Golf IV vai abaixo em andamento

Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Mario_Marques »

DonJuan Escreveu: 20 jun 2018, 15:34 O que pode acontecer agora no tempo quente é entrar demasiado ar quente no motor. No tubo que vai dar à caixa do filtro ha uma valvula que faz essa regulaçao. Experimenta tirar mesmo esse tubo, para ficar só a entrada de ar no filtro. E vê se se o problema se mantem. É simples de fazer, são 3 ou 4 parafusos phillips
Se o carro estiver direito até pode meter um maçarico apontado para a caixa de ar a deitar ar a ferver que o carro trabalha direito, consegue corrigir a mistura :wink:
Agora se não estiver direito não consegue fazer correcoes de mistura e ignião em condições que é basicamente o que lhe está a acontecer, tem a centralina mas ela não consegue fazer os cálculos correctos pois algo esta mal, depois o carro faz toda uma catrefada de coisas estranhas conforme se usa.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 20 jun 2018, 19:17
DonJuan Escreveu: 20 jun 2018, 15:34 O que pode acontecer agora no tempo quente é entrar demasiado ar quente no motor. No tubo que vai dar à caixa do filtro ha uma valvula que faz essa regulaçao. Experimenta tirar mesmo esse tubo, para ficar só a entrada de ar no filtro. E vê se se o problema se mantem. É simples de fazer, são 3 ou 4 parafusos phillips
Se o carro estiver direito até pode meter um maçarico apontado para a caixa de ar a deitar ar a ferver que o carro trabalha direito, consegue corrigir a mistura :wink:
Agora se não estiver direito não consegue fazer correcoes de mistura e ignião em condições que é basicamente o que lhe está a acontecer, tem a centralina mas ela não consegue fazer os cálculos correctos pois algo esta mal, depois o carro faz toda uma catrefada de coisas estranhas conforme se usa.
Não existe um sensor que mede a temperatura do ar de entrada?
Já agora fica onde?
Obrigado
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Ovelheiro »

Estive a pesquisar e parece que o sensor será o MAP?
Estando o mesmo sujo ou a entregar a alma ao criador não poderá ser um dos motivos?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Mario_Marques »

Ovelheiro Escreveu: 22 jun 2018, 16:23 Estive a pesquisar e parece que o sensor será o MAP?
Estando o mesmo sujo ou a entregar a alma ao criador não poderá ser um dos motivos?
Deve ser um pneu com pouco ar, um vidro sujo ou uma lâmpada fundida :lol:
Façam o teste obd e manutenção básica, grande parte dos casos de problemas desses motores fica resolvido com isso, não é preciso andar a inventar, gostam de gastar dinheiro em gasolina e sensores e coisinhas á sorte, força nisso, as casas de peças precisam de facturar. :wink:
Torno a repetir, fazer leituras e garantir que em especial a temperatura de motor é sempre a correcta, testar as sondas lambda e ver se o catalisador ainda está ok(ver diferença entre banco 1 e banco 2 lambda), testar voltagem, ver se há fugas no sistema(entradas de ar), limpar borboleta e calibrar, verificar, velas e se não há falhas de ignição, verificar se há outros erros depois disto tudo feito.
Isto não é ciencia nuclear e resolve grande parte dos problemas senão todos nesses motores.
Esse carro saiu com mais que uma versão de gestão electronica pelo que convém sempre ver campo a campo.
A solução que estou a recomendar é a solução DO FABRICANTE DESSE CARRO, faz parte do plano de manutenção normal OBRIGATÓRIA para quem quer ter o carro minimamente direito, aquela manutenção que toda agente devia fazer mas nunca faz.
Se alguma das coisas que mencionei não estiver ok não vão conseguir fazer as outras bem.
Se querem soluções inventadas, fácil, facebook, aparecem logo mil e uma ideias, até mesmo recomendação de trocar peças que o carro nem sequer tem :lol:
Se forem ver os tópicos destes carros ai do ano 2004 aqui no fórum vão encontrar muita gente do tempo em que se ia á marca a fazer isto e ter novamente o carro impecável.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 25 jun 2018, 19:25
Ovelheiro Escreveu: 22 jun 2018, 16:23 Estive a pesquisar e parece que o sensor será o MAP?
Estando o mesmo sujo ou a entregar a alma ao criador não poderá ser um dos motivos?
Deve ser um pneu com pouco ar, um vidro sujo ou uma lâmpada fundida :lol:
Façam o teste obd e manutenção básica, grande parte dos casos de problemas desses motores fica resolvido com isso, não é preciso andar a inventar, gostam de gastar dinheiro em gasolina e sensores e coisinhas á sorte, força nisso, as casas de peças precisam de facturar. :wink:
Torno a repetir, fazer leituras e garantir que em especial a temperatura de motor é sempre a correcta, testar as sondas lambda e ver se o catalisador ainda está ok(ver diferença entre banco 1 e banco 2 lambda), testar voltagem, ver se há fugas no sistema(entradas de ar), limpar borboleta e calibrar, verificar, velas e se não há falhas de ignição, verificar se há outros erros depois disto tudo feito.
Isto não é ciencia nuclear e resolve grande parte dos problemas senão todos nesses motores.
Esse carro saiu com mais que uma versão de gestão electronica pelo que convém sempre ver campo a campo.
A solução que estou a recomendar é a solução DO FABRICANTE DESSE CARRO, faz parte do plano de manutenção normal OBRIGATÓRIA para quem quer ter o carro minimamente direito, aquela manutenção que toda agente devia fazer mas nunca faz.
Se alguma das coisas que mencionei não estiver ok não vão conseguir fazer as outras bem.
Se querem soluções inventadas, fácil, facebook, aparecem logo mil e uma ideias, até mesmo recomendação de trocar peças que o carro nem sequer tem :lol:
Se forem ver os tópicos destes carros ai do ano 2004 aqui no fórum vão encontrar muita gente do tempo em que se ia á marca a fazer isto e ter novamente o carro impecável.
Pois se calhar lol
Apenas fiz a questão, o meu neste momento não consigo calibrar a borboleta pois dá-me o erro basic setting not performed.
Agradeço tudo o que o Mário disse, mas já fiz tudo e agora só me dá esse erro e nao o consigo apagar pelo que não me deixa calibrar a borboleta.
Estive a verificar a temperatura de admissão, é normal ao fim de 20 minutos depois do carro desligado a mesma estar a 60graus?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Mario_Marques »

Se te dá esse erro e não consegues fazer mais nada tens ai a tua resposta de por onde começar, relembro é que se não tiveres a voltagem ok, a borboleta limpa, o sensor de temperatura do motor ok e o motor quente não consegues nunca fazer isso.
Sem a borboleta ok nunca consegues fazer mais nada.
Sim, é normal aquecer, o carro parado transmite calor de umas peças para as outras, a trabalhar\andar não deve dar uma diferença muito grande, se fores ver por exemplo um tdi, a andar o colector de admissão está frio ou pouco quente, depois de desligado uns minutos nem se consegue lá manter a mão muitos segundos pois o calor é todo transmitido de umas peças para as outras.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Ovelheiro »

:evil:
Mario_Marques Escreveu: 25 jun 2018, 21:14 Se te dá esse erro e não consegues fazer mais nada tens ai a tua resposta de por onde começar, relembro é que se não tiveres a voltagem ok, a borboleta limpa, o sensor de temperatura do motor ok e o motor quente não consegues nunca fazer isso.
Sem a borboleta ok nunca consegues fazer mais nada.
Sim, é normal aquecer, o carro parado transmite calor de umas peças para as outras, a trabalhar\andar não deve dar uma diferença muito grande.
Isso já foi tudo feito. Depois de reparar o alternador consegui calibrar a borboleta, mas o problema manteve-se.
Este fim de semana foi substituído o corpo do termostato, foi substituído o termostato e o sensor da temperatura.
A borboleta foi limpa à 3 semanas, vou ver se ganhou sujidade novamente.
O meu carro tem acelerador por cabo, se o cabo por algum motivo estiver frouxo pode influenciar?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Mario_Marques »

Não influencia pois o sensor só lê o que a borboleta realmente faz, o mais certo é teres sim a borboleta pifada, quando não é feita a manutenção elas acabam por ir á vida, o lixo entranha-se ou queima as pistas de leitura.
Já consegui em tempos abrir algumas e reparar a parte eletrica, mas nem sempre resulta se os danos já forem muito profundos e requer alguns cuidados.
Dá ai uma vista de olhos http://forums.vwvortex.com/showthread.p ... ve-for-vw)
Relembro também que apesar de teres trocado o sensor e o termostato não quer dizer que esteja bem, deves confirmar se realmente o carro anda entre os 87 e os 96 aproximadamente sempre, se andar abaixo dos 87 ou muito acima dos 96 nunca vai trabalhar bem e se usaste um sensor de concorrencia a chance de isso estar a acontecer é grande.
A valvula isv e o sensor iat fica tudo na borboleta dependendo do modelo que tiveres.
Enquanto não conseguires resolver o problema da borboleta não te serve de nada mexer em mais nada, para teres noção do quanto a borboleta influencia, seria o mesmo que teres um carro turbo, com o turbo partido e estares a mexer em outras coisas para tentar metê-lo a andar.
Há um campo no vag-com que te lê a abertura da borboleta.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 25 jun 2018, 21:31 Não influencia pois o sensor só lê o que a borboleta realmente faz, o mais certo é teres sim a borboleta pifada, quando não é feita a manutenção elas acabam por ir á vida, o lixo entranha-se ou queima as pistas de leitura.
Já consegui em tempos abrir algumas e reparar a parte eletrica, mas nem sempre resulta se os danos já forem muito profundos e requer alguns cuidados.
Dá ai uma vista de olhos http://forums.vwvortex.com/showthread.p ... ve-for-vw)
Relembro também que apesar de teres trocado o sensor e o termostato não quer dizer que esteja bem, deves confirmar se realmente o carro anda entre os 87 e os 96 aproximadamente sempre, se andar abaixo dos 87 ou muito acima dos 96 nunca vai trabalhar bem e se usaste um sensor de concorrencia a chance de isso estar a acontecer é grande.
A valvula isv e o sensor iat fica tudo na borboleta.
Com o termostato novo a temperatura anda nos 87 e os 96, agora até ouço mais vezes a ventoinha a trabalhar.
O sensor comprei na autovia original, o que tinha lá era original, mas estava todo descascado na parte amarela.
Agora a borboleta comprei em Outubro, fez +/- 15000 kms, parece-me pouco para ela já ter pifado.
Da vontade encomendar uma das do ebay por 60€ só para testar se é da borboleta ou não, se vier avariada reclamo :D
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Mario_Marques »

Se a borboleta for daquelas maradas do ebay\concorrencia não me admirava muito que já tivesse ido á vida, pois elas já novas são más, mas se for original é uma coisa que dura muito anos e bem tratada dura a vida util do carro.
Até certo ponto é possivel testar a borboleta sem necessidade de uma nova bem como a comunicação com a ecu.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 25 jun 2018, 22:00 Se a borboleta for daquelas maradas do ebay\concorrencia não me admirava muito que já tivesse ido á vida, pois elas já novas são más, mas se for original é uma coisa que dura muito anos e bem tratada dura a vida util do carro.
Até certo ponto é possivel testar a borboleta sem necessidade de uma nova bem como a comunicação com a ecu.
A borboleta tem garantia, se estiver avariada, vou ter que reclamar.
Bem, agora depois de mudar o sensor da temperatura e andar com o carro durante um bocado surgiu o seguinte erro:
2 Faults Found:
00525 - Oxygen (Lambda) Sensor (G39)
28-10 - Short to Plus - Intermittent
01087 - Basic Setting Not Performed
35-00 - -

Apaguei o erro.
Agora depois de mais uma volta:
00525 - Oxygen (Lambda) Sensor (G39)
07-00 - Signal too Low
01087 - Basic Setting Not Performed
35-00 - -

Quando vou numa velocidade constante o carro parece que soluça.
Será que será este o motivo?
O meu carro só tem o sensor antes do catalisador.
Poderá o sensor lambda não funcionando em condições fazer com que as rotações desçam repentinamente a quente?
Relativamente à borboleta vou limpar e tentar inspeccioná-la em condições para verificar eventuais sujidades.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Mario_Marques »

Lê o que diz aí e o que já escrevi em cima uma série de vezes.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 26 jun 2018, 08:10 Lê o que diz aí e o que já escrevi em cima uma série de vezes.
Já li, mas a minha questão agora é, é normal a sonda lambda só dar este erro depois de mudar o sensor da temperatura? Não devia dar os dois ao mesmo tempo se estão os dois com problemas?
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 25 jun 2018, 21:31 Não influencia pois o sensor só lê o que a borboleta realmente faz, o mais certo é teres sim a borboleta pifada, quando não é feita a manutenção elas acabam por ir á vida, o lixo entranha-se ou queima as pistas de leitura.
Já consegui em tempos abrir algumas e reparar a parte eletrica, mas nem sempre resulta se os danos já forem muito profundos e requer alguns cuidados.
Dá ai uma vista de olhos http://forums.vwvortex.com/showthread.p ... ve-for-vw)
Relembro também que apesar de teres trocado o sensor e o termostato não quer dizer que esteja bem, deves confirmar se realmente o carro anda entre os 87 e os 96 aproximadamente sempre, se andar abaixo dos 87 ou muito acima dos 96 nunca vai trabalhar bem e se usaste um sensor de concorrencia a chance de isso estar a acontecer é grande.
A valvula isv e o sensor iat fica tudo na borboleta dependendo do modelo que tiveres.
Enquanto não conseguires resolver o problema da borboleta não te serve de nada mexer em mais nada, para teres noção do quanto a borboleta influencia, seria o mesmo que teres um carro turbo, com o turbo partido e estares a mexer em outras coisas para tentar metê-lo a andar.
Há um campo no vag-com que te lê a abertura da borboleta.
Quais são os valores ideais da abertura da borboleta?
Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV vai abaixo em andamento

Mensagem por Mario_Marques »

Ovelheiro Escreveu: 26 jun 2018, 08:22
Mario_Marques Escreveu: 26 jun 2018, 08:10 Lê o que diz aí e o que já escrevi em cima uma série de vezes.
Já li, mas a minha questão agora é, é normal a sonda lambda só dar este erro depois de mudar o sensor da temperatura? Não devia dar os dois ao mesmo tempo se estão os dois com problemas?

Falei chinês só pode. Ehehehe
A sonda lambda “só“ trabalha depois dos 8X e poucos graus, open/close loop é só trabalha tudo bem depois de uma calibração bem feita.
Todas as peças até certo ponto podem ser testadas, o valor ideal do acelerador não existe, ele ou lê bem ou não lê.
Se agora dá erro e não dava quer dizer que antes não atingia sequer a temperatura de funcionamento, agora atinge mas algo está mal e não está calibrado
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder