Boas
Tenho um golf IV de 2001, 1.9 TDi de 110cv, e ultimamente, em que a temperatura ambiente tem sido relativamente baixa, notei as ventoinhas do radiador ligadas, mesmo após desligar o carro, já 4 ou 5 vezes no ultimo mês, após percorrer apenas 10 a 20km sem calcar muito no acelerador.
Isto faz sentido?
Já tenho o carro há quase 5 anos e nunca as tinha ouvido sequer a trabalhar, nem em alto verão, nem em viagens longas.
Se por exemplo, o termostato estiver colado fechado, pode originar isso? Pois a temperatura do motor provavelmente subirá acima do suposto, visto que o anticongelante dentro do bloco não circula.
Ou apenas o interruptor térmico poderá ser o responsável?
O anticongelante foi substituído há pouco tempo, G13 da Febi Bilstein + água destilada bi-desmineralizada + sensor de temperatura novo da BERU.
Obrigado.
Ventoinha do radiador liga com poucos km
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Re: Ventoinha do radiador liga com poucos km
Ontem após uma condução a esticar um pouco as rotações até a casa das 3000, o ponteiro da temperatura passou dos 90º, ficou entre os 90 e os 130.
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Re: Ventoinha do radiador liga com poucos km
Se os motoventiladores ligam, o interruptor térmico deve estar a fazer a função dele. Tens que verificar quando voltares a escutar os motoventiladores a trabalhar se os 2 tubos grossos que vão ao radiador se encontram à mesma temperatura, se se encontrarem, poderás ter por aí um problema mais grave. Não tens perdas de anticongelante?
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Re: Ventoinha do radiador liga com poucos km
Obrigado pela resposta.
O nível não baixa, a frio, as mangueiras ficam flexíveis por forma a com 2 dedos as unir, não ficam pedra, vou testar isso quando os ouvir a trabalhar.
Entretanto com a subida da temperatura acima dos 90º no quadrante, com sensor de temperatura BERU novo colocado há 1 ano, é certo que algo não está bem.
O nível não baixa, a frio, as mangueiras ficam flexíveis por forma a com 2 dedos as unir, não ficam pedra, vou testar isso quando os ouvir a trabalhar.
Entretanto com a subida da temperatura acima dos 90º no quadrante, com sensor de temperatura BERU novo colocado há 1 ano, é certo que algo não está bem.
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Re: Ventoinha do radiador liga com poucos km
Se tiveres vag-com confronta a temperatura dada pelo vag-com e a dada pelo quadrante... Alguns sensores de concorrência não são grande espingarda...
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Re: Ventoinha do radiador liga com poucos km
Eu diria todos os sensores de concorrência são uma..... Então se for um motor a gasolina nem é bom.Silver_Ajm Escreveu: ↑13 jun 2018, 18:57 Se tiveres vag-com confronta a temperatura dada pelo vag-com e a dada pelo quadrante... Alguns sensores de concorrência não são grande espingarda...
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Re: Ventoinha do radiador liga com poucos km
Com o ventilador ligado, o tubo que liga ao termostato estava frio, o outro estava quente, e a temperatura continua a subir dos 90º no quadrante quando puxo por ele.
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Re: Ventoinha do radiador liga com poucos km
Troca esse termostato se isso está a acontecer, antes que arranjes um problema bem mais grave… Terás o termostato colado fechado, nem é normal isso acontecer, normalmente colam abertos... Se possível coloca original, ficas servido por uns bons anos...golfbutgold Escreveu: ↑19 jun 2018, 01:34 Com o ventilador ligado, o tubo que liga ao termostato estava frio, o outro estava quente, e a temperatura continua a subir dos 90º no quadrante quando puxo por ele.
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Re: Ventoinha do radiador liga com poucos km
obrigado
o termostato que lá está foi colocado novo no fim de 2014, porém é mais que certo que a oficina que o colocou, não colocou um genuíno.
quanto a marcas compradas fora da concessionária, só a WAHLER da BorgWarner é que é de qualidade genuína, pois ela fornece para muitas montadoras.
Vou tratar disso, obrigado!
o termostato que lá está foi colocado novo no fim de 2014, porém é mais que certo que a oficina que o colocou, não colocou um genuíno.
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Re: Ventoinha do radiador liga com poucos km
Ontem acendeu a luz vermelha da temperatura, fui ver o reservatório de expansão, o nível estava no mínimo, e ainda há relativamente pouco tempo estava no máximo.
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Re: Ventoinha do radiador liga com poucos km
Um conselho vai resolver isso o quanto antes. Se o termostato estiver colado fechado e se tens andado com o carro normalmente com as temperaturas elevadas que têm estado nos últimos dias, provavelmente já arranjaste um problema mais grave. Quando esses motores perdem liquido de refrigeração, normalmente é por dois motivos, ou excesso de pressão no circuito, ou fuga por algum lado...
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Re: Ventoinha do radiador liga com poucos km
Quando tirarem o termostato é possível inspeccionar a bomba de água, convém ver isso, pode ter a turbina descravada/danificada, não é comum acontecer mas mais vale jogar pelo seguro e poupar trabalho.golfbutgold Escreveu: ↑21 jun 2018, 14:00 Ontem acendeu a luz vermelha da temperatura, fui ver o reservatório de expansão, o nível estava no mínimo, e ainda há relativamente pouco tempo estava no máximo.
Se tiveres um problema de junta/passagem ele faz aquilo que te está a acontecer também.
Se tiveres uma fuga em algum lado(que origina ar no circuito), se tiveres o sistema mal sangrado, etc, isso faz ganhar uma presão muito elevada também.
Como esta o circuito de refrigeração do carro? o liquido está limpinho cor de rosa?
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Re: Ventoinha do radiador liga com poucos km
Obrigado pelas respostas.
O líquido refrigerante está limpo, completamente rosa, foi substituído há uns 2 ou 3 meses atrás, g13 da febi, mas o reservatório de expansão não está completamente limpo.
Vou comprar amanhã o termostato genuíno à vw e troca-lo juntamente com a flange e junta do mesmo na quarta, depois digo aqui se continua a sobreaquecer.
Preço do termostato na vw, 41€ + iva, 50€ um termostato de refill
O líquido refrigerante está limpo, completamente rosa, foi substituído há uns 2 ou 3 meses atrás, g13 da febi, mas o reservatório de expansão não está completamente limpo.
Vou comprar amanhã o termostato genuíno à vw e troca-lo juntamente com a flange e junta do mesmo na quarta, depois digo aqui se continua a sobreaquecer.
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Re: Ventoinha do radiador liga com poucos km
Acho que já nem vale a pena investir no termostato, após o que aconteceu no segundo video, os 2 tubos grossos do radiador ficaram quentes sem o ventilador ligado e o reservatório de expansão mandou água fora.
retorno fraco e com ar: https://streamable.com/lykqe
deitou agua fora pelo reservativo de expansão: https://streamable.com/gac7w
é uma pena eventualmente um termostato travar fechado e mandar uma junta da cabeça ao ar, ele devia travar sempre aberto.
retorno fraco e com ar: https://streamable.com/lykqe
deitou agua fora pelo reservativo de expansão: https://streamable.com/gac7w
é uma pena eventualmente um termostato travar fechado e mandar uma junta da cabeça ao ar, ele devia travar sempre aberto.
- Mario_Marques
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Re: Ventoinha do radiador liga com poucos km
É muitoooooooooooooo raro um termostato fazer queimar a junta apesar de vulgarmente muita gente lhe atribuir a culpa.
Da maneira que são feitos quando avariam não conseguem é reter.
É mais provável queimar a junta por problemas de injeção ou geometria presa que fazem as temperaturas e pressão nos cilindros subirem para valores medonhos do que um termostato encravar, eles hoje em dia têm um sistema diferente de à 20 anos atrás, a mola tem taragem baixa, o que os mantém fechados é a cera, a cera indo à vida à mola abre sem esforço e deixa passar tudo facilmente
Da maneira que são feitos quando avariam não conseguem é reter.
É mais provável queimar a junta por problemas de injeção ou geometria presa que fazem as temperaturas e pressão nos cilindros subirem para valores medonhos do que um termostato encravar, eles hoje em dia têm um sistema diferente de à 20 anos atrás, a mola tem taragem baixa, o que os mantém fechados é a cera, a cera indo à vida à mola abre sem esforço e deixa passar tudo facilmente