Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 22/06/2020

Responder
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 18 jul 2018, 12:55 Estou tramado contigo, ora lê bem o que tens ai :o
Só tem o lambda probe que é o da voltagem certo? E anda sempre a oscilar entre 0,1 e 0,8 mais décima menos décima. Não aparece valor negativo.

É isto que tenho que ter em conta? Ou é outro campo e eu tou vesgo?
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Ovelheiro »

Boa tarde,

Bem coloquei mãos à obra e hoje retirei a borboleta e limpei-a bem limpa com um produto da Wurth que me emprestaram, retirei e limpei também a flange onde liga o tubo da egr e o que vem do canister.

O canister também foi substituido e a válvula que estava sempre aberta.

Fui dar uma volta com ele e para já não manifestou o problema de descer as rotações para os 600 rpms a quente.

Se voltar a acontecer volto aqui chatear ;)

Obrigado Mário por toda a ajuda e pela paciência em aturar-me :lol:

Um abraço
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Ovelheiro »

Boa noite.
Ontem acabei por trocar o filtro de gasolina do carro, o que lá estava coitado.

Por acaso ninguém sabe se existe forma de trocar a peça que está na entrada de ar para a caixa de ar que devia extender com o calor e fechar a entrada de ar quente passando a entrar ar frio para admissão?

Obrigado
Última edição por Ovelheiro em 30 jul 2018, 23:40, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18417
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Mario_Marques »

Mete uma foto dessa peça.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18417
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Mario_Marques »

Ovelheiro Escreveu: 18 jul 2018, 13:34
Mario_Marques Escreveu: 18 jul 2018, 12:55 Estou tramado contigo, ora lê bem o que tens ai :o
Só tem o lambda probe que é o da voltagem certo? E anda sempre a oscilar entre 0,1 e 0,8 mais décima menos décima. Não aparece valor negativo.

É isto que tenho que ter em conta? Ou é outro campo e eu tou vesgo?
Tens de colocar ai a unidade de medida que estás a ler, pode ser V, % entre outras, varia de programa, mas assim de cabeça sei que tens lá uma informação de leitura real que deve ser a que viste e uma de correcção que por norma deve aparecer o que disse em percentagem, valores negativos ou positivos, sendo que o ideal é dar valor zero, quer dizer que está ok se der zero, zero quer dizer que está a trabalhar sem corrigir, ou seja, a trabalhar como devia.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Ovelheiro »

Tenho que desmontar outra vez, na altura não tirei foto porque estava com as mãos pretas e não quis sujar o telemóvel :lol:

A medida que aparece no Lambda Probe é V, mas tem outro campo que diz mixture correction, esse acho que é em percentagem, tenho que ligar ao PC para ver o que é ao certo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18417
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Mario_Marques »

Exactamente isso, como vês afinal tens :P
E se vires muito bem também tens um campo onde podes ver diferenças entre sondas caso o teu já tenha duas, nesse campo consegues ver se o catalisador ou sonda está ok ou ko.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 31 jul 2018, 10:44 Exactamente isso, como vês afinal tens :P
E se vires muito bem também tens um campo onde podes ver diferenças entre sondas caso o teu já tenha duas, nesse campo consegues ver se o catalisador ou sonda está ok ou ko.
Sim mas como não tem lá nada a dizer lambda não chegava lá, por acaso já tinha visto isso, mas não relacionei, agora já sei :lol:
O meu só tem a sonda antes do catalisador que é nova metida por mim, pelo que não sei se assim consigo ver se o catalisador está KO ou OK.
Agora quando tiver que ir à inspecção já fico a saber como anda, apesar desta ultima vez ter dado os valores de CO2 0,5 quando devia ser 0,3, mas lá está estava com os problemas todos pelo que poderia influenciar.

Entretanto depois de ter limpado tudo e este fim de semana ter mudado o filtro da gasolina fiquei com a impressão que o ponteiro da gasolina não tem descido tanto, pelo que sou capaz de estar aqui a falar numa diferença de meio litro aos 100(era bom), apesar de neste momento e antes de trocar o filtro da gasolina estar com uma média de 6,57 Litros ao 100. Contas feitas em folha de excel ;)
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por vwg3gt96 »

Bela média!
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Ovelheiro »

vwg3gt96 Escreveu: 31 jul 2018, 13:12 Bela média!
Confesso que quando comprei o carro estava à espera de ter uns consumos na ordem dos 7/8 +/-, pelo que pesquisei e pelo que me disseram alguns amigos com um carro igual, mas até me tenho surpreendido.
Mas acho que a condução de cada um é que faz os consumos, uns mais outros menos.
Pena pena é a gasolina estar ao preço que está :x
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18417
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Mario_Marques »

Eu estou sempre a dizer mal desses motores, mas a causa de eu dizer mal não tem 100% a ver com o motor em si, na altura que esses motores saíram, como é clássico do TUGA super mega inteligente com a mania que é um sábio mecânico só porque viu na net alguém dizer e tem uma mala de ferramentas da norauto, são sempre mais espertos que a marca, esses motores novos gastavam um pouquito de óleo(tal como diz no manual e que se deve verificar regularmente e acertar com oleo igual se necessario), mas nada de especial, qual é a solução TUGA super mega mecanico inteligente da engenharia? espetar lá com óleo mega grosso ranhoso do pior que há, não cumprir as normas do fabricante, mudam quando calha, ou seja, o pessoal que por norma tem esses carros se fizer 15mil km's em 3 anos, muda o oleo ao fim dos 3 anos, o que acontece, ao fim de um ano o oleo já está todo remeloso entre outras coisas(além da água e outras ranhosidades que ganha por fazer poucos km's e poucas mudas)
O oleo começa a encravar o motor todo em especial o corpo da borboleta, sedes de válvulas cheias de lodo, motor mal lubrificado, o oleo é ranhoso e o que sai não queima bem, começa a dar cabo da sonda lambda velas e catalisador, o oleo começa a entupir canais de touches, entre muitos, muitos, muitos outros problemas totalmente relacionados relacionados com o oleo e manutenção mal feita, porque o tuga não aceita que um motor gaste um pouco de óleo, depois em vez de gastar um pouco gasta muito, andam todos marados, cheios de problemas, etc, etc.... :)
Agora falando num motor desses direito e bem tratado, eu conheço alguns e apesar de estarem claro limitados á performance dos seus 75 cavalos, aquilo bem tratado não consome por ai além e são fiaveis, o problema é que encontrar um bem tratado.......quem os tem não os vende, é pessoal normalmente todo "TIO" ali da zona da foz do douro que comprou novo e usa até acabar, fazem revisões na marca e tratam as pessoas por você e claro, têm golf mk4 ou na sua grande maioria vw new beetle e a condutora chama-se Tita, pipa e coisas do genero :lol:
Resumindo, esses motores são maus nos dias de hoje pois a grande maioria estão todos rebentados, e já estavam prai a 5-10 anos atrás, quem tiver um direito é estimar e manter tudo direito.
Mas atenção que esse problema não acontece só nos 1.4, mas nos 1.4 é pior primeiro porque há em abundancia, depois a maioria do pessoal que comprava o 1.4 é porque não podia comprar mais nenhum e não é estar a descriminar, mas normalmente quem procura barato depois vai sempre ao barato em tudo na vida, incluindo a manutenção, já vi 1.6 e 1.8 20v t com o mesmo problema provocado por não usar o óleo indicado, especialmente nos típicos jovens de 20 e poucos anos que compram um s3 ou tt e depois não o conseguem manter direito e em condições.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
vwg3gt96
Pro
Pro
Mensagens: 1099
Registado: 30 jul 2015, 08:45
Veículos: '96 VW Golf GT
Localização: Lisboa

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por vwg3gt96 »

O antigo dono do meu Golf tem um A8 4.2L e vendeu-me o GT para comprar um S3 para a mulher, basicamente ele diz que o Golf quase que andava a ar comparado com os outros dois :shock: :lol:
Para não falar que quando é preciso fazer a revisão, pagar o IUC ou substituir uma peça os valores são todo um outro nível.
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - rotações

Mensagem por Ovelheiro »

O quanto eu já me ri com os "TIOS", vi ontem as respostas, mas estava entretido no meu hobbie que é a reparação se telemóveis e ontem andava a dar mais uns toques em micro soldadura (estou quase pro na coisa) e acabei por não responder.

De facto conheço uma pessoa com um Beetle quase à beira da foz, e não é Tita nem pipa, mas também não é muito melhor :lol:
Eu continuo a achar que há carros bons, menos bons e maus. Depois há carros que são maus e nunca deram problemas e carros que são bons e estão sempre a avariar e o contrário também, mas o problema aqui é como o Mário diz, fazem a revisão aos 15000 km de 3 em 3 anos.
Eu quando andava à procura de carro para comprar, não por extrema necessidade, mas porque dá sempre jeito e agora até preciso dele para ir trabalhar todos os dias, estava contar fazer uns 10000 km/s por ano, e é o que normalmente faço, apesar de agora como estou a tirar uma formação faço bem mais.
Andei a ver vários carros e andei à procurar de um TDI, mas os preços começaram-me a desiludir, tudo o que via era de 5000 € para cima de 300 e 400 mil km(apesar de agora irem aparecendo alguns a 4000€ mas mesmo assim :| ) e ficava um bocado fora da minha carteira e como não tinha intenção de pedir um crédito continuei a procurar, inicialmente deixei de parte os 1.4 por causa dos problemas de consumo de óleo. Entretanto apareceu 1 que depois de se ver e de quem o estava a vender garantir que o motor tinha sido todo revisto e os segmentos mudados e que não consumia óleo e como era de uma oficina/stand, lá fui na conversa e aproveitei, o homem deu garantia de motor e caixa de 3 meses. E lá andei durante 3 meses a verificar o óleo para efectivamente comprovar que o que ele dizia era verdade.
O que é certo é que 30000 kms depois ainda cá anda e de facto não consome óleo, pelo menos para já, mas também não deixo passar as revisões e mudança do óleo e não me importo de pagar mais uns € por um óleo de melhor qualidade filtros etc, tenho sempre o cuidado de andar em cima dele para ir verificando e detetando potenciais avarias ou peças que estejam a avariar, e aquelas que eu vejo que são simples de trocar troco eu mesmo.

Este ano devo ter que mudar a embraiagem e se calhar mais para me deixar tranquilo mudar a correia de distribuição.

Se calhar até é um investimento que muitos não fariam, mas eu se calhar até vou gastar 500/600 € ou mais para estas coisas, mas o que é certo é que o carro não me tem dado muitas chatices, sei que não tenho problemas de maior com ele e nada me garante que se comprar outro carro não tenha que daqui a um ano ter que trocar a embraiagem/correia ou até outras coisas que possam ser mais dispendiosas, assim enquanto este merecer a minha confiança lá vou eu gastando umas coroas e espero que se aguente por mais alguns anos :D

O único problema é só ter ar condicionado de vidros abertos :lol:
DonJuan
Rookie
Rookie
Mensagens: 181
Registado: 11 mar 2014, 21:28
Veículos: Golf mk4 1.4

Re: Golf IV 1.4 - rotações - Resolvido

Mensagem por DonJuan »

Se compraste o carro no stand tens obrigatoriamente 2 anos de garantia. Até podia ser um charuto todo podre, tens 2 anos. Não sejam enganados
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Golf IV 1.4 - rotações - Resolvido

Mensagem por smdp23 »

DonJuan Escreveu: 01 ago 2018, 15:47 Se compraste o carro no stand tens obrigatoriamente 2 anos de garantia. Até podia ser um charuto todo podre, tens 2 anos. Não sejam enganados
Se não tiver um contrato de garantia assinado pelo período de 12 meses.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Responder