chega à parte inferior do bocal de enchimento. Se alguém me puder dar umas luzes, agradecia
Neste momento, e tendo em conta que se trata de um carro comprado em segunda mão com praticamente 200 mil Km, estou a ponderar abrir cordões à bolsa e meter o carro na VW para me fazerem uma inspecção geral ao carro e orçamento daquilo que precisa. Por falar nisso, alguém conhece um bom mecânico na zona de Leiria que trabalhe com estas máquinas e um preço mais em conta?
Aguardo outros comentários/opiniões sobre esta questão.
Obrigado a todos.
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Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças
Mas consegues especificar melhor quais as circunstâncias em que isso te aconteceu? Também começou a fazer isso em manobras paradas?Diamond Escreveu:Boas amigo.
O meu é de 110cv, mas na semena passada aconteceu-me o mesmo e ate cheguei a ficar sem a 1º.
Pensei que fosse da caixa ou do oleo, mas afinal era o selector que se encontra na parte de cima da caixa que se desafina facilmente.
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Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças
em leiria a um mecanico bom que e o Abel e fica na Azoia
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Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças
Bem, mais um percurso feito com a carrinha.
Apesar de não ter voltado a acontecer o que aconteceu no Sábado, estou com uma ligeira sensação que a 1ª e 2ª estão ligeiramente mais "duras" do que o habitual. Mas isto também pode ser psicológico e além disso só conduzo VW há 15 dias, daí não poder dizer com toda a certeza que estão mais ou menos duras.
Apesar da ligeira dureza que possa notar em 1ª e 2ª, as mudanças entram bem, sem folgas anormais e, mais importante, sem arranhar.
A partir de 3ª para cima (tem caixa de 6), entram todas normalmente.
botas junior: entretanto já tenho o contacto do Sr. Abel e vou falar com ele o quanto antes. Obrigado pela excelente dica
Apesar de não ter voltado a acontecer o que aconteceu no Sábado, estou com uma ligeira sensação que a 1ª e 2ª estão ligeiramente mais "duras" do que o habitual. Mas isto também pode ser psicológico e além disso só conduzo VW há 15 dias, daí não poder dizer com toda a certeza que estão mais ou menos duras.
Apesar da ligeira dureza que possa notar em 1ª e 2ª, as mudanças entram bem, sem folgas anormais e, mais importante, sem arranhar.
A partir de 3ª para cima (tem caixa de 6), entram todas normalmente.
botas junior: entretanto já tenho o contacto do Sr. Abel e vou falar com ele o quanto antes. Obrigado pela excelente dica
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Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças
SuperGolf Escreveu:A mim é a 3ª que custa, especialmente numa passagem agressiva de 2ª para 3ª...
E eu k o diga....
Volkswagen...Golf...as melhores invenções a seguir a roda....WV 4EVER...
GOLF III TD---Deixas Saudades..
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Re: [Transmissão] Dificuldade engrenar 1ª, 2ª e marcha-atrás
Actualização: já falei com o Abel, que por sinal me pareceu 5 estrelas e bastante profissional, e ele disse que à partida o problema ficará resolvido com a mudança do óleo da caixa.
Face à quilometragem do carro (quase 200 mil), ele diz que é perfeitamente normal o óleo da caixa começar a perder as propriedades (apesar de supostamente ser um lubrificante vitalício segundo a VW), acabando isso por se reflectir a quente e mais quando se aperta com o carro. Disse inclusive que já não é o primeiro caso que lhe aparece e que ficou resolvido com a mudança do óleo.
Agora é aguardar pela intervenção e esperar que seja só isso
Depois eu coloco aqui o resultado.
Face à quilometragem do carro (quase 200 mil), ele diz que é perfeitamente normal o óleo da caixa começar a perder as propriedades (apesar de supostamente ser um lubrificante vitalício segundo a VW), acabando isso por se reflectir a quente e mais quando se aperta com o carro. Disse inclusive que já não é o primeiro caso que lhe aparece e que ficou resolvido com a mudança do óleo.
Agora é aguardar pela intervenção e esperar que seja só isso
Depois eu coloco aqui o resultado.
- Mario_Marques
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Re: [Transmissão] Dificuldade engrenar 1ª, 2ª e marcha-atrás
engraçado, estes dias fiquei sem primeira, segunda e marcha atrás, mas no meu caso nada tinha a ver com o estado da caixa/oleo era mesmo os afinadores dos cabos ou a menete presa(nunca cheguei a saber foi o problema nunca mais apareceu e como tinha trocado o motor á pouco e montado a consola e a esponja que tem por baixo nunca souve a causa apesar de estar a apostar na esponja), foi no dia que montei a esponja da consola um bocado mal montada, bastou-me uma pancada na manete que aquilo foi ao sitio, no meu caso não sentia a manete prender, estava solta mas apenas não conseguia meter estas 3 mudanças e quando conseguia tinham mudado completamente de posição em relação ao habitual.
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Re: [Transmissão] Dificuldade engrenar 1ª, 2ª e marcha-atrás
Há uma esponja bastante dura que rodeia toda a manete das mudanças, por dentro da consola.Bebuxa Escreveu:esponja?
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Re: [Transmissão] Dificuldade em meter mudanças
Era exactamente a mesma coisa que se passa contigo, so que depois piorou e deixaram de entrar.Bulldozer Escreveu:Mas consegues especificar melhor quais as circunstâncias em que isso te aconteceu? Também começou a fazer isso em manobras paradas?Diamond Escreveu:Boas amigo.
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Pensei que fosse da caixa ou do oleo, mas afinal era o selector que se encontra na parte de cima da caixa que se desafina facilmente.
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