Estou com dois pequenos problemas no carro:
- O primeiro, a primeira às vezes custa a entrar, já estive a ver os tirantes da caixa e estão à partida todos bons, um tio que tem um carro igual disse que teve um problema semellhante e teve que substituir uma peça no selector de velocidades.
- o segundo e mais chato, o ralenti começa a oscilar entre as 600 e as 1000 rpm quando o carro aquece e ás vezes chega a desligar o carro. Com pesquisas sobre o assunto detectei algumas possíveis causas:
1-Borboleta suja ou motor de passo da borboleta avariado - Comprei um corpo de borboleta usado e limpei os dois corpos muito bem limpos e levei de seguida o carro à oficina on de substituiram a borboleta. O comportamento manteve-se igual, ou seja continuava a oscilar.
2- EGR entupida - Estava de facto entupido o tupo que leva os gases da EGR à borboleta e o solenóide que controlava a abertura da borboleta avariado. Levou solenoide, e foi tudo limpo e o sistema Egr está a funcionar.
3- Bateria - Está Ok porque foi comprada nova à menos de um ano. 12.60V com o carro desligado.
4 - Sensor de pressão e temperatura de ar de admissão - Limpei só a ficha e não troquei o sensor, pois não estava a dar nenhum erro. Penso não ser necessário trocar pois as oscilações do motor são iguais com temperatura ambiente a 36 ou 8ºC.
5 - Notei que agora que anoitecer mais cedo que com as luzes ligadas ele oscila mais (chega a estar estavel sem as luzes ligadas e a oscilar com as luzes ligadas) e achei isto muito estranho e depois fui pesquisar e dizem que pode ser do regulador de tensão do alternador. Comprei um multimetro no chinês e fiz um video, acham que pode ser disto? https://streamable.com/ieiwe
Golf 4 1.4 16V - Problemas
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Re: Golf 4 1.4 16V - Problemas
Boa tarde,
Efectivamente se a voltagem oscila assim tanto é melhor dar uma vista de olhos ao alternador, depois disso vê a borboleta e tem que ser calibrada com o Vagcom. A que compras-te também pode estar avariada.
Efectivamente se a voltagem oscila assim tanto é melhor dar uma vista de olhos ao alternador, depois disso vê a borboleta e tem que ser calibrada com o Vagcom. A que compras-te também pode estar avariada.
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Re: Golf 4 1.4 16V - Problemas
Duvido que estivesse avariada, porque depois vendi uma das borboletas e não tive qualquer razão de queixa!
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Re: Golf 4 1.4 16V - Problemas
Não dá nenhum erro! Relativamente à sonda lambda já fez uma limpeza ultrasons. Em relação à caixa de velocidades alguém já teve um problema semelhante, dificuldade em engatar a primeira?
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Re: Golf 4 1.4 16V - Problemas
Quando o motor aquece trabalha em "closed loop" logo ou está um sensor ko(refrigerante/lambda/borboleta) ou se não está ko muito bom não está e no caso da borbolea pode estar descalibrado, pode estar ai com entradas de ar(se souber o valor de lambda já se sabe isso), pode estar com problema de catalisador ou conmpressão.
Aconselhava ver o tópico do ovelheiro sobre o 1.4 dele, apesar de ele não ter percebido grande coisa do que eu disse tem lá algumas coisas que alguém que perceba algo mais com aquelas dicas chega a algum diagnostico.
Um conselho, peças de concorrência, peças usadas, nesses motores é quase sempre uma grande perda de tempo e dinheiro, isto dito por um gaijo que já resolveu muito problemas desses e piores, esses carros ou se faz tudo bem e direito á primeira ou vão passar o resto das vossas vidas com problemas
Se o carro tiver problemas com gestão de temperatura(ex termostato aberto, sensor de concorrência a dar temperaturas erradas, sonda lambda ko) nunca fica a trabalhar direito e quando se troca a borboleta deve-se efetuar a calibração sempre, eu pessoalmente também não tinha perdido tempo a limpar a sonda, pois se tiver a ceramica partida nunca mais funciona direita além de que é uma peça que ao fim de 150mil km's já não está grande coisa, outra coisa que dá bronca, velas de concorrência.
O problema da caixa pode ser simplesmente a caixa a precisar de uma afinação do seletor.
A falha que faz no video, em que a voltagem cai, é precisamente o moto a tentar corrigir algo caso já esteja quente e portanto em modo closed loop.
Aconselhava ver o tópico do ovelheiro sobre o 1.4 dele, apesar de ele não ter percebido grande coisa do que eu disse tem lá algumas coisas que alguém que perceba algo mais com aquelas dicas chega a algum diagnostico.
Um conselho, peças de concorrência, peças usadas, nesses motores é quase sempre uma grande perda de tempo e dinheiro, isto dito por um gaijo que já resolveu muito problemas desses e piores, esses carros ou se faz tudo bem e direito á primeira ou vão passar o resto das vossas vidas com problemas
Se o carro tiver problemas com gestão de temperatura(ex termostato aberto, sensor de concorrência a dar temperaturas erradas, sonda lambda ko) nunca fica a trabalhar direito e quando se troca a borboleta deve-se efetuar a calibração sempre, eu pessoalmente também não tinha perdido tempo a limpar a sonda, pois se tiver a ceramica partida nunca mais funciona direita além de que é uma peça que ao fim de 150mil km's já não está grande coisa, outra coisa que dá bronca, velas de concorrência.
O problema da caixa pode ser simplesmente a caixa a precisar de uma afinação do seletor.
A falha que faz no video, em que a voltagem cai, é precisamente o moto a tentar corrigir algo caso já esteja quente e portanto em modo closed loop.
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Re: Golf 4 1.4 16V - Problemas
Oh oh oh. Calúnias só calúnias . Não fiz tudo bem à primeira, mas acabei por dar com o gato. O que é certo é que eu noto em alguma subidas onde o carro morria bastante agora já não morre e consegue manter e ir aumentando a velocidade. Mais ninguém acredita em mim quando digo que faço médias de 6,5 l aos 100.Mario_Marques Escreveu: ↑05 nov 2018, 21:33 Quando o motor aquece trabalha em "closed loop" logo ou está um sensor ko(refrigerante/lambda/borboleta) ou se não está ko muito bom não está e no caso da borbolea pode estar descalibrado, pode estar ai com entradas de ar(se souber o valor de lambda já se sabe isso), pode estar com problema de catalisador ou conmpressão.
Aconselhava ver o tópico do ovelheiro sobre o 1.4 dele, apesar de ele não ter percebido grande coisa do que eu disse tem lá algumas coisas que alguém que perceba algo mais com aquelas dicas chega a algum diagnostico.
Um conselho, peças de concorrência, peças usadas, nesses motores é quase sempre uma grande perda de tempo e dinheiro, isto dito por um gaijo que já resolveu muito problemas desses e piores, esses carros ou se faz tudo bem e direito á primeira ou vão passar o resto das vossas vidas com problemas
Se o carro tiver problemas com gestão de temperatura(ex termostato aberto, sensor de concorrência a dar temperaturas erradas, sonda lambda ko) nunca fica a trabalhar direito e quando se troca a borboleta deve-se efetuar a calibração sempre, eu pessoalmente também não tinha perdido tempo a limpar a sonda, pois se tiver a ceramica partida nunca mais funciona direita além de que é uma peça que ao fim de 150mil km's já não está grande coisa, outra coisa que dá bronca, velas de concorrência.
O problema da caixa pode ser simplesmente a caixa a precisar de uma afinação do seletor.
A falha que faz no video, em que a voltagem cai, é precisamente o moto a tentar corrigir algo caso já esteja quente e portanto em modo closed loop.
Mas se a voltagem é bastante irregular não tem qie primeiro ver isso e só depois passar para o resto? Ai ai ai.
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Re: Golf 4 1.4 16V - Problemas
Alguém sabe quais as referências das sondas lambda, deduzo que tenha duas? Motor 1.4 16V AHW
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Re: Golf 4 1.4 16V - Problemas
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Re: Golf 4 1.4 16V - Problemas
Já meti lá o multimetro e nada de anormal, com o carro ligado a tensão está nos 14 V e tal. Depois a oscilação só acontece quando o carro começa a aquecer, quando o ligo não faz. Se fosse o caso do alternador estar estragado diria que faria tanto com o carro a frio como a quente. O meu é de maio de 2000, mas já levou um motor BCA, claro que todos os acessórios vieram do AHW. Não havendo erro na centralina na oficina vão-se por a experimentar. E se é para experimentar, experimento em casa!
Penso que é da sonda lambda, porque as velas são novas, já levou uma borboleta, não tem fugas nos tubos que ligam à admissão, dos injectores não é apesar de ter um ligeiro soluçar pelas 2000 rpm, do alternador tenho quase a certeza que está bom, e penso não ser do sensor de ar/pressão de admissão porque o comportamento é igual tanto com ar frio como quente.
O facto de achar que é da sonda lambda também é justificado por:
- Quando troquei de motor no inicio o novo motor fez muito fumo, talvez devido a residuos de óleo no escape/catalizador.
- o ralenti começou a oscilar depois disso, esse fumo durou cerca de uma semana
- Não raras vezes, quando ligo o carro ele fica com o ralenti muito acelerado 3000 rpm e só depois cai para o valor normal.
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Re: Golf 4 1.4 16V - Problemas
O meu acontecia igual e tinha um dos carvões no alternador completamente gasto. A oscilação acontecia depois de quente.JMSVS Escreveu: ↑21 nov 2018, 22:48Já meti lá o multimetro e nada de anormal, com o carro ligado a tensão está nos 14 V e tal. Depois a oscilação só acontece quando o carro começa a aquecer, quando o ligo não faz. Se fosse o caso do alternador estar estragado diria que faria tanto com o carro a frio como a quente. O meu é de maio de 2000, mas já levou um motor BCA, claro que todos os acessórios vieram do AHW. Não havendo erro na centralina na oficina vão-se por a experimentar. E se é para experimentar, experimento em casa!
Penso que é da sonda lambda, porque as velas são novas, já levou uma borboleta, não tem fugas nos tubos que ligam à admissão, dos injectores não é apesar de ter um ligeiro soluçar pelas 2000 rpm, do alternador tenho quase a certeza que está bom, e penso não ser do sensor de ar/pressão de admissão porque o comportamento é igual tanto com ar frio como quente.
O facto de achar que é da sonda lambda também é justificado por:
- Quando troquei de motor no inicio o novo motor fez muito fumo, talvez devido a residuos de óleo no escape/catalizador.
- o ralenti começou a oscilar depois disso, esse fumo durou cerca de uma semana
- Não raras vezes, quando ligo o carro ele fica com o ralenti muito acelerado 3000 rpm e só depois cai para o valor normal.
Os carros com motor BCA penso que têm 2 sondas lambda, uma antes e outra depois do catalisador.
Já ligaste ao VAGCOM para ver se tem erros?
Eu comprei uma borboleta na sucata, que quando estava no ralenti também ficava aceleradoe depois estabilizava e no VAG dava erro na borboleta, tive que ir trocar por outra.
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Re: Golf 4 1.4 16V - Problemas
O motor original era AHW, para não voltar a ter o mesmo problema (desgaste segmentos, consumo de óleo etc) e dado ter rebentado com o AHW meti um bloco BCA, mas todas as peças vieram do AHW inclusive o sistema de escape, centralina, injecção, admissão, acessórios etc, só mesmo o bloco e cabeça são BCA!
- As duas borboletas que testei no carro tinham exactamente o mesmo comportamento!
Comprei um Cabo OBD igual a este mas não cosigo ler os parametros e erros de alguns componentes como motor: https://www.dx.com/p/kkl-vag-com-409-1- ... _cetej7TIU
Conheces algum leitor OBD-2 que funcione bem e que seja relativamente barato?
Podes pensar porque é que não levo o carro á oficina? Basicamente este ano já gastei 2000 euros no carro e a verdade é que o carro não ficou bom e se é para não ficar bom e me levarem 40 euros para só para ligar o carro à maquina prefiro fazer eu o serviço. Eu não acredito que seja borboleta, pois dado ter ficado com duas borboletas vendi uma e não tive qualquer feedback negativo!
Dizes que pode ser do regulador de tensão do alternador, também ja tinha ensado nisso!
https://www.autopecasonline24.pt/bosch/ ... lsrc=aw.ds
Podes ver o video no 1º post, estou a achar a tensão demasiado estavel para ter problemas de alternador! O multimetro também não ajuda!
- As duas borboletas que testei no carro tinham exactamente o mesmo comportamento!
Comprei um Cabo OBD igual a este mas não cosigo ler os parametros e erros de alguns componentes como motor: https://www.dx.com/p/kkl-vag-com-409-1- ... _cetej7TIU
Conheces algum leitor OBD-2 que funcione bem e que seja relativamente barato?
Podes pensar porque é que não levo o carro á oficina? Basicamente este ano já gastei 2000 euros no carro e a verdade é que o carro não ficou bom e se é para não ficar bom e me levarem 40 euros para só para ligar o carro à maquina prefiro fazer eu o serviço. Eu não acredito que seja borboleta, pois dado ter ficado com duas borboletas vendi uma e não tive qualquer feedback negativo!
Dizes que pode ser do regulador de tensão do alternador, também ja tinha ensado nisso!
https://www.autopecasonline24.pt/bosch/ ... lsrc=aw.ds
Podes ver o video no 1º post, estou a achar a tensão demasiado estavel para ter problemas de alternador! O multimetro também não ajuda!
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Re: Golf 4 1.4 16V - Problemas
Esse cabo que tens não funciona?
Faz uma coisa, o tubo que vem do canister à flange da borboleta tira do canister e tapa-o depois do carro quente e tenta por o carro a trabalhar se custar a pegar quase de certeza que é a borboleta.
Faz uma coisa, o tubo que vem do canister à flange da borboleta tira do canister e tapa-o depois do carro quente e tenta por o carro a trabalhar se custar a pegar quase de certeza que é a borboleta.