Problema no acelerador??

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jorgemiguelex
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Problema no acelerador??

Mensagem por jorgemiguelex »

À cerca de 1 mês que o meu Golf (com 280 mil kms) me pregou uma partida. Ia de regresso a casa, após fazer cerca de 200 kms em autoestrada a uma velocidade constante de 140 km/h... Meto-me numa nacional e numa subida que por norma fazia a 100/110, notei um comportamento estranho no carro, que a meio da subida ele perdeu força, perdendo uns 10/20 km/h quase instantaneamente.
Momentos antes (antes de começar a subir) tinha apanhado um lençol de água, e ao passar por ele o carro aumentou a rotação nesse instante, pelas rodas motrizes terem perdido o contacto com a estrada e eu ir a acelerar.
Quando finalmente apanhei uma reta, reparei que já ia com o acelerador a fundo e o carro não passava dos 120, notando também que o acelerador ia rijo!
No dia seguinte levei logo o carro ao mecânico, o qual ao telefone me disse logo que possivelmente o carro teria entrado em modo de segurança!
Ele ligou-o à máquina, mas não acusava qualquer erro, mas concordava comigo, que para um 90CV o carro não estava a puxar bem!
Nessa altura mudou-me os tubos de vácuo todos, filtro do ar, limpou-me o Massa de Ar, viu se o catalisador tinha carvão (mas estava limpo)!
O que é certo é que o carro melhorou!
Passados 15 dias voltou ao mesmo! Acelerador rijo, custa a desenvolver, especialmente após os 100 km/h!
Voltei ao mecânico: voltou a não acusar erros e onde ele me trocou o Massa de Ar por um novo, mudou filtro do gasóleo e limpou a EGR, que até nem estava muito suja, pois eu faço bastante autoestrada!
Segundo o mecânico, o carro está a dar bons valores do massa de ar, de injeção e turbo...
A bomba injetora foi reparada há 3 anos (50 mil kms) numa casa de bombas injetoras, no entanto, o meu mecânico descobriu que o carro tem andado em modo de caixa automática (possivelmente o antigo dono que o colocou assim).
Ele experimentou colocar do caixa manual, mas o carro desenvolve a mesma coisa, e nota-se que o motor vibra se as rodas estiverem a andar e o carro for desengatado, portanto, colocou-o novamente em caixa automática!
O mecânico diz que pode ser da bomba injetora, mas também não tem certezas...
No início deste testamento falei do lençol de água, que fez com que o carro quando ganhou novamente contacto com a estrada levasse ali uma porrada valente... Será que se estragou alguma coisa na parte de acelerador/injeção com esta brincadeira? É que até em velocidades mais baixas sinto o acelerador rijo!
No entanto, às vezes o acelerador volta à sua rigidez normal, sem ser preciso ligar e desligar o carro, e o carro aí já desenvolve normalmente!
Contudo, maioritariamente o acelerador anda mais rijo e o carro mais preso.
Já procurei bastante sobre estes sintomas no acelerador para este carro, mas não encontro ninguém a relatar um problema semelhante.
Será que era boa ideia tentar trocar o acelerador (só não sei se é eletrónico ou não: o carro é de 12/1998)?
Alguma sugestão? É que já nem o mecânico tem! :oops: :?
DonJuan
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Re: Problema no acelerador??

Mensagem por DonJuan »

Todos os golf 4 tdi tem pedal electronico
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Mario_Marques
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Re: Problema no acelerador??

Mensagem por Mario_Marques »

jorgemiguelex Escreveu: 23 jan 2018, 23:08
Será que era boa ideia tentar trocar o acelerador (só não sei se é eletrónico ou não: o carro é de 12/1998)?
Alguma sugestão? É que já nem o mecânico tem! :oops: :?

Não, não é boa ideia pois possivelmente isso que está a sentir é uma ilusão, o acelerador é tensionado internamente por uma mola, a mola não fica mais dura ou mole por obra do Espírito santo, o motor pode criar uma falsa ideia de que o acelerador está mais duro ou mole.
O potenciómetro do acelerador pode ser testado, eu em 15 anos de trabalhar com golf mk4 apenas apanhei um unico acelerador avariado de um carro que esteve mergulhado em água até ao tecto, isso não é peça fácil de avariar.
O que lhe aconselho é procurar alguém que lhe faça um diagnostico em condições para não andar a gastar tempo e dinheiro á sorte.
O sinal do acelerador pode ser testado com um simples multímetro, basicamente é uma resistência variável, num equipamento de diagnostico também se pode ler o sinal de posição de acelerador, mas francamente duvido que seja isso.
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