Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 22/06/2020

Responder
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 27/12/2018 Respiro Carter Óleo :D

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 27 out 2018, 10:52 Se encontrares uma pessoa que pelo vídeo saiba o que é o barulho, com 100% de certeza e saiba explicar porquê, avisa-me que eu contrato esse gaijo, pago-lhe 2300euros por mês :lol:
Agora a sério(eu por acaso em cima estou a falar a sério), pelo vídeo não dá para fazer ideia o que é pois pode ser muita coisa, quando são problemas de touches, válvulas e afins, geralmente o ruído tem de ter um ritmo, o ritmo de funcionamento do motor, ou seja, algum padrão dentro dos 720graus dos 4 ciclos.
Um mecânico facilmente te identifica a origem do ruído, zona, depois é ver o que há lá.
Eu sei que com 100% de certezas ninguém sabe, ainda por cimo o barulho não ritmado. Aliás hoje o carro foi mudar o óleo e o conselho que o mecânico me deu foi procurar um carro, pois este entre ter que abrir o motor para ter as certezas e poder ter que substituir touches, valvulas ou ainda a cam ter folga, o investimento não compensa, mas que se eu quiser gastar dinheiro ele faz o serviço mas não aconselha, pois o motor á tem 260000 kms, mas não dá garantias que daqui a uns tempo o motor não avarie por outro lado, pelo que andar a tapar buracos não faz sentido.

Entretanto após substituir o óleo, por um 5W40 com a norma 502, o barulho continuou lá.

Hoje de tarde substitui a borboleta, por uma que fui buscar à sucata, bem limpinha e lá foi ao sitio, calibrei e fui dar uma volta com o carro e não fe o tac tac (o contanto do professor bambo dava jeito :lol: ) agora vou ver nos próximos dias como se comporta.

Apesar de não dar jeito monetáriamente trocar de carro, se tiver que ser vai ter que ser.

Quais os motores a gasolina da VW menos problemáticos? Estive a ver uns golfs VI 1.4 TSI e um 1.4 FSI.
Falaram-me também em Toyota, que os 1.4 eram bons motores, queria continuar com Golf, mas tenho que analisar.

Para já este ainda vai rodando até o reboque o separar de mim :lol:

Obrigado.
Última edição por Ovelheiro em 27 dez 2018, 09:52, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 15/10/2018 Barulho tac tac :D

Mensagem por Mario_Marques »

Se gostas de golf mk4 ou mk5 a gota, 1.6 8v, fiável, fácil de manter
Eu posso estar enganado que é o mais certo, mas não me parece que o ruído seja do motor em si.
Liga o vag-com e vê se não tens ciclos estranho em nada em especial na borboleta do acelerador, isso é um barulho de uma peça de metal leve aparentemente ou usa um estetoscópio próprio para isolar sons e descobrir a zona de onde vem.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 15/10/2018 Barulho tac tac :D

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 27 out 2018, 21:07 Se gostas de golf mk4 ou mk5 a gota, 1.6 8v, fiável, fácil de manter
Eu posso estar enganado que é o mais certo, mas não me parece que o ruído seja do motor em si.
Liga o vag-com e vê se não tens ciclos estranho em nada em especial na borboleta do acelerador, isso é um barulho de uma peça de metal leve aparentemente ou usa um estetoscópio próprio para isolar sons e descobrir a zona de onde vem.
Gosto do MK4, do MK5 já não gosto tanto do design, depois já gosto do VI e do VII.

O tac não consigo perceber ao certo de onde vem, parece que vem de facto do motor, mas como é metálico o barulho propaga-se e pode parecer vir de um sitio e ser de outro.

Mas neste momento o que é certo é que parece-me que ouço algo mas muito raramente quando estou quase a parar, mas até pode ser outra coisa e achar que é o mesmo barulho, e antes de mudar o óleo e a borboleta sempre que parava o carro fazia o tac tac sem ritmo nenhum, houve um dia no para arranca que à minha volta andava tudo a ver se era do carro deles :lol:

Depois de substituir a borboleta o acelerador ficou mais leve, com a anterior sentia-o bastante duro, também não achava normal, o carro tremia de quando em quando e agora também já não treme, mas a tremideira só passou depois de substituir a borboleta e o tac tac também.

Eu não sei se poderá estar relacionado, mas o facto de este verão ter andado com o carro durante 2 semanas com temperaturas ambiente na ordem dos 40/45ºC poderá ter levado a um desgaste prematuro do óleo? O que tinha antes era 10W40.

O que é estranho é que só fazia com o carro ao ralenti.
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 15/10/2018 Barulho tac tac :D

Mensagem por Ovelheiro »

Bem,

Para já o tac metálico desapareceu, vamos indo vamos ouvindo ;)
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 04/11/2018 Barulho Desapareceu :D

Mensagem por Ovelheiro »

Ainda não morreu.

Bom dia a todos,

Alguém sabe se os sensores como por exemplo MAP, Sensor de impulsos têm alguma durabilidade? Bem tratados podem durar uma vida?

Relativamente ao MAP vale a pena limpá-lo?

Precisava de substituir o liquido de refrigeração do meu Golf 1.4, devo colocar G12 ou G13? Aconselham alguma marca?

Para a substituição é só abrir a torneira e deixar escoar tudo e depois para encher novamente algum cuidado especial?

Por último pode o braço de suspenção tendo uma das borrachas a dar as ultimas ser o motivo de alguma vibração no carro?

Obrigado.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 04/11/2018 Barulho Desapareceu :D

Mensagem por Mario_Marques »

Esses sensores por norma ou estão ok ou estão ko, não têm meio termo e quando avariam criam sempre ou valores muito estranhos ou mesmo erro de circuito eletrico, não é boa ideia limpa-los, quanto muito usar só wd40 nada mais, usar desengordurantes vão dar cabo da membrana.
Vais trocar o anticongelante por algum motivo especial? isso por norma troca-se sempre que se muda a correia, se vais trocar é indiferente se usas g12 ou g13 desde que uses a percentagem correcta e não mistures liquidos marados, convém usares a marca que tens usado, se não sabes o que tens só te recomendo usar origem ou hepu, podes misturar oem com hepu á vontade que não causa reacções, o da febi também é de confiança.
O braço, se a vibração é em andamento/travagem, sim, pode ter a ver, mas sabes que explicar uma vibração ou ruido pela internet.....
O teu ruído antigo que passou não me admirava nada que tivesse sido um bocado de algo relacionado com a embraiagem ou ar condicionado/ventoinhas, pois os ruidos de motor não passam por obra da santidade.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 04/11/2018 Barulho Desapareceu :D

Mensagem por Ovelheiro »

Mario_Marques Escreveu: 12 nov 2018, 16:20 Esses sensores por norma ou estão ok ou estão ko, não têm meio termo e quando avariam criam sempre ou valores muito estranhos ou mesmo erro de circuito eletrico, não é boa ideia limpa-los, quanto muito usar só wd40 nada mais, usar desengordurantes vão dar cabo da membrana.
Vais trocar o anticongelante por algum motivo especial? isso por norma troca-se sempre que se muda a correia, se vais trocar é indiferente se usas g12 ou g13 desde que uses a percentagem correcta e não mistures liquidos marados, convém usares a marca que tens usado, se não sabes o que tens só te recomendo usar origem ou hepu, podes misturar oem com hepu á vontade que não causa reacções, o da febi também é de confiança.
O braço, se a vibração é em andamento/travagem, sim, pode ter a ver, mas sabes que explicar uma vibração ou ruido pela internet.....
O teu ruído antigo que passou não me admirava nada que tivesse sido um bocado de algo relacionado com a embraiagem ou ar condicionado/ventoinhas, pois os ruidos de motor não passam por obra da santidade.
Ok, relativamente aos sensores era uma questão de curiosidade.

Quero limpar melhor o circuito de refrigeração, pois com a troca da correia apesar de se ter substituído não ficou bem limpo e quero limpar aquilo bem nem que tenha que encher duas vezes com água destilada, pois cheira-me que o carro com os 260000 kms que tem o liquido nunca tinha sido substituido na totalidade, e quero colocar a diluição para pelo menos -25ºC assim tenho a certeza que não vou ter problemas quando for para trás os montes, vou ver o preço do g12/g13 na VAP.

Sim sinto uma vibração em andamento e ao travar, vou ter que trocar + dia - dia, eu sei que vibrações não é fácil, o que eu sei é que a borracha do braço está quase KO, dá para ver bem.

O ruído neste momento nem vê-lo lol do ar condicionado tenho 200% de certeza que não é :lol:
Da ventoinha não sei pois estava parada e não era dali que vinha.
Agora da embraiagem já acredito mais, ela está nas últimas, mais dia menos dia tenho que a substituir, mas para já ainda dá.
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 04/11/2018 Barulho Desapareceu :D

Mensagem por Ovelheiro »

Bom dia,

O bicho ainda continua vivo e sem tac tac. E para já com médias de 6.5/7, a VCI não me deixa descer mais do que isto :D

Este fim de semana vou ver se consigo verificar a caixa de respiro do carter, pelo menos mudar os orings da mesma e se for o caso encomendar uma para substituir pois na marca é couro e cabelo.
Existe alguma forma de colocar alguma caixa aquecida para não acumular humidade?
Tenho um amigo que tem um 1.4 mas de 2001 e tem uma ligação no meio do tubo que penso que será uma resistência que aquece o tubo para ajudar a eliminar a condensação.

Estava também a pensar dar uma limpeza ao colector de admissão, acham que vale a pena?

Obrigado,
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 04/11/2018 Barulho Desapareceu :D

Mensagem por Ovelheiro »

Boa tarde,

Não limpei a caixa pois a mesma está estalada, pelo que vou ter que colocar uma nova.

Alguém me sabe dizer se existe alguma junta a colocar além dos dois orings que se colocam nos orificios da caixa?

Obrigado
DonJuan
Rookie
Rookie
Mensagens: 181
Registado: 11 mar 2014, 21:28
Veículos: Golf mk4 1.4

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 04/11/2018 Barulho Desapareceu :D

Mensagem por DonJuan »

Ovelheiro Escreveu: 23 dez 2018, 14:26 Boa tarde,

Não limpei a caixa pois a mesma está estalada, pelo que vou ter que colocar uma nova.

Alguém me sabe dizer se existe alguma junta a colocar além dos dois orings que se colocam nos orificios da caixa?

Obrigado
tem dois o-rings na caixa na parte junto ao motor e outro no tubo que liga à admissao
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 04/11/2018 Barulho Desapareceu :D

Mensagem por Ovelheiro »

DonJuan Escreveu: 26 dez 2018, 22:20
Ovelheiro Escreveu: 23 dez 2018, 14:26 Boa tarde,

Não limpei a caixa pois a mesma está estalada, pelo que vou ter que colocar uma nova.

Alguém me sabe dizer se existe alguma junta a colocar além dos dois orings que se colocam nos orificios da caixa?

Obrigado
tem dois o-rings na caixa na parte junto ao motor e outro no tubo que liga à admissao
Obrigado ;)
Já encomendei a caixa, agora é esperar que chegue :)
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 04/11/2018 Barulho Desapareceu :D

Mensagem por Ovelheiro »

Ovelheiro Escreveu: 26 dez 2018, 23:24
DonJuan Escreveu: 26 dez 2018, 22:20
Ovelheiro Escreveu: 23 dez 2018, 14:26 Boa tarde,

Não limpei a caixa pois a mesma está estalada, pelo que vou ter que colocar uma nova.

Alguém me sabe dizer se existe alguma junta a colocar além dos dois orings que se colocam nos orificios da caixa?

Obrigado
tem dois o-rings na caixa na parte junto ao motor e outro no tubo que liga à admissao
Obrigado ;)
Já encomendei a caixa, agora é esperar que chegue :)
Já agora, não sei se saberás, mas estive a ver alguns esquemas na net e tem uns modelos que tem um respiro adicional na tampa do óleo, é possivel colocar essa modificação e ligar ao tubo do respiro da caixa que entra na admissão?

Quando digo possivel é se não vai causar problemas, porque pode ser possivel e não ser aconselhável. :lol:

Obrigado
DonJuan
Rookie
Rookie
Mensagens: 181
Registado: 11 mar 2014, 21:28
Veículos: Golf mk4 1.4

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 04/11/2018 Barulho Desapareceu :D

Mensagem por DonJuan »

Ovelheiro Escreveu: 27 dez 2018, 09:43
Ovelheiro Escreveu: 26 dez 2018, 23:24
DonJuan Escreveu: 26 dez 2018, 22:20
Ovelheiro Escreveu: 23 dez 2018, 14:26 Boa tarde,

Não limpei a caixa pois a mesma está estalada, pelo que vou ter que colocar uma nova.

Alguém me sabe dizer se existe alguma junta a colocar além dos dois orings que se colocam nos orificios da caixa?

Obrigado
tem dois o-rings na caixa na parte junto ao motor e outro no tubo que liga à admissao
Obrigado ;)
Já encomendei a caixa, agora é esperar que chegue :)
Já agora, não sei se saberás, mas estive a ver alguns esquemas na net e tem uns modelos que tem um respiro adicional na tampa do óleo, é possivel colocar essa modificação e ligar ao tubo do respiro da caixa que entra na admissão?

Quando digo possivel é se não vai causar problemas, porque pode ser possivel e não ser aconselhável. :lol:

Obrigado
Se o teu é AHW o que existe nas versões que saíram mais no fim é um tubo diferente, tem uma resistência no meio que vaporiza melhor. É ligado à caixa que esta debaixo do para brisas. No BCA já é mesmo incorporado no respiro e a admissão é diferente, não sei se dá para aplicar.

Se quiseres ainda melhor, existe esse retrofit assim mas não sei se vai adiantar alguma coisa. A VW lançou isso nos paises com temperaturas negativas a sério
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 27/12/2018 Respiro Carter Óleo

Mensagem por Ovelheiro »

Estive a pesquisar nums foruns russos e eles adaptaram um tubo que sai da tampa do óleo e vai à admissão.

Mas eu estava a pensar colocar o respiro do carter mais recente e adaptar para ir à admissão e colocar o respiro na tampa do oleo e colocar tipo um T no tubo da admissão ou comprar a tampa do filtro com 2 entradas uma do lado esquerdo e outra do lado direito.

E estava a pensar ir buscar corrente para o respiro à ligação do EVAP, mas não sei se aquilo por exemplo pode ficar sempre ligado se não irá causar problemas, nem que arranje uma forma de aquilo disparar de x em x tempo com um rele ou algo do genero.

Para á vou ver se resolve com o novo respiro se não resolver sou capaz de experimentar com o respiro na tampa do óleo para ver.
Ovelheiro
Amateur
Amateur
Mensagens: 672
Registado: 30 dez 2015, 11:01
Veículos: Golf IV 1.4i

Re: Golf IV 1.4 - Rotações - Resolvido - Update 27/12/2018 Respiro Carter Óleo

Mensagem por Ovelheiro »

Boa tarde,

Respiro do óleo trocado. Mas mesmo assim ainda ganha alguma condensação, já começo a pensar se não será do óleo.

Levou bateria nova, os tremeliques reduziram, mas ainda havia ali qualquer coisa, entretanto levou também velas novas e não voltou a soluçar nem a ir abaixo.

Vamos indo vamos vendo. As médias subiram paí meio litro :lol: mas tenho levado com mais para arranca na VCI de manhã.

Próximos passos verificar a EGR, fiz o teste no Vcds e sente-se a válvula a trabalhar, mas com o carro ao relanti não sinto que a mesma actue. Poderá ser da própria EGR, vou ver se consigo fazer o teste de pressão ;)

E limpar o sistema de refrigeração com G12 novo (este só vou deixar para quando for à terreola pois tenho mais espaço e ferramenta ;) )

Se tiverem algum problema com o vosso Golf 1.4 sintam-se á vontade para comentar aqui ou enviar MP.
Responder