Coilovers Koni (1150) ou bilstein b14

Responder
paulogtr
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 20 abr 2014, 17:09
Veículos: VW golf 4 tdi
Localização: Madeira

Coilovers Koni (1150) ou bilstein b14

Mensagem por paulogtr »

Boa noite pessoal, ando aqui com uma duvida, depois de ter dado uma grande revisao a nível de casquilhos originais e alguns da powerflex , pneus novos MPS4, travagem melhorada no meu golf 4 pd 130, ando com ideias em mudar os meus coilovers da AP, embora que ja os tenha a 4 anos e ainda bons e estejam afinados em balanças, queria melhorar muito mais a forma de curvar do golf...entao pensei em mudar os coilis por outros, e cheguei a este dilema, entre os koni os 1150 e os bilstein B14, entre estes dois quais os melhores a nível de performance, sei que os koni a nível de reparação poderá ser melhor que os bilstein mas nao tenho muitas informaçoes sobre os b14...tem os kw v2 que o pessoal fala muito , se alguem poder ajudar a me dicidir agradecia muito :D
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Coilovers Koni (1150) ou bilstein b14

Mensagem por Mario_Marques »

Ambas são muito boas mas nos koni consegues melhor desempenho jogando depois com o ajuste de descompressão, os v2 são parecidos aos koni e á uns anos atrás até eram iguais, era a koni que fornecia a kW nas gamas altas da kW, a bilstein tem depois os b16 que são os mais equivalentes aos koni sport, até conseguem ser superiores em desempenho max mas dificilmente consegues tirar o máximo partido deles sem ter o carro extensivamente alterado, pelo que acaba por compensar mais os koni.
Investir numas barras estabilizadoras tipo o conjunto da neuspeed, HR ou eibach também pode ser interessante para ti se procuras max performance e uns bons apoios de motor para ele não fazer tanta transferência de massa em curva, uns topos de amortecedor reguláveis, etc.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
paulogtr
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 20 abr 2014, 17:09
Veículos: VW golf 4 tdi
Localização: Madeira

Re: Coilovers Koni (1150) ou bilstein b14

Mensagem por paulogtr »

Hmm já entendi o que estas a dizer, também cheguei a ponderar o B16..mas tinha que ter o carro muito mais alterado como dizes, então irei para os koni, ai caso queira mais performance irei para as barras depois, talvez o kit de barra frontal e traseira da eibach, agora em relação aos apoios de motor, um deles o dog dene tive que mudar, foi original, os outros apoios onde posso adquirir com mais performance? Desde já muito obrigado pela ajuda ;), os potos reguláveis era muito porreiro, á uns colis da ST os XTA que vem com esses topos, agora não seise seram melhor que os koni
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Coilovers Koni (1150) ou bilstein b14

Mensagem por Mario_Marques »

OS ganhos que vais ter com os apoios são mínimos, e só se nota esses ganhos por exemplo num trackday, no dia-dia são iguais, mas se procuras mais precisão são uma boa aposta, tens os da vibratechnics e da BFI que são os que tenho montados actualmente no meu golf mk4 juntamente com o dogbone da vibratechnics, os bfi tens de importar dos EUA, ninguém vende disso na Europa, já tive os vibratechnics, mas prefiro os BFI, basicamente o que os apoios fazem é não deixar o motor "dançar" nas curvas, não desiquilibra o carro quando fazes curva contra-curva muito rápido.
O topos reguláveis ajudam a manter a geometria da direcção em curvas de esforço sempre sem alterações, porém o nível de conforto irá baixar mesmo muito, assim como os apoios vão se o carro for diesel.
Os koni bem afinadinhos já vais notar uma enorme diferença para o que tens actualmente sem massacrar o conforto.
Eu já tive topos regulaveis e não consegui andar mais de uns minutos com aquilo em estrada, pois se forem bons são extremamente duros, fica ferro com ferro, não tens nada a filtrar as pancadas do topo da suspensão para o chassis.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
paulogtr
Beginner
Beginner
Mensagens: 56
Registado: 20 abr 2014, 17:09
Veículos: VW golf 4 tdi
Localização: Madeira

Re: Coilovers Koni (1150) ou bilstein b14

Mensagem por paulogtr »

Nesse caso melhor deixar estar...ate porque meti a pouco como disse powerflex, e um desles foi no topo dos amortecedores...senti diferença...sinto tudo ate um buraquinho que teja na estrada ou rachadela...e aqui na madeira as estradas sao o que sao ahahahha, mas acho que vou ficar pelos koni vai ser mesmo a melhor opção...e logo que os apoios tenham que ser mudados vou substituir por esses que falas, desde já muito obrigado Mario ;)
Responder