Filtro pipercross
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Filtro pipercross
Boas. Tenho um filtro pipercross de caixa no meu Golf. E dos secos que não levam líquido. Fico na dúvida se não deixará passar areias para o turbo. Limpo-o frequentemente, mas já encontrei umas pequenas areias na caixa. Coloqui-o porque tenho o carro com upgrade de turbo, repro e IC. A minha questão é se não seria melhor voltar ao filtro original para evitar despesas.
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Re: Filtro pipercross
Usei KN durante muitos anos, mas limpava-o sempre com os produtos próprios e colocava o spray sempre, nunca tive nem areias na tubagem nem as pás do turbo picadas da impurezas. Recentemente optei por usar o filtro de origem, pois ganhei algumas baixas, principalmente a muito baixa rotação. Filtros ou de origem ou KN sempre limpo, apesar que a melhor opção é sempre a primeira, de origem, na minha opinião
- Mario_Marques
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Re: Filtro pipercross
Esses filtros na maioria dos casos a um nível geral são uma perda de tempo e dinheiro até porque o filtro original permite perfeitamente e sem problemas atingir muito mais potência do que aquilo que a maioria das pessoas sonha ter.
O ar que passa num carro turbo é o mesmo com a diferença de que passa muito mais que apenas ar e pode mesmo danificar sensor de massa de ar e compressora de turbo.
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Re: Filtro pipercross
Obrigado pelas dicas malta. Amanhã já vou tirar o pipercross e colocar um original.
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Re: Filtro pipercross
Há alguma marca de filtros originais para o Pd 130/150 melhor que as outras, ou tanto faz?
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Re: Filtro pipercross
Eu uma vez vi um teste de fluxo em que um MAHLE tinha melhores valores que um KN. Se era verdade não posso saber, mas não ficas mal servido de certeza.
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Re: Filtro pipercross
Ok. Vou procurar
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Re: Filtro pipercross
Meti um filtro Mann hoje e o motor ficou mais linear, com melhores baixas e menos fumo. Não notei qualquer perda de rendimento relativamente ao pipercross.
- Mario_Marques
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Re: Filtro pipercross
Aqui à uns anos havia um user que fez em banco teste de potência com filtro de papel e tudo stock e fez depois o mesmo teste usando um kit da bmc cda em fibra de carbono especifico, estamos a falar num kit específico que na altura rondava cerca de 250euros para cima, com a cda perdeu cerca de 10cv ao motor, num. Tdi 130, carro reprogramado, original fez 170 e uns trocos, com o cda cerca de 160cv.
Já vi outros casos semelhantes e pela net fora deve haver mais uns poucos.
O problema é que o carro está optimizado e muito bem para funcionar com tudo original, há carros onde esse tipo de material pode trazer ganhos mas são coisas muito específicas e tudo feito para esse efeito, quando há necessidade realmente desse tipo de peças elas funcionam, quando não há necessidade altera geralmente para pior, o problema é que como as vezes se nota diferenças de resposta e som mas não sabemos na realidade se isso piorou é se mexeu apenas num pequeno regime, nunca sabemos se ficou no geral melhor ou pior, só sabemos que está diferente, basta o carro por exemplo, muito comum, perder baixas e depois normalizar a partir de um regime que parece que ganhamos algo, na realidade o que acontece é que se perdeu e que depois se recuperou o que se perdeu, isso dá uma falsa ideia de ganhos.
Já vi outros casos semelhantes e pela net fora deve haver mais uns poucos.
O problema é que o carro está optimizado e muito bem para funcionar com tudo original, há carros onde esse tipo de material pode trazer ganhos mas são coisas muito específicas e tudo feito para esse efeito, quando há necessidade realmente desse tipo de peças elas funcionam, quando não há necessidade altera geralmente para pior, o problema é que como as vezes se nota diferenças de resposta e som mas não sabemos na realidade se isso piorou é se mexeu apenas num pequeno regime, nunca sabemos se ficou no geral melhor ou pior, só sabemos que está diferente, basta o carro por exemplo, muito comum, perder baixas e depois normalizar a partir de um regime que parece que ganhamos algo, na realidade o que acontece é que se perdeu e que depois se recuperou o que se perdeu, isso dá uma falsa ideia de ganhos.
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Re: Filtro pipercross
É exactamente isso. Com o pipercross o motor tinha um barulho mais agressivo, ouvia-se mais o turbo e vibrava mais, mas em contrapartida agora, além de menos ruidoso, consigo andar em 3a e 4a ao ralenti sem acelerador, deixou de ser completamente amorfo abaixo das 1700rpm e a partir daí desenvolve com a mesma força. Tenho a impressão que se fizesse agora um teste dava os mesmos 188cv e 447 nm, mas mais cedo. Estamos sempre a aprender. Mais uma vez obrigado Mário Marques.